Carta para alguém bem perto

Carta para alguém bem perto Fernanda Young

Resenhas - Carta para Alguém Bem Perto

Michele Boroh 24/04/2022

"A coletividade do ridículo"
No país de prêmio literário 'engajado', ABL esculhambada e tal de obra que 'já nasce um clássico' (quanta bobagem!), terminar um FY reforça, antes de tudo, a falta que ela faz.

Com uma protagonista odiosa e carismática que é a própria antítese do "politicamente correto" (não porque a autora deseja chocar, mas porque é a síntese da própria realidade), Fernanda provoca a pensar o quanto há ali de autobiográfico. Dela e do leitor.

Young é a deliciosa e necessária manifestação do Yin não disfarçado e do Yang não santificado.

Myy 14/04/2022

Gostosinho de ler e refletir.
O personagem claramente ta em uma busca incessante pelas razoes erradas, quando na vwrdade deveria querer melhorar a sei mesmo e não querer ser outra pessoa.
É bem reflexivo. Gostei bastante porque faz perguntas que qualquer um o faria.

MarieMatos 24/05/2010

CartaPara AguémBemPerto
Não concordo muito com a resumo oficial do livro. Mas concordo com a parte em que diz que a personagem muitas vezes se questiona se não seria melhor estar na pele de outra pessoa. E esse questionamento é feito ao longo de todo o livro. E talvez seja o questionamento que qualquer um de nos mais fazemos ao longo da vida. Eu não queria se outra pessoa, mas as vezes me pego pensando se não poderia ter me tornado outra de mim mesmo. E é isso que a personagem faz o livro todo. Tentando se encontrar em um ócio pode demais condenado e julgado pela sociedade.
Gostei do livro e recomendo.

Heloisa Motoki 23/12/2020

Leitura não engrenou
Comprei o livro após a morte da Fernanda Young, conhecia o trabalho dela apenas pelos programas da TV, tinha uma boa expectativa do livro mas não engrenou. Não sei se pelo estilo da escrita, mas não me conectei com a Ariane.

Pedro Ribeiro 03/12/2011

Livro fraco, entediante e enfadonho, esperei mais pela sinopse, demorei muito para acabar a leitura.

Não vou dizer dizer que não recomendo, mas não é meu estilo de leitura.

LaLa219 16/11/2020

Leitura divertida e leve, esse é um bom livro para passar o tempo.

Dany Siviero 01/03/2021

Nervuspan&Buda
Somos brindados com as indas e vindas de Ariana, linda, rica, mimada e surtada.

Ela faz o que quer, tem um marido que a ama, uma filha que não a perturba, um apto do jeito que sempre desejou, um ótimo carro, cartão de crédito e dinheiro na conta, tempo de sobra, mora num bairro de classe média alta, frequenta os melhores shoppings e restaurantes, faz terapia e aula de ballet, mas nada disso a satisfaz

Em meio a isso tudo, ela viaja com Bruno, amigo de infância de seu marido e vive a grande aventura da sua vida.

Leitura incrível e divertida.

Ah Fê, que pena que vc se foi. Eu adoraria conversar com vc sobre esse livro.....

@gugugb 14/09/2020

A personagem é tão mimada, gordofóbica e preconceituosa que fica difícil se importar com sua dor.
O texto ácido da Young vale uma espiada.

Julia.Lentini 29/04/2024

Tanta coisa que nem sei
Esse livro consagrou FY como minha autora favorita da vida (mas na verdade ela já era). Ariana é uma personagem tão verdadeira e honesta que até quem se entende de modo diferente dela, consegue se identificar. pureza e verdade, apenas. ela não vale nada as vezes, mas ao mesmo tempo tenho vontade de acolhê-la. amo a amizade que ela desenvolve na eurotrip, a forma como o luto repentino muda sua vida, o seu jeito espirituoso de ser. amei cada página e cada reflexão. te amo, Fernanda!