O Apelo do Dalai Lama Ao Mundo

O Apelo do Dalai Lama Ao Mundo XIV Dalai Lama (Tenzin Gyatso)

Resenhas - O Apelo do Dalai Lama Ao Mundo

Flá 04/02/2021

Om shanti (que haja paz).
O livro trata-se de uma entrevista realizada pelo autor Franz Alt à Dalai Lama.
As perguntas foram conduzidas de modo que os leitores compreendam o que significa a Ética Secular defendida por Dalai Lama, seus fundamentos e de que modo ela pode ser empregada na atualidade.
Fica claro que a ética secular diz respeito a valores internos como educação, respeito, tolerância, carinho, consciência plena e ahimsa (não-violência), mas Dalai Lama explica que só há paz exterior quando houver paz interior e nesse sentido o autoconhecimento é fundamental - Somos abertos ou intolerantes? Levamos em consideração a situação geral ou apenas alguns aspectos? A nossa solidariedade é limitada à família ou aos amigos com os quais nos identificamos? O nosso comportamento é realmente motivado por uma compaixão sincera? - Sua proposta é que possamos ouvir mais, pensar mais, meditar mais... Se queremos tornar este mundo melhor, precisamos tornar-nos pessoas melhores.
Dalai Lama afirma ainda: "Estou profundamente convencido de que podemos desenvolver todos os nossos valores internos que não são incompatíveis com nenhuma religião, mas que também - e isto é crucial - não dependem de nenhuma religião."
Ao final, o livro apresenta um resumo da história do entrevistado e do autor.

Os ensinamentos são magníficos e nos trazem reflexão. A linguagem é muito simples (muito simples) o que torna o tema acessível a todos os públicos.
Mas a edição do e-book apresenta muitos erros de português. Penso que a relevância do tema seja digna de mais atenção dos editores.

Julyane Polycarpo 13/06/2020

Muito bom!
Eu adorei conhecer o pensamento e princípios do Dalai Lama.

Karina Reis 24/03/2021

"?Se queremos ser felizes devemos praticar a compaixão e, se queremos que os outros sejam felizes, também devemos praticar a compaixão. Todos preferimos ver rostos sorridentes em vez de rostos tristes?, diz o Dalai Lama."

Elisabete53 25/01/2024

Paz
Um livro sucinto sobre a história de Dalai Lama, tem uma parte de perguntas e respostas que é muito interessante, um livro para se ler mais de uma vez.

Mari Garcia 19/04/2021

O apelo de Dalai Lama ao mundo
A ética é mais importante que a religião!

O livro se trata de uma entrevista com Dalai Lama. É um livro curto, mas não é tão rápido de ser lido... Trás muitas reflexões e questionamentos sobre tudo.

Nós ficamos presos ao que nos é ensinado, e com isso, julgamos e apontamos tudo o que é diferente do que estamos acostumados e é por esse motivo que as coisas não mudam/melhoram...

Rafaella270 04/09/2020

O livro é composto de 3 partes. A primeira e mais eloquente trata-se de uma entrevista dada pelo Dalai Lama ao jornalista Dr. Franz Alt. A segunda é meramente a opinião pessoal do altor sobre Sua Santidade. E a terceira parte é um breve resumo sobre a vida é história do que dar título ao livro.

Erick.Silva 28/09/2021

Consciência
São comentários curtos sobre um nível de consciência que seria essencial que todos tivéssemos e que demonstram mais uma vez a pessoa incrível e sábia que é o Dalai Lama.

Lidiane.Oliveira 24/05/2020

Ótimo
A nossa espiritualidade humana básica é mais fundamental do que a religião. O amor, a bondade e o carinho são uma tendência inerente ao ser humano, independentemente da religião a que pertencemos. Estou convencido de que as pessoas podem viver sem religião, mas não podem viver sem valores internos, sem ética.

Bianca1148 24/04/2021

O apelo do Dalai Lama
?A vida é curta. Se nos deixarmos orientar pelas emoções negativas, desperdiçamos a vida!?
O livro traz uma entrevista com Dalai Lama, é curto, porém, traz reflexões muito interessantes para quem o lê! Reflexões acerca da ética, religião e religiosidade, paz... vale a pena ler e se inspirar!

Fernando 14/04/2020

Uma conversa
O livro é mais um conversa com Dalai Alana sobre diversos assuntos, rápida leitura, conteúdo grandioso

Vinicius Lima 25/03/2021

"Ética é mais importante que religão"
Livro curto em que Dalai Lama, durante uma entrevista, expõe alguns de seus pensamentos e faz um grande apelo por "não-violência".
Critica todo tipo de guerras e conflitos, principalmente por divergências religiosas.

Natie Porto 28/04/2021

Muito amor!
Comecei a ler imaginando algo bem simples no estilo ?auto ajuda?, mas me surpreendi com a quantidade de informações que eu tirei do livro...

Ele vai muito além da mensagem maravilhosa que é foco do livro... Aprendi mais sobre o Tibet e a China, sobre conflitos que eu nem imaginava que existiam, sobre o próprio Dalai Lama...

Com certeza virou um favorito e já me imagino relendo esse livro várias vezes, algo bem refletir mesmo! ?

Lu Tibiriçá 08/02/2020

Ler e aprender
As ideias do Dalai Lama sempre são interessantes. Mesmo quando divergentes do que praticamos.
Ser "ético", estar "correto", respeitar o próximo... simples, necessário e óbvio.
Nesse texto não é tão simples assim.
Vale muito a pena ler e aprender...

Rodrigo Leão 23/12/2020

Incrível
Nesse livro ah muitos ensinamentos, muitas lições de amor e carinho , e uma doutrina muito inteligente e interessante

Dante 30/12/2020

A humildade como força modificadora.
Em seu Apelo ao Mundo, o Dalai Lama desenvolve uma nova ética secular como base para um século de paz. Não serão as religiões a dar uma resposta, mas sim a superação e aceitação de uma ética diferente por parte do ser humano. Um texto provocador, e ao mesmo tempo encorajador, de um dos homens mais modestos e mais importantes do nosso tempo.

Uma pessoa que dedicou sua vida pela causa. Uma causa além das fronteiras nacionais, étnicas ou religiosas. O ensinamento para se viver bem em comum com nossos semelhantes. Ele mesmo diz que religião não é o foco. O foco é ter ética para respeitar ao próximo. Um pequeno ensaio, mas com grande conteúdo. Quem ainda não conhece nada desse mestre imortal, por favor leia.