Guardiola Confidencial

Guardiola Confidencial Martí Perarnau

Resenhas - Guardiola confidencial

Arthur.Marin 21/08/2023

Nesse livro de Martí Perarnau, é retratado como é o dia a dia com um dos maiores técnicos de futebol da história: Guardiola, um obcecado pela vitória e pelo êxito. Simplesmente incrível entender como o grande Pep pensa e analisa os jogos. Uma leitura obrigatória para todo apaixonado por futebol!

Carlos.Magnun 20/05/2022

Guardiola
Um livro que mostra o técnico Pep Guardiola muito de perto. Mostra o quanto ele vive o clube que ele dirige. Excelente livro.

Czuchraj 21/07/2021

Guardiola
Muito bom, aqui aprendemos um pouco sobre a personalidade e como funciona o trabalho de uma das maiores mentes do futebol. E como fã do Guardiola, Bayer e futebol achei um livro sensacional, mas se você não é muito fã do esporte talvez não goste muito.

Franklin30 22/06/2021

Evolução sempre!
Se tem algo que o Guardiola ensina para a vida, através do futebol, é não ficar parado, não se contentar com o sucesso de ontem e, não apenas desejar, mas, trabalhar incansavelmente para que a evolução aconteça! As estratégias e táticas para que isso aconteça são demarcadas e detalhadas minuciosamente por Pep e é exibido exemplarmente nesta obra que Martí Perarnau desenvolve brilhantemente, imagino por também ter sido atleta de alto rendimento.
Para fãs de futebol e, também, para não fãs, afinal o futebol é apenas uma ferramenta de expressão do que é a paixão de Guardiola. Feliz por terminar a leitura.

Pedrão 08/07/2020

Sensacional
Um livro fantástico para quem é fã de futebol. Imersão no dia-a-dia de um clube, noção detalhada sobre os métodos e pensamentos de Guardiola em seu primeiro ano de Bayern e aprofundamento no processo de transição do treinador. Com treinamentos inovadores e ideias visionárias, Pep se mostra o melhor naquilo que faz. Excelente opção de leitura. Recomendo!

Vinícius 10/05/2020

Bastante repetitivo
O livro é interessante, mas o autor não tem o know how pra segurar o leitor. Quem for ler, é bom estar ciente disso. É extremamente repetitivo. Num intervalo de 5 páginas, ele repete três vezes a mesma informação.

Fala um pouco dos ideais táticos do técnico e, principalmente, das suas características pessoas.

Bordingon 17/05/2018

Bom, mas muito técnico
O livro conta bastante sobre o dia a dia do técnico, é possível conhecê-lo um pouco mais a fundo. Porém o livro explora muitos detalhes técnicos do futebol, perdendo muito tempo descrevendo partidas e detalhes táticos, quando na verdade eu esperava um livro mais focado na vida e na mente dessa lenda do futebol contemporâneo. Um bom livro mas meio maçante.

Wallas.Vieira 04/12/2017

Excelente para entender como é a personalidade de um dos melhores técnicos de futebol da história. Seus métodos de trabalho, seus conceitos, ideias, maneiras com que escolhe tratar os jogadores. Mas também todo o lado emocional de Pep, como ele reage as situações do dia-a-dia.
A riqueza de detalhes impressiona e faz o leitor sentir como é estar dentro de um clube gigante como o Bayern, como funciona o futebol alemão e como são os jogadores no sua intimidade. Faz perceber-se também a diferença e o choque de ideias entre Pep e o futebol alemão e o peso de se substituir um técnico que conquistou a trípice coroa e como manter motivado jogadores que ganharam tudo.
Leitura essencial para conhecer mais sobre tática, sobre o futebol alemão e a personalidade de grandes personagens do futebol mundial.

icaro 23/08/2017

Essencial para entender futebol
Guardiola Confidencial é uma verdadeira obra de arte. Não era para menos, o autor mergulhou no universo de Pep Guardiola durante a primeira temporada do espanhol no Bayern de Munique em 2013/14, sem restrições. “Escreva o que quiser e critique o que quiser”, disse Pep Guardiola para Martí Perarnau, no verão de 2013.

Com o desafio aceito, Perarnau cumpriu a missão e trouxe o leitor para dentro do clube, dos campeonatos, vestiários e bastidores em um total de 408 páginas. No livro, estão todos os momentos, sentimentos, desafios e problemas enfrentados por Guardiola durante o primeiro ano como treinador da equipe alemã. A riqueza de detalhes espanta.

O leitor já é fisgado desde o profundo encontro do treinador espanhol com Garry Kasparov, ex-jogador de xadrez, logo nas primeiras páginas. Ao longo delas, quem lê, faz uma viagem pela mente e pelos pensamentos de Guardiola e passa a entender também quais são os reais desafios enfrentados por um treinador de futebol na busca por uma equipe vencedora, ao menos para os profissionais que estão na Europa.

Desde o princípio, fica claro que Guardiola tem uma filosofia sólida dentro de sua cabeça e tenta implantar isso em suas equipes levando em conta as peças que estão à disposição, a cultura do futebol local, aspectos de treinamento e a própria maneira de como entende o futebol. Declara guerra ao “tiki-taka” e busca de maneira concreta que o time seja o mais eficiente possível, não se importando com o resultado, mas ao mesmo tempo em busca dele. Fica claro que Guardiola é incansável na busca por soluções para a equipe, em maneiras práticas e teóricas de como extrair o máximo de sua equipe e seus jogadores.

O desafio fica maior ainda quando a intenção do treinador é implantar suas ideias justamente na temporada posterior a conquista da Tríplice Coroa do Bayern. Quando muitos treinadores optariam por manter um time que está ganhando, Pep vai na contramão e, com o respaldo da diretoria, promove mudanças para colocar o Bayern em um caminho de conquistas ainda maior. Logicamente que isso é impensável ao futebol brasileiro e mostra o tanto que dirigentes do Brasil têm que amadurecer pra que um trabalho consiga ser realizado em um clube com o mínimo de tempo.

O livro consegue agradar todos os públicos que se interessam pela temática esportiva, mesmo aqueles que não trabalham com futebol, mas também com outros esportes. Torcedores, fãs, amantes, aficionados e qualquer pessoa que ao menos diga que torce para algum time esportivo. Leitura obrigatória.

site: http://valendoesportes.com.br/resenha-guardiola-confidencial-editora-grande-area-2015/

Fabricio.Silva 01/03/2017

Essencial
Um livro para conhecer o técnico que revolucionou o futebol com seus conceitos, um cara obcecado pelo trabalho e a busca pela excelência. Os métodos de trabalho diferenciados. Como disse André Kfouri: "Tem um trecho do livro numa conversa em particular com Messi, que você não vai ler apenas uma vez, vai voltar e reler, ler novamente, ler outras vezes" . Com isto, vai descobrir como Pep Transformou Messi numa máquina de fazer gols. Porém , só lembrando que o livro conta a sua primeira temporada no time de Munique.

Gabriel 15/01/2017

Excelente livro que mostra um pouco do trabalho do melhor treinador dessa geração e sem querer, para nós brasileiros, mostra o enorme atraso em que nosso futebol se encontra.

Rafael Soares 07/10/2016

Um pouco da mente de Guardiola
O livro não retrata, apenas, o primeiro ano de Pep no Bayern, mas também como funciona a mente desse cara obcecado pelo futebol.

A importância dada à saída de bola, o jogo de posições, o ataque em bloco, entre outros detalhes que fazem dele um dos melhores, senão o melhor técnico do mundo.

Um ponto interessante: Muita gente acha que Guardiola é defensor ferrenho do tic-taca. Ledo engano. Odeia.

Muitos conceitos podem ser aplicados na vida cotidiana. A intensidade e a dedicação ao que se faz. Pep prega que, se você se dispõe a fazer algo, faça com paixão, com intensidade e vá fundo. Não se empolgue com a vitória, mas também não desmorone com a derrota.

A perfeição é inalcançável, mas a busca deve ser constante.