Difamação

Resenhas - Difamação

1 | 2 | 3 | 4

Mari 29/05/2021

O melhor suspense?
ainda estou meio impactada com esse livro, simplesmente um dos melhores suspenses que já li até agora, eu dei nota máxima para A Garota do Lago, mesmo sendo um suspense previsível (porém bom), depois desse livro, A garota do lago parece história pra criança dormir, confesso que em certas partes não achei ele tão intrigante quanto eu esperava, o começo do livro retratava Catherine como uma pessoa ruim, que traiu o marido e quase deixou o filho morrer, simplesmente parar ter um momento de prazer com o amante, o suposto amante morre tentando ajudar o filho dela, que a partir daí é perseguida pelo pai do amante, querendo vingança e acabar com a vida dela, a mulher é massacrada do começo ao fim, eu sentia pena dela, mesmo até então ela sendo um personagem ruim, me sentia um pouco incomodada com a perseguição, mas depois desse final, eu simplesmente não tenho palavras para o rumo q essa história foi, oq me deixa mais paralisada é q eu não suspeitei em momento nenhum de NADA, a trama é tão bem contada que não te dá oportunidade nem de vc criar teorias duvidando do q está sendo dito, quando você chega no final, parece q sua mente explode pq nada mais é oq parece ser

vannybs 17/05/2021

Um suspense que me prendeu muito porém achei um pouco pesado. Vale a pena a leitura.

Zana 30/11/2020

Spoiler ~ não marcado?
Não marcado como spoiler porque quem começou com esse delito foi a Renée Knight. Se ela pode eu também posso, então considera-se avisado. Tenho dito.

Era para ser um thiller psicológico engenhoso se Renée Knight não tivesse entregado a sua pretensa "armação" ao intitular seu livro com o nome Difamação _ (JURÍDICO (TERMO)
imputação ofensiva de fato(s) que atenta(m) contra a honra e a reputação de alguém, com a intenção de torná-lo passível de descrédito na opinião pública).

A autora vai inicialmente conduzindo o leitor a acreditar na culpabilidade de sua personagem, contudo já ficou passível de desconfiança que haveria reviravolta e o fato não seria sustentado, pois de outra forma (sendo realmente culpada) não se encaixaria no título escolhido.

Ratificar ser uma difamação a personagem seria de uma entregada e obviedade tremenda, assim levei a esperança por toda leitura de que Renée não fosse por este caminho. Não aconteceu.
Lamentávelmente esperei em vão que a reviravolta desse outra reviravolta para assim verdadeiramente me surpreender.

Não chegou a tirar todo o mérito da trama, porém essa leitora teria optado por outro desfecho. Bem feito para mim porque sou 'a leitora' e não 'a escritora'. Entretanto, ainda tenho a caneta da avaliação assim fico com o conceito razoável e não se fala mais nisso. Leia se quiser, obviamente!

Rafaella 02/09/2020

Que livro!!!
Sem palavras pra esse livro!!!
Peguei pra ler como quem não quer nada e me surpreendeu tanto quanto Verity!!
Que enredo envolvente e que escrita gostosa!!!
E no final ainda teve um plot twist que fiquei de queixo caído ???

Ca Agulhari @literario_universo 07/08/2020

Um livro perfeito!
Imagina que o novo thriller que você vai ler é sobre sua vida. Como você ia se sentir? Eu ficaria apavorada! Como é que um livro que já começa com essa premissa tá com nota 3.7 no Skoob? "Difamação" é um drama maravilhoso, com suspense na medida certa! Catherine não guarda um segredo idiota como já vi em outros livros, eu fiquei com esse medo mas me surpreendi. E quando ele é revelado, dá uma dor na alma difícil de ignorar. Não passa batido por ele, te imploro, os personagens são bem construídos, a trama é bem costurada, o desfecho é perfeito, estou só amores por ele. Está no meu coração junto dos dramas da Liane Moriarty, Celeste Ng e Jodi Picoult. Renée Knight arrasou nesse livro.

Minha nota é 5/5
Resenha original de @literario_universo no Instagram

Gleydson @juristageek 05/04/2020

Um bom suspense, mas que não surpreende tanto
Primeiramente, preciso confessar: eu esperava que o livro me surpreendesse mais. Sim, a autora desenvolveu uma ótima história, mas eu esperava reviravoltas menos previsíveis, pelo menos para mim. Acredito que seja porque já estou acostumado com o gênero e faço várias teorias quando estou lendo algum livro de suspense e mistério.

A história é narrada em primeira e terceira pessoa, o que eu achei bem confuso. Isso não atrapalha o entendimento, mas é estranho acompanhar a narrativa de um personagem em primeira pessoa e outro em terceira. O presente da narração é 2013, mas voltamos, constantemente, a 1993 e outros anos para entender vários fatos e saber como se deram certos acontecimentos.

Os personagens são bem construídos e o leitor pode ter vários sentimentos diferentes sobre cada um. Eu, por exemplo, senti empatia pela protagonista algumas vezes, e em outras ela me causou bastante raiva. Eu adorei, inclusive, o modo como ela foi construída: nem mocinha, nem vilã. E é interessante ver como o seu forte ego vai sendo destruído aos poucos, mas sem deixar sua essência enigmática de lado, à medida em que ela continua traçando planos para contornar a situação. Voltando ao ponto de que os personagens são capazes de causar emoções diferentes no leitor, posso afirmar que só no final eu fui capaz de estabelecer um sentimento específico para cada um, depois de tudo ter sido devidamente explicado.

A edição da Editora Suma está ótima, mais uma vez. A capa é muito bonita, simples, e combina bastante com a história; as folhas amareladas facilitam a leitura, somadas à fonte que também me agradou. A diagramação está perfeita e a obra foi muito bem revisada.

A leitura é de fácil compreensão e qualquer um é capaz de entender a história. É uma obra muito boa para quem quer está começando a ler o gênero, pois não requer nenhum conhecimento prévio e, talvez, não corra o risco de não se surpreender, como aconteceu comigo.

site: http://www.acampamentodaleitura.com/

Bell 04/02/2020

null
A história é instigante, perturbadora e cheia de reviravoltas. Personagens fortes, que convencem por serem bem reais.
Um suspense daqueles que vc não consegue parar de ler, foi "eita" atrás de "eita" rsrs.
Só consigo pensar que daria um filme incrível, e já vejo Julianne Moore como Catherine! .

JuCamila 08/04/2018

Perguntas....
Não é um livro ruim, uma boa história com grande reviravolta, mas acho que ficou muitas perguntas não respondidas.

Larissa Benevides (Clã) 26/09/2017

Resenha: Difamação
“Qualquer semelhança com pessoas vivas ou mortas… A ressalva era cortada por uma linha vermelha. Uma mensagem que não notou ao abrir o livro. Não há como ignorar a semelhança. Ela é um personagem-chave, a protagonista. […] Um pedaço de sua vida que mantivera em escondido. Um segredo que não contara a ninguém, nem mesmo ao filho e ao marido – duas pessoas que acreditavam conhecê-la melhor do que ninguém. Não havia vivalma capaz de inventar o que Catherine acabara de ler. Ainda assim, ali estava, impresso, à vista de qualquer um. Achava que enterrara aquilo. Encerrara o assunto. Mas ele vinha à tona outra vez. Em seu quarto. Na sua cabeça.”

Difamação é um livro de suspense, daqueles que você não consegue parar de ler até descobrir cada detalhe do mistério envolvendo toda a trama.
Até metade do livro não tinha nenhuma pista de qual seria esse segredo que tanto atormentava a protagonista, do motivo que tirava o seu sono e que deixava tão apavorada. Por esse motivo não vou me aprofundar tanto na resenha, não conseguiria fazer isso sem soltar altos spoilers. O mais interessante dessa leitura é ficar sem ar, pensando no que virá em sequência.

Bom, a história gira entorno do segredo sombrio que Catherine esconde até mesmo dela própria.
A narrativa é em primeira pessoa, porém dois personagens dividem essa tarefa.
Temos os pensamentos e visões de Catherine (claro!). Como protagonista vem para compartilhar toda angustia que sofre tentando descobrir quem escreveu o livro, quando entregou este exemplar na casa dela, como sabe do segredo tão bem escondido, qual o motivo de querer destruir sua vida desta forma.

“Sinto certa animação por saber que existem estranhos por aí que não gostam dela, que estou reunindo forças e ampliando a rede. Devagar, devagarinho, nos aproximamos dela, sorrateiros. Cada vez em maior número.”

Catherine é uma jornalista bem reconhecida, casada com um homem com quem se sente segura, Robert, tem um filho de 25 anos, Nicholas, uma casa em um bairro tranquilo, possui uma vida boa. Porém guarda este segredo a sete chaves e quando o livro chega em suas mãos, toda a angustia que pensava estar morta renasce e queima dentro da bela personagem. Sem poder compartilhar o mistério com mais ninguém, ela tenta resolver as coisas sozinha e cada vez mais se vê afundando e é realmente desesperador ver como as coisas se desenrolam durante o livro.

“Mas é impossível. Não pode ser. E ninguém mais conhece os detalhes. Ninguém que esteja vivo. Exceto os outros presentes, claro – os anônimos. Mas quem escreveu o livro se importa de verdade. É pessoal.”

O outro personagem que divide a narrativa é o Sr. Stephen Brigstocke, um Professor aposentado, viúvo e amargurado. A tristeza é sua companheira, pois além de perder o seu filho, Jonathan, perdeu também sua esposa e maior companheira, Nancy. Está tão sozinho que constantemente conversa com o espírito da sua esposa e “ouve” seus conselhos. Nas partes em que este personagem narra, vemos como a dor pode perturbar a mente das pessoas, nada pior do que a solidão.

“dali em diante, eu me esforçaria ao máximo para me comportar de uma forma que desse a Nancy, caso ela aparecesse de uma hora para outra, motivos para me amar, não para se envergonhar de mim.”

A única coisa que a autora deixa claro desde o começo é que o segredo envolve algo com o filho da protagonista. Um segredo que abalaria as estruturas familiares. Nicholas, filho de Catherine, é um rapaz de 25 anos que não fez faculdade e trabalha em uma empresa de eletrônicos. A relação dele com a mãe não é das melhores, mas nada do que não vemos em várias famílias.

“Durante todos esses anos, protegeu Nicholas, escondendo dele a verdade. Permitiu-lhe viver em abençoada ignorância. […] E se ele tivesse alguma lembrança do que aconteceu? As coisas seriam diferentes? Ele seria diferente? O relacionamento dos dois seria diferente?”

O livro foi comparado ao Garota Exemplar da autora Gillian Flynn, acredito que pelo estilo de suspense, aquele em que o ponto de interrogação fica na sua cabeça do começo até o fim. Com várias reviravoltas acabamos fazendo várias suposições sobre o que seria o tal segredo, mas eu, felizmente, fui pega de surpresa quando finalmente o mistério foi revelado.

A autora traz um livro eletrizante que prende o leitor e faz com que não consigamos parar de ler. Posso dizer que ela conseguiu me levar direitinho. Cada curva que fazia eu ia sem nem perceber, e o final é impressionante. Não pensei em nenhum momento que o segredo podia ser aquele. Impressionante. Um ritmo animador. Um livro para ser devorado! Recomendo? Com certeza!

site: http://www.cladoslivros.com.br/2015/09/resenha-difamacao-de-renee-knight-sumabr.html

Felipe Duco 07/06/2017

O título é um spoiler?
Primeira leitura de 2017 e que já entramos gostoso, com tudo!

Eu imaginava que seria uma coisa, lá pra página 70 mais ou menos, vi que o rumo da trama ia ser outro, mas aí, do clímax pra frente, percebi mesmo o que que a história veio fazer no mundo.

Depois da introdução, vamos lá...

Somos apresentados ao tal "segredo devastador", uma coisa terrível que aconteceu no passado da nossa protagonista, Catherine, e que voltou a assombra-la através de um livro que apareceu na sua casa não se sabe como.

O que Catherine fez a gente não sabe, embora que com algumas dicas, nós meio que desconfiamos o que seja, porém quando vem à tona (exatamente na hora certa), além do choque, a narrativa melhora muito a partir desse ponto: fica mais agressiva, mais ágil e a história começa a explorar outros personagens que, até então, só estavam servido de cenário e a autora consegue levar esse ritmo bom até perto do final, com reviravoltas dentro das revelações que já tinham sido feitas, com diálogos bons, confrontos importantes, uma sequência boa de barracos e escândalos pra dar uma esquentada em quem gosta de uma farofa!! heheh

A personalidade de Catherine é um caso a ser comentado à parte. Que construção de personagem!! Que personagem real, humana. Ela tem falhas de caráter, mas nada que seja tratado como uma tragédia moralista. Ela é fria, dissimulada, manipuladora e (o principal) não consegue ser uma mãe convencional (e não faz o que as mães convencionais mais sabem fazer: colocar o filho no centro de tudo, deixar suas vontades em segundo plano). E ela se empenha, atua na frente de estranhos fazendo uma força gigantesca para parecer uma mãe exemplar, mas no fundo só quer que o filho desapareça. Isso tudo (como se pode concluir) se dá ao fato de Catherine se recusar a ser a coadjuvante da sua própria vida. E todas essas características negativas são retratadas sem drama sentimentalóide, sem discurso politicamente correto no final, sem a necessidade de se passar uma mensagem didática sobre como devemos nos portar, apenas mostrando com uma boa dose de realidade quais foram as consequencias na vida dela por ter agido como sempre agiu. Isso eu achei sensacional e adulto!

Simone de Cássia 27/03/2017

Excelente livro! A autora soube construir a trama de forma a levar a gente pro caminho que parece óbvio, mas é exatamente esse o foco... a nossa visão "viciada" que vê o óbvio onde o que existe é uma verdade. Mostra fielmente o perigo das conclusões precipitadas e a impossibilidade de se reconstruir um cristal quebrado...Muito bom!
Claudia Cordeiro 27/03/2017minha estante
Q bom q gostou! ufa, rsssssss

Simone de Cássia 27/03/2017minha estante
Adorei, Cláudia!! Fantástico!

Jo 27/02/2017

Muito cuidado ao julgar o outro!
Difamação não se tornou um dos meus favoritos, mas eu gostei. A trama é ótima, bem engendrada, a forma de contar a história surpreende e agrada, mas a narrativa, ao menos para mim, foi um tanto chata e cansativa, por isso as 3 estrelas.

De forma geral, gostei e lerei outros títulos da autora, quando disponíveis.
A trama toda é um ensinamento básico a todos: cuidado com julgamentos precipitados do outro. Cuidado com o que pensa e fala, sem um olhar mais apurado sobre o caso e sem ouvir a parte contrária. Toda história tem dois lados.
Para quem não sabe, difamação é crime contra a honra.
Difamação: imputação ofensiva de fato(s) que atenta(m) contra a honra e a reputação de alguém, com a intenção de torná-lo passível de descrédito na opinião pública.

Infelizmente a difamação tornou-se algo comum em nosso meio, atualmente, Vemos isso diariamente pelas redes sociais e na mídia. Primeiro as pessoas curtem e compartilham as notícias, para depois se certificarem se eram verdadeiros os fatos. Aí, o estrago já foi feito.

Portanto, cuidado ao julgar, porque vc. tb. será julgado.

Marta Skoober 27/02/2017minha estante
Gostei da resenha!

Mad28 03/11/2016

4/5*
"Quando, logo após o lançamento do livro, o vi numa livraria, fiquei apaixonada pela capa e pelo título. Li a sinopse e também a premissa do livro me parecia interessante. Comprei o livro mas foi apenas meses depois que decidi pegar nele, o que foi uma ótima decisão.
Relativamente às personagens, eu não gostei completamente de absolutamente ninguém, além de me parecerem pessoas demasiado ingratas, o marido da personagem principal só sabe pensar em si próprio e o seu filho só se sabe auto-arruinar, enquanto que a personagem principal se mantém calada sem nunca realmente dizer o que pensa ou admitir as coisas
O livro em si é bastante intrigante e, durante as primeiras cem páginas, cada novo capítulo acaba por levantar apenas mais duvidas e, talvez por isso mesmo, essas primeiras páginas passem de forma muito lenta. No final, gostei destas cem páginas? Gostei, só acho que, se o livro todo fosse escrito como é escrito daí para a frente, poderia mesmo ser um livro um pouco melhor.
Depois temos, como em todos os bons livros, a reviravolta que eu achei que estava muito bem escrita, no entanto, eu já a esperava, então não foi todo aquele impacto que podia ter sido.
O final esse sim, que eu gostei, foi completamente inesperado e deixou-me a pensar bastante...."
Opinião completa no site abaixo

site: http://presa-nas-palavras.blogspot.com/2016/11/pura-coincidencia-opiniao.html

1 | 2 | 3 | 4