A Escolha de Yasmeena

A Escolha de Yasmeena Jean P. Sasson

Resenhas - A Escolha de Yasmeena

Leitora Viciada 11/09/2015

Resenha para o blog Leitora Viciada
A Escolha de Yasmeena é uma história verídica sobre o rapto de uma jovem mantida como escrava sexual em meio à guerra. A autoria é de Jean Sasson, americana que morou por vários anos na Arábia Saudita e há décadas visita todo o Oriente Médio, sempre em busca de histórias de pessoas comuns, mas que precisam ser ouvidas pelo mundo inteiro. A obra foi publicada originalmente em inglês em 2013 e a Editora BestSeller (do Grupo Editorial Record) a lançou no Brasil em agosto de 2015. Agradeço a editora por publicar Jean Sasson. Este foi meu primeiro contato com seu trabalho e já estou desejando ler outros livros de sua autoria.
A capa é bonita e traz o olhar intenso de uma mulher com o rosto misturado a uma estampa árabe. Sua boca está escondida atrás do título e o fundo é vermelho como sangue, porque esta é uma história real de uma mulher estuprada. É uma obra voltada ao público adulto.
O exemplar da BestSeller é bem-feito, apresentando orelhas, papel off-white (é amarelado) e perfeitos trabalhos de revisão e diagramação. Ao centro do livro foram colocadas as fotos da visita autora ao Kuwait, com legendas e explicações interessantes. Essas páginas são de material diferente, lisas e brilhantes.
Esta foi uma produção muito delicada. Desde o momento em que a escritora se encontrou com "Yasmeena" até o lançamento do livro se passaram 14 anos. O encontro das duas ocorreu 7 meses após a desocupação do Kuwait pelo Iraque. Jean Sasson foi uma das 146 pessoas convidadas pelo governo kuwaitiano para estar no Voo da Liberdade, em março de 1991. O motivo foi seu livro best-seller The Rape of Kuwait, que completava 6 meses e trazia relatos de kuwaitianos refugiados no Egito, na Arábia Saudita e na Inglaterra que contaram suas experiências durante a invasão do Kuwait. Com o fim da guerra Jean foi ao país ver por conta própria a destruição e entrevistar os sobreviventes do conflito, para uma nova publicação.
Dentre tantas histórias impressionantes, uma sobressaiu-se. Um relato representando vários; uma mulher representando tantas mulheres estupradas, aprisionadas e mantidas em cativeiro por soldados. Muitas vítimas e somente uma ávida para contar.

Para ler toda a resenha acesse o Leitora Viciada.

site: http://www.leitoraviciada.com/2015/09/Yasmeena.html

Léia 05/10/2018

Não aguentei
Apesar de estar ansiosa para a leitura, desde o princípio venho pensando que talvez esse não tenha sido o melhor momento para ler A Escolha de Yasmeena.

Desde o início da leitura, já deixei de lado algumas vezes, e voltei a pegar novamente, finalmente cheguei na metade, mas não aguento mais, é muito pesado. Não estou emocionalmente preparada pra ler tamanha crueldade.

Por mais que eu saiba que existe muita gente ruim por aí, e que muita gente sofre mundo a fora, e que as mulheres são assediadas, e tratadas como objeto mundo a fora, e que diariamente, no mundo todos mulheres sofrem com o abuso sexual, eu não aguentei ler! Pesado demais, mexeu demais comigo, meu psicológico está destruído.

Futuramente, quando estiver em um estado de espírito melhor, talvez conclua. Mas não agora

Prof. Angélica Zanin 24/06/2022

As Vítimas são Elas
Mais um de Jean Sasson, mais um em defesa da mulher sobrevivente em uma cultura extremamente machista. Yameena, libanesa e vivendo temporariamente, no Kuait, é violentamente sequestrada e submetida a todo tipo de violência por homens afegãos, invasores do Kuait e pertencentes ao exército de Sadam Hussein. Ela, após a expulsão das tropas afegãs do Kuait, pôde contar sua história à autora Jean Sasson, que a divulgou para todo o mundo. Choca nos saber o que aconteceu com mulheres árabes, em 1990, e pior, ainda acontece. Mas nos preocupa ainda mais o fato delas não poderem, muitas vezes, se revelar por serem acusadas pelas violências recebidas. É cultural, é milenar mas é, indiscutivelmente, desumano.

Ana Carolina 11/09/2015

Ela escolheu Viver!!!
Yasmeena uma libanesa dotada de uma beleza e inteligência aos 23 anos levava uma vida afortunada, em uma cultura onde o filho homem é valorizado e a mulher desprezada, ela tinha um pai que amava as suas filhas e sua esposa, mesmo contrariando a família, seus pais lhe proporcionaram estudo e concordaram com que se tornasse comissária de bordo.
A pedido da amiga e colega de trabalho elas trocam os voos, então Yasmeena e seus colegas se veem no meio da guerra no Kuwait. Algum tempo depois ela acaba sendo presa pelos soldados iraquianos e é levada para uma prisão “especial” onde é escolhida pelo capitão como sua nova diversão. Em meio a tanto sofrimento e abusos ela faz uma escolha, decide ir contra a sua cultura, sua crença para que pudesse sobreviver a esses horrores, utilizando de sua inteligência e seu corpo para ajudar as outras prisioneiras e encontrar uma forma de sair daquela prisão.
Através de sua história conhecemos Lana (a mais bela dentre as que estavam cativas), uma kwaitiana de apenas 16 anos fiel aos costumes e ensinamentos de sua cultura, que fora sequestrada pelos iraquianos e teve o azar de cair nas mãos do soldado mais cruel e assustador, a Besta como ela o chamava, que por 3 vezes ao dia mantinha um horário fixo para os abusos, além de ser humilhada, espancada e torturada só pq ele tinha o prazer em vê-la gritar.
Um relato chocante sobre um lado da guerra que muitos ignoram, com uma narrativa envolvente e comovente, confesso que em alguns momentos precisei parar um pouco, respirar e continuar com a leitura.
Recomendo a todos essa história impactante de sofrimento e superação.

Luciana Sabbag 14/09/2015

Livro 33: Terminado em 13 de setembro de 2015.

Novo livro de Jean Sasson, lançado este ano.
A história (real) aconteceu em 1990, quando o Kwait foi invadido pelas tropas do Iraque. A autora disse que, apesar de ter colhido o depoimento naquela época, achou melhor não publicá-lo para proteger a personagem.
Yasmeena, uma libanesa de 23 anos, bonita, inteligente, estudada, que caiu nas mãos dos soldados iraquianos e tornou-se escrava sexual.
O livro narra todas as violências que Yasmeena e a kuwaitiana Lana, de 16 anos, sofreram na prisão. Estupros diários, brutais e surreais, por homens escrotos de mentes doentias.
Os fatos são chocantes e muito tristes, mas a vontade de sobreviver e a inteligência (para manipular a situação) de Yasmeena são impressionantes.

Jean Sasson foi uma das primeiras escritoras que fizeram com que eu me apaixonasse por histórias de mulheres árabes, desde que li "Princesa", lá pelos meus 19 anos. Foi minha autora favorita por muitos anos, mas hoje, já não a tenho no topo da lista. Ainda assim, gosto muito de suas obras -- são do tipo "só mais um capítulo! Só mais um!" :)

Nota 4 de 5.

ViagensdePapel 03/11/2015

O livro A escolha de Yasmeena foi escrito pela americana Jean Sasson. A autora viveu no Oriente Médio durante 12 anos, onde testemunhou incontáveis confrontos, desde pequenas rebeliões a guerras. Sua obra teve como base depoimentos coletados de mulheres capturadas e torturadas pelos soldados iraquianos durante a Guerra do Golfo.

Yasmeena é o nome fictício dado pela autora a uma libanesa que sobreviveu aos horrores da guerra e aos abusos sexuais constantes. A partir dos depoimentos da jovem, alguns anos depois Jean Sasson decide reproduzir para o mundo sua história, as tristes lembranças de tudo que Yasmeena havia relatado.

Apesar de criada sob os costumes do Oriente, Yasmeena era independente, aos 21 anos optou por uma carreira em vez de seguir os passos das demais mulheres muçulmanas, tornou-se comissária de bordo. Com 23 anos, ela havia conquistado muitas amizades, o que possibilitava a troca de expedientes com as amigas. Assim, ela acabou substituindo uma delas no voo para cidade do Kuwait.

Em 2 de agosto de 1990, o Iraque invade o Kuwait, o povo resiste, mas o exército Kuaitiano foi rapidamente derrotado e Saddam incorpora o país ao território iraquiano. Yasmeena fica encurralada, impossibilitada de retornar para o Líbano, abrigada pela família de uma amiga. Desde então, vários conflitos armados se sucederam e a situação do país só piorava. Eram comuns os relatos de famílias tendo suas casas arrombadas e suas mulheres estupradas.

Continue lendo a resenha aqui:

site: http://www.viagensdepapel.com/2015/10/resenha-escolha-de-yasmeena-de-jean.html

Carol 20/03/2018

Desafio Literário - Livraria Cultura 2018
#4 - Escrito por uma mulher

Toni 24/04/2018

Entre agosto de 1990 e fevereiro de 1991, o Kuwait foi invadido pelo Iraque de Saddam Hussein. Nesses quase sete meses de ocupação, centenas de mulheres foram mantidas prisioneiras e estupradas DIARIAMENTE (em alguns casos, múltiplas vezes POR DIA) por soldados iraquianos. "A escolha de Yasmeena" conta a história de uma sobrevivente desses circos-prisões relatada à jornalista Jean Sasson que visitou o país logo após a liberação do Kuwait.
Um relato de terrível brutalidade que resumo nenhum pode fazer justiça e que merece muito mais leitores e respeito por parte da editora que o publicou aqui no Brasil (que teve o mau gosto de classificar o livro como "leitura instigante como um Thriller").
Não, não é instigante, cara BestSeller. É indigesta, dolorosa, aterrorizante, injusta, revoltante. Faz com que até mesmo nossa leitura se volte contra a linguagem empregada, questionando até que ponto seria ético lançar mão de metáforas e símiles para descrever a barbárie.
Que lindo seria um mundo em que livros assim não precisassem ser escritos.

Gabi 27/03/2019

Chorei
Que livro pesado, gente. De uma crueldade enorme, tomei fôlego várias vezes durante a leitura. Como essas mulheres sofreram... Eu não conseguia nem imaginar tudo que essas mulheres passaram e sentiram na mão de homens que podem ser chamado de demônios. E que cultura desgraçada essa onde as mulheres são culpadas por serem estupradas e preferem as filhas mortas do q violadas. Repulsa é o q sinto dos homens e a cultura desse país.