Mito e Religião na Grécia Antiga

Mito e Religião na Grécia Antiga Jean-Pierre Vernant

Resenhas - Mito e religião na Grécia antiga

z..... 01/03/2024

Tirando a parte textual de formalismo acadêmico (às vezes chata e enrolada pra caramba) é um livro com questões interessantes sobre a percepção mística dos gregos. Vale ressalva que os capítulos são curtos e objetivos, o que faz a leitura fluir, mesmo com o academicismo desafiador. Fala sério! Precisava mesmo de palavras como ubiquitário...
As percepções que guardei foram de religião que se misturava a civismo comum, com transmissão oral, adoção natural na sociedade, sem dogmas, com valorização de potências da natureza (uma das inspirações para a mitologia) e relação de maneira orgulhosa e possessiva com os deuses (o autor dissertou sobre templos em cidades que causavam sentimento de posse ou exclusividade da divindade). Lá na Bíblia, por exemplo, tem relato da gritaria por horas do povo (Grande é a Diana dos Efésios!) diante de algo que parecesse ameaçador, como o Evangelho de Jesus pregado pelo apóstolo Paulo na cidade. Isso não tem no livro, hein!
Outro ponto curioso é que o misticismo se apoiava na aceitação anti-intelectualista. Era aquela percepção rotineira, alardeada principalmente pelos poetas, e pronto. A valorização da filosofia e seu racionalismo foi mencionado como o carrasco do mito, matando a religião conforme apresentada.
Na moral, apesar de não ser tratado de maneira explícita, essa forma de pensamento e relação mistica refletia apenas ideais na sociedade: força, poder, vingança, hedonismo, cobiça, etc e tal, o que justifica a frase que pareceu-me mais curiosa do livro: do mundo refletir um pouco do divino e o divino ter um pouco do mundanismo. Mais ou menos isso, lá no prefácio...
Sabe da maior, acho que faltou abordagens para a parte da relação sexual, pois existiam cultos com orgias na maior sacanagem possível. A não ser que tenha sido numa das partes que não entendi... Oras! Satisfação para os deuses ou das taras pessoais? Num tô dizendo que o divino deles só era reflexo do seu mundanismo... Rum! Tu não me engana...
Enfim, tudo interesse pessoal disfarçado de necessário e normal.

Lorrane 07/08/2023

Mais uma leitura coletiva com o meu coven.
Livro incrível e introdutório à religião Grega, passando pelos Mistérios Eleusis, Bacantes e orfismo.
Além de trazer alguns aspectos e visões sobre os tipos de sacrifícios.

R4 12/07/2023

Livro curto, mas extremamente útil para aqueles que pretendem entender os aspectos da religião grega e dos cultos de mistério.

Willian.Izidio 16/05/2023

Excelente introdução ao tema
Um grande pequeno livro, bastante elucidativo. Leitura fluida, com uma boa dose de referências bibliográficas, apresenta esclarecimentos de termos gregos. Um excelente ponto de partida da história das religiões, pois já contém aquela carga comparativa essencial desse tipo de pesquisa; no caso deste livro, o autor traça algumas semelhanças e diferenças dentro da própria religião grega.

Peloponeso 12/03/2023

Foi bem mais fácil a leitura do que Naquet
Uma leitura, mesmo que densa, mas corre com fluidez. O autor torna as explicações mais simples ao leitor e isso pra quem precisa ler pra próxima aula da semana é ótimo.
Vernant é realmente um especialista no que fala, ele tem propriedade!
Enfim, nao consigo falar muito além disso pois estou lendo tanto pra faculdade que eu sonho Grécia, como Grécia e penso nos helênicos. Mas leiam se tiverem gosto por mundo clássico, não é nada Paul Veyne style aqui. Sem polígonos e colmeias.
E bem mais fácil que o livro que também tive que ler do Pierre Vidal-Naquet que escreve densamente, com muitos fragmentos dos livros que ele se utiliza. Muito arqueológico pra mim ainda.

Tatiana221 13/01/2021

Livro extremamente necessário em qualquer biblioteca daqueles que estudam a Grécia, sua religião e afins.
Simplesmente maravilhoso.

Hugo.Lousada 04/06/2020

Muito bem escrito, e essa característica, aparentemente, é própria do Jean-Pierre Vernant. Esse livro aborda muita coisa interessantíssima sobre o mundo antigo grego e suas características, mais especificamente sobre o coletivo de um povo; o livro não se preocupa mt com a vida privada dos gregos antigos. Muito legal, muito curioso e muito importante pra entender a história da antiguidade grega. A obra é de entendimento fácil e simples, além de muito elucidativa. Adorei e recomendo.

Victor 19/05/2017

Leitura imprescindível para os que se iniciam no tema da religiosidade grega antiga
A leitura desta obra é essencial para aquele que deseja entender o pensamento grego, no que concerne à sua religião. Vernant conseguiu brilhantemente cumprir o seu objetivo neste livro, a saber, "... tornar sensível ao leitor aquilo que chamaria de bom grado o estilo religioso grego." (p. 11). O livro pode servir de primeiro contato com o a religião grega, pois tem uma linguagem fluida e bem explicada. Sua leitura me foi muito importante como historiador, pois contribuiu para uma compreensão um pouco maior acerca da religião grega, extremamente sofisticada, e sua relação com a pólis, com a civilidade, tão prezada pelos helenos.

Giuliano 08/01/2012

Mito e religião na Grécia antiga
Essa grande obra mergulha na cultura e na religião da Grécia Antiga, mostrando toda a complexidade desse período tão fascinante da história grega.

Ana 17/09/2010

Muito esclarecedor
Um ótimo livro: linguagem clara e direta, mas sem perder os detalhes de vista. Realmente ajuda a nós, leigos, a entender muito mais o que era a Religião para os Gregos.

Algo muito melhor que a "nossa", acrescento. Particularmente gostei do capítulo final: trata do que seria o misticismo para os gregos. Aquelas religiões e práticas à margem da sociedade. Dá pra percebermos que isso, afinal, não é de hoje.

Recomendo a todos.