Sniper de Elite

Sniper de Elite Scott McEwen

Resenhas - Sniper de Elite

Su 15/04/2019

Sniper de elite - Viagem sem volta, Scott McEwen.
#ResenhasDaSu.
Vim falar do primeiro livro dessa trilogia, que se trata de um thriller militar baseado em missões da Equipe Seis dos Seals.
Esses soldados são a elite da marinha americana, e o significado da sua sigla é 'Sea, Air, and Land', que traduzindo também se explica que eles atuam no mar, ar e terra.

O autor da trilogia Sniper de elite foi também o coautor do livro Sniper Americano, que conta como foi a vida do Sniper mais letal da história dos Estados Unidos, Chris Kyle.

Sniper de elite, Viagem sem volta definitivamente tirou meu fôlego até o último instante.
No meio de um treinamento dos Night Stalkers, os soldados se veem caindo numa emboscada. Embora eles tentem revidar e atacar o inimigo, a tentativa não sai como esperado e todos os soldados são mortos, com exceção da piloto Sandra Brux, que sobrevive e é sequestrada por insurgentes do Talibã.

Enquanto o pesadelo de Sandra acontece no Afeganistão, Gilligan Shannon que está de licença, é chamado com urgência para ficar a postos caso haja uma tentativa de resgate.

Quando Gil volta à base, nada acontece como previsto, e ele é enviado SOZINHO numa missão ao Irã. Sim, gente! Esse homem pode ser considerado como o Chuck Norris dos livros de ação (entendedores entenderão, rs).

Na missão do Irã, Gil se vê numa situação indesejada, onde ele tem que decidir rapidamente o que fazer com um alvo a que ele foi determinado a eliminar. Não posso dizer muito, mas se um homem que foi treinado para ser um guerreiro, se questiona a respeito de algo em plena guerra, é de se admirar que ele ainda tem limites que não pode ultrapassar.

Ao retornar da missão, é repreendido pela decisão que tomou e obrigado a ficar de molho quando existe uma tentativa de resgate à tenente Sandra Brux que até o momento, tem vivido literalmente um inferno na mão dos terroristas. E o resto eu prefiro que vocês descubram se sentindo tentados a ler o livro, rs.

O livro tem capítulos curtos, que fica mesclando as localidades de cada personagem envolvido. Possui muitos personagens, de diferentes patentes, o que confunde um pouco, mas tem uns que não parecem ser tão relevantes pra entender a história. O autor tem uma escrita ótima, e flui muito bem a leitura. E lembrando que embora esse livro seja ficcional, ele possui relatos de guerra e terrorismo, dentre outros assuntos não tão leves. Mas se sentem vontade de ter noção do mundo dos atiradores de elite, esse é um ótimo começo. Confesso que gosto muito de ler livros que são baseados em missões dos Seals. E esse foi além de minhas expectativas.
Dem 22/04/2019minha estante
Adorei a resenha, Su! Você escreve muito bem!! Daqui a pouco estou relendo o livro por causa dessa resenha! kkkkk

Dem 23/04/2019minha estante
Show sua resenha, Su! Dá até vontade de ler de novo! :)

Su 23/04/2019minha estante
Kkkkk, obrigada Dem! Também já tô sentindo vontade de ler de novo! ^^

Henrique.Vinicius 24/08/2023minha estante
Essa trilogia da um filme de ação top de mais em

Claudinei 27/01/2023

Thriler de guerra repleto de ação
Esse livro é um bom roteiro de um filme de ação, contém todos os elementos para compor esse tipo de produção, narrativa fluída , uma “donzela” em perigo e o “mocinho” capaz de enfrentar a tudo e a todos para resgatá-la.
A piloto Sandra Brux, a “donzela”, aguardava uma equipe do Exército norte americano finalizar um treinamento no Afeganistão, quando são surpreendidos por um ataque de uma facção Talibã , ela é a única sobrevivente e prisioneira dos terroristas. No cativeiro Sandra fica à mercê de dois grupos, os que a torturam em busca de informações militares e que tem a intenção de expor fraquezas militares dos americanos ao mundo, e a do segundo que abusa da piloto, expondo-a e humilhando da pior maneira possível a fim de conseguir muito dinheiro com um resgate, é então que entra em cena o “mocinho” da história, o Seal e Master Chief Gilligan Shanom. Gil aproveitava seu período de licença em seu rancho, junto com sua esposa e sogra, quando recebe uma ligação informando-o do ocorrido no Afeganistão, por ter participado de uma missão com a piloto, Gil sente o senso de responsabilidade e dever de ajudar no resgate da compatriota e após refletir com sua esposa parte para o oriente médio, onde deverá contar com suas habilidades de atirador para enfrentar terroristas, mas também precisará enfrentar a burocracia e politicagem diplomática que a situação envolve para poder resgatar a amiga numa missão “não oficial” onde sua vida e das equipes de apoio estarão sempre por um fio.
Com uma narrativa bem detalhada das cenas de ação e equipamentos militares, somado a um ritmo frenético de acontecimentos, tanto no teatro de guerra, quanto nos bastidores políticos, McEwen cria um clima de tensão e urgência na leitura, compatível com a história apresentada, vemos aqui o pouco valor que os soldados tem, servindo apenas para articulações politicas de Governos e oposições, usando-os como peças num jogo de xadrez, muitas vezes visando a própria promoção pública.
Um ponto negativo pra mim foi o excesso de personagens apresentados, muitas vezes ficava difícil até imagina-los durante a leitura, com tantos personagens assim nem todos tiveram um bom encerramento na trama, sendo impossível dizer se foram descartados pelo próprio autor ou se o mesmo simplesmente os esqueceu no desenrolar dos fatos.
Com um final eletrizante, cheio de reviravoltas e atitudes heroicas tanto pelo protagonista como de outros personagens, na minha visão o autor entregou o que propôs , uma boa história de ação com mais acertos do que erros.

site: https://www.instagram.com/leitor1986/

LucasHOC 03/11/2015

recomendo
Quem gostou do sniper americano vai gostar desse também, sem dúvida.

Emanoel.Quadros 16/07/2019

Quem leu o sniper america deve gostar desse livro
Livro tem uma trama boa, relata uma difícil missão envolvendo ação, traição e coragem, eu esperava um pouco mais de ação, mas confesso que foi um livro bom, capítulos curtos e personagem de fácil identificação.

Edvaldo Bezerra 26/08/2020

Uma história muito bem escrita e que conta a historia de um atirador de elite do EUA que participa de uma missão contra os Talibãs e HIK.

Vale a eleitura de cada página, McEwen retrata cada momento como único e real, é do dipo de livro que te deixa com vontade de ler os próximos volumes.

Graciano 04/12/2020

Pra quem gosta de livros de ação ou com pegada militar, esse livro é simplesmente fantástico!!! A descrição das armas, do terreno, as táticas usadas... É incrível. O livro não para... É ação do começo ao fim, podendo facilmente se tornar um blockbuster de ação.

João 15/10/2022

Não tão bom quanto Sniper Americano, mas vale a leitura
Um livro muito interessante pra quem se interessa pelo universo militar. Diz muito sobre armamentos, táticas, etc.

Alberto27 25/07/2023

Esse merece medalha de honra.
O autor descreve de forma empolgante detalhes técnicos e táticos nas operações de guerra, o cenário inimigo e a cultura afegã, o ambiente e as desavenças departamentais dentro da hierarquia organizacional das formas armadas, e, claro, escancara a ferramenta política que é o exercito americano, porém criando dilemas de caráter e destacando os valores de humanidade e lealdade que diferenciam soldados de soldados nos horrores da guerra. Valeu muito a experiência de ler algo fora do meu estilo preferido. Sniper de elite me levou pra dentro do Afeganistão e me surpreendeu ao ponto de despertar o interesse na continuação da série.