Uma ovelha negra no poder

Uma ovelha negra no poder Andres Danza...

Resenhas - UMA OVELHA NEGRA NO PODER

Eric Luiz 27/12/2021

Vida longa ao velho Pepe!
José Mujica é uma figura apaixonante por sua trajetória e ideias. Impressionante a lucidez e a sabedoria do velho Pepe. Se mostra um apaixonado esquerdista útopico (e faz questão de frisar isto), mas com uma lucidez e noção de realidade ímpar.

Mujica deveria ser fonte de inspiração para a esquerda mundial.

Concorde com ele ou não, mas leia! Com certeza será uma fonte de muito aprendizado para a vida, seja ela política ou não.

Vida longa ao velho Pepe!
Maria Clara 27/12/2021minha estante
???

Carlinha PPinto 15/09/2023

Bem bolado
Eu imaginei algo como biografia mas foi um bem bolado de passagens e posicionamentos dessa personagem maravilhosa da história da política mundial.
O cara tem carisma, sensibilidade, atitude e personalidade bem resolvida. Ama a natureza e defende com base forte seus ideais, dentro da realidade atual e vislumbrando um futuro próspero.
Gostei muito e indico a leitura.

Tati 23/03/2021

Ovelha negra na política
Uma história com um ritmo vertiginoso que prende o leitor da primeira até a última página, produto de mais de cem horas de conversas domésticas e institucionais, políticas e íntimas, havidas tanto pessoal como telefonicamente. Todos as entrevistas e ou conversas foram feitas entre o gabinete presidencial e o meio do campo, em cenários tão diferentes como a Casa Branca, o Vaticano, a chácara de Mujica nos arredores de Montevidéu ou numa pequena casa reciclada, em que nenhum encontro terminou antes do amanhecer. O livro mostra o homem por trás do personagem, que confessa ter se sentido sempre "ovelha negra".
Gostei muito da biografia, não conhecia muito sobre Pepe Mujica, apenas um documentário da BBC, no qual me interessei em saber mais sobre a sua vida particular e política dele. Eu não gosto muito de ler biografias acho meio massante. O livro não é um calhamaço isso me ajudou muito a concluir a leitura. Experiências literárias é sempre bom.

Paulinha 16/01/2016

Foram unidos pelo medo e o desamparo. Nunca mais se separaram
“Estamos perdendo a batalha contra o consumo inútil e a banalização da vida. Se pudesse escolher alguma coisa para deixar às novas gerações, seria isso: destinar-lhes mais tempo à verdadeira vida”.

Quando fiquei sabendo sobre o presidente do Uruguai fiquei fascinada, pensei como alguém pode ser tão altruísta e boa e estar no poder?! Depois pensei é mera ilusão de ótica, isso não existe e fui para o Uruguai ano passado, vi e conversei com muitos uruguaios e brasileiros que moram por lá e era tudo verdade.

“Muita gente não consegue acreditar que deem a este velho de merda a atenção que lhe dão em várias partes do mundo. Mas eu não faço nada para isso, salvo viver como quero, esteja onde estiver. Nem pobre nem nada. Pobres são os que vivem atrás da grana, que vivem presos”.

Comprei o livro e não me arrependo, era o que eu esperava e muito mais. Passei a amar o Mujica muito mais depois da leitura. Para mim um livro fascinante e que faz a gente pensar e querer muito mais! Imagine um ex-guerrilheiro, agricultor, boca suja e que fala o que quer a hora que quer? Este é o Pepe Mujica ex-presidente do Uruguai.

“Os governantes devem viver com sobriedade, como a imensa maioria do povo que os elegeu. O presidente é um cidadão como outro qualquer. Para tirar a merda da minha casa preciso que venha o pedreiro e coloque a privada. Eu não sou diferente do encanador ou do pedreiro. “

Quem pensa que o Lula ou o Partido do P são semelhante ou tem o mesmo ideal que o Pepe está completamente errado, eles não têm nada a ser comparado, embora o Mujica ache o Lula um exemplo. Na minha pobre opinião o exemplo a ser seguido é sem dúvida o Pepe. No primeiro dia anunciou que doaria 70% do que recebesse como pagamento para construir casas para os pobres, e foi o que fez até o final de seu mandato, entregando um total de cerca de meio milhão de dólares. Para ele, o importante é a alternância do poder. Dizia, que a Presidência deveria ser ocupada por um único período e se opunha a qualquer tipo de reeleição: “O homem não deve se apaixonar pelo poder, pois isso é perigoso. ”

“Não me meti na política pelo dinheiro, coisa que não me interessa. Não sou contra o sujeito que quer grana, mas é preciso separar o joio do trigo. ”

O livro é sobre sua vida simples e como foi que uma ovelha negra conseguiu entrar no poder e ter contato com o Obama e Papa Francisco. Ele cita um monte de políticos e reis e fala do problema em se ter o poder e o que fazer com ele. Para entender sua ideia e sua vida tem que ler este livro. O Pepe só é como é por amar livros ele ama ler e tira suas opiniões baseadas em pessoas fortes como Churchill e Marx. Ele fala sobre o socialismo, comunismo, esquerda, direita e liberdade tudo com muito bom humor e observação de um velho sábio que quando saiu do poder iria completar 80 anos. Dá para acreditar?

Colocou à venda residência de Punta e o iate, era o começo de um governo baseado pela sobriedade. “Estou de saco cheio de assinar diárias. É uma coisa terrível. Disse a todos os diretores gerais dos ministérios que parem de foder com as viagens. A maioria não serve para nada .... Doo a maior parte do meu salário e não consegui quase ninguém do governo a dar um peso para as casas dos pobres. As exceções são poucas. É brutal”.

Para Mujica, o homem está excessivamente concentrado no trabalho e pouco em viver a vida de forma plena. E o tempo é um fator insubstituível para ser feliz.

Erikcsen 06/06/2021

Na contradição, a humildade
Uma pequena biografia pública-pessoal compiladas por dois jornalistas que acompanharam Pepe Mujica por longos anos até a passagem da faixa presidencial.
Pepe se constitui como um anarquista assumindo a presidência, uma das contradições mais nítidas e também compreensíveis do ponto de vista da construção de uma sociedade anarquista. Conhecedor das entrelinhas do poder político, econômico, policial e religioso, é resistente aos estereótipos de um líder de governo, Mujica conduz à presidência como um personagem que não se enquadra ao esperado pelas lideranças, e é prova de que as formalidades tradicionais não são garantias de uma gestão adequada à sociedade. Em meio a estratégias socialistas abre diálogos com burgueses e capitalistas. Foi o presidente da legalização da maconha, do aborto e do casamento homoafetivo, das mediações entre nações e presidentes. É uma pessoa de simplicidade combativa, de vida de militante, de mais de uma década preso durante a ditadura Uruguaia. Foi um presidente inspirador em vários aspectos, em que pese minhas críticas aos posicionamentos de algumas atitudes.

Juliana 16/09/2016

Personagem admirável
Passei a admirar Pepe Mujica, esse líder carismático e sábio, um homem de caráter, inteligente, culto e vencedor, com uma bela história de vida. Um livro fácil e gostoso de ler, além de cheio de ideias interessantes.

Erik.Henrique 09/03/2019

Transformador
Eu li o livro para conhecer um pouco do líder que ele foi, mas terminei com o meu pensamento totalmente transformado quando à América Latina, o papel do Brasil no contexto histórico, social e econômico da região, administração pública e honestidade política.

Rodrigo Leão 25/11/2022

Emocionante
Mujica é um filósofo do passado , da pra se tirar muitas coisas de suas palavras, e de seu estilo de vida. Basta apenas observar seu jeito de agir .

Dani Bet 19/01/2024

Vale cada página!
"Tinha dúvidas sobre sua capacidade de administrar, não sobre a de se transformar em um exemplo do diferente".

Decidi ler para sair da zona de conforto e não me arrependi! Não é meu estilo de leitura favorito, mas quis dar uma chance. E garanto que valeu a pena!

Conhecer mais sobre a ovelha negra, foi ótimo!
Ao ler as histórias e ideias de Pepe, me emocionei, me diverti e me questionei sobre vários assuntos.
O livro vai muito além da vida política de Mujica. É o tipo de leitura que nos faz questionar muitas coisas e nos impulsiona a viver de uma forma melhor.

Impossível não recomendar a leitura! Então, leia!

Carlos.Bonin 05/07/2021

Conhecendo Mujica
Eu tive que abandonar este livro por um tempo pois me fazia mal. Ele falava de um presidente que não se importavq com protocolos, falava palavrões e dizia que são os militares que garantem a democracia. Além disso, o livro trata muito das relações entre Mujica e outros políticos uruguaios. Deve ser um livro bom para um uruguaio. Para mim, foi mais ou menos. Mas, no final das contas, foi bom conhecer um pouco do Pepe Mujica.

antonio.oreiro.9 06/01/2023

Um livro que todo extremista deveria ler
Não são Lulas nem Bolsonaros que irão diminuir a nossa desigualdade social e promover uma melhor qualidade de vida ao nosso povo

Lud 05/03/2023

Gostei muito de conhecer um pouco mais da visão e história pessoal do ex presidente do Uruguai Pepe Mujica. Não é um livro linear, o autor vai comentando alguns acontecimentos isolados e as opiniões do Mujica sobre isso, porém não é uma biografia propriamente dito. Achei uma boa maneira de conhecer pontos importantes da história do Mujica e das suas opiniões políticas sobre a América Latina e outras questões sociais. Gostei bastante. E não é foi uma leitura cansativa.

Charleees 28/03/2023

Uma ovelha negra no poder - confissões e intimidades de Pepe Mujica

Para Mujica, o homem contemporâneo está excessivamente concentrado no trabalho e pouco em viver a vida de forma plena. O tempo é um fator insubstituível para ser feliz. Não o tempo das redes sociais da internet ou o dedicado à tela da televisão. Esse é tempo perdido e é o que mais cresce. O tempo necessário é o destinado às coisas mais simples de cada dia.
Estamos perdendo a batalha contra o consumo inútil e a banalização da vida. Se pudesse escolher alguma coisa para deixar às novas gerações, seria isso: destinar-lhes mais tempo à verdadeira vida.

Bem mais que política, a vida de Mujica inspira coragem, luta e fé na vida. Militante, guerrulheiro, preso político a presidente da República, um homem que acreditou nos seus ideais e não teve medo de mudar e pensar diferente. São histórias como essa que trago sempre comigo

* Resenha editada em Outubro 2018

Leila267 19/03/2024

Extraordinário Pepe Mujica!
A jornada de Pepe Mujica é incrível, eu já o admirava e agora admiro-o muito mais.
O obra traz a essência, origem e vivências de Pepe que é extraordinária.

Mujica é uma grande personalidade que se destacou no meio político, por sua forma de pensar e agir.
"Eu não sou pobre. Sou austero, porque tenho minha liberdade e quero ter tempo para desfrutar-lá. Não gosto da pobreza, gosto da sobriedade e de andar sem muita bagagem." Mujica"

O livro é muito bem escrito e organizado, a leitura é fluida e envolvente. O livro é excelente, vale muito a pena ler!