Micro Nations

Micro Nations John Ryan...

Resenhas - Micro Nations

Ogro 05/09/2015

Minha casa, meu castelo
Quem leu Sandman certamente conhece o Imperador Norton, da estória Três Setembros e um Janeiro, o qual proclamou-se o primeiro imperador dos Estados Unidos e, mais curioso ainda, .a população de São Francisco o tratava como tal. Por sua ante-visão em sugerir a construção de uma ponte sobre a baia de São Francisco existe, hoje, na Golden Gate uma placa que diz “Pare viajante, e seja grato a Norton I… cuja sabedoria profética concebeu e decretou a construção da ponte da Baía de São Francisco…”

Este livro faz uma relação , assaz curiosa, de dezenas de descenderntes espirtuais do referido Norton; baseados no principio da Convenção de Montevideo de 1933, versando sobre os direitos dos estados Soberanos . Basicamente, de acordo com a esma , para uma nação existir ela precisa de apenas 4 coisas: população permanente, território, governo e capacidade de interagir com seus vizinhos. Se essas quatro condições forem preenchidas, é uma nação, seja reconhecida ou não. Infelizmente, para esses micro-monarcas, as nações partem do princípio que a nação tem de ser reconhecida como tal por outras nações ;

Mas isso não pareceu esmorecer esses bravos e benignos déspostas de fundo de quintal. Seja por gozação, seja para ganhar dinheiro vendendo moedas e selos, seja por puro excesso de tempo livre acabamos por conhecer os fundadores de reinos como , entre oturos, o Pincipado de Sealand (fundada sobre uma torre anti-aéra abandonada no mar do Norte), o reino Gay e Lésbico das Ilhas Corais ( não estou inventando....fica na Nova Zelândia), Akhzivland ( no meio de Israel ) e, como eles estão em todas, a republica Maritima de Eastport, nos estados Unidos. Não, não tem nenhuma no Brasil.

É uma leitura divertida porém um tanto monótona - nada de genocidios, nada de grandes descobrimentos e a maioria das fotos da "nobreza local" parecem ter sido tiradas de algum album de formatura. Ainda assim é interessante conhecer a estória de pessoas que resolveram jogar Civilization em um level mais realista ( e microscópico)