Difamação

Difamação Renée Knight

Resenhas - Difamação

1 | 2 | 3 | 4

Gleydson @juristageek 05/04/2020

Um bom suspense, mas que não surpreende tanto
Primeiramente, preciso confessar: eu esperava que o livro me surpreendesse mais. Sim, a autora desenvolveu uma ótima história, mas eu esperava reviravoltas menos previsíveis, pelo menos para mim. Acredito que seja porque já estou acostumado com o gênero e faço várias teorias quando estou lendo algum livro de suspense e mistério.

A história é narrada em primeira e terceira pessoa, o que eu achei bem confuso. Isso não atrapalha o entendimento, mas é estranho acompanhar a narrativa de um personagem em primeira pessoa e outro em terceira. O presente da narração é 2013, mas voltamos, constantemente, a 1993 e outros anos para entender vários fatos e saber como se deram certos acontecimentos.

Os personagens são bem construídos e o leitor pode ter vários sentimentos diferentes sobre cada um. Eu, por exemplo, senti empatia pela protagonista algumas vezes, e em outras ela me causou bastante raiva. Eu adorei, inclusive, o modo como ela foi construída: nem mocinha, nem vilã. E é interessante ver como o seu forte ego vai sendo destruído aos poucos, mas sem deixar sua essência enigmática de lado, à medida em que ela continua traçando planos para contornar a situação. Voltando ao ponto de que os personagens são capazes de causar emoções diferentes no leitor, posso afirmar que só no final eu fui capaz de estabelecer um sentimento específico para cada um, depois de tudo ter sido devidamente explicado.

A edição da Editora Suma está ótima, mais uma vez. A capa é muito bonita, simples, e combina bastante com a história; as folhas amareladas facilitam a leitura, somadas à fonte que também me agradou. A diagramação está perfeita e a obra foi muito bem revisada.

A leitura é de fácil compreensão e qualquer um é capaz de entender a história. É uma obra muito boa para quem quer está começando a ler o gênero, pois não requer nenhum conhecimento prévio e, talvez, não corra o risco de não se surpreender, como aconteceu comigo.

site: http://www.acampamentodaleitura.com/

Patty 26/02/2022

"É incrível como a raiva dá forças a alguém.? (Pág. 24)

Difamação é um thriller psicológico que traz diversos questionamentos ao leitor, durante a leitura, quais são os segredos que as pessoas guardam, será que elas são exatamente como imaginamos?E quanto aos nossos familiares, será que eles perdoariam nossos erros, os segredos que por vezes ocultamos???
É aquele livro que te faz pensar se realmente conhece a pessoa que está ao seu lado, nem sempre elas revelam totalmente quem são na verdade.

Talvez sim! Talvez não!

A única certeza que temos é que todos nós guardamos segredos e bem selados principalmente os mais sombrios. No entanto, quando revelados a quem quer que seja não os dar o direito de julgar ou de difamar por aquilo que foi inevitável. Uma palavra, uma ação, uma atitude impensada baseada na raiva, pode mudar drasticamente a vida de uma pessoa.

É preciso coragem, certo? Para tirar a máscara e ver quem realmente somos.? (Pág. 222). É um livro que indico com toda certeza!

Dulce 07/06/2021

Surpreendente!!
Difamação é aquele livro que você finaliza, para e fica olhando para o nada se questionando!! Pensa no quanto é primordial o diálogo dentro do seio familiar. Do quanto é fundamental você olhar para seu filho com olhos de amor, mas que também precisa estar atenta aos sinais de intolerância e falhas de caráter que ele demonstra naquelas atitudes que você finge não notar!!

Ou, quando você mascara a sua dor, sua tristeza e inseguranças porque você não quer demonstrar sua fragilidade ao seu parceiro e amigos, aos colegas de trabalho. É preciso reconhecer que não precisa ser forte o tempo todo!! Que existem situações que são pesadas demais para serem carregadas sozinha! E, que somos todas vulneráveis e precisamos de apoio emocional tanto quanto do apoio material!!

Inicialmente, pensei que seria mais uma leitura com muito suspense e reviravoltas de tirar o fôlego, e realmente foi!! Mas foi além... foi muito mais!! Foi Incrível!!

Catherine é uma mulher de meia idade, casada com Robert e mãe de Nicholas. Reconhecida profissionalmente e com uma vida estável.

Com a saída do filho de casa, o casal resolve mudar para uma casa menor e durante o processo de organização da nova casa, Cath nota a presença de um livro em sua cabeceira, livro esse que não se recorda de ter adquirido! Intrigada, ela começa a ler e conforme avança na leitura se depara com um fato real ocorrido na vida dela, que ninguém sabe!! É um segredo que ela carrega consigo!! Que a tem mortificado a cada dia!!

Quem pode ser o autor do livro? Como o livro foi parar na casa dela?

A única pessoa viva que poderia ter presenciado o fato mencionado no livro foi seu filho!! Mas Cath tem certeza que ele nada viu!! Ele era uma criança e nunca demonstrou lembrar de nada!!

Mocinha ou vilã! Verdade ou mentira?

Desesperada e totalmente transtornada, Cath tem sua vida familiar e profissional abalada!! Ela precisa se recompor para que possa colocar sua vida no prumo!! Terá que encarar seus medos pois seu pior pesadelo está escancarado nas páginas de um livro!!

Literatura Policial 27/07/2016

Todo o mundo tem segredos
A história de estreia da inglesa Renée Knight tem um ótimo ponto de partida: imagine que chega a sua mão um livro e você passa a lê-lo e, de repente, descobre que ele conta um segredo seu! O autor do tal livro não menciona seu nome, mas você se reconhece ali e o que é pior: um segredo de vinte anos pode vir à tona de maneira destruidora, arrastando sua paz e a de sua família.

Alternando os focos narrativos – ora pela voz da protagonista, ora pela de seu algoz vingativo -, e oscilando entre o momento presente e vinte anos atrás, “Difamação” não causa vertigem nem confusão no leitor. Ponto para a autora. Na verdade, o recurso é uma necessidade para a sustentação do seu empreendimento literário. Não nos perdemos nesse vai-e-vém, mas perderemos muitas de nossas certezas sobre o que é ter uma vida estável.

Leia a resenha completa no literaturapolicial.com

site: https://literaturapolicial.com/2016/07/20/difamacao-de-renee-knight/

Nana 03/07/2016

Uma trama inteligente e original!
O enredo é um suspense psicológico muito bem amarrado e com algumas reviravoltas inesperadas.Os capítulos são curtos deixando a leitura fluir muito bem. O início é meio lento e confuso por ser narrado por duas pessoas diferentes e em tempos diferentes, mas não desista pois logo em seguida melhora muito, fica bem fácil de entender e difícil de largar a leitura. O fato de ter um livro dentro da história, torna a trama ainda mais interessante. Não posso fazer mais comentários para não revelar os segredos, mas posso dizer que vale a pena e o final foi muito bom.
Uma bela estreia desta autora!

Priscila 09/09/2022

Ruim
O livro gira em torno de um grande segredo da protagonista, sempre bate na mesma tecla, aí no final quando finalmente o segredo é revelado, a autora simplesmente se desvia da tecla que ficou batendo o tempo inteiro pra entregar um plot twist fajuto. O livro é cheio de erros e inconsistências, durante toda a leitura eu senti minha inteligência sendo insultada. Os personagens são péssimos.

Natália 07/09/2021

Difamação é o nome
“Difamação” tem uma história intrigante e te prende logo no começo, e você PRECISA saber o que aconteceu. E a leitura flui muito bem, misturando presente e passado, primeira e terceira pessoa.

“Difamação” é aquele livro que você não sabe quem deve odiar no começo. Claro que, depois de um tempo, você vai entendendo a história e acaba escolhendo um lado pra odiar. E depois, você acaba odiando uma outra pessoa que não passou pela sua cabeça em odiar em momento algum. Maravilhoso.

“Difamação” mostra como a dor da perda transforma as pessoas, e que essa dor pode te consumir até o fim da vida. Mostra como o diálogo é importante entre aqueles que se amam, e que colocar as coisas pra fora é melhor do que deixar criar raízes dentro do peito. Porque, um segredo sempre pode vir à tona por mais tempo que se passe, e não importa o momento que ressurja, pode acabar com uma família.

“Difamação” é calúnia, “Difamação” é ofensa, “Difamação” é intriga, “Difamação” é dor, “Difamação” é o nome.

(Resenha publicada originalmente no blog "Radialista é o nome")

site: https://radialistaeonome.blogspot.com/2021/09/difamacao-e-o-nome.html

Victoriafilellini 05/01/2023

Difamação - Renée Knight
Seguinte:
A escrita me prendeu bastante (juro do começo ao fim), é zero complicada, o q faz com q ele seja um livro bem de boa de ler.
Eu fiquei bem curiosa pra entender o q tava acontecendo e ficava mudando de posicionamento toda hr (amei isso).
O plot twist em questão, foi inesperado? Foi! Mas acho q só foi meio jogado, tipo n tiveram coisinhas que poderiam ter passado de forma despercebida durante a leitura (pra dar aquela sensação de tipo ?TAVA NA MINHA CARA?) e n teve tmb nada que comprovasse a índole do indivíduo em questão então não consigo dizer que me impactou tanto!
Mas em geral gostei! Recomendo! Mas não posso dizer que eu tenho amores por esse livro kjkkkkk

Camila 09/09/2015

Bom livro!
Ao contrário das avaliações feitas, achei o livro muito bom!
Texto simples e leitura ágil, uma vez que não há um excesso de informações. As repetições que se percebem são aceitáveis, porque servem para fixar certas passagens que se tornarão importantes para o desenrolar da obra. As mudanças de foco narrativo também são fundamentais nesta história, e não devem ser vistas como um aspecto maçante.
Dos livros publicados em 2015, esse foi o mais interessante, talvez exatamente pela sua simplicidade.

karol 07/10/2021

Que livro sensacional.
Uma escrita muito pessoal, personagens reais, palpáveis e trama quase impossível de deixar de lado.

Adorei as reviravoltas, fiquei surpresa em algumas partes.
Muito bom.

Lali 28/10/2021

Excelente romance de estreia. A autora nos faz passear por uma história cheia de nuances e reviravoltas, com um desfecho surpreendente.

Raissa 06/04/2022

Acabeii, então.... achei bom, a escrita não é uma das minha favoritas mas é boa, não gostei tanto do final mas gostei do plost.

@aangeladani 28/01/2016

[...]É preciso coragem para tirar a máscara e ver quem realmente somos.
Terminei hoje cedo essa história e gostei muito. É o livro de estréia da autora, uma narrativa dinâmica que se alterna em primeira pessoa (quando se trata do "acusador") e terceira pessoa (quando é sobre a "acusada"). Achei bacana essa alternância, que dá uma "visão" mais neutra e "de fora" dos fatos.

Os capítulos são bem curtos, o que eu geralmente prefiro, a escrita é simples, rápida e conseguiu manter os mistérios da trama e instigar na medida certa. O nome do livro também faz jus ao conteúdo e super define a história.

"[...]É preciso coragem para tirar a máscara e ver quem realmente somos.

Nota: 4/5 (ótimo)

Elizabeth 11/08/2022

Difamação
É mais um dos livros que eu comprei em feira de livros. Dez reais extremamente bem gastos.

História diferente do que eu costumo ler e plot twist realmente surpreendente. Recomendo.

CHEIO DE GATILHO, PROCURE A LISTA DE GATILHOS ANTES DE LER.

1 | 2 | 3 | 4