Espelho Maldito

Espelho Maldito Giselda Laporta Nicolelis

Resenhas - Espelho Maldito

Andressa 04/09/2009

Espelho Maldito
O livro "Espelho Maldito", de Giselda Laporta Nicolelis, nos conta a história de duas garotas, cujos nomes são: Anuska e Francine. Duas meninas que se encontram um pouco acima do peso e que desejam emagrecer a qualquer custo. Sem sucesso, Anuska e Francine decidem fazer suas "próprias dietas", que não trouxe bons resultados. Com a dieta exagerada, causaram distúrbios alimentares: anorexia e bulimia. De fato, perderam bastante peso, só que prejudicaram muito a saúde. Um livro que consegue nos mostrar a realidade de muitas jovens, que se preocupam apenas com a aparência física e deixam de lado o mais importante, que é a saúde.
Roberta Nunes 06/09/2009minha estante
Ótima resenha! Disse tudo que precisava em poucas palavras. =)

Lara.Cavalcante 07/08/2020minha estante
Como eu faço pra ler

Lara.Cavalcante 07/08/2020minha estante
??

Lau 12/05/2021

Tema incrível retratado pobremente
Este livro tem como tema principal uma pauta muito importante que inclusive deveria ter mais reconhecimento: transtorno alimentar.
Basicamente a personagem principal gostava de um carinha mediano e sem sal, mas ele e o resto da sala não dava bolas pra ela por ela ser gorda. Tendo isso em mente, ela cria uma obssessão com emagrecimento, fazendo dietas irracionais e extremas, o que obviamente causou danos a ela.
Ao longo do livro, aprofunda-se sobre como ela se sentia perante sí mesma, como ela fica depois do que ocorre a ela, qual a relação dela com a comida, etc. Também dão mais visibilidade em outros personagens gordos que tem seus próprios tumultos pessoais não necessariamente voltados a transtornos alimentais, o que eu particularmente gostei mais, porque sendo uma pessoa que já teve transtorno alimentar (anorexia, o mesmo da personagem principal), acho que podiam ter aprofundado mais nisso, porque no geral foi basicamente uma reflexão estilo Quebrando o Tabu, sabe?
Enfim, como eu disse, o tema é incrível porém a forma como foi abordado foi meio decepcionante, e principalmente o motivo por tras disso (um carinha rico, magro, branco, mediano e sem sal, que quando ela emagreceu a amou e geral romantizou isso, mas ele literalmente não estava nem aí pra ela antes de ela passar por um fucking transtorno alimentar e parar no hospital. Sério mesmo?). MAAASSSS a salvação de tudo foi também a escrita, que é bem solta e informal, o que na época (eu tinha 11 anos) me prendeu muito, então recomendo demais esse livro para um público juvenil, que está na pré-adolescência, época mais propensa a termos 1500 problemas.
É isso, espero que gostem da minha primeira resenha.
kamori 15/12/2022minha estante
Concordo; Esse livro aborda um tema muito interessante de se explorar, mais por conta da falta de construção de alguns personagens (como o Michael por exemplo) fez com que ele ficasse chato na metade da sua historia. (obs: li esse livro por conta de um trabalho de historia, na metade deste livro fiquei com tanta raiva do motivo do muleke começar a gostar da menina que acabei jogando o livro na parede).

Tati Ribeiro 28/06/2010

Bacana
Nossa! Eu li esse livro há muito tempo. Ele foi adotado como livro extra classe no meu colégio. Ainda lembro da história, gostei muito dele.

ilson 19/08/2010

A não aceitação do corpo e a vontade de emagrecer a qualquer custo

No início, era só um regime bem tranquilo para perder uns quilinhos. Enquanto todo o mundo perguntava se não era hora de parar de emagrecer, o espelho se negava a mostrar a realidade à Anuska: ela se via gorda, achava que não podia parar o regime, mas estava definhando. Uma história comovente e, muitas vezes, real.

Maka 23/12/2009

Retrata a vida de duas garotas gordinhas que a qualquer custo tentam emagrecer.Se uma técnica dava errado elas tentavam outras, mas sem sucesso.Então decidiram fazer do jeito delas, e com esse jeito adquiriram duas doenças: anorexia e bulimia. E elas não percebiam que tinham essas doenças...
É bom, só que, não gostei muito de algumas partes como a parte do espelho, mas o livro deixa muito claro o que acontece com algumas pessoas que tentam emagrecer.

Raissa.Rodrigues 15/03/2015

,cv

VictoriaConsani 25/01/2022

Livro relata distúrbios alimentares na adolescência
Li esse livro na pré adolescência. Confesso que passei por distúrbios alimentares extremamente pesados e esse livro me ajudou a lidar com alguns, apesar das sequelas.

Ele retrata a bulimia e anorexia de uma forma que o adolescente se identifica com o problema sem que aquilo se torne exageradamente chato para eles, não se trata de um livro de auto ajuda, se trata de um auto entendimento. É um livro que você entende o que está acontecendo com você, você vê que há várias garotas passando o mesmo que você e ela pode estar do seu lado agora mesmo.

Bebequinha 19/08/2022

Vamos lá
Esse livro é simplesmente perfeito, eu também comecei a ler esse por causa da escola, eu comecei a ler e terminei no mesmo dia.

A história é incrível, como explica as coisas e tudo mais, pode conter gatilhos pras pessoas q já passaram pelo mesmo.

Eu amei ver como ela foi evoluindo, a história dela infelizmente é uma coisa q acontece muito frequentemente hj em dia.

Recomendo muito, esse livro é incrível

lulimello 06/10/2021

eh um livro ruim e me fez meio mal!! nao gostei da escrita e a maneira como abordou alguns assusntos que nao foram o foco do livro foi péssima!! mas eh, tem algumas coisas que me fizeram ficar feliz lendo e me ensinou algumas lições :))

Leitora mirim 23/05/2023

Li pela escola
É um livro razoável que conta uma história sobre distúrbios alimentares como a anorexia e a bulimia.