Contes du jour et de la nuit

Contes du jour et de la nuit Guy de Maupassant

Resenhas - Contes du jour et de la nuit

Cílio Lindemberg 02/01/2021

Minhas primeiras impressões de Maupassant
MAUPASSANT, Guy de. Contes du Jour et de la Nuit. Paris: C. Marpon & E. Flammarion, 1885. 576 p.

Escrito por Guy de Maupassant e publicado em 1885, Contes du Jour et de la Nuit (Contos do Dia e da Noite, em tradução livre) é um livro de contos em que o escritor francês aborda diversos temas da vida cotidiana francesa, tais como morte, nascimento, vingança, felicidade, covardia, injustiça, sexo, gravidez, crueldade, traição, relações familiares etc. Apesar de curtos, cada um de seus contos e apresenta autossuficiência através da linguagem figurativa e malabarística, própria da língua francesa. Nesse sentido, também variam os tons de cada narrativa (umas possuindo um tom mais humorístico, outras um tom mais sombrio e outras um tom mais irônico ou sarcástico, mais dramático etc.), mas cada uma sujeita às variações do Dia e da Noite, conforme a relação que o escritor traça com as emoções e comportamentos de seus personagens, daí o título.

Há variações na quantidade de contos em algumas das edições, mas eu preferi ler a 1ª edição, que possui 21, tal como organizara o escritor. É interessante notar como os personagens mencionam os nomes uns dos outros em diferentes contos, como se fossem todos da mesma região ou próximos o suficiente para se conhecerem. Porém, percebe-se o quão independentes são as histórias tendo seus próprios alicerces sido projetados para proverem sustento para a estrutura como um todo. Ainda assim, percebe-se com certas indicações que, de fato, as regiões são diferentes, apesar de todas serem francesas, por exemplo, a Corsa, a Normandia, Paris e o Sul da França.

Não se pode deixar de mencionar também a utilização de formas mais coloquiais da linguagem às quais Maupassant dá visibilidade através dos diálogos de alguns personagens. Como eu li com auxílio de um audiolivro (magnífica estratégia para leitura virtual, que descobri e recomendo enormemente), deu para perceber com bastante clareza o som “arrastado” das falas de alguns personagens, uns sotaques que comumente não ouço (nem escrito vejo!) em lugar algum, mas que estão lá nos lugares de menos prestígio ou de pouca visibilidade, como sabemos... Feliz, no entanto, por essas formas terem ganhado espaço através das narrativas de Maupassant.

Ter lido Maupassant foi extremamente gratificante por inúmeros motivos: a língua, que foi de uma beleza magnanimamente escolhida para ser reveladora; as ideias fabulosas de suas narrativas, que extraem o olhar arregalado de quem lê; a criatividade do autor em usar situações simples e dar um final inusitado, um tratamento peculiar, inesperado e marcante; a capacidade de nos surpreender que seus personagens possuem; o poder de dizer tanto em tão pouco espaço; etc. A cultura também me chamou muito a atenção, assim como a retratação dos vícios e/ou virtudes dos personagens. Meus contos favoritos dessa coleção são: Une vendetta, Le crime au Père Boniface, La parure, Rose, La main, Le gueux, Un parricide, Le bonheur, L’ivrogne, Un lâche e La confession. Se um dia tiverem a oportunidade de ler Maupassant, não deixem de conhecer esses contos arrebatadores, sobretudo de ler este livro por completo. Garanto que vão se impressionar bastante! Obrigado por ler! ^^
Eduardo 02/01/2021minha estante
Resenha maravilhosa, como sempre! Tá na hora de virar booktuber, hein! ?

Cílio Lindemberg 03/01/2021minha estante
Hahaha *-* Muito obrigado, Edu!!! *-* Curiosamente, ontem, ainda antes de terminar essa leitura, eu lembrei desse projeto aí. Seria meu sonho começar com essa resenha? xD

Eduardo 04/01/2021minha estante
Pois que comece logo então, porque já estou ansioso hahaha

Cílio Lindemberg 05/01/2021minha estante
kkkkk Se eu for correr, vou precisar de ajuda dum editor de vídeo... kkk Comecei este domingo a projetar algumas coisas, mas um certo requisito... me deixou pensativo... vou te contar mais reservadamente.

Eduardo 05/01/2021minha estante
Vídeo é algo mais complexo de editar, mas há bons editores gratuitos e simples de mexer, como o Shotcut, por exemplo, que possui bons recursos para iniciantes. Hahaha e ok, depois me conte os detalhes sobre isso :D

Cílio Lindemberg 05/01/2021minha estante
É difícil achar versão premium de editores. As que baixei sempre davam algum problema, mas, mesmo me referindo a um editor (em carne e osso kkk), eu aceito a sugestão, sim. Haha Obrigado!! ^^ Eu deixei mensagem, depois você vê, mas não tem pressa. ó/

Eduardo 05/01/2021minha estante
O Shotcut não tem versão premium. É um editor gratuito muito bom. Profissionalmente, eu prefiro o Da Vinci Resolve. Ele é super completo, profissional mesmo e gratuito. Mas é pesado e bem complexo de mexer haha. Falando nisso, tenho que me aprofundar em edição, porque precisarei em breve kkk.
Verei a mensagem e te falo depois então :)

Cílio Lindemberg 05/01/2021minha estante
Interessante!! *palmas* E eu já fui atrás pra ver. kkk Achei o layout do Shotcut bem familiar, e o DaVince Resolve... Socorro, mas quem sabe um dia? kkk Obrigado pelas dicas!! =)

Eduardo 07/01/2021minha estante
O Shotcut é bem simples, bem intuitivo. O Da Vinci já é uma suíte bem completa haha. Mas é fácil de se adaptar. Te dou umas dicas sobre o que eu sei, se quiser :D

Cílio Lindemberg 08/01/2021minha estante
Eu agradeço. Vou fazer umas tentativas assim que chegar o tempo, e o que não conseguir eu te pergunto. =D