Um  Espião Perfeito

Um Espião Perfeito John le Carré

Resenhas - Um Espião Perfeito

Fabio Shiva 05/02/2014

Belo e terrível!!!
Sombrio, angustiante, nihilista, perturbador!

Foi uma grande surpresa, ao terminar a leitura dessas densas quase quinhentas páginas, perceber que esse livro era a principal causa de uma depressão incipiente que me afligia há dias... tamanho é o poder da literatura! E quanta responsabilidade assume quem se decide a escrever! Creio que no dia do Juízo os escritores passem por um julgamento duplo: um para seus bons e maus feitos e outro, especial, só para seus escritos!

É claro que essa responsabilidade, junto com o poder, varia na proporção direta do talento. E aí está um atributo que nunca faltou à pena de mister David John Moore Cornwell, mais conhecido mundialmente pelo pseudônimo de John Le Carré: talento de sobra, para dar, vender e disfarçar de mil maneiras, com seus infinitos truques de espião!

Em “Um Espião Perfeito”, Le Carré usa esse talento todo para compor uma obra-prima do suspense, que ao mesmo tempo é uma encarada profunda no olho do abismo de nossos tempos modernos... um libelo corrosivo contra a estupidez de todas as ideologias que necessitam de soldados e tanques para garantir sua versão da verdade... um brado ensurdecedor da mais genuína arte literária!

Só lembro de ter me sentido tão impactado assim após a leitura de um livro com “Os Irmãos Karamázov” de Dostoiévski... uma paulada moral direto na moleira, meus camaradas!

Não me atrevo a comentar uma linha sobre a trama, que promete e cumpre apresentar ao leitor “Um Espião Perfeito”. Trata-se de material altamente perigoso, inflamável e explosivo... recomendado apenas para os afeitos aos perigos extremos da alta Literatura!

Belo e terrível!!!

“O escritor observa, escuta, registra. Depois, conta uma história, juntando a imaginação à experiência. E esta leva, inevitavelmente, as cicatrizes da alma.” (John Le Carré)

***
Conheça O SINCRONICÍDIO:

LEIA AGORA (porque não existe outro momento):

Venha conhecer também a comunidade Resenhas Literárias, um espaço agradável para troca de ideias e experiências sobre livros:

Luiz Miranda 11/01/2022minha estante
Complexo e ambicioso. Uma muralha que me tomou 2 meses. Uma senhora experiência literária.

Fabio Shiva 12/01/2022minha estante
Olá, Israel! Valeu pelo comentário, que me evoca a vontade de ler novamente esse livro incrível!

Luiz Miranda 11/01/2022

Puzzle Perturbador
Se você nunca leu John le Carré, não comece por este! Um Espião Perfeito pertence a categoria "livro difícil", é indicado para leitores experientes, de preferência familiarizados com a obra do escritor.

500 páginas de escrita não linear, narração em primeira e terceira pessoa, capítulos gigantescos e "fluxo de consciência" predominante. Levei mais de 2 meses pra concluir essa muralha. Uma experiência literária marcante e não exatamente divertida. De cara, confirmei minha impressão após algumas dezenas de páginas: a história de "espionagem" é apenas pano de fundo pra verdadeira intenção de Carré: contar sua própria história, exorcizar demônios.

O livro trata do sumiço de Magnus Pym, espião britânico suspeito de traição e procurado por ingleses e americanos, não dá pra falar mais que isso. A trama intercala as memórias de toda a trajetória de Pym, com o atual momento em que é caçado. O escritor narra essa saga de modo febril, rigoroso, sem nenhuma concessão ou facilidade pro leitor. Aqui você tem quase zero de diálogos expositivos e tudo exige concentração e determinação.

O mais impressionante é o desfile de personagens, com destaque pra Rick Pym (obviamente baseado no pai do escritor), vigarista carismático sempre acompanhado de uma trupe de seguidores e incautas namoradas, e claro, seu filho e protagonista, Magnus Pym, mitomaníaco, múltiplas personalidades, manipulador como o pai. As razões que levam Pym a fazer o que fez nunca ficam claras. O escritor não julga, não dá lição, muito menos explica. É você leitor, que vai encaixar o quebra cabeças e tirar suas conclusõs finais.

E por falar em final, não dá pra negar a força do desfecho do imbróglio, um perturbador plot twist. Enfim, entendo o porquê de muitos o considerarem o grande livro de John le Carré (Philip Roth, por exemplo), e entendo também que não seria justo da minha parte dar 5 estrelas, pois tive dificuldades e momentos aborrecidos na leitura. Indico apenas para leitores calejados e dispostos a desafios.

4 estrelas