Antes de Partir Desta Pra Uma Melhor

Antes de Partir Desta Pra Uma Melhor Jonathan Tropper

Resenhas - Antes de Partir Desta Pra Uma Melhor

jessicalimao 27/04/2022

TW: DEPRESSÃO
Confesso que não sabia bem o que esperar quando comecei a ler este livro. Me parecia engraçado e triste ao mesmo. Aí se revelou irônico e triste ao mesmo tempo, a leitura é fluída, e é capaz de no mesmo capítulo você rir e ficar deprimido depois, faz a gente pensar no que nós perdemos e em como podemos arrumar isso, ao menos foi como me senti no decorrer da leitura.

Aline Oliveira 25/08/2021

Antes de partir desta pra uma melhor...
Me surpreendi com esse livro, comecei desencantada e a leitura foi melhorando...
Fluiu tanto que li em um dia, tem partes reflexivas, cômicas, e faz pensar no quanto o diálogo é importante principalmente com àqueles que amamos!!
Gostei.

Rosinha.Correia 24/01/2021

Um livro totalmente enfadonho, sem evolução, apenas fracassos, chega a ser muito angustiante.
P.s que final merda

loloti 07/03/2022

confesso que não tinha tanta expectativa nesse livro, mas garanto a você, ele é simplesmente incrível em todos os aspectos possíveis. me indentifiquei muito com o silver, apesar de algumas atitudes um pouco duvidosas você vai tentar compreender ele e perdoar ele.
o livro aborda temas sensíveis de um jeito que vai tocar seu coração e você vai se perguntar o por que de não ter lido isso antes.
leiam por favor!!
com amor: hs

João Luiz Ramos 27/06/2020

Um livro sobre perdão
Apesar do livro ser uma tragicomédia, ele passa uma mensagem linda sobre como nós podemos amadurecer e aprender lições a partir de nossos erros. O protagonista do livro é um cara que já errou muito na vida e que "busca" o perdão de um jeito diferente. Só lendo o livro pra saber que jeito é esse. Recomendo para aquelas pessoas que gostam de uma comédia leve e carregada de um drama sutil, mas que, de certa forma emociona o leitor (talvez eu esteja mais sensível com essa quarentena, haha)

Moreno 23/03/2020

Emocionante e irônico
É um livro emotivo, engraçado e tão, mas tão bem escrito, de uma forma pessoal para mim. Realmente peguei afeição por todos os personagens e queria me envolver em suas vidas, o livro trata da morte de uma forma calma e também de família, especificamente a relação de pais e filhos; todo o livro tem um ar irônico e sentimental carregado de arrependimentos de Silver, mas tudo isso te aproxima da vida dele e te faz querer terminar de ler pra saber o desfecho.

Leticia | @bardaliteraria 25/08/2015

Antes de Partir Desta para uma Melhor de Jonathan Tropper.
Silver é um homem de meia-idade com uma vida um tanto insatisfatória, ele tem uma filha chamada Casey e uma ex- mulher chamada Denise, um melhor amigo chamado Jack e após viver um quase sonho com sua banda vê toda sua família se dividir e acaba morando em um prédio ruim onde praticamente todos os divorciados de sua cidade parecem morar também. Após descobrir que sua pequena filha cresceu rápido e agora está grávida, Silver tenta ajuda-lá mas acaba tendo um derrame e descobrindo que está prestes a morrer – a menos que faça uma cirurgia, mas contrariando tudo e todos ele decide que não quer fazer a cirurgia e que em seus último dias de vida vai se tornar uma pessoa melhor e um pai melhor.
Antes de Partir Desta para uma Melhor é o primeiro livro do Jonathan que eu tenho o prazer de ler e confesso ter adorado a escrita do autor, a leitura é leve e fluída e Tropper traz muito do ser humano de hoje em dia, mais precisamente do homem de hoje em dia, aquele ser orgulhoso que prefere correr os riscos, se descuidar, pensar no agora e esquecer do amanhã, traz muito das relações de amor entre pai e filha, entre filho e avós, homem e mulher, os erros da juventude, os arrependimentos da vida adulta, tudo com cenas e momentos cômicos uma linguagem coloquial cheia de expressões com um certo ar sexual e alguns palavrões que tornam a leitura mais próxima da vida do leitor.

site: http://mylittlegardenofideas.blogspot.com.br/2015/08/antes-de-partir-desta-para-uma-melhor.html

Marina 10/01/2022

Achei essa leitura um pouco inconstante. Apesar de ser um livro pequeno, às vezes o ritmo dava uma caída, e a leitura se arrastava um pouco. Há momentos bem engraçados, e no final ele dá uma guinada. Mas me decepcionei um pouco, pois já tinha lido do mesmo autor "como falar com um viúvo", que achei muito bom e hilário, e estava esperando algo no mesmo nível. Foi uma boa leitura, mas nada excepcional.

Giane 30/03/2020

Péssimo!
Primeiramente dizem que esse livro é hilário, mas não acho nada interessante quando o autor fica descrevendo cada pessoa no salão de um restaurante, isso tudo sem elas acrescentarem nada a história e ainda por cima dizer que o personagem está prestando atenção na conversa. E olha que isso não aconteceu uma ou duas vezes, acontece durante todo o livro!
Esse livro tinha tudo para ser ótimo, um cara que está a beira da morte, que não consegue segurar a sua língua e fala tudo que pensa. Apesar disso o personagem tem um crescimento raso, por assim dizer. Chegou a meia idade e ainda se comporta como um garotão (adolescente) sem nenhuma responsabilidade. O autor achou que fazer o personagem se apaixonar por outra mulher e pela filha seria o bastante para redmi-lo.
Achei esse livro chato de ser lido, não me identifiquei com o personagem, não gostei do pouco que ele amadureceu, achei tudo insuficiente neste livro!

Jessica Oliveira 30/11/2015

Resenha para o blog Books and Movies
Em Antes de Partir Desta Pra Uma Melhor, somos apresentados a Silver, um divorciado de 44 anos de idade que atualmente vive em um prédio decadente junto com mais alguns divorciados. A vida de Silver há muito deixou de ser satisfatória, sua carreira meteórica como baterista de uma banda de rock há muito acabou, seu relacionamento com sua filha é superficial e sua ex-esposa resolveu que vai casar novamente. Se tudo isso já não fosse uma droga, Silver descobre que sua filha está grávida e que ele tem uma grave doença no coração e que a única maneira de se salvar é fazendo uma cirurgia.

Contrariando a todos, Silver decide que não vale a pena fazer a cirurgia, afinal se for para continuar vivendo como ele vive, a morte é a melhor saída. Mas antes do seu tempo aqui na Terra acabar, ele resolve que vai se tornar uma pessoa melhor e vai tentar a todo custo reverter as burradas que fez.

Pensa por um instante e então compõem uma pequena lista de afazeres para si mesmo.
1. Ser um pai melhor.
2. Ser um homem melhor.
3. Me apaixonar.
4. Morrer. ― pg. 73

O problema é que as coisas não são tão fáceis quanto parecem e na tentativa de fazer tudo certo, Silver muitas vezes enfia os pés pelas mãos e acaba fazendo uma enorme bagunça. Principalmente porque após o seu derrame ele fica completamente sem “filtro” e fala tudo o que lhe vem à cabeça. São nessas horas que o leitor se depara com as cenas mais hilárias possíveis.

Antes de Partir Desta Pra Uma Melhor é um livro mais trágico do que cômico, é um livro que faz com que você repense sua vida e suas escolhas. É impossível lê-lo e não terminar a leitura com alguma coisa diferente em você. Confesso que não esperava esse nível de reflexão, até porque, pela sinopse, o livro parece apenas mais uma comédia do que qualquer outra coisa.

A escrita do autor é perfeita. No decorrer da estória somos apresentados a vários tipos de personagens e situações, algumas até são um pouco clichês, mas nada estraga a beleza da escrita de Tropper. Silver é um personagem que poderia ter se tornado o vilão da estória, por assim dizer, ele é um péssimo pai, uma negação como filho e foi um zero à esquerda como marido. E isso só não aconteceu pela forma como o autor o descreve, que faz com que fique impossível não ter uma certa empatia pelo personagem.

A minha única reclamação fica por conta do final, que convenhamos, poderia ter terminado de uma forma mais “concreta”. Não sei se já falei para vocês, mas eu odeio finais abertos e o final de Antes de Partir Desta Pra Uma Melhor é assim. Quando cheguei no final fiquei completamente perdida e com uma vontade imensa de matar o autor, mas mesmo assim eu indico a leitura.

Em suma, Antes de Partir Desta Pra Uma Melhor é um livro que emociona, que arranca sorrisos e gargalhadas, e acima de tudo, traz uma bela reflexão sobre a vida e mostra que nunca é tarde para recomeçar.

site: www.booksandmovies.com.br/

Kamila 21/12/2015

Antes de Partir desta pra uma Melhor (que nome comprido, meu Deus...) conta a história de Drew Silver, um completo fracassado. Ele era baterista da Bent Daisies, uma banda de fundo de quintal que, por uma dessas questões da vida, estoura na mídia com a música Rest in Pieces (Descansar em Frangalhos, segundo a tradução do livro). Até aí tudo bem, porém, com a saída do vocalista - que faz sucesso em carreira solo - o restante da banda cai no ostracismo.

Como se isso não bastasse, ele deixou a esposa, Denise, e a filha, Casey. Oito anos se passam e nosso amigo Silver (dá vontade de ser amigo desse cara) mora sozinho no Versailles, um apart-hotel conhecido por abrigar vários fracassados além dele. Bons exemplos são seus amigos Jack e Oliver, que também se separaram de suas famílias (e são caras legais, diga-se de passagem).

Silver é tão fracassado que vive dos direitos autorais de seu único sucesso Rest in Pieces (ganha pouco), de se apresentar em eventos tocando bateria (bom salário) e de doar seu sêmen toda semana para um instituto de pesquisa, ganhando a importância de 75 dólares.

Um dia qualquer na vida de Silver, que está na beira da piscina do Versailles olhando as universitárias de biquíni, ele recebe a visita inesperada de sua filha Casey, que lhe solta a bomba: está grávida. Tem apenas 18 anos. Silver não sabe o que dizer, nunca soube, aliás. Mas ele aconselha o aborto. Ele a acompanha até a clínica para que a garota faça o procedimento, mas, ele sofre um infarto. E é aí que a história começa pra valer.

No hospital, Silver é examinado pelo dr. Rich, que é noivo de Denise (da hora a vida, #SQN). O médico é enfático: precisa operar sua aorta. Mas Silver se recusa, quer morrer, já que, segundo ele, só faz merda. E só faz mesmo rs.

Quando eu pedi esse livro pra Arqueiro, parceira aqui do blog, pedi sem expectativa nenhuma, nem sabia do que se tratava. Li a sinopse, mas não a registrei no cérebro. E isso foi bom, porque, gente, que livro é esse???? Tenso e irônico, do começo ao fim. Vamos acompanhando Silver, um cara que jogou tudo pro ar por causa de um sucesso efêmero e, agora, com os dias contados, quer consertar seus erros, quer ser alguém melhor para Casey, quer que Denise o perdoe, enfim, quer apenas se redimir. Para isso, ele fez uma breve lista do que, segundo ele, seria necessário para melhorar. Lista, aliás, que eu não vou contar por motivos de: vá ler o livro hehehe

A Arqueiro mitou nessa edição: manteve sua á conhecida (e abençoada) diagramação: folhas amareladas e fonte Times 14, para uma leitura confortável. Não há erros de revisão (!!!) e a capa está muito legal, com referências à vida atual de Silver. Só não gostei do final, gente, eu fiquei pensando, por quê??? Ele estava quase lá e... Caramba, o que custava??

Recomendo a leitura por ser um gênero praticamente inédito no Brasil, por nos fazer refletir e porque dá vontade de chegar no Silver e dizer: "Amigo, me ajuda a te ajudar" Porque ele precisava de ajuda, e recusou todas que apareceram e, quando ele realmente disse sim...

site: http://resenhaeoutrascoisas.blogspot.com.br/2015/08/resenha-antes-de-partir-desta-pra-uma.html

Luiza - @oluniverso 23/12/2016

Resenha originalmente publicada no blog Choque Literário.
Silver tem quarenta e quatro anos e está separado de sua mulher. Vive no Versailles, um apart-hotel que parece só receber caras separados que só sabem ficar na piscina olhando e cantando as moças bonitas da faculdade. Além disso, Silver recebe um pequeno cachê por ter escrito um hit de sucesso com sua antiga banda já extinta e de vez em nunca faz pequenas apresentações.
Essa parece ser uma vida monótona e massante, mas ela vai mudar completamente quando Silver descobre que sua filha de 18 anos, Casey, está grávida. E ainda, que se ele não fizer uma cirurgia do coração em poucos dias, corre o risco de bater as botas mais cedo do que deveria. Mas, para que fazer a cirurgia? Ele não foi um pai presente para a filha após sua separação e sua ex-mulher está prestes a se casar com outro cara, então para que prolongar mais essa vida sem expectativas?

"Erros foram cometidos. É difícil saber por onde começar. As coisas têm sido confusas há tantos anos que tentar identificar um ponto de partida é como tentar descobrir onde começa sua pele. Tudo o que você vai conseguir saber é que ela envolve todo o seu corpo e que, às vezes, parece um pouco mais apertada do que você gostaria."

Confesso que esperava um pouco mais do livro. Apesar de haver muitos diálogos rápidos, os acontecimentos demoram a passar.
Em relação aos personagens, Silver é um bobão e Casey chega a ser adorável, sempre tentando colocar a cabeça do pai no lugar. Percebe-se nitidamente a intenção do autor ao desenvolver a relação dos dois ao logo do livro, que por sinal foi muito bem feita.
Outra ressalva que preciso fazer é em relação ao final: confesso que não o entendi. Acho que ele ficou muito aberto e quando eu acabei o livro fiquei pensando "Mas e aí, o que vem a seguir?". E o ponto em que quero chegar é que bons ou ótimos finais podem me conquistar, pois mostram que o autor soube amarrar bem a história, mas isso não aconteceu.

"Todas as coisas que você não pode recuperar, todas as coisas que você nunca vai poder consertar. Não importa o que acontecerá depois, você sempre as carregará consigo."

site: http://choqueliterario.blogspot.com.br/2015/09/falando-sobre-antes-de-partir-desta.html