A Morte da Sra. McGinty

Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - A Morte da Sra. McGinty

@vaisetratarleitora 03/03/2024

O preconceito quase mandou uma pessoa para a morte
Dando continuidade ao meu projeto pessoal de leitura dos livros da Agatha Christie, chegamos ao seu 56º livro, publicado em 1952.

Essa é mais uma aventura do Poirot como detetive e dessa vez, o seu objetivo, é livrar um homem do corredor da execução.

Achei bem interessante que a descrição que a autora faz desse rapaz, me fez perceber ele como autista (embora eu possa estar errada, mas definitivamente ele possuía alguma condição neurológica). E foi bem triste constatar que apesar das provas (puramente circunstanciais) apontarem pra ele, elas também poderiam ter sido plantadas, mas ninguém do júri pensou nele como inocente desde o inicio simplesmente porque ele era diferente e agia diferente do convencional. Ou seja, o preconceito das pessoas quase levou um homem inocente para a forca (na época a pena para assassinato era a execução na forca).

Enfim, a história como um todo é muito boa, com Poirot sendo magistral como sempre e sofrendo como nunca na sua hospedagem (coitado, eu ri demais), mas conseguiu chegar ao fundo do mistério e descobrir o verdadeiro assassino, do qual eu não passei nem perto, infelizmente (mas isso não é ruim hasuhsuashuas).

É uma ótima história e recomendo a leitura.
_____________________________________________________________

Pra quem não sabe, foi feita uma série dos livros da Agatha, várias séries na verdade, mas a maior foi a Agatha Christie's Poirot, onde foi adaptado boa parte dos livros dele. A série foi ao ar na Inglaterra entre 1989 e 2013, com cerca de 71 episódios. Ela é estrelada pelo ator David Suchet que faz uma caracterização magnífica do Poirot, tendo estudado minuciosamente o seu jeito para reproduzir.

Nem todas as histórias são bem adaptadas e eu estou assistindo conforme vou lendo os livros para não ter spoiler. Acho que você consegue achar todos os episódios no YouTube pesquisando pelo nome em português mesmo, mas é tudo legendado. De forma oficial, a série está no Prime Vídeo, porém não é disponibilizada no Brasil.

Esse livro foi adaptado no 1° episódio da 11ª temporada, e por ser um livro completo, o episódio tem cerca de 1 hora de 30 minutos de duração.

Essa adaptação foi bem razoável. Tiveram mudanças, claro, uma família foi suprimida, e sua história foi um pouco incorporada em outros personagens; alguns personagens mudaram um pouco e o final foi um pouco alterado também. Mas de toda forma, foram alterações que não mudaram a trama da história em si e os fatos relevantes, razão pela qual gostei bastante dessa adaptação.

Pra mim, a nota é 4/5.

kahreads 23/02/2024

Bom!
Um cara é condenado à forca por um assassinato. O superintendente Spence acha que ele não é culpado, e chama Poirot para investigar. Poirot investiga e consegue. Não é um dos melhores livros da Ágatha, mas não é ruim. Recomendo!

Melissa 16/02/2024

O final nunca é como esperamos
Como uma grande fã de Agatha Christie sempre me pego pensando em seus padrões de escrita e de narrativa, mas, felizmente, o final é sempre muito diferente do que eu imaginava. Quando a gente acha que se acostumou, lá vem a autora e embaralha tudo de novo!

Nesse livro, temos o famoso Hércules Poirot indo para uma vila no interior da Inglaterra, a pedido do seu amigo, o Superintendente Spencer, a fim de investigar um crime que já parece solucionado pela polícia. No começo, confesso que achei o enredo um pouco lento e difícil de engatar, todavia percebo que é um efeito propositadamente causado pela autora para nos deixar assim como estava Poirot, perdidos e desconfiados.
Gostei de como a obra foi conduzida de forma a nos deixar aflitos para saber o que realmente aconteceu, quem eram aquelas 4 mulheres, na verdade, e o que os moradores da pacata vila temiam tanto esconder.
Li outras resenhas dizendo que esse não era um dos melhores livros de agatha christie, mas eu achei MAGISTRAL! Principalmente pela quebra de expectativa, apesar de alguns padrões se repetirem como identidades falsas, empregados suspeitos e segredos por todos os lados. No entanto, eu, realmente, me surpreendi bastante!

Ótimo, realmente muito bom! Super indico, está entre as melhores histórias que têm Hercule Poirot como detetive.

itslaly 30/01/2024

A primeira vez em um livro da rainha do crime em que eu suspeitei da pessoa certa, mas descartei a possibilidade rapidamente por não achar possível.... spoiler: era possível sim!!!

Helo 24/01/2024

A morte de Mrs. McGinty
A história em si é boa, a leitura fluiu bem porém me senti uma analfabeta funcional lendo, não consegui associar os nomes aos acontecimentos e acabou que não entendi bem, cheguei no final assim???? Quem é esse ser? Elx matou quem? Do nada não era o Hercule, tinha alguém que criava histórias? tinha um casal que brigava pelas escolhas da mulher? Não sei talvez tivesse não entendi bulhufas nenhuma só fui lendo e aceitando oq me falavam

Carola.Schuller 24/01/2024

Instigante
Como em quase todo livro de Agatha, ela nos leva a desconfiar de todos. Existe um padrão em sua forma de escrever, o que nos leva a uma lista de suspeitos enquanto a narrativa é escrita, mas para variar, no final há um fator novo e que muda totalmente a linha de pensamento.
Sempre um prazer ler.

Rach 23/01/2024

Parece mais uma história típica da Miss Marple do que do Poirot, tinha todo o jeitinho dos mistérios que ela desvenda. E deve ter sido um dos assassinos mais surpreendentes que já li em livros da Agatha, é realmente a última pessoa que pareceria ser em um ambiente em que todos são muito suspeitos.

Anne.Valente 18/01/2024

"Há uma agulha no palheiro."
É um livro muito bom com um final que surpreende!!! A habilidade da Agatha Christie de transformar cantigas, poemas, e afins, em ótimos crimes me deixa impressionada! Recomendo

Milly 14/01/2024

Amo a Ágatha, apesar de ser muito burra pra seus livros.
Livro muito envolvente, foi um livro fluido que sempre me fez questionar o assassino do começo ao fim, criei muitas teorias( e supreendentemente acertei algumas) mas ainda assim a volta que essa livro faz e gigante, sinceramente só entendi totalmente quando foi explicado no final e mesmo assim, se me perguntarem dificilmente vou conseguir explicar o que li.
Dito isto, livro magnífico apesar de sempre me perder nos nomes e lugares.
Luli/Iza 14/01/2024minha estante
Meu Deus SIM! Pensava que só eu tinha dificuldade com os inúmeros nomes difíceis que a Agatha inventa de colocar

Sarah.Almeida 31/12/2023

Apesar de demorar quase um ano pra ler eu amei, impossível nao gostar de Agatha e impossível descobrir quem é o assassino antes que ela mesma o revele.

Leleus 31/12/2023

O coitado do poirot sofre viu
Fora o lugar insalubre que ficou e os tiros no ego com ninguém o reconhecendo, a Agatha ainda botou ariadne pra ser sua self insert e desabafar sobre a raiva q tava do bichinho! Mas assim, não ligamos, ela q se explodisse de raiva desde q eu tivesse mais do meu querido avô ?

amalauxen 31/12/2023

Mais um de Poirot. Achei o livro mais parado e sem muitas informações, mas o final foi ótimo também. Como sempre não imaginei quem seria o assassino pois Poirot sempre da muitas voltas?

Marja 15/12/2023

Outro livro que a gente fica tentando descobrir as pistas durante a história toda e só descobre no final! É impossível ganhar de Agatha Christie no mistério