Casa de praia com piscina

Casa de praia com piscina Herman Koch

Resenhas - Casa De Praia Com Piscina

Alessa 14/01/2024

Achei que ia ser pior
Após ver algumas resenhas sobre esse livro, confesso que fiquei com muito medo de inciar a leitura. Talvez pelas minhas expectativas estarem tão baixas acabei sendo surpreendida positivamente.

A história começa muito devagar, em um estilo de fluxo de consciência bastante cansativo. Estamos dentro da mente de Marc e vamos ver sua vida como clínico geral e também acompanhar as férias que ele passa com sua esposa e filhas na casa de praia de um ator de praia de um ator famoso.

Nenhum personagem é verdadeiramente interessante, boa parte deles na verdade repugnantes. Mas de alguma forma, achei eles bem tridimensionais, consegui acreditar que poderiam existir pessoas assim. Um ponto que foi positivo pra mim foram os diálogos, principalmente entre Marc e sua esposa, eu lia e me parecia um casal que está junto a muitos anos e os dois conseguem entender a linguagem do outro.

Toda a narrativa me lembrou muito a sensação de quando li o livro "Eu estou pensando em acabar com tudo", você sente que tem algo errado e principalmente: que alguma coisa muito ruim vai acontecer a qualquer momento. Os livros tem estruturas bem diferentes, mas para mim foram gerados sentimentos muito parecidos.

Depois de uns 40% o livro fica bem mais dinâmico, em determinados momentos inclusive com cenas bem tensas que o autor soube desenvolver muito bem.

Existiram vários momentos que eh fiquei bem ???? e também achei desnecessário toda descrição gráfica de coisas nojentas, não acrescenta em nada pra trama.

Foi uma história que me prendeu, infelizmente achei que a forma que o autor escolheu resolver as pontas soltas no final bem sem graça.
Não é um livro ruim, mas acho que tem MUITA coisa melhor pra se ler.

Francinne 20/03/2021

Falar desse livro não é uma tarefa fácil para mim, acho que não consigo falar de coisas boas dele já que a leitura do início ao fim só me causou repulsa.
Normalmente em minhas resenhas eu faço um pequeno resumo do livro, mas não consigo nem descrever algo para esse livro, então vou fazer da maneira que eu achei que o autor me passou. São algumas pessoas nojentas que se conhecem e acabam passando o verão juntos em uma casa de praia com piscina, e que obviamente acontece algo nojento, acho que esse é o pequeno resumo que consigo fazer sobre.
De verdade eu achei que o livro trouxe muitas críticas importantes de serem vista, mas achei desnecessário o autor nos passa da maneira mais nojenta. As críticas dos livros já são pesadas, acho que o que o autor poderia ter feito e ter tentado deixar a narrativa mais leve, talvez se a narrativa fosse através de uma pessoa menos nojenta que o Marc seria uma leitura pesada, mas conduzida de uma outra forma. Já li alguns livros com o enredo tão pesado quanto, mas os autores conduziram a leitura de uma forma que dava pra ler.
Eu de verdade não gosto de não recomendar um livro, mas esse eu não consigo recomendar, talvez ele tenha funcionando bem para outras pessoas, porém acho que para maioria das pessoas que vi não se agradaram também com a leitura.
Não sei se valeu a experiência, mas é isso.

Ninii 08/12/2020

Se busca por suspense e tensão...
... você irá encontrar aqui. Dr. Marc viaja pra dentro de si ao exprimir o que sente pelo que acontece ao seu redor. Devastado pelo que acontece com sua família, ele irá te envolver (e as vezes entediar) com essa trama.

Gabriele Talaia 25/01/2021

Casa de Praia com Piscina
Esse livro me chamou a atenção por ser de um autor anteriormente lido, e ao ler a sinopse na terceira capa eu já sabia que podia esperar por um plot twist forte, como o apresentando na obra "O Jantar". Entretanto, tanto o mistério quanto sua conclusão vieram com menos força, na minha opinião, apesar do tema ser tão importante e delicado. O mistério da morte do ator é resolvido de forma quase calma, apesar da sombra que faz na história. O livro é bom, mas poderia ser melhor.

Juliana 12/02/2018

Um bom thriller psicológico
Me prendeu do começo ao fim. Duro, honesto e sem hipocrisia, mas com personagens hipócritas e muito humanos. Adorei a escrita e a tensão criada no enredo.

AndradeFS.Ju 22/04/2021

A primeira metade é nojenta e cansativa, a segunda é repugnante e revoltante. O protagonista é desprezível. E eu realmente não entendo como não há um adulto responsável naquele lugar. Eu sei que o autor fez um trabalho excelente em mostrar o pior lado do ser humano, mas ainda assim não consigo avaliar isso positivamente.

Angelica75 25/06/2021

Feito para incomodar.
Marc, o médico clínico das Celebridades e High Society holandesa. Mal sabem seus pacientes que ele nem presta atenção em suas consultas. São 20 minutos cravados e depois dos 5 minutos Marc já está divagando, pensando na podridão do ser humano, quase sempre.

Esse pra mim, apesar dos pensamentos desprezíveis, é o grande trunfo da escrita do Herman Koch. Ele não vai maquiar nenhum dos personagens. Vamos desconfiar e ter asco de todos eles (dos principais) em algum momento .

Ralph Meier, ator famoso no país e um de seus pacientes, consegue se infiltrar na família de Marc. Então o convida para as férias na tal casa de praia com piscina. Caroline, esposa de Marc não quer ir, as filhas (13 e 11 anos) ao conhecerem os filhos de Ralph (em uma ocasião que parece um acaso mas que não foi) fazem pressão para irem para a viagem.

Lá é onde tudo acontece, são vários fatos, alguns parecem desimportantes mas - atenção- não são! Cada atitude de cada personagem importa. E me fez sempre ficar intrigada e convicta de que não existe ?mocinho e bandido?. Ali são duas famílias + um casal reais. Com todas as imperfeições.

Então acontece o clímax. Um incidente que vai trazer desconfiança de todos. Marc parte em
viagem de volta com sua família mas continua agindo para saber o que aconteceu. E
no seu consultório um tempo depois quando Ralph reaparece, com uma suspeita de doença grave o desenrolar se torna ainda mais denso.

Um espelho de nossa sociedade.
Atentem-se aos detalhes, aparentemente desimportantes mas que instauram significados indispensáveis para decifrar o mundo que Herman Koch nos oferece.

Nota 4 por ser muito bom. Não dou 5 porque essa
nota deixo para os inesquecíveis.

Mimi 22/03/2020

Casa de praia com piscina
Foi o livro que me fez sentir vontade de ler de novo depois de muitos meses sem ler nada. Um dos melhores livros que já li.

Bia 09/02/2020

Quando o escritor se torna maior que a obra, na obra.
Um ótimo livro, em que o escritor soube dosar perfeitamente seus detalhes, em que nós temos a que informação suficiente pra saber exatamente o que acontece, mas nada que deixe a leitura entediante.

Os personagens são muito bem desenvolvidos, mesmo os que entram apenas durante a história, e especialmente o protagonista, ele não é apenas uma representação do escritor, ou a caricatura de um personagem que fora escolhido pra ser o ponto de vista da história, ele tem opiniões, ele tem lembranças, ele é um ser humano, isso é muito importante, assim você aprende a gostar e não gostar do personagem, porque ele é humano, ele erra e acerta.

E a abordagem do escritor para coisas erradas que se tornam normais na sociedade em que vivemos, infelizmente. A abordagem da paternidade também fora muito bem feita.

Enfim é um dos meus livros favoritos com toda certeza, mesmo tendo uma trama simples, é um show de escrita.

Lets 17/10/2018

Uma leitura desafiadora
Marc é um médico muito procurado porque possui um diferencial: suas consultas duram 20 minutos. O que seus pacientes não sabem é que ele não presta atenção em uma só palavra do que eles falam e faz o seu diagnóstico em 5 minutos. Pela imagem que passa é um médico muito prestigiado e amado por seus pacientes e por isso é sempre convidado para lançamentos, estreias de filmes e peças e demais eventos.

Marc é casado com Caroline e possuem duas filhas, Lisa e Julia. Um de seus pacientes é Ralph Meier, um artista em ascensão que é tão desagradável quanto Marc. Eles se aproximam e são convidados a passar as férias de verão em uma casa de praia com piscina. Caroline, a princípio, não quer ir, mas aceita para agradar suas filhas.

Tudo está correndo normalmente, dias regados a comida, bebedeira e passeio na praia, até que um evento violento e sem explicações abala a família de Marc e o obriga a voltar para casa antes do esperado.

Depois disso, nada mais é normal na família de Marc, eles se afastam da família Meier, até que um dia Ralph o procura porque está desconfiado que algo em sua saúde não anda bem. Marc o acalma e diz que não há nada o que se preocupar, porém, após um curto período, Ralph morre e Marc terá que responder pelo erro médico que é acusado.

No livro conhecemos verdadeiramente como Marc é e ele é uma pessoa desprezível e extremamente preconceituosa. Para falar a verdade, quase todos os personagens do livro são repugnantes, mas isso é um ponto positivo, já que o autor conseguiu mostrar como algumas pessoas são, sem hipocrisias e rodeios.

É impossível ler o livro e não sentir raiva de qualquer um dos personagens, eu senti raiva quase o livro inteiro. O clímax da história, para mim, foi mais confuso do que esclarecedor. O modo como eles reagiram a situação foi bem bizarro e não achei o final muito claro. A história foi bem conduzida, mas nas últimas páginas não há uma nitidez do que aconteceu e por isso tudo que aconteceu depois parece um tanto sem sentido.

"Casa de Praia com Piscina" é um livro desafiador, contudo a leitura é válida para sairmos da zona de conforto, nunca tinha lido algo tão cru e sincero como no livro. Com certeza, não é um livro para distrair a mente e sim para reflexão.

Paulascrap 17/05/2017

Entediante!.........
,Tédio puro e absoluto e que define esse romance do holandês-uma narrativa cansativa e uma história que simplesmente não desenrola, um médico repugnante, sem qualquer escrúpulos e artigos, ou melhor sem qualquer compaixão pelo ser humano, um jogo de transições em relacionamentos que não é valencia nada, e sem qualquer hesitação comete um erro médico propositalmente por um ato de vingança, levando a morte do paciente, e mais impactante por um motivo que inexiste. Sua experiência foi elaborada por algo irreal, um crime que ele absolutamente incomunicado com a sua filha, e na verdade, nunca mais, em vez de encontrar alguém encontrado nessa moral na historia vamos conversar pq eu não cheguei a no completado, para mim nada fez sentido. Ainda não existe dúvida Se comprarei O Jantar, não sei se encaro outra obra do autor, odiei a escrita.
Rose.Agra 18/06/2019minha estante
Compre O Jantar. É ótimo! Melhor do que esse!

Paulascrap 25/06/2019minha estante
Acabei assistindo ao
Filme

Camila Miranda 15/03/2017

Gostei muito da leitura desse livro. Já conheci ao autor pelo livro O Jantar e me encantei pela sua escrita ágil e pensamentos afiados.. Desde a primeira página de Casa de Praia Com Piscina já senti que adoraria a leitura e que era realmente aquilo que eu estava procurando rsrs

A história é sobre um médico que foi passar as férias na casa de praia (com piscina) de um de seus pacientes, só que um tempo depois esse paciente faleceu e agora o tal médico é suspeito de negligência ou até mesmo assassinato. E tudo nos leva a entender que o que aconteceu na casa de praia com piscina é de crucial importância para desvendar essa história toda, e é isso o que o autor faz, ele nos explica tudo desde o princípio até o momento atual.

E eu gostei muito do desenrolar do livro. Utilizo post-its e marquei várias páginas porque adorava alguns dos pensamentos do Marc (o personagem principal do livro). Acho que vale 5 estrelas.
Ed 05/09/2017minha estante
É perfeito. ameiii

Julia 01/01/2022

Horrivel
Lendo as outras resenhas percebi duas opiniões distintas: pessoas que detestaram a trama pela temática em si, achando o livro repulsivo e pessoas que amaram exatamente por tocar em pontos tabu.
Minha opinião é: EU ODIEI. Não por que achei repulsivo, mas por que achei MUITO mal escrito. Ele é extremamente pedante e pretensioso.
Quando comecei a ler me lembrei logo de Nelson Rodrigues, escritor que fez com maestria o que o autor desse livro tentou fazer (e não conseguiu). Nas histórias do Nelson você é apresentado a personagens misóginos, homofóbicos, preconceituosos e tudo que vêm dentro desse combo. Apesar das temáticas que colocam seu apito moral para funcionar a todo momento, as leituras são instigantes e provocadoras. Um ótimo exemplo do que esse livro poderia ter sido.
Em 'casa de praia com piscina', eu não vi desenvolvimento de nada. Os personagens são extremamente contraditórios e caricatos. Várias cenas não tem nenhum sentido, e estão lá somente para pontuar ao leitor a única faceta desse livro, a de que os personagens são pessoas horríveis.
Antes da metade do livro eu já comecei a pensar "ok entendi que o protagonista não gosta de pessoas, que as mulheres são influenciáveis e movidas somente pelo instinto sexual, e agora". E foi isso, não há resposta para nada somente um tanto de "provocações" vazias. Típico livro prepotente com um autor que acha que consegue escrever personagens profundos mas que apresenta a profundidade de uma poça de água.

Rizia Castro 14/10/2015

Resenha: Casa de praia com piscina, de Herman Kock
Casa de Praia com Piscina, de Herman Koch nos apresenta Marc Schlosser, um médico diferente com uma característica estanha para sua profissão: Ela tem certa repulsa por corpos humanos. Ele é bem enfático quanto a isso, mas deixa tudo guardado em sua mente, enquanto atende um paciente. Por fora, Marc é um médico familiar conceituadíssimo e requisitado por muitos, pois costumar escutar (ou fingir escutar) aqueles que lhe procuram.

Um de seus pacientes é o famoso ator de teatro Ralph Meier. Um senhor de meia idade, casado e com dois filhos. Apesar de não ser próximo de seus pacientes, Marc acaba se relacionando um pouco mais com Ralph e durante as férias recebe o convite para passar uns dias com sua esposa Caroline e suas filhas, Julia e Lisa na casa de praia com piscina que ele havia alugado para com sua família.

Meio a contragosto de sua esposa, Marc aceita e todos vão passar as férias com a família de Ralph que é composta por sua esposa Judith, seus dois filhos Alex e Thomas, sua sogra e um casal amigo. Festas, churrascos, bebedeiras e passeios na praia marcam a estadia deles durante o período na casa de praia.

Eles passam a interagir de formas muito diferentes. Julia fica encantada por Alex. Caroline não gosta da forma com Ralph olha para ela. Marc e Judith sentem uma atmosfera diferente quando se falam, e todos acabam envolvidos em pequenas teias. Até que um ato bárbaro de violência modifica completamente a vida de Marc e sua família e isso irá refletir em todos que estavam presentes naquela casa.
Casa de praia com piscina foi perfeitamente escrito para leitores perspicazes que gostam de detalhes que pouco a pouco vão conduzindo ao desfecho da história. Sabemos que algo de ruim irá acontecer com o grupo que estava na casa, pois a atmosfera é tensa. A narrativa intercala o presente e passado. Não posso revelar muitos detalhes, mas logo nos primeiros capítulos conhecemos um fato que irá sustentar todo o resto da narrativa.

Os personagens são um espetáculo a parte nesta obra de Koch. Ácidos, humanos e imperfeitos, o autor nos mostra faces diferentes de cada personagem nos levando a questionar sua moral e quem é o mocinho da história. Os papéis se invertem constantemente.

Casa de Praia com Piscina é o segundo livro de Herman Koch publicado pela Editora Intrínseca no Brasil. O autor possui uma escrita genial e preciso alertar que esse não é um livro com muita ação. Muito pelo contrário, temos aqui o lado anímico a todo tempo sendo testado. Por essa razão o ápice ocorre já nos capítulos finais, mas não deixa a desejar.

Gostaria de parabenizar a Editora Intrínseca pela capa. Uma verdadeira obra de arte, digna de um grande escritor.

Um belo exemplar de thriller psicológico. Recomendo a leitura para leitores exigentes e que curtem uma escrita densa e impecável.

Gostaram do livro?
Conheciam o autor?
Gostam do gênero?
Comentem ;)

site: http://www.livroterapias.com/2015/10/resenha-casa-de-praia-com-piscina-de.html

Mara146 08/09/2016

Continua acima da média
Li "O Jantar" do mesmo autor esse ano e me apaixonei pelo livro, então corri para comprar sua outra obra. Arrastado, com algumas informações que não eram de fato necessárias, mas muitíssimo bem escrito. Só que não se compara ao Jantar, então me decepcionei um pouco, não tanto para não dar 4 estrelinhas e um salve para o holandês Herman Koch.
Que venham outros livros...