Os Três Mosqueteiros

Luiz Antonio Aguiar

Resenhas - Os Três Mosqueteiros

renatas.version 09/01/2023

Leitura boa
A história e as personagens são desenvolvidas na medida certa. A história é cativante, a cada linha lida sua ansiedade para saber o que vem pela frente aumenta.

Camille.Pezzino 04/01/2023

RESENHA #232: CARAS DA HISTÓRIA
Na infância, ao conhecermos histórias de aventura e mistério que nos empolgam, sempre buscamos interpretar ou rever inúmeras vezes seus personagens. Por isso, não é estranho vermos reinventado o ideal dos mosqueteiros, seja através de um filme da Barbie ou de diferentes adaptações, tão famosos graças à obra de Alexandre Dumas, Os três mosqueteiros.

Os mosqueteiros, uma companhia de elite do rei cujo intuito era ser a guarda pessoal, surgiram no governo de Henrique IV. Seu nome se deve ao mosquete, uma arma de fogo, porém eles utilizavam também a rapieira, uma espécie de espada comprida. Eram um grupo de filhos de nobres e de soldados consagrados que podiam ascender socialmente através do seu título. Da mesma forma que na obra de Dumas, os mosqueteiros, além do título, também tinham prestígio e um treinamento diferenciado, sendo refinados tanto na espada quanto nos traquejos sociais da corte. D’Artagnan, o protagonista dessa narrativa, é o exemplo perfeito de candidato, tanto pela idade quanto pelo renome do pai e até sua origem de nascença.

Como ele, há diversos personagens históricos na obra, por conta disso, Os três mosqueteiros é caracterizado como romance histórico, enquanto foca em muitas cenas cômicas e de ação (quase como um romance de cavalaria) ao mesmo tempo em que utiliza o período histórico de Luís XIII como roupagem para criticar o absolutismo. Sua narrativa, como ocorre em O conde de Monte Cristo, é ágil e própria para o entretenimento, com muitas reviravoltas e personagens caricaturizados. Isso se deve, sobretudo, porque a história era voltada para as grandes massas através da publicação de folhetim, como ocorre com David Copperfield, de Charles Dickens, por exemplo.

QUER SABER MAIS? ACESSE EM: https://gctinteiro.com.br/resenha-232-caricaturas-da-historia/

site: https://gctinteiro.com.br/resenha-232-caricaturas-da-historia/

Bibliotecário 04/01/2023

Os três Mosqueteiros
Romance histórico escrito pelo francês Alexandre Dumas. Conta as aventuras do jovem da Gasconha D'artagnan e os três mosqueteiros chamados de inseparáveis: Athos, Porthos e Aramis.

Jooy 02/01/2023

Amei!
Eu sempre tive curiosidade de conhecer a história dos três mosqueteiros e agora tive a chance. Por se tratar de um livro antigo, algumas partes ficam mais difíceis de entender devido as palavras diferentes, mas eu adorei a história do começo ao fim. Gostei muito da coragem do D'Artagan, das suas aventuras, da amizade que construiu com seus amigos e tudo mais. Me surpreendi com a questão de que,tecnicamente, não são 3 mosqueteiros e sim 4!

Carol Lino 29/12/2022

bom livro é feito com vocabulário amplo, enredo imprevisível e sem furos, personagens tridimensionais

iarakessia 22/12/2022

o título é pra confundir
passei o livro inteiro esperando alguém morrer pra dar sentido ao título :)
DArtagnan é um jovem que ao sair da casa do pai, para tentar a vida na capital do Reino, se depara logo com aventuras. Ele não é do tipo que engole sapos, muito pelo contrário, se olhou de cara feia pra ele, ele puxa logo a espada. Muito leal e decidido (leia-se turrão e teimoso). Logo se envolve em uma confusão e conhece 3 Mosqueteiros que trabalham para o Rei. após a confusão viram amigos, e num espaço curtíssimo de tempo, vivem altas ALTAS aventuras. é um livro grande mas que prende muuuito e depois que acaba faz falta. Bem ao estilo de Dom Quixote, com donzelas em perigo.

Yngrid 20/12/2022

Os três mosqueteiros, Robin Hood, Rei Arthur, etc
Por que ler essas histórias?

Essas histórias fazem parte do imaginário coletivo de diversas sociedades, mas poucos vão atrás para ler o material original. Histórias como essa precisam ser lidas, principalmente por nós que somos apaixonados por literatura. Os três mosqueteiros é um excelente romance histórico, tendo o ponto alto, a aventura, mas nem por isso ele é um romance clichê, muito pelo contrário, diversos acontecidos por vezes choca o leitor na narrativa, o autor consegue muito bem prender o leitor e desenvolver a história e os personagens. Enfim, espero que a adaptação que vai estrear seja fiel ao material original do livro, já que ele é excelente. Recomendo a todos a leitura do livro.

Kayllane6 19/12/2022

Um ótimo livro para se entender pirâmides sociais
Muito bom, cheio de mistério e plot twists, porém um livro arrastando, se você não gosta de histórias lentas e cheias de detalhes, mas ao mesmo tempo com muita ação, não te recomendo.

Julia 12/12/2022

Clássico e cheio de aventura
O livro é bem diferente dos filmes, eu já esperava isso, mas me surpreendi bastante em algumas partes. Gostei muito da aventura e da leitura fácil (apesar de ser diferente das escritas modernas).
Recomendo muito para quem tem vontade de ler clássicos com aventura, pois esse livro é cheio de intrigas, mistérios, romance e várias lutas.
Você vai se surpreender com o quão ardilosa é cruel a vilã pode ser, e ao mesmo tempo com o quão leal é a amizade dos 4 protagonistas, que se desenvolve ao longo da história.
OBS: Se você viu por algum filme antes, vai se surpreender com o final. Haha

Julia 08/12/2022

Achei interessante. Não esperava a história inicial dos 3 mosqueteiros ser assim. Achava que seria mais como nos filmes.

Angel 06/12/2022

O livros é bem resumido e é possível se envolver muito em poucas páginas. A intensidade das batalhas, amores e confusões são deliciosas.
Acredito que a melhor parte é o começo, quando os amigos se conhecem por discussões tão bobas e engraçadas.
Não é o meu favorito do Dumas, mas é adorável.

Cris 06/12/2022

Espada , irmandade e amores
“nas antecâmaras reais, mais vale ainda ser visto por um olhar irritado do que não ser visto de modo algum.” Pág. 93

O livro mais famoso do autor francês nos conta a história de D’Artagnan, um jovem que sai de sua cidadezinha na França e chega a Paris sem dinheiro e sem prestígio.

Lá, ele consegue entrar para o grupo dos mosqueteiros, a guarda de elite do Rei da França. Deste grupo fazem parte Athos, Porthos e Aramis, seus corajosos companheiros de guarda.

Juntos eles se envolvem em várias aventuras partindo em muitas viagens longas, enfrentando diversos inimigos e se apaixonando ao longo do caminho também.

Primeiro , eu preciso dizer que demorei meses pra concluir esta leitura, e geralmente, quando isso acontece, é porque a leitura não está me agradando.
Eu estava adorando o livro nos primeiros capítulos. Adorei os personagens, as aventuras e fiquei empolgada para continuar. Porém, do meio pra frente, eu me perdi na narrativa e comecei a achar tão chatinho… Aparecem uns personagens que não são interessantes e eu acabei perdendo um pouco o interesse na leitura.

Não deu tempo de assistir a alguma adaptação baseada nesta história, mas espero poder assistir em algum momento.

“sentiam que a vida, que talvez fossem perder, no fim das contas era uma boa coisa.” Pág. 261

site: https://www.instagram.com/li_numlivro/

Barreto 30/11/2022

É uma leitura relativamente rápida pq é um livro curto. Eu não gostei do final, tudo se resolveu as pressas e foram só informações jogadas.

Eu tenho uma versão maior da história, creio que ela será melhor.

??SPOILER ALI??

Eu fiquei muito triste pq eles se separam no final ??

Mirela150 27/11/2022

Esqueci de colocar que li, mas enfim.
Fiquei o livro todin pensando no cavalo enfimkkk. Gostei?? não é muito minha praia aventura, mas no fim gostei.
O que eu não gostei é que tem cenas que podiam ser resumidas em 4 páginas.