A Boneca Fantasma

A Boneca Fantasma Fernando Nery

Resenhas - A Boneca Fantasma

Clayton De La Vie 22/08/2015

Uma surpresa boa.
"A Boneca Fantasma", de Fernando Nery, evidencia precisamente a sede insaciável que o ser humano tem por tudo o que está além, a sede incontrolável pelo poder, pela fama, pela glória e pelo amor proibido.

É admirável a forma com que, por meio de parágrafos breves, o autor soube conduzir a história e manteve o suspense do início ao fim, de modo que o leitor pudesse entender que, muitas vezes, nem tudo pode ser compreendido apenas com simples relatos ou conversas olho a olho. Embora, de certo modo, o título indique o “culpado” por diversas atrocidades que acontecem no decorrer da trama, a maneira com que a história é apresentada não vai direto à motivação para que tais atrocidades pudessem ser concretizadas.

O enredo gira em torno de Laura, uma mulher que, depois de muito esforço, consegue atrair a admiração do mundo todo através de suas criações: roupas para bonecas. Os modelos fizeram sucesso a ponto de ditarem moda, e a estilista conseguiu cativar o respeito tanto de celebridades como da população comum. Além disso, Laura se torna amiga de uma famosa atriz, Merlin Navarro, e é aí que a verdadeira aventura se inicia.

Confusa a respeito de sua sexualidade e também sobre os sentimentos que nutre por Merlin, Laura, como a maioria dos homossexuais que foram criados em meio a um sistema religioso, se sente impura. De certa forma, acredita que a homossexualidade é um ato libidinoso e passível da punição divina. Tudo, é claro, confirmado em confissões que teve um padre. Ainda com a ideia de ser pecadora fervilhando em sua cabeça, decide esconder os sentimentos, se trancar, mas continua admirando a beleza estonteante da “amiga”, até que fofocas a respeito das duas, que decidiram morar juntas, surgem em tabloides. Os comentários maldosos resultam em uma atitude drástica tomada pela atriz, que se vê desmoralizada pela situação (...)

A Boneca Fantasma começa a aparecer mais claramente após a atitude que Merlin tem em relação às fofocas constantes sobre a sua relação com Laura. (Não posso falar sobre o que a boneca representa nem o porquê de representar tanto na história, mas garanto que a surpresa vai agradar você).

Ao contrário de Chuck, o Brinquedo Assassino, que retrata o terror de maneira mais nítida, onde o sangue jorra aos montes e podemos ver a matança se estender sem que ninguém pudesse impedir, A Boneca Fantasma traz à tona um terror mais sutil, brinca com o psicológico tanto dos personagens como o do próprio leitor, que pode sentir o tormento pelo qual Laura está passando e pode, talvez, se identificar com as dúvidas que permeiam em sua mente.

O livro conta com uma boa dose de erotismo que, de certa forma, dá um toque especial à trama, pois mostra o quanto, independente de todos os tormentos vividos, os personagens ainda são humanos e o sexo é natural de todas as criaturas. Devo ressaltar também que a linguagem empregada quando há uma cena “hot” não é esdrúxula, no entanto algumas pessoas podem sentir aversão à leitura – talvez pela situação em que o sexo ocorre ou pelo simples fato do sexo ocorrer com... bem... que tal descobrir?
Fernando Nery 16/09/2015minha estante
Adorei!!!