Sherlock Holmes - Volume 1

Sherlock Holmes - Volume 1 Sir Arthur Conan Doyle

Resenhas - Sherlock holmes

Wesley.Rodrigues 01/01/2023

1 - Um Estudo Em Vermelho

Livro muito bom, mas achei o culpado um pouco fora do radar dos leitores, a história contada dentro da história desse livro foi muita boa, daria facilmente um outro livro.

2 - O Sinal dos 4

Esse o culpado já foi bem mais previsível, mas amei a história mesmo assim é todos os detalhes, Watson e Sherlock perfeitos como sempre.

3 - As Aventuras de Sherlock Holmes

Achei esse livro de contos melhor que os os primeiros romances, gostei muito do autor ter contado história de fracassos do Sherlock e achei algumas bem surpreendentes, ótimos contos e alguns poucos que eu senti que poderia ter explicado melhor a história como por exemplo no caso da KKK, mas nada que estrague a experiência do livro.

Leticia 31/12/2022

"? Para o homem que ama a arte pela arte ? observou Sherlock Holmes [...] ? muitas vezes é em suas manifestações menos importantes e mais humildes que encontra o maior prazer."

Adriano 30/12/2022

Antes de tudo, me sinto feliz por finalmente ter entrado no universo literário de um personagem tão icônico, e o qual já consumi em outras mídias (principalmente jogos). É válido citar também a estruturação desse primeiro volume organizado pela HarperCollins, e que nos apresenta os dois primeiros romances, "Um estudo em vermelho" (1887) e "O sinal dos quatro" (1890), bem como a primeira coletânea de contos do personagem, "As aventuras de Sherlock Holmes" (1892).
A primeira coisa a me chamar atenção já nas primeiras páginas do primeiro romance, foi a similaridade de Sherlock com Dupin, o primeiro detetive, criado por Edgar Allan Poe. Ainda que a inspiração de Conan Doyle na obra de Poe seja conhecida, foi interessante ver como logo no início de "Um estudo em vermelho" temos até mesmo uma cena muito parecida à uma vista em "Os assassinatos da rua Morgue", publicado originalmente em 1841. A obra de Arthur Conan Doyle, no entanto, é de uma leitura muito mais fácil e envolvente, ainda que a estrutura de seus romances e contos seja sempre bastante parecida, o que pode se tornar um pouco cansativo após algumas centenas de páginas. De todo modo, é praticamente impossível não agir como o dr. John Watson, e se render às extremas e quase bizarras capacidade de observação e dedução de Sherlock Holmes (mesmo que em alguns raros momentos pareça que o detetive está tirando informações do nada).
Analisando individualmente as três obras reunidas nesse primeiro volume, o primeiro romance me agradou mais que o segundo, e a coletânea de contos foi o ponto alto. Claramente, como toda coletânea, temos textos que se destacam mais que outros, mas no geral, não consigo classificar de maneira negativa nenhum dos contos. E levando em consideração apenas os dois primeiros romances, me parece também que o personagem funcionou de maneira melhor nos textos mais curtos (em média 15 a 25 páginas) presentes em "As aventuras de Sherlock Holmes".
Ao final, posso relatar como a experiência foi muito gratificante. Certamente iniciarei a leitura do segundo volume muito em breve.

favero.o 29/12/2022

" O que fazemos nesse mundo não tem muita importância. A questão é o que os outros acham que fizemos."

Aninha 28/12/2022

Sherlock Holmes - volume 1
A escrita e os enredos das histórias são muito bons, mas depois de algum tempo se tornam meio cansativos... por mais que os cenários e os envolvidos mudem, no final tudo será (quase sempre) resolvido pela lógica de Sherlock e não poderia ser de outra forma, já que ele é o protagonista.
Na primeira vez que li este livro a história pareceu me prender mais e talvez isso tenha mudado porque se passaram alguns anos e meu gosto literário mudou um pouco, mas ainda acho que algo mais ficou faltando para que a leitura realmente me prendesse... Passei alguns dias sem ler e honestamente, só terminei porque coloquei como meta acabar antes do ano novo.
De qualquer forma, a escrita é boa e os personagens interessantes. Os contos, na minha opinião, são a melhor parte do livro e alguns são realmente bons. Ainda assim, darei uma pausa destes personagens antes de seguir para o segundo livro.

Mariana.2 28/12/2022

A pergunta é: como? Como é possível. Sherlock Holmes você me paga, agora eu não posso sair na rua sem olhar para alguém e tentar deduzir o que ele fez na vida ?

lulimalovs 26/12/2022

os livros do arthur, se vc n é acostumado com linguagem culta, é bem provável q vc n goste ou n entenda. gosto bastante do sherlock e dos casos, q sempre são muito interessantes e vc vai descobrindo ele junto com o protagonista. por ele ser muito culto, acabo não gostando muito, mas os casos sempre são muito desafiadores pra mente (principalmente pra de watson q nunca entende de primeira kkkkk)

@books.com.gi 26/12/2022

Resenha.com.gi: (insta: @books.com.gi)
"Sherlock Holmes: Um Estudo em Vermelho" conta a história, majoritariamente a partir do ponto de vista de John Watson, um médico do exército britânico, de seu novo colega de quarto: o excêntrico detetive Sherlock Holmes. Nessa narrativa, o mesmo deve decifrar o misterioso caso de um homem que foi encontrado morto e sem ferimentos, que nem mesmo a Scotland Yard (polícia londrina) conseguiu resolver.

Opinião.com.gi:

Nota: 4 / 5 ?

"Um Estudo em Vermelho" é uma narrativa policial que prende o leitor do início ao fim. Conforme mais pistas relativas ao caso vão aparecendo, mais intrigado o leitor fica. Ademais, a astúcia de Sherlock Holmes impressiona e surpreende a cada página. O livro é dividido em duas partes e a mudança do foco narrativo de Watson, pode confundir o leitor. No entanto, essa mudança de perspectiva da narrativa incrementa muito o desenvolvimento do texto, elevando o mistério e suspense da história, que não é tão elementar, meu caro.

Isis.Borges 24/12/2022

Minha primeira vez lendo Sherlock Holmes e eu amei! Todas as histórias contidas neste volume são interessantes do começo ao fim, algumas divertidas, outras assustadoras, mas todas com problemas e mistérios solucionados por este incrível detetive, que tem métodos incomuns e um olhar diferenciado para tudo e todos.

Georgia 24/12/2022

Um estudo em vermelho O signo dos quatro As aventuras de SH.
'Um estudo em vermelho' propõe um enigma terrível e invencível para a polícia, que pede auxílio a Holmes - um homem é encontrado morto, sem ferimentos e cercado de manchas de sangue. Em seu rosto uma expressão de pavor. Um caso para Sherlock Holmes e suas fascinantes deduções narrado por seu amigo Dr.Watson.

Os personagens deste grande romance de mistério incluem os mal- aventurados gêmeos Sholto e o homem da perna de pau, que povoam cenários na Inglaterra vitoriana - mais sombria do que em qualquer outra história de Sherlock Holmes.

O cenário é Baker Street, virada do século XIX para o século XX em uma Inglaterra cavalheiresca e genial, ao mesmo tempo, problemática e ambígua. Sherlock Holmes é um famoso detetive, em tanto excêntrico, que tenta solucionar mistérios acompanhado por seu fiel escudeiro Watson.

Sifu 21/12/2022

O melhor detetive de todos os tempos!
*apresenta pequenos spoilers que são praticamente irrelevantes*

É impressionante como o Sherlock Holmes consegue resolver os casos com tanta facilidade. Como podemos ver em várias histórias, ele na maioria das vezes acaba resolvendo somente de ouvir as histórias, olhar a cena do crime ou após algum curto tempo pensando sobre o caso. O Watson, que é o narrador do livro, diz em diversos momentos que teve casos que o grande detetive não conseguiu resolver. Porém, como também é dito no livro, o tanto de mistérios que pareciam impossíveis de resolver que ele solucionou consegue facilmente compensar os que deixou em aberto.
Considero bem difícil fazer uma resenha de um livro que apresenta mais de uma história, principalmente quando são tantas assim. Somente no livro ?Sherlock Holmes Volume 1? de Arthur Conan Doyle, são dois romances, além dos contos, quem contém 12 (doze) histórias diferentes. Com tanta diversidade, é complicado de criar um texto onde todos possam se encaixar. Por causa disso, farei um breve parágrafo para cada romance e um tentando generalizar os contos.
?Um estudo em vermelho? é o primeiro livro apresentado. Nele podemos ver como Holmes e Watson se conheceram e como foi o início de sua estadia juntos. Além disso, acompanhamos Sherlock solucionar um caso de assassinato. Porém, nos primeiros capítulos da segunda parte, ao explicar todo o motivo que levou a isso, a história começa a ficar cansativa para ler e perde um pouco do ?objetivo? inicial de mistério. Portanto, se fosse avaliar essa história a parte, lhe daria 4 (quatro) estrelas.
Logo em seguida, somos apresentados ao livro ?O sinal dos quatro?. É uma história extremamente interessante e que inclusive levou o nosso querido detetive a precisar de um pouco mais de tempo para conseguir capturar o(s) criminoso(s) da vez, mesmo que tenha resolvido o mistério rapidamente. O final foi totalmente surpreendente e dessa vez, a parte onde é contada o que levaram os personagens a fazer isso foi bem mais ?leve? e com toda certeza, bem menos cansativa. Daria então, 5 (cinco) estrelas para a tal.
Os contos foram todos bem curtinhos mas extremamente bons, somente um ou outro acabaram me deixando com um pouco de preguiça. Amei o fato das histórias serem bem curtinhas é direto ao ponto sem ter muita enrolação. Os meus preferidos - do terceiro ao primeiro lugar - foram: ?As faias roxas?, ?Escândalo na Boêmia? e ?A banda pintada?. Além disso, não tenho mais coisas para comentar sobre eles. Como alguns contos acabaram não me agradando, darei uma nota de 4,5 (quatro e meio) estrelas.
A linguagem é muito simples e fácil, só acaba sendo meio ?estranha? para quem não é acostumado por causa da época em que se passa, que é bem antiga. Confesso que muitas palavras não estão no meu vocabulário, mas não foi difícil de entender mesmo com isso. Um fato que não fiquei muito contente é que várias coisas ditas/citadas em outras línguas muitas das vezes não foram traduzidas. Tive de pesquisar várias vezes para descobrir seus significados até que em uma parte cansei e desisti de entender o que estava escrito nessas partes específicas.
No geral, o livro é muito bom. Os personagens, as histórias e tudo mais foi escrito perfeitamente. Os mistérios não poderiam ser melhores e a narração igualmente. Agora só me falta ler os próximos volumes, que espero que sejam tão bons quanto esse.

Quinho :) 21/12/2022

O nascer de um detetive
Nesse primeiro volume temos dos livros: Um Estudo em Vermelho, O Sinal dos Quatro e vários contos. Um Estudo em Vermelho é perfeito! Ao decorrer da leitura eu me perdi um pouco nos fatos, mas a resolução dos casos se encaixam perfeitamente. Sherlock Holmes tem os detalhes como sua marca registrada e isso que te leva para o fim dos casos. É bem simples na verdade, mas os detalhes e as deduções são tão específicas, tão cirúrgicas que mesmo não sendo coisas realmente complexas, fazem sentido no fim. Porém, nos contos não senti isso. Claro, são bem menores que os livros, mas parecia que faltava alguma coisa e alguns dos casos nem eram realmente crimes, o que me deixou decepcionado, e justamente por isso a leitura ficou tão arrastada. Os contos são chatos. Mas enfim, é sim uma obra incrível onde eu consegui melhor raciocínio, me diverti, ri e senti medo e felicidade.

Pedro 17/12/2022

A coroa de berilos e um estudo em vermelho são obras primas!
Eu achei que a edição ganha ponto extra quando seleciona com primeira história a que explica mais sobre o Dr. Watson, o que ele fez, quem é e tudo mais, fez a gente entender o que está acontecendo do inicio ao fim, são histórias curtas e super empolgantes.

Não tinha vontade de parar a leitura em muitas delas, eu não li muitas coisas sobre o autor e nem assisti a série antes de ler, e quando descobri, que a segunda parte fazia complemento com a primeira meu cérebro explodiu, adorei um estudo em vermelho do início ao fim!
Pretendo continuar lendo os outros volumes ano que vem

Maria.Eduarda 12/12/2022

Sherlock Holmes #1
Esse livro é incrível, apesar de ter demorado horrores para ler ele. A história principal é muito boa e bem amaradinha, o final dela é surpreendente e diferente de tudo que eu já li. Tem umas reviravoltas espetaculares que te deixa literalmente de queixo caído. Além disso, o livro conta com alguns casos curtinhos resolvidos pelo sherlock e watson. Alguns são bem fraquinhos, mas eu desafio qualquer um a achar o "assassino" ksksksksksk.