Machenka

Machenka Vladimir Nabokov

Resenhas - Machenka

Alberto 15/01/2022

Livro de estreia de um autor que se tornaria mundialmente reconhecido, já mostra os sinais do seu talento.
Primeiro romance que Nabokov publicou na juventude e ainda escrevendo em russo. Curto e intenso, ligeiramente autobiográfico, é um romance psicológico com meia dúzia de personagens que compartilham o destino de exilados numa terra estrangeira. O autor rememora seu primeiro romance da juventude. Parte da narrativa se dá num flashback da Rússia aristocrática do passado, e parte num presente opressivo e cheio de dúvidas. É um texto muito bem escrito, indicador do talento que depois frutificaria numa obra consagrada em todo mundo. As descrições são imaginativas e surpreendentes, e os personagens têm densidade e peso. O protagonista tem de tomar uma decisão importante. Belo exemplo de construção de um "personagem ausente" que determina o destino dos demais.

Monica Morningstar 05/01/2024

Apesar de serem poucas páginas ficamos muito íntimos do imigrante exilado Ganin.
Me senti mais íntima do Ganim do que de protagonistas de livros de 500 páginas
É um livro narrado em primeira pessoa, logo a Machenka que conhecemos é a descrita por ele.
O final nos faz refletir muito, foi muito abrupto e depois que o livro acaba ficamos pensando nele.

S. G. Conzatti 04/04/2021

Uma história curta e bem escrita que mostra um pouco da vida de alguns exilados Russos que moram em uma pensão simples em Berlim. Mas, para mim, nem a história e nem os personagens me envolveram. Terminei a leitura no arrasto. Nada muito interessante acontece e os personagens são bastante estranhos.