A Arte de Ser Normal

A Arte de Ser Normal Lisa Williamson
Lisa Williamson

Resenhas - A Arte de Ser Normal

jotapegui 24/02/2022

Uma história divertida e muito emocionante
Eu comecei a ler essa história sem nenhuma expectativa. Não tinha lido a sinopse nem nada. E confesso que foi uma grande surpresa.

A escrita da Lisa é leve e flui muito bem. Eu consegui terminar o livro bem rápido e sem nenhuma dificuldade.

A construção dos personagens foi boa, eu consegui me apegar a eles e me envolvi completamente na história.

Algumas coisas me incomodaram muito na história, como o personagem principal detestar suas partes íntimas. Eu acredito que muitos trans aceitam seus corpos como eles são, é a sociedade que tem isso como um tabu, como se o que tivesse entre as suas pernas definisse o que você é.

E na maioria das história e filmes que tem algum personagem trans, o personagem tem aquela cena do espelho, que ele se olha e odeia suas partes íntimas. Eu gostaria de ler livros que não tivesse isso, se conhecer e quiser me indicar algum, muitíssimo obrigada.

Fora essa questão, tudo na história é perfeito, a gente vê o desenvolvimento dos dois personagens e o amadurecimento deles é muito emocionante.

A história tem gatilhos para violência e transfobia. Em algumas partes eu fiquei muito mal de ler (e eu não sou uma pessoa trans). Então atente-se a isso.

No mais, é uma história excelente para ler em um fim de semana, pois a história tem todo um quê de filme adolescente que me causou uma nostalgia muito boa.

lendotetheus 19/02/2022

gente que livro bom meu deus aaaaaa. descobrir o transexualidade do @ me fez surtar tanto, eu gritei, chorei, ri e chorei. muito bom af

Sami 15/02/2022

li a muito tempo então não me recordo 100% de tudo que pensei ao ler, mas posso dizer que foi foi uma leitura muito divertida e viciante. N a época eu estava me familiarizando mais com a literatura lgbt e nas minhas pesquisas esse foi um dos primeiros livros que encontrei, como era algo novo pra mim não tive a capacidade de ser muito critica em como a transexualidade era abordada, perguntei a uma pessoa trans na internet (a única que conhecia) e mesmo ela não pode me dar uma resposta pois foi uma leitura antiga. Com a mentalidade de hoje, acredito que o livro fez um trabalho bom, mas não representou a profundidade de ser uma pessoa trans em fase de descoberta que um autor trans poderia expressar, algo que felizmente ja tive o prazer de ler. Leria novamente com o mesmo prazer que li no passado, e como fiz antes me esconderia da minha mãe no segundo andar e passaria a noite acordada lendo mesmo sabendo que teria aula no dia seguinte.
Acredito que o que mais gosto desse livro e recomendo, é como narra uma historia de pessoas trans que vai além do sofrimento que passa por ser quem é. Um livro muito doce, mas fiquei decepcionada que os personagens principais que eu shippava não ficaram juntos no final, rs.

Yra 24/01/2022

É bom mas achei que o final séria outro, isso não muda minha opinião lógico, mas enfim, é interessante

Bruno 27/12/2021

Ótimo!
Terminei!
Foi uma experiência incrível!
Gostei muito da história e dos personagens! Foi muito interessante a forma como foi abordado o assunto .
Achei que o final iria ser melhor.
Mas enfim , isso não estragou a experiência de leitura.
A autora soube abordar vários assuntos importantes.
Ela trouxe revelações que eu nem esperava.
Resumindo tudo, Foi um livro ótimo!
LEIAM!

Allana 23/12/2021

Simplesmente perfeito
Esse livro é incrível, toda a representatividade trans, todo o cuidado para especificar pronomes durante o livro todo. EU FIQUEI SIMPLESMENTE APAIXONADA. Revelações que eu nem imaginava durante o livro e que me deixaram de queixo caído. POR FAVOR LEIAM!

easter.ariegg 16/12/2021

Livro muito bom, com detalhes, início meio e fim muito bem posicionados e bem feitos. Desenvolvimento excelente de personagens e relacionamentos.
Adorei o desenvolvimento e o crescimento de cada pessoa no livro, como o relacionamento de cada um cresceu e ficou natural.
O final não é tão previsível, mas eu particularmente não gostei muito, achei que faltou alguma coisa e queria um desenvolvimento maior entre Kate e Leo.
De resto eu gostei de tudo, da narrativa, da vibe, dos momentos, tudo bem diferente e cativante

Thais.Carvalho 01/11/2021

Conta a história de um adolescente transgênero em seu processo de autoconhecimento e busca de aceitação pela escola e família. Uma história cheia de amor.

Sofia 31/10/2021

amo livros opbre lgbtqia+
esse foi o primeiro livro sobre transexualidade que eu li e to apaixonada
a forma como a autora escreve sobre o david se sentir desconfortavel no seu proprio corpo é tao boa
alem da escrita ser super fluida (acabei em alguma horas) e vc se envolver com os personagens demais
eu nao gostei mt do final e a historia tinha mt mais foco no leo doq no david (md de errado, mas achei que seria o contrario)
adorei a jornada deles e conhecer esses nenes
recomendo demais

Art3mis 18/09/2021

Acima de qualquer expectativa
Confesso que peguei o livro sem muitas expectativas, me deixei cativar pelo David literalmente na primeira página onde ele conta quando ele percebeu que quer ser uma garota, o livro mostra o cotiano e as dificuldades de uma pessoa trans em uma fase tão intensa que é a adolescência, eu chorei, sofri, ri e me diverti demais com o livro.
Eu não conseguia parar, em momento algum eu "odiei ler" simplesmente queria mais e mais, a tragetória nos dois protagonistas e suas evoluções foi algo muito prazeroso de acompanhar. É o tipo de livro em que se a gente pudesse, entraria na história só pra abraçar os personagens e fazer amizade com os mesmos.

Diva 18/09/2021

Não se assustem eu dei 4 estrelas, mas so vou falar mal
Esse livro me tocou, principalmente o arco da Kate, eu chorei em um momento. Toda a história dela é o ponto máximo desse livro. Kate é uma ótima amiga, uma ótima pessoa, perfeita maravilhosa.

Agora, o outro protagonista o Leo já não foi tanto, o grande segredo dele era bem óbvio, mas não me incomodei com isso, na verdade até gostei (só achei irrealista ele ser 100% passavel com 15 anos, mas relevei). Mas, tirando essa parte da história dele eu não gosto dele. Ele é um péssimo amigo para a Kate, machista (principalmente no começo da história) e até tem alguns posicionamentos transfobicos (só tratar a Kate no feminino quando está vestida com roupas femininas). Além de que ele é tão cego que não percebe o quão a mãe dele é boa para ele e o pai dele é terrível.

Uma coisa que me incomodou foi a tradução, já que na minha opinião todos os capítulos em primeira pessoa da Kate deveriam ser no feminino, pois ela sempre soube que era uma mulher.

Agora, sobre a história. Até o meio do livro eu tive a sensação que nada acontecia (deve ser pq os caps eram focados no leo e eu não aguentava ele). Depois engata em alguns acontecimentos legais.

Uma coisa que essa autora não soube desenvolver foram os romances. O menino que nunca tinha trocado palavras com a Kate de repente fica extremamente envergonhado ao falar com ela (??), não faz o menor sentindo. Mas o pior foi o Leo que no final ficou com uma menina que foi transfobica com ele.

Acho que se eu tivesse lido mais jovem eu teria gostado mais de algumas partes.

Isis Costa 01/09/2021

Leitura gosta e surpreendente
Um livro lindo, surpreendente e necessário. Esse foi meu primeiro livro com protagonista transexual e foi um livro esclarecedor, mas não deixa de ser uma aventura adolescente.

O Leo e o David são personagens que são de personalidade totalmente diferente, mas os segredos que ambos tem faz os dois se sentirem que a alguém que entenda, mesmo o Leo sendo uma pessoa fechada ele acaba confiando no David e conta seus maiores segredos que nunca quis conta para ninguém. Gostei da forma como a história entre os dois personagens foi evoluindo sem haver necessariamente um romance no meio. É definitivamente aqueles livros que deixam um quentinho no coração. É uma leitura muito envolvente que sempre deixa aquele gostinho de quero mais, no final de cada capítulo.

Admito que comecei a leitura desse livro de forma despretensiosa, e hoje, ao terminá-lo, me senti muito grata e feliz com a experiência. Ele me ensinou e me fez refletir sobre o que é ser normal, bem como, é preciso entender que cada um tem suas próprias vivências e enfrenta vários desafios, sendo que muitas vezes, envolve se (re)descobrir e se (re)assumir para si, para a família e para toda a sociedade. Foi uma leitura bem tranquila, divertida, emocionante e muito esclarecedora, com lindas amizades, famílias acolhedoras e o bom e velho clichê adolescente, mostrando que todo mundo merece ser representado em todos tipo de história.