Crescendo Becca Fitzpatrick

Resenhas - Crescendo

May 15/10/2010

Crescendo - Becca Fitzpatrick
Bom, quem me segue no twitter já sabe, estou completamente extasiada em vir aqui contar para vocês que recebi um ARC de Crescendo, continuação de Sussurro.

Eu li a história em 2 dias, mas no total de umas 6 horas, então foi quase um recorde, sendo que o livro está em inglês e tem 420 páginas.

Crescendo será lançado nos EUA em 19/11, mas já está sendo comentado pela blogosfera de lá há algum tempo. Atenção, alguns spoilers de SUSSURRO são inevitáveis!!

A história se passa após os acontecimentos de Sussurro, aproximadamente 2 meses depois, após Patch ter ganho suas asas e do relacionamento dos dois estar razoavelmente consolidado.

Logo nas primeiras páginas nós vemos o assassinato do pai de Nora, que ocorre antes de Sussurro começar. Logo depois, vemos Nora e Patch (ah Patch) e algo estranho acontece, ela diz que o ama e ele praticamente foge – claro, isso enlouqueceria qualquer mulher, mas como se não fosse o bastante, no dia seguinte ela descobre que ele foi direto parar na frente da casa de Marcie Millar, sabe, aquela riquinha, esnobe, meio oferecida que incomoda a Nora há anos? Isso SIM enlouquece qualquer mulher.

Nora e Patch brigam e ela acaba o namoro, mas por outros motivos que seeu explicar aqui acabo contando grande parte da história, só digamos que responde algumas das dúvidas levantadas em Sussurro.

O livro é dinâmico e emocionante, apenas me decepcionei um pouco com a trama. Talvez seja eu, mas achei razoavelmente previsível. O desenrolar dos acontecimentos lembra bastante Sussurro e eu, pelo menos, consegui adivinhar várias coisas até o fim. Por algum motivo, e dessa vez acho que foi instinto mesmo, desconfiei do vilão, mas no Sussurro eu também adivinhei grande parte da história, então acho que isso não deveria desestimular ninguém a lê-lo.

Patch é emocionante e irritante. Emocionante porque, né, vocês sabem, Patch. Bad boy perfeito. Mas irritante porque ele NÃO FALA. Nossa, se ele falasse algumas coisinhas ia poupar tanto sofrimento… Mas claro que se ele falasse não teria a história toda, então a gente releva =D

Como dá pra notar no começo, algumas coisas sobre a família da Nora são reveladas, algumas realidades que podem doer e até o porquê da Marcie implicar com ela há tantos anos. Claro que mais perguntas são levantadas do que respondidas, na minha opinião, e qualquer um que lesse esse livro saberia, com certeza, que há um 3° livro na série, mesmo que a Becca não tivesse anunciado ainda, pois nenhuma editora ia publicar esse livro sem já estar planejando um 3°.

Digo que ele não terminou com um gancho para um 3°… Para usar uma analogia, sabe nas novelas, especialmente a “das 8″, no capítulo de sábado, quando no finalzinho a mocinha entra em casa e vê o marido com a aman e daí acaba só para que todo mundo queira desesperadamente assistir na segunda-feira? Pois é, mais ou menos esse tipo de situação é o fim de Crescendo (mas sem nada a ver com maridos e amantes, só o volume do problema/expectativa, viu?).

Eu destaco que a história é previsível, com exceção de alguns detalhes que, realmente, não houve dica nenhuma, ninguém tem como suspeitar disso. A Vee não é mais tão irritante quanto em Sussurro, mas ela não gosta nada do Patch e não esconde isso de forma alguma. A Nora está muito mais interessante em Crescendo, apesar de às vezes dar uma de idiota e só falta enfiar os dedos nos ouvidos e gritar “lá lá lá não estou te ouvindo”, ao invés de ouvir o que têm a dizer e evitar, sabe, uma situação de quase morte e tudo.

Cenas emocionantes é o que não falta, algumas bem quentes e até umas brigas. Cat Fight!

Apesar da Nora dar uma de “Bella” às vezes e eu sentir uma certa semelhança com Lua Nova (as partes em que a Bella resolve se meter em perigo para ouvir a voz do Edward), Nora consegue manter a cabeça no lugar e sentir medo quando necessário, além de conseguir raciocinar durante o perigo, o que faz dela uma heroína nada indefesa – e eu gosto.

Enfim, se você gostou de Sussurro, vai amar Crescendo. Se você AMOU Sussurro, vai querer matar a autora por escrever um fim daqueles e se você odiou Sussurro por alguns fatores, talvez você possa gostar de Crescendo, eu sugiro que tente.

E agora, quem aguenta um ano inteiro antes de Tempest ser lançado nos EUA (ou ainda mais para sair aqui)? Ah, meu pobre coração…

Originalmente publicada em Sobre Livros (http://www.sobrelivros.com.br/resenha-crescendo-becca-fitzpatrick/)
A.Christie 07/07/2011minha estante
Primeiramente parabéns pela resenha e segundo amei,amei e amei,o livro,li em dois dias e estou contanto os dias para reencontrar Patch,ele é tudo de bom né,eu imagino que ele seja parecido com o modelo Joss Kloss do clipe teenage dream da Kate Perry.

Gaby G. 15/09/2011minha estante
Apesar da Nora dar uma de ?Bella? às vezes e eu sentir uma certa semelhança com Lua Nova (as partes em que a Bella resolve se meter em perigo para ouvir a voz do Edward), Nora consegue manter a cabeça no lugar e sentir medo quando necessário, além de conseguir raciocinar durante o perigo, o que faz dela uma heroína nada indefesa ? e eu gosto. [2]

Fca Alynne 14/01/2013minha estante
oi, terminei de ler o Crescendo agora, e ele acaba em uma pergunta que Hank Millar faz a Nora, e estou ficando louca aqui, e assim mesmo que o livro termina?

Isa 19/02/2015minha estante
Eu amei susurro e odiei crescendo. Sério, quase taquei o livro na parede mas respirei fundo e continuei. O que valeu no livro para mim foi o mistério porque o romance e as brigas deles me deixaram com mó ódio. Acho que é o livro que menos gostei da série ( p/ mim podia ter parado no 1), mas é uma série legal de se ler. Não sou muito chegada a romances, por isso que não simpatizo muito.

catchfwe 20/09/2023minha estante
pq o meu livro tem 285 páginas? ?

Miih.... 01/09/2020

Crescendo
_, Estar perto de você, da forma que for, é melhor que nada. Não vou perde-la.

Ah! Como eu amo essa série ??....
Mel 01/09/2020minha estante
Que frase ???????

Miih.... 01/09/2020minha estante
????

@lydia.amorim 15/05/2022

Sociedade secreta
Na maior parte do livro eu passei com raiva, da Nora, do Patch e principalmente da insuportável da Marcie. Nora é muito dependente do Patch, isso acaba irritando um pouco. Toda vez que a Marcie aparecia queria socar a cara dela e o Patch deixou a desejar em boa parte do livro.
Apesar da raiva que passei gostei muito do desenvolvimento da história, esse livro tem muito mais ação que o primeiro.
DudaCosmy 10/06/2022minha estante
a nora quase me fez largar o livro de tão chata. odiei ter que estar no couro dela por 300 páginas KKK

@lydia.amorim 10/06/2022minha estante
0 amor próprio kkkk

DudaCosmy 10/06/2022minha estante
KKKKKKKKKKKKKKKK assim;

LêFuchs 02/04/2024

Conforto
Essa série, como um todo, foi minha muleta entre o ensino fundamental e médio (li todos umas 6 vezes).

Por mais que a história tenha suas falhas, a nota é totalmente pelo conforto que me trouxe na adolescência e pelos sentimentos que despertou em mim.
SabriinaSlip 02/04/2024minha estante
Nossa, eu amavaaaa
Já tinha até me esquecido desse livro! Quero reler também.

amouterulyz 17/01/2021

nota: dó
já tinha achado o primeiro livro fraco mas pelo menos era engraçadinho e tranquilo de ler, ao contrário desse que é uma bomba e eu me questionei várias vezes o motivo de eu ter aprendido a ler afinal entrou pros piores da minha vida

eu deveria dar 0 mas acho sacanagem com a autora então 1,5 é como se fosse um 0 ok? a escrita é fraca, várias vezes a personagem principal chamando quem ela não gosta de anoréxica, nada faz sentido aqui

a nora é uma burra acho que foi a personagem mais burra que eu tive o desprazer de conhecer

enfim horrível perdi horas da minha vida lendo todo mundo fala tão bem a nota é alta aqui no skoob mas eu só quero apagar da minha memória tudo o que eu li aqui
Bru 25/01/2021minha estante
eu só consegui ler o primeiro completo, o segundo sem condições de terminar

Abi 17/06/2021minha estante
É legal ver como as pessoas mudam: as resenhas de 2010 são super positivas e as de 2021 são de médio para 0

Ster 31/12/2021

Bom...
Como eu já disse na resenha passada, eu não consegui ler o resto dos livros, foi uma indicação de uma amiga, mas infelizmente não consegui concluir, acho que foi por conta de um spoiler que recebi

Maria.Eduarda 20/07/2021

?????
o que foi que aconteceu aqui?? tive um treco de surto, mas passo bem
quando acho que nora e patch vão finalmente ficar juntos aparece um nephlin/anjo caído os diabos a quatro

Pamela Florentino 26/05/2021

Passei raiva, mas amei
Me apaixonei pela história no primeiro livro e logo em seguida iniciei a leitura desta sequência com altas expectativas.

Patch me irritou muito se aproximando de Marcie, sei que tinha um bom motivo, mas mesmo assim ele acabou sendo meio babaca. Não podemos defender Nora por completo, ela quis se afastar e quando ele quis explicar ela só o afastava cada vez mais.

Nora foi um pouco ingênua durante esse livro, quase burra, era óbvio que alguém estava manipulando a mente dela assim como aconteceu no primeiro livro e ela demorou para perceber isso.

Temos muitas revelações que serão cruciais para a desenvolvimento da história daqui em diante, me surpreendi muito com o rumo que as coisas tomaram. Os vilões foram completamente imprevisíveis, nunca poderia imaginar que eram aquelas pessoas por trás dos acontecimentos.

Depois de tudo o que aconteceu Vee vai precisar saber da verdade, não acho que ela vai engolir tantas mentiras e desculpas daqui em diante.

Eu quase passei mal com o final desse volume, terminar um livro assim deveria ser considerado crime.

Muita gente diz que é uma cópia de Fallen, um dos motivos pelo qual eu torcia o nariz para esses livros, mas não vejo nada de cópia até aqui. Temos anjos, nefilins e humanos, porém a trama é completamente diferente.

melelivros 21/03/2021

Plot twist MUITO bom!
Percebi que bastante pessoas estavam falando mal desse livro por conta do início ser meio parado e coisa do tipo, porem eu gostei.

Ok, me estressei bastante com a Nora e o Patch, e achei que demorou um pouco para coisas serem explicadas, mas entendi que era pra tudo fazer sentido no final.

Fiquei chocada com o final, e todos os acontecimentos do livro. Ansiosa pra ler o próximo.

Hobbit na Toca 16/03/2021

Nora e sua inconsciente vontade de fazer burrada
Esse livro continua na mesma pegada do primeiro, um estilo bem adolescente da época que romances sobrenaturais estouraram por causa de crespuculo.

Se isso é uma crítica bom ou ruim só depende de como você vai interpretar.

Eu dei risada basicamente o livro todo. Nora fica se metendo em um monte de merda e tendo crises de ciúme tiradas da bunda dela.

É engraçado que o livro todo poderia ter sido resolvido se os protagonista tivessem parado para conversar

Eu dei quase 3 estrelas porque eu ri muito da Nora passando vergonha. Tenho certeza que vou rir no próximo também.
Abi 17/06/2021minha estante
rir para não chorar

Yascaz 03/08/2023

Crescendo
Crescendo foi um livro bem chatinho e cansativo, comparado com “sussurro”. Passei tanta raiva lendo essa bomba, só continuei porque tinha me apegado aos personagens e queria ver o desfecho dessa farofa toda. A nora conseguiu se superar na chatice nesse livro, não só ela, todos. Misericórdia, nunca passei tanto ódio lendo um livro kkkkkkkk. E é isso, não tenho muito a falar sobre essa sequência, recomendo para quem quer ver o desfecho de algumas coisas do primeiro. Livro +14.

rafa 20/03/2021

Plot twist ótimo
Achei que não seria tão bom quanto o primeiro, mas me prendeu bastante. Toda vez que eu achava que as coisas estavam tomando um rumo previsível, algo acontecia, me fazia ter vontade de ler mais. O final, pelo menos pra mim, foi totalmente surpreendente, algo que eu não imaginei. Espero que os outros livros tomem o mesmo rumo.

Geeh 04/05/2020

FAVORITO DA VIDA!!
Estou relendo pela terceira vez essa série... Fiquei com medo de mudar meu ponto de vista sobre a mesma, pois li em diferentes épocas da minha vida. Porém... Venho dizer que mesmo sendo pela 3×... Continuo amando do mesmo jeito... Ainda me surpreendo o como é boa essa história!! Patch crush forever!!
Lucineide.Santos 04/05/2020minha estante
eu tenho esse mesmo receio, não sei se ao reler vai continuar sendo uma das minhas sagas favoritas :/

Geeh 04/05/2020minha estante
Meu receio acabou... kkk Só concretizei ainda mais minha paixão pela série!! E olha que fazia tempo que tinha lido!!