O cérebro e o robô

O cérebro e o robô João de Fernandes Teixeira

Resenhas - O cérebro e o robô

Felipe.Souza 12/12/2023

"O Cérebro do Robô" de João de Fernandes Teixeira explora de maneira intrigante as interseções entre a filosofia anti-natalício, a bioética e a visão transumanista. Ao longo da narrativa, o autor tece uma trama que desafia as convenções sobre a criação e preservação da vida, provocando reflexões profundas sobre a ética envolvida na manipulação tecnológica do ser.

A abordagem anti-natalícia surge quando o enredo levanta questões sobre a responsabilidade de trazer novas formas de vida ao mundo, especialmente quando mediadas por avanços tecnológicos. A bioética entra em cena à medida que os personagens enfrentam dilemas éticos relacionados à engenharia genética, inteligência artificial e suas implicações para a moralidade humana.

No contexto transumanista, o livro mergulha nas possibilidades de aprimoramento humano, tanto físico quanto cognitivo, através da fusão entre seres humanos e tecnologia. A obra desafia conceitos tradicionais de identidade e consciência, proporcionando uma visão provocativa sobre o futuro da humanidade diante das fronteiras entre homem e máquina.

Em suma, "O Cérebro do Robô" transcende os limites convencionais ao explorar de maneira cativante os desafios éticos e filosóficos inerentes à interseção entre tecnologia, humanidade e a busca pelo aprimoramento.

Marco Antonio da Silva Filho 21/01/2024

Filosofia da mente
O livro vem mostrar como a Filosofia ainda tem muito a contribuir na discussão sobre as novas tecnologias, especialmente no que diz respeito a inteligência artificial e o estreitamento da relação entre o ser humano e as máquinas. Há uma contextualização histórico-filosófica da filosofia da mente e desenvolvimento dos computadores e da inteligência artificial, passando por Descartes, Heidegger, Alan Turing, John Searle...

O livro também nos leva a pensar sobre cenários possíveis, imaginados pelos transumanistas, entusiastas pela união do ser humano com a tecnologia, e os mais pessimistas como Heidegger, que vê o desenvolvimento da inteligência artificial como a perda do sentido do ser humano. O experimento mental do Quarto Chinês de Searle é bem discutido também: argumentos a favor e objeções em diversos sentidos.

O autor nos deixa com mais problemas a pensar do que soluções, o que faz sentido, porque muito do que se fala no livro é de coisas que ainda não se concretizaram, mas que não são impossíveis. Por que pensar sobre essas questões, então? Por muito tempo temos simplesmente aceitado os rumos do desenvolvimento tecnológico, mas seria importante pensar por antecipação e tentar, de alguma forma, influenciar esse desenvolvimento. O crescimento da tecnologia não se limita a si mesmo, mas nos apresenta novos problemas éticos que estão diretamente ligados ao futuro da humanidade, daí tal importância de pensar bem sobre ele.

Ao final do livro, podemos ter a sensação descrita pelo autor no início: a de alguém que navegou pelos oceanos em busca de tesouros, mas que voltou ao ponto de origem com as mãos vazias. Entretanto, aquele ponto de origem não parece ser mais igual. Não contemplamos mais a origem da mesma maneira. Ainda que o livro não traga soluções para todos os problemas éticos apresentados pela tecnologia, lança luz sobre eles e nos permite entendê-los melhor e refletirmos sobre eles.

Confesso que, se por um lado foi muito interessante ver a contribuição da filosofia da mente, por outro lado, como estudioso da filosofia da religião, senti falta da menção da possível influência da religião sobre as questões éticas e talvez possíveis soluções para elas.

Rodrigo 25/10/2016

Curioso
O futuro já chegou. Nesse trabalho o autor traz uma crítica interessante, fantástica e curiosa, que desperta um certo argumento sobre máquina, cérebro, e inteligencia que as vezes acredito que superaremos muitas limitações usufruindo da I. A. Recomendo a leitura.