Ambiguidade

Ambiguidade Eulálio Hereda

Resenhas - Ambiguidade

Bru | @umoceanodehistorias 31/03/2016

Ambiguidade foi uma grata surpresa. O livro conta a história de vida de Josias, um rapaz que tinha sempre a mesma rotina: pegava o mesmo ônibus, passava pelas mesmas ruas, conversava com as mesmas pessoas, passava no banco apenas em determinado dia, etc. Mas, as rotinas, mesmo boas, precisam ser conturbadas às vezes e é isso que acontece com a vida de Josias.

Um dia, enquanto está indo para o trabalho, Josias segue sua rotina, mas algo muda. Ela vê um senhor idoso e cego, que sempre estava naquela praça, pedindo dinheiro e decide dar sua última moeda para ele. A princípio, essa doação não significa nada, se não fosse pelo fato de que, inesperadamente, o idoso volta a enxergar. A priori, o primeiro pensamento de todos os camelôs do lugar era que o homem fingia sua cegueira para ganhar com isso. São poucas as pessoas que acreditam que aconteceu um milagre.

Sim, é possível. Mas eu que sou religioso, ainda quero crer que exista um milagre nessa história, sim!- Embora eu não tenha uma religião definida, me considero religioso, Rui. Só não consigo acreditar muito que possa existir milagres desse tipo.
- Não seria legal se realmente existisse?- Sim! Às vezes penso nisso, mas será que todos são merecedores desse milagre? Seria possível curar todos os males que existem nesse mundo, Rui?- O coração de Deus é generoso, Josias. Ele é capaz de abraçar todos nós, desde que nos redimimos de nossos pecados...
- É aí que está a questão. Será que tudo o que fazemos errado deve ser considerado pecado?

Em um outro dia, Josias se depara com uma linda moça no ônibus que está chorando, a primeira vontade de Josias é fazer a moça parar de chorar e ele começa a conversar com ela. Descobre que ela chora pois acabou de terminar um relacionamento e, por mais que não queira, Josias começa a sentir-se atraído por ela e deseja encontra-la no ônibus, mas parece que o universo não está conspirando a favor deles.

Começam a acontecer muitas coisas, Josias começa a presenciar e operar milagres, mas ele não sabe que possui essa capacidade. Seu dom o aproxima de Rui, um colega de trabalho, Lucio, um rapaz muito nervoso que lhe ajuda em um momento de necessidade, e Ana, a linda moça do ônibus.

O autor conseguiu criar uma trama muito interessante. O personagem não sabia que era capaz de operar milagres e fazia tudo isso sem ter consciência, mas, com o passar do livros e acontecimentos, Josias começa a se dar conta do que faz e fica em dúvida sobre dizer ao mundo o que é capaz ou manter-se quieto e seguindo sua vida.

Se analisados em conjunto, os milagres operados por Josias, remetem aos milagres que Jesus operou, seria, então, Josias a reencarnação de Jesus, o novo salvador do mundo? Quando comecei a imaginar isso do livro pensei que o autor seguiria um caminho que foi totalmente oposto.

Ambiguidade é um livro que fala de milagres mas, acima de tudo, ele fala que Deus é apenas um, seja você seguidor de qualquer religião. Eulálio conseguiu fazer uma miscigenação muito boa das religiões, então, temos a opinião de todos sobre o que ou quem Josias é, esse foi um ponto forte do livro. Outro ponto que me agradou foi o fato de o livro ter muitos trechos reflexivos, ele fala sobre o real arrependimento, sobre pessoas que apenas se arrependem da boca para fora, sobre você ajudar o próximo e controlar-se, enfim, foi um livro com bastante ensinamentos.

Sempre existiram outras crenças, como existem etnias, como existem nações, não podemos achar que somos soberanos sobre os outros, que nossas crenças são melhores e maiores que as das outras. Assim nos tornamos tiranos! Seríamos novos nazistas querendo fazer uma purificação étnica e religiosa assim como eles fizeram.

Apenas uma coisa me incomodou na leitura e foi o final, não que não tenha gostado do final, mas faltavam 4 páginas para eu concluir a leitura e não sabia o que aconteceria e o autor fez uma reviravolta nessas páginas, então, ele ficou corrido, mas não menos interessante.

É um livro muito recomendado, pois ele te fará perder o preconceito com algumas crenças caso ele exista e também te fará refletir sobre vários pontos.

site: http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/2016/03/resenha-ambiguidade-eulalio-hereda.html