O Espadachim de Carvão e As Pontes de Puzur

O Espadachim de Carvão e As Pontes de Puzur Affonso Solano

Resenhas - O Espadachim De Carvão e As Pontes De Puzur

Leo 15/06/2017

Continuação morna.
Ao ler O Espadachim de Carvão e as pontes de Puzur, você irá se perguntar, porque esse livro tem o nome de espachim de carvão se ele não é o personagem principal ? o livro deixa de lado o personagem e se foca no passado do mundo de Kurgala através de Pizur, e para ter justificativa de usar esse nome o autor traz o Espadachim de volta em uma estória pequena e vazia sem propósito e desinteressante.
O livro apresenta Puzur personagem principal, ao contrário da estória do Espadachim, Puzur tem uma trajetória interessante e divertida cheia de reviravoltas. A certos trechos onde as descrições de lutas e acontecimentos são feitos de maneira apressada como se estivesse faltando palavras, além de parecer uma estória esticada, esse livro tem cerca de 70 páginas além do necessário.
Esse livro é uma continuação divertida porém morna, e como uma comida que falta tempero, infelizmente está aquém do primeiro livro.

Karla Lima @seguelendo 18/06/2017

Uma ponte para o próximo volume
Confesso que me diverti mais lendo esse por já estar acostumada com a forma de descrever as coisas e com a narrativa, bem como já tinha a imagem mental do mundo e dos personagens. Confesso também que gostei mais dos novos personagens apresentados do que o próprio Adapak, que nesse livro não tem participação tão relevante.

Esse livro, a impressão que dá é que ele foi de fato uma ponte para o próximo volume. A função dele era dar base para o que vem pela frente, dar corpo à mitologia, não efetivamente fazer parte da história principal. Li muito rápido, no desejo de saber o que aconteceria com os personagens introduzidos nesse volume.

Ferreirinha 03/08/2017

Não é um estilo de livro que me prende mas a história é bem construída e abrindo bastante espaço para a imaginação.

Mel Trabach 25/12/2018

Ansiosa pelo próximo
Dessa vez nossa trama não irá girar apenas em torno do Espadachim, vamos acompanhar duas histórias, no presente Adapak buscar refúgio no navio de Sirara e voltando um pouco mais na história de Kurgala iremos conhecer Puzzur e Laudiara.

Quando o antigo diário cai em suas mãos o elEspadachim de Carvão acaba por mergulhar nos registros de alguém responsável por influenciar não somente sua vida mas toda a história de Kurgala.
É nesse ponto que presente e passado se mescla e percebemos o quanto um é importante para o outro.

Quem foi Puzzur???
Ninguém mais ninguém menos que o antigo dono das espadas Igi, Sumi e Lukur.

Esse livro irá trazer todas as respostas que não nos foram dadas no livro anterior e também irá levantar novos questionamentos, com final surpreendente e que deixará o leitor sedento por uma continuação.

Walace.Rocha 24/02/2019

Quando sai o 3?
Faz certo tempo desde que li esse livro (mais ou menos 2 anos), e desde então venho aguardando ansiosamente pelo 3° livro... que ainda não chegou. O segundo livro, apesar de contar apenas a história de Puzur, é legal, mas ficar sem saber como essa história terminará é desanimador.

Belmondo 18/01/2020

5,0 de 5 estrelas Universo riquíssimo e personagens cativantes <3
Eu não quero nem saber o que o Affonso tá fazendo da vida, eu só quero saber da continuação kkkkkk. Brincadeiras à parte, o escritor utiliza recursos espetaculares para imergir-nos na história. A história em nenhum momento fica chata ou monótona e os plots são sensacionais. Parabéns por essas duas obras, que li em pouquíssimo tempo, e anseio pela continuação. Que universo rico e que personagens cativantes

Jvcsantanna 18/02/2020

Outra boa história
Quem leu o primeiro volume do espadachim de carvão pode estar esperando nesse livro a continuação da história, como eu mesmo fiz. Na verdade, trata-se de uma outra história, em uma outra época, ainda que no mesmo universo. O protagonista é o ladrão Puzur, mencionado algumas vezes no primeiro livro. Arrisco dizer que a história de Puzur é até mais envolvente do que a de Adapak, e fica mais interessante a cada página lida.

Guilherme 25/02/2020

Uma grande evolução
A sequência do Espachim de Carvão, é um evolução belíssima do universo criado por Affonso Solano.
A trama envolve dois arcos principais, contados de forma intercalada entre capítulos. Em um dos arcos, somos apresentados (no primeiro livro, temos apenas uma citação) a Puzzur, um ladrão cuja as habilidades são conhecidas em toda Kurgala. No outro arco, temos a continuação de Adapak e sua adaptação ao mundo que agora está inserido. Os arcos acontecem em períodos destinados, porém conectados e aí vem o ponto forte do livro. A história de Puzzur serve como ponto para diversas explicações do universo de Kurgala. O arco de Puzzur se passa cerca de 1600 ciclos antes do arco de Adapak. Se no primeiro livro achei que os nomes e a infinidade de raças criadas por Solano, deixassem o universo extremamente confuso e a leitura incrivelmente arrastada. No segundo livro ele parece achar a dose certa para isso, usando um arco para explicar os eventos e o outro para uma "continuação" da trama do primeiro livro.
As pontes de Puzzur é uma grande obra, orgânica, finalmente consegui me inserir no mundo de Kurgala e gostei muito do que "vi".

KermitHatake 12/05/2020

Resenha As Pontes de Puzur
o livro realmente é muito bom. o universo muito bem desenvolvido pelo affonso solano. Fiquei um pouco triste de inicio por deixarem a historia do adapak em segundo plano, mas logo me vi totalmente envolvido na historia do puzur. E devo dizer que achei esse segundo livro ate melhor do que o primeiro. sensacional. Que venha mais!

Giulia.Lemuche 13/09/2020

"Ninguém viaja mais rápido que Puzur "
Livro bem inesperado
Mas a leitura é cativante e muito boa

Victor 01/10/2020

Um mundo magnífico
Mais uma vez me surpreendo com a riqueza e a originalidade do mundo criado pelo Solano. A história é muito boa, mas pra mim a construção de Kurgala é a verdadeira obra prima aqui. Ele, assim como Tolkien fez, pincela dezenas de histórias e fatos do mundo criado sem a necessidade de explicá-los, enriquecendo o universo e mantendo o livro focado no enredo. A escrita do Affonso também enriquece seu universo evitando paralelos com o nosso mundo, dando a sensação de ter sido escrita por um habitante de Kurgala mesmo. Dito isso, esse universo é o mais incrível e original que conheci na literatura contemporânea. Sensacional!

Herick 11/11/2020

Que incrível mundo criado por Affonso Solano. Nesse segundo livro dessa obra prima como fica claro o laço do passado com o presente. Por vezes fiquei com a dúvida se queria saber mais de Puzur ou de Adapak. E agora o que fazer com essa vontade de querer saber mais desse universo?

Luiza Sant'Ana 16/12/2020

Choque
Solano brilhou como sempre! A história flui muito bem, a escrita é deliciosa, porém o final me decepcionou um tanto.

@patryckadrien 17/12/2020

Ninguém viaja mais rápido que Puzur
Não da pra não citar essa frase pois é icônica demais. Eu tinha ficado encantado por Espadachim de Carvão, mas esse livro foi ainda mais surreal. O modo como Solano ecaixou a história no final foi GENIAL.
Como o anterior esse livro trouxe muita filosofia e jeitos de observar a sua própria realidade de um modo muito bonito e crítico, é incrível como Solano conseguiu fazer uma ficção que reflete tanto a realidade e é linda, do começo ao fim.