O Olho do Mundo

O Olho do Mundo Robert Jordan

Resenhas - O Olho do Mundo

Marcos 25/07/2012

"Jordan dominou o mundo que Tolkien começou a revelar" - The New York Times (3canecas.com)
www.3canecas.com

Sou fã da literatura fantástica e este é o meu gênero preferido, e após ler e assistir as obras dos mestres como Martin e suas Crônicas de Gelo e Fogo, Patrick Rothfuss com as Crônicas do Matador do Rei e claro com as maravilhas de J. R. R. Tolkien, comecei a imaginar se encontraria algum outro autor que poderia se comparar a estes. Minha busca terminou após conhecer a série de Robert Jordan, e posso dizer o quanto imaginação de Jordan é incrível.

Cada autor tem suas qualidades e particularidades, mas é Jordan com sua série A Roda do Tempo, é quem posso assemelhar a Tolkien. A quantidade de elementos, lugares, criaturas, personagens, facções, exércitos e religião são ricos e com todo um embasamento histórico do próprio mundo por ele criado, e hoje sei porque seus livros despontaram na lista do The New York Times na década de 90 e a critica o considerou a obra mais famosa desde O Senhor dos Anéis.

Jordan sabe descrever seu mundo sem exagero e sem deixar o leitor cansado, além de conduzir bem sua trama com ritmo e não deixando páginas e mais páginas sem nenhum acontecimento. A partir do momento que começamos a ler e até o final do livro, mais o mundo do autor ganha vida e mais os personagens crescem, e quando imaginamos que já vimos o bastante, eis que o autor nos apresenta mais maravilhas, lendas e acontecimentos inesperados.

O Olho do Mundo é o primeiro livro da série A Roda do Tempo, que conta a saga de Rand alThor e seus amigos do Campo de Emond, em uma série de eventos conduzidos pelo Traçado na qual lendas viram realidade, e o mal a espreita em busca de destruir o mundo. Nessa aventura Rand se em volta do mal em pessoa e suas criaturas das sombras, além das Aes Sedai, aquelas que podem controlar o Poder Uno.
eduardobragaxv 04/06/2013minha estante
Urick, o livro foi publicado pela editora Caladwin, que fechou as portas este ano. A editora Intrínseca vai publicar os livros, só não sei se vão publicar a partir do terceiro ou começarão tudo de novo.

Marcos 04/06/2013minha estante
Será publicado em agosto de 2013 a partir do primeiro volume com nova tradução.

Joao 20/04/2014minha estante
Se tem ideia de quando se sairá as continuações?

Manini 07/07/2014minha estante
Eu dei uma lida nas duas primeiras páginas em uma livraria e disse a mim mesmo, preciso ler este livro. Ainda não tinha ouvida nada sobre ele e ao chegar em casa fui pesquisar, vi que este é o primeiro dos 14 filhos e vi também que a intrísica vai lançar todos com um intervalo aproximado de 6 meses, porém fiquei sabendo que outra editora já tentou lançar a série no Brasil e não deu certo. Pensei repensei sobre a compra, afinal de contas são 14 livros e ler um e só ler outro depois de um ano, não era muito animador, mas também pensei que a editora precisa de um estimulo a traduzir todos os livros e fui contribuir para aumentar o números dos leitores. Espero de coração que todos os livros sejam lançados com a qualidade que os dois primeiros foram.

Beth 03/03/2015minha estante
Gostei muito do primeiro volume e já comprei os dois seguintes. Fiquei surpresa por esse livro não ser mais conhecido. Não fosse o Skoob, não teria vivido essa aventura.

Ed Goularth 24/08/2017minha estante
Entao comprei os 4 volumes de cara. Todo começando a ler o primeiro volume, mas a história por enquanto nao engrena. Uma coisa eu sei o tradutor deve ter truncado o texto. Pra que traduzir nome próprio de coisas, personagens e lugares? Se o nem da cidade é Two Rivers deixa assim. Dois rios parece cidade do interior de minas. Traidor do Esperança me lembra muito Anthony Ryan. O Rande é o frodo e o Matrim é Sam? E o cavaleiro negro é um dos 9? Espero engrenar. Todo mundo fala bem desse livro. Estou acostumado com a escrita fluida do Martim, do Tolkien, do Ryan. Acho que o Jordan tem outra pega ou o tradutor pisou na bola mesmo.

Pedrinho 22/01/2021minha estante
Simbora conferir

Pam 29/01/2022

Um diamante da fantasia.
É preciso juntar muita coragem pra ler uma saga de 14 livros (calhamaços) mas aqui estou eu, e por enquanto está valendo a pena. Olho do Mundo me lembrou muito Senhor dos Anéis, assim como senti que ele também deve ter inspirado obras como Harry Potter, o que é uma coisa muito boa, porque amo todos esses livros.

A "mitologia"/lore de A Roda do Tempo me encanta muito por mexer com isso de tempo, eras, destinos e afins, é muito diferente do que estou acostumada e acho que deixa bem verossímil. A "mágica", aqui chamada de Poder Único, também é interessante, mas eu sinto que nesse primeiro livro ainda não vi muito do que ela é capaz de fazer, quero muito ver mais aprofundado nos próximos. Além disso, conhecer uma sociedade que somente as mulheres carregam a magia (ou melhor, a magia "boa") é bem legal, a gente tá tão acostumado a ler livros fantásticos reproduzindo preconceitos do nosso mundo e ver uma obra que deu uma afastada disso é muito bom (mesmo que as Aes Sedai também sejam discriminadas por alguns grupos, o respeito a elas e seu poder são gigantes). Além disso, a busca pelo "Escolhido", o Dragão Renascido, é muito legal. Todo o suspense ao redor dessa figura e dos vilões (o Tenebroso e os desvanecidos, trollocs e afins), são MUITO bons, eu sentia medo ali com os protagonistas. Alguns tropes podem parecer comuns (como o Chosen One, etc.) mas acho que A Roda do Tempo que ajudou a disseminar essas histórias, e mesmo que não fosse isso, é tudo feito tão bem que não fica clichê.

Eu gostei muito dos personagens, todos são muito únicos. É um alívio ler uma obra rica em personagens e todos eles têm suas personalidades e histórias, nem dá pra confundir. Deu pra ver que o Robert Jordan pensou em cada um individualmente e como seriam suas jornadas, seu desenvolvimento, etc.

Falando da escrita, é um livro MUITO descritivo, me lembrou Senhor dos Anéis (mas acho que o Jordan não chega ao nível do Tolkien). Quem teve dificuldade disso em outros livros provavelmente também vai ter aqui. Além disso, é um livro de jornada. Os personagens têm que ir de lugar A para B, depois para C, e assim por diante. Essa é a história. Devido a esses pontos, às vezes a leitura se tornou cansativa, esse definitivamente, para mim, é um livro que não dá pra "devorar”, tem que ler com paciência e disposição. Eu espero que isso mude nos próximos, até para dar uma diferenciada. Mas claro, o livro não chega a ser entediante, até porque nessas jornadas deles sempre tem coisas acontecendo ou novas informações de cultura ou mitologia nos são apresentados.

Não é um livro fácil, mas eu terminei feliz com a leitura. Pretendo, por enquanto, continuar. E ficamos na torcida para que a saga seja publicada no Brasil até o fim.

Observação pra quem viu primeiro a série do Prime Vídeo, assim como eu: se prepare porque tem muita diferença, mas pra melhor. Dá até raiva da série por ter tirado tantas coisas legais e enchido linguiça com outras que nem existem no livro. Aproveitem!!
Cih @cinthyan.leu 29/01/2022minha estante
??

Queria Estar Lendo 05/11/2021

Resenha: O Olho do Mundo
O primeiro volume da série A Roda do Tempo, do autor Robert Jordan, finalmente chegou para mim, bem a tempo de me afundar nesse universo antes da estreia da adaptação. O Olho do Mundo é um primeiro livro extremamente cativante, que abre as portas para um mundo de fantasia de roubar o fôlego.

No passado, uma Guerra rompeu o mundo, mas os acontecimentos daquele grande conflito se perderam no tempo, transformando-se em lendas. Sombras estão se reerguendo, no entanto, e podem significar a ascensão de uma das muitas antigas profecias; a que falava sobre um Dragão Renascido, aquele que pode batalhar contra esse mal terrível.

E é no vilarejo de Dois Rios, perto de um festival há muito aguardado, que nossa história começa. Conhecemos Rand, Perrin e Mat, melhores amigos que estão muito confortáveis com a simplicidade e o isolamento daquele lugarzinho. Com a chegada do festival, chega também um menestrel - e dois estranhos, um homem e uma mulher, de aura misteriosa, que trazem consigo falas intensas e olhares mais ainda.

É noite quando esse vilarejo é atacado por criaturas que, até então, pareciam personagens de lendas esquecidas; Rand, Perrin e Mat, junto aos dois estranhos, o menestrel e Egwene, uma garota aventureira do vilarejo, precisam partir. Seu destino está conectado ao da Roda do Tempo e de tudo que rege aquele mundo, porque um deles pode ser o escolhido para selar uma antiga profecia.

O Tenebroso está voltando, e eles têm que correr contra o tempo para pará-lo.

"O girar da Roda do Tempo não tem inícios nem fins. Mas era um início."

O Olho do Mundo é tão grandioso quanto o tamanho da série. São quatorze volumes, e entende-se logo nesse primeiro o motivo para isso; A Roda do Tempo é imensa. Em detalhes, curiosidades, construção de universo, sistema de magia.

Esse primeiro livro é uma jornada, pura e simplesmente. Eu me senti nos meus jogos de RPG favoritos, avançando por territórios desconhecidos, desbravando novos perigos, com uma missão principal para alcançar - distraída por outras dezenas de missões secundárias.

Robert Jordan abre sua série de maneira espetacular. É tudo de uma grandiosidade tão desconcertante, tão apaixonante, que eu simplesmente não conseguia parar de ler. O Olho do Mundo tem tudo que uma alta fantasia precisa para cativar.

É o tipo de história que fãs de O Senhor dos Anéis vão se afundar, porque tem aquela nostalgia que só voltar para a Terra-média poderia causar; personagens carismáticos muito bem construídos - e de personalidades marcantes bem diferentes entre si - uma aventura grandiosa, perigos imensuráveis e crescentes e um inimigo maior se tornando mais e mais instigante a entender e decifrar para (tentar) derrotar.

Eu sou apaixonada por mundos fantásticos, e o que Jordan construiu aqui é de encher a imaginação. Tudo é vivo nas páginas desse livro; as paisagens, as cenas de luta, as viagens, as cidades que visitam e as que deixam para trás, os protagonistas e seus companheiros. A Roda do Tempo me conquistou pela grandiosidade que entregou logo nas suas primeiras 100 páginas. Até o fim do livro, eu já me sentia familiarizada e parte daquele universo.

O leque de personagens principais que compõem essa jornada é fascinante. Rand, Perrin e Mat, garotos saídos de uma realidade rural e pequena, confrontando a enormidade do mundo lá fora com o perigo em seu cangote. Eles estão em constante ameaça, e eu gostei de como continuaram agindo de maneira verossímil às suas personalidades.

Rand, o protagonista de fato, é um pouco descabeçado e saudoso. Apaixonado por Egwene, fiel ao pai e à memória de casa, tudo que ele quer é seguir viagem para garantir que o que ele ama e quem ele ama estará a salvo - mas o preço para isso o apavora, especialmente com a crescente dos horrores em seu caminho.

"- Nas guerras, garoto, tolos matam outros tolos por causas tolas."

Perrin foi meu favorito; muito garoto com coração de ouro, ele tem uma virada interessante na história, lá pela metade do livro, que eu não esperava e que definitivamente reserva grandes surpresas no futuro para ele. Mat, o que eu menos gostei, ainda entregou boas cenas; era o mais irritante e burro (todo grupo precisa de um desses) e a quantidade de estupidez não valia pelo pouco carisma. Mas vá lá, dá pra simpatizar com ele às vezes.

Egwene, a garota aventureira do grupo, está ali mais do que por uma aventura. Mas a surpresa em relação a ela é a melhor parte, então vou deixar aqui meu elogio e amor à personagem. Além dela, Nynaeve é outra figura importante no desenrolar da história.

Onde Egwene é gentileza e empatia, Nynaeve é força e teimosia. E vocês sabem que eu amo uma personagem teimosa, então fica aqui outra parte do meu amor para Nyn; por tudo que ela representa, sendo mais velha do que o grupo - como uma irmã cuidadosa, preocupada com seus caçuças - e pela jornada que tem pela frente.

A Roda do Tempo é uma série regida por personagens femininas poderosas, e eu amei amei amei a construção de mundo por isso. As Aes Sedai, que controlam a magia do mundo e são as responsáveis por mantê-lo em equilíbrio, são fodas demais. E é uma delas que guia nosso grupo em direção à salvação.

Moiraine Sedai poderia me esfaquear e eu agradeceria, esse é o tanto que eu me apaixonei por essa personagem. Sábia e cuidadosa, madura e fria; ela é uma personagem principal cativante por carregar tanto mistério, e por entregar as respostas no tempo certo, garantindo suspense e reviravoltas interessantes. Ela, por si só, é um espetáculo.

E, ao lado de uma Aes Sedai, sempre teremos um Guardião; e o Guardião de Moiraine é Lan, um sujeito sério e sucinto, corajoso até o último fio de cabelo. Eu amei a relação intensa entre os dois, de puro companheirismo e fidelidade. Não há romance entre eles, mas uma irmandade silenciosa, uma devoção quase espiritual. Eu amo esses dois mais do que o universo todo!

"Quem sabia o que poderia sair de uma discussão entre uma Aes Sedai e um Guardião?"

As cenas de ação são ótimas, e eu gostei de como, para um livro introdutório, O Olho do Mundo conseguiu equilibrar muito bem momentos monótonos de viagem e apresentação de mundo com adrenalina pura em outros.

O sistema de magia é pura e simplesmente UAU. Toda a questão com o Poder Único, os fios que o seguem e que ligam as controladoras a diferentes elementos, mostra a delicadeza com que cada detalhe desse universo foi criado. E as complexidades por trás desse domínio, as histórias antigas que envolvem guerras centenárias, monstros saídos dos maiores pesadelos, seguidores do Tenebroso e de todo o horror que ele quer usar para varrer o mundo. NOSSA!

Eu sinto que não falei o suficiente sobre esse universo, mas é difícil colocar em palavras o que essa história me causou. É uma fantasia completa, capaz de te transportar para esse mundo cheio de perigos, onde o Tenebroso assombra cada canto e sonho, ansioso por ser libertar.

"- Lide com a vida conforme ela vier. Fuja quando precisar, lute quando for necessário, descanse quando puder."

Eu mal posso esperar pela adaptação, mas mal posso esperar para continuar mergulhando nesses livros. Tô desesperadamente esperando uma promoção pra comprar o 2 porque o 3 já está em casa, mas essa é a minha nova religião e obsessão, e vocês vão ouvir muito de A Roda do Tempo por aqui!

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2021/11/resenha-o-olho-do-mundo-robert-jordan.html
Nara_Thais 15/11/2023minha estante
Puxa, 40 curtidas e nem 1 comentário? Achei um disparate e vim agradecer por essa resenha,pois se eu já estava animada para ler, agora eu tenho certeza de que farei isso porque sua empolgação foi contagiante e eu me vi já gostando do que ainda vou ler. Obrigada!

Queria Estar Lendo 15/11/2023minha estante
Oi, Nara! Aqui no Skoob é bem comum, não se preocupa que as curtidas já significam muito pra gente! E feliz que curtiu a resenha e se empolgou pra ler, essa série é realmente muito legal!

Nara_Thais 16/11/2023minha estante
Ah então já me entreguei que sou nova nessa rede eheh. Me empolguei mesmo. Comecei assistindo a série e só no final da t1 descobri que se baseia em livros. Eu não conhecia nada do autor, na verdade. Não me animo de ler 14 livros da mesma série mas se gostar mesmo acho que consigo. O máximo que li de uma mesma série foram 12 livros de Shadow Hunters, da Cassandra Clare, mas cansei.

Victor 13/12/2023

Fantasia de alto nível
Finalmente terminei e que universo incrível e RICO!!
Não é uma história momentânea, o autor em todo momento recita eras passadas, vidas passadas, conta histórias das cidades, de pessoas emblemáticas, de vidas passadas, de coisas que marcaram esse mundo e você sente um mundo realmente construído.
Histórias do bem contra o mal tem em qualquer história mas aqui ele aborda tudo de maneira muito fantástica e tão única que o destaca e o distancia de tantas fantasias ruins que se espalharam por todo canto. Não é um livro fácil, entretanto vale cada letra, cada palavra e cada página.
Quero mais de Egwene e Nynaeve. Quero saber mais de Moiraine e Lan. Queria entender mais o interior de Mat e Perrin.
Mas acredito que como primeiro livro, o desenvolvimento funcionou muito bem.

Rayssa 14/04/2022

"A Roda do Tempo gira, e Eras vêm e vão..."
"Era mais fácil ser corajoso, ele descobriu, quando alguém precisava de sua proteção."

A Roda do Tempo é uma fantasia maravilhosa, que tende a ser uma das minhas favoritas. Mas, confesso que nesse primeiro livro achei muito arrastado, cansativo de se ler. Passei quase 3 meses para concluir a leitura, sempre empacava e passava vários dizer sem pegar no livro.

Apenas depois de mais ou menos 70% do livro, foi que passei a devorá-lo com mais afinco. Apesar de tudo, amei demais essa experiência!

E bem, o que falar agora? Estou super ansiosa para ser a sequência! ??
Bruno 14/04/2022minha estante
Já li 4, são ótimos ????

Duda 30/12/2021

Esse livro não foi o que eu esperava. Com muitas (e longas) descrições, vários trechos e capítulos desnecessários que fizeram o livro ser bem maior do que precisava e um enredo demorado e repetitivo fizeram a leitura ficar arrastada e no final acabei perdendo a vontade de ler, terminei por obrigação. Além disso, não sou fã de capítulos longos, o que tem bastante nesse livro.

A construção do mundo e dos personagens é boa mas não consegui me conectar com eles. O final, que foi rápido e concluído facilmente, deixa um gancho para o próximo livro mas provavelmente não vou continuar a série.

Lu_Augusto 20/01/2024

Um senhor livro de fantasia e uma ótima maneira de começar uma saga!
O livro começa freneticamente, na sequência vem a calmaria e com ela a devia apresentação das personagens. Aos poucos cada um deles conhece suas quest - e nessa parte muito se assemelha aos Senhor dos Anéis, principalmente A Sociedade do Anel.
O que se destaca aqui é o rico detalhamento desse mundo, a caracterização das personagens, lugares e mitos desse mundo; além disso, a relação criada entre as personagens é algo fantástico.
marceloboemeke 21/01/2024minha estante
Me deixou com vontade de ler agora!

Lu_Augusto 22/01/2024minha estante
Pode começar porque esse é bom.

Thiago Araujo 02/04/2021

Um diário de aventura
Falar de o Olho do Mundo pode ser repetitivo. Assim achei melhor ser breve e falar um pouco da minha experiência de leitura.

De início achei lento, não tinha entendido a magnitude da obra.

Em seguida, percebi que o livro era praticamente um diário, com o qual acompanhamos tudo o que acontece durante o dia dos personagens.

Na leitura você acorda, toma café, viaja, luta, foge, arma acampamento e continua a viagem no dia seguinte de forma muito detalhada.

Com essa visão, tudo fica mais incrível e fácil de entender a importância desse tipo de narrativa.

Talvez não seja pra todos. Mas eu curti demais. Fantasia Épica é a minha praia e ficar dentro dela por tanto tempo é muito interessante.

Patrick.Borges 03/09/2023

Uma alta fantasia épica
Para quem gosta de alta fantasia clássica, a saga da Roda do Tempo é uma ótima escolha. Estava um pouco receoso devido ao tamanho da saga, mas agora só penso em ler o próximo volume. Nela acompanhamos Rand al'Thor e seus amigos em uma aventura, sob a ameaça do retorno do Tenebroso, que pretende trazer a Sombra para o mundo. Aqui temos todos os estereótipos de uma fantasia clássica, como uma ameaça sombria e uma profecia sobre um herói que salvará o mundo.
Uma coisa que eu adoro em livros de fantasia é lê-los junto com o mapa, marcando onde cada personagem está, o que cada região tem de particularidade, como estão divididas as forças políticas e religiosas, e o mundo da Roda do Tempo está recheado disso. É um mundo com uma lore bem interessante, estou bem curioso para ver os personagens explorarem as demais localidades nos próximos volumes. Falando em personagens, tenho emoções conflitantes em relação a eles. No início não senti muita profundidade com os protagonistas, mas com o desenvolvimento da trama eles ganharam algumas camadas, e depois da metade do livro, não conseguia parar de pensar neles.
Nynaeve, por exemplo, é tão irritante no início e metade do livro, mas no final não conseguia não me importar com ela. Entre os favoritos, posso destacar Moiraine, que é um personagem incrível e poderoso. Apesar de ela ajudar os heróis em toda a aventura, fiquei com um pé atrás em relação aos seus objetivos. O Guardião Lan também me chamou muito a atenção, me passou a vibe de um samurai, e no final a revelação sobre a origem dele me surpreendeu. E por fim, eu adorei Loial, que é um personagem fascinante, trazendo uma visão de mundo única e aprofundando muito sobre a história do mundo.
Apesar de ser uma fantasia muito boa, "O Olho do Mundo" não é um livro perfeito. O ritmo dele me incomodou um pouco, principalmente na metade dele, onde parecia que a história não avançava, e alguns eventos ficavam se repetindo. Nas cenas de ação, as que mais marcaram foram a de Shadar Logoth e na reta final do livro, apesar desta última ser bem corrida. As demais não tiveram um impacto muito grande. O livro tem um ritmo de perseguição, onde as forças malignas sempre estão atrás dos heróis, e isso meio que me cansou, não aguentava mais ler sobre Rand e Mat chegando em uma nova vila e indo até a estalagem para buscar ajuda. Meus momentos favoritos eram quando a perseguição parava, e os personagens aproveitavam para descobrir mais sobre o mundo. Enfim, "O Olho do Mundo" é uma excelente fantasia, estou bem ansioso para ler os próximos 13 volumes.
Gabi 04/09/2023minha estante
Esse livro é o que a série da Amazon é baseado?

Patrick.Borges 04/09/2023minha estante
Simm é isso, mas não assisti ela ainda. Você chegou a ver?

Gabi 05/09/2023minha estante
Vi a primeira temporada, mas achei bem confuso. Mas gostei, quero ver a segunda

Patrick.Borges 05/09/2023minha estante
Ahh sim entendi, acho que não tem esse problema no livro. Também quero assistir, mas vou ler o segundo livro antes hehe

Wercton 02/12/2023minha estante
Essa saga é uma das minhas grandes metas literárias, só tá faltando coragem mesmo pra encarar tanto livrão haha

Patrick.Borges 03/12/2023minha estante
Eu também estava assim, com medo de encarar os 14 livros, mas até agora está muito bom kkkkkk

Cris 04/12/2021

?Há de ser o que a Roda tecer.?
O Olho do Mundo é o primeiro livro da série A Roda do Tempo onde heróis viram mitos e as Eras os transformam em Lendas!

Acompanhamos Rand al?Thor e seus amigos de Campo de Emond em uma jornada, conduzidos por uma Aes Sedai e seu Guardião para impedir que o mal destrua o mundo.

O Universo é bastante bem construído e os personagens muito bem desenvolvidos. A escrita é fácil e a leitura bem fluída. Bastante parecido com LoTR e vemos claramente a influência de Tolkien em quase tudo.

?A Roda do Tempo tece o Padrão das Eras, e os fios que ela utiliza são vidas.?

?Vida e beleza turbilhonam em meio à morte.?

Raul43 21/05/2020

O olho do mundo
É impressionante o quão rico é o mundo que Robert Jordan criou, seus personagens, mitologia, lendas, lugares, magia, a forma que ele nos apresenta essa história, a evolução de seus personagens ao decorrer da narrativa. Para quem é fã do gênero é uma excelente aquisição.
Duda 21/05/2020minha estante
????????

Thaisdv 08/01/2024

É muita enrolação
O core da historia é interressante, lembra muito senhor dos aneis sim, mas por mim, poderia ser cortado uns 40 capitulos ali no meio, porque parece que não acontece nada, é só um recheio, dificil de prestar atenção.
Achei tão maçante a leitura desse miolo, que fico me questionando se vale a pena ir pra frente, ou paramos a serie por aqui mesmo.

HAXI 13/07/2022

Uma série de 14 livros que pelo visto quero ler ?...
Confesso que gostei mais do que esperava, comecei com um pé atrás pq tava um pouco saturado de fantasias que seguem a mesma fórmula, tipo os filmes da Marvel kkk. Fiquei bastante surpreso quando minhas expectativas que não eram tantas assim foram atendidas e um pouco mais, a contrução do mundo é muito bem apresentada, mesma as narrativas sendo um pouco desgastante e as vezes beeeem maçantes você fica curioso para saber mais sobre tudo oque tá lendo, apresentar muita mais que uma breve história, quase tudo escrito aqui tem mais a se explorado, dá pra sentir que é umas daqueles livros que duram vários volumes para mostra todo o potencial, mesmo sendo um pouco desafiador as vezes por ter tantas páginas que as vezes dão num lugar que 5 páginas fariam da mesma forma e por ser uma série tão longa tiver um pouco de receio nos primeiros capítulos se realmente queria começa a Roda do tempo no fim vi que valia o esforço, espero profundamente que a intrínseca traga todos os livros para o Brasil ???? ?
Joe 13/07/2022minha estante
Faz um tempo que tenho vontade de começar mas tenho receio principalmente pelo tamanho da série, mas você me convenceu um pouco.

HAXI 13/07/2022minha estante
Cara exatamente como eu comecei pela resenha que vi de uma amigo, vai por mim o livro consegue se tão maçante quanto as obras do Tio Tolkien mas ao mesmo tempo tem a mesma pegada, tão bom quanto senhor dos anéis ou qualquer obra de Alta-fantasia ?

@LuanLuan7 19/07/2022minha estante
Só vi agora que são 14 livros ??. Ainda pensando se começo essa saga.

HAXI 19/07/2022minha estante
Estou no segundo book e pretendo continua, comprei os 3 primeiros nas promoções da Amazon.

tiorobin.silva 25/12/2022

Segunda leitura
Li a primeira vez a edição em inglês, ainda era bem jovem. Resolvi uma segunda da leitura, agora na edição traduzida. O livro é muito bom. Não vi a série, mas espero que seja tão boa.

Duda Jaques 13/04/2024

"Há de ser o que a Roda tecer"
O universo criado por Robert Jordan é absurdamente interessante e com muito potencial. Isso é inegável. É inegável também que livros de fantasia (principalmente alta fantasia) são confusos no início e depois tudo vai se encaixando, e é isso que me faz amar esse gênero. Mas esse foi diferente.

Ele não é ruim, longe disso. Mas a leitura foi extremamente desgastante e difícil pra mim. O inicio foi empolgante, cheio de questões para serem explicadas, mas depois foram quase 450 páginas de uma trajetória que pouco nos apresenta do universo. Em um determinado ponto (depois de umas 500 paginas) o livro melhora muito, mas tudo isso pra no final entregar uma enxurrada de informações de forma confusa e atropelada, com um final fraco. Faltou execução.

Mas mesmo com o empenho pra eu odiar o livro, eu realmente gostei bastante. Me esforcei pra terminar? Sim. Mas ainda tem um universo inteiro pra desbravar, e eu gostei muito do mundo pra largar ele.

Pra resumir: acho que nunca me senti tão burra lendo um livro de fantasia. Não sei se ele realmente é difícil ou eu que sou desprovida de inteligência.
*Acho também que sou a única pessoa que gosta da Nynaeve.
Nynaeve rainha, Moiraine nadinha