A Travessia da Terra Vermelha

A Travessia da Terra Vermelha Lucius de Mello

Resenhas - A Travessia da Terra Vermelha

San... 17/01/2012

Um bom registro histórico da época da segunda guerra mundial no Brasil. Narra a história das familias alemãs que se instalaram no Paraná nesse período e conviveram com as rígidas condições impostas por Getúlio Vargas aos imigrantes do eixo (Alemanha, Itália e Japão). Se houve algo que não apreciei foi a soberba de alguns que, mesmo em condições adversas, permaneceram se acreditando a "nata" da cultura, numa pose indecorosa de "cuspir no prato onde comem". Em contrapartida, também não apreciei o preconceito aberto existente. Se por um lado haviam pessoas com uma cultura mais acurada, por outro havia um povo a ser educado. No entanto, o que vi foram imigrantes tirando seu sustento e sua riqueza de terras brasileiras, mas não se dando ao trabalho (exceptuando-se alguns poucos) de, em troca disso, dividirem seu "alto grau cultural", seu "rico intelecto", com os caboclos brasileiros.
E, além disso, o "rico intelecto" dos imigrantes, tive a nítida impressão, veio também coroado de preconceitos contra o povo brasileiro, que contribuiu generosamente para que esses imigrantes não perecessem de fome ou falta de recursos.
É certo que o povo europeu possui uma vasta riqueza cultural, a ser admirada e respeitada. Entretanto, os imigrantes que se instalaram no Paraná demonstraram também uma outra face, onde constatei oportunismo, imoralidade, enfim, os primeiros indícios de uma grande falência social.

Digão Livros 19/01/2012

Um bom livro. Apresenta a saga de refugiados da Alemanha na II Guerra Mundial. Mostra as suas dificuldades de adaptação, os mal tratos sofridos no Brasil, em função da Guerra, e a boa convivência religiosa entra os judeus, católicos e e religiões africanas, da convivência com os caboclos das fazendas.

Aparentemente, esses refugiados represetavam a elite financeira e intelectual de judeus a alemães na Alemanha. E é issoq ue me impressiona, pois o romance humaniza essa gente.

Não os coloca somente como vítimas, mas apresenta diversos casos de adultério, promiscuidade, bissexualismo, incesto, entre outros.

Apresenta vários casos de machismo, e também de submissão do homem em relação as mulheres.

Apresenta a tristeza da distância da terra amada, e o fatalismo de diversos suicidios.

Gostei do livro e fiquei interessado em conhecer essa terra, onde aconteceu a história.