Água para Elefantes

Água para Elefantes Sara Gruen

Resenhas - Água para Elefantes

LissBella 09/03/2011

Nunca houve nada que eu quisesse tanto em toda a minha vida.
Quase desisti de ler o livro quando li algumas resenhas aqui do Skoob... ainda bem que o peguei para ler mesmo desanimada. Eu simplesmente ADOREI o livro. Gostei do estilo de narrativa, gostei da liberdade do personagem de se expressar, gostei da leveza do livro.

Em Água para Elefantes, a autora conta a história de Jacob, um homem já de 90 ou 93 anos, que vive numa casa repouso. Temos a oportunidade de conhecer a opinião dele sobre a idade e a velhice... e confesso, é no mínimo intrigante...

A idade é um ladrão terrível. Justamente quando se começa a entender melhor a vida, a idade nocauteia suas pernas e arqueia suas costas. Ela lhe trás dores, lhe confunde a cabeça....

Jacob narra a morte prematura dos seus pais... e como um garoto reage a essa dor e perda... Caminho até o limite da cidade... Ando até o céu escurecer e a lua ficar alta. Ando até sentir dores nas pernas e bolhas nos pés. E, então paro porque estou cansado e faminto e não tenho a menor idéia de onde estou....

Descobrimos como entrou no circo e os anos que passou vivendo lá...podemos ter uma idéia de tudo que acontece nos bastidores deste mundo, em como vivem essas pessoas e como suas vidas rumam.

Confesso ter ficado muito surpresa com a narrativa principalmente nas partes em que percebemos claramente que o circo é uma ilusão... para quem vê é sonho... fantasia, mas tenho a impressão que para quem vive o circo, este é apenas mais um emprego, como todos os outros... os circenses na verdade vendem uma imagem que encanta, mas não vivem deste encantamento.

...é tudo ilusão... é o que as pessoas querem de nós. É o que elas esperam.

Um bonito livro, um lindo romance e um amor invencível.

Recomendo.
Erika Valentim 15/11/2011minha estante
eu nunca gostei de circo, para mim as pessoas sempre pareciam tristes. Uma energia carregada.

Pati 14/01/2013minha estante
Achei bacana o livro, um amor perfeito.

Tom 26/01/2013minha estante
Ainda bem que você não se deixou levar pela interpretação dos outros, como diria Ítalo Calvino não não devemos nos limitar a leitura de resumos, críticas, interpretações e sim irmos direto ao original. Quanto mais pensamos conhecer por ouvir dizer quando são lidos de fato mais se revelam novos, inesperados, inéditos. Naturalmente isso ocorre se estabelecer uma relação pessoal com quem o lê.

aninha 04/02/2015minha estante
ai gente to ate com medo de ser ruim, comprei ele hoje hahaha

kamilanuns 29/07/2015minha estante
Um livro lindo, adorei mais ainda a nota da autora

Li 03/04/2019minha estante
Muito legal a sua resenha. E a sua persistência. Eu costumo nunca ler resenhas, críticas ou qualquer referência a um livro antes de pegar o original. É claro que nem sempre é possível, mas é um exercício importante para não rebaixar algo que pode me surpreender.

Dayanna 30/05/2020minha estante
Estou no começo dk livro,mas estou gostando muito

Carol.Domini 17/08/2022minha estante
Foi o livro que me fez entrar no universo da leitura, li quando tinha uns 12 anos (fazem cerca de 8 anos agora). Tenho muita vontade de reler para saber como seria a experiência e se eu ainda gostaria do livro.

Kazane 27/12/2022minha estante
Ele é perfeito!

Caroline.Rodrigues 22/08/2023minha estante
Leveza? Os maus tratos aos animais no circo e o cara sendo agressivo com a mulher, não achei a leveza

Pah Aleksandra 25/11/2011

[Livros & Fuxicos] Resenha Água para Elefantes
Resenha completa em:http://livrosefuxicos.blogspot.com/2011/11/resenha-agua-para-elefantes-sara-gruen.html

Água para elefantes foi uma leitura surpreendente. Já havia lido comentários positivos sobre o livro, mas também, muitas críticas sobre a construção da narrativa, contudo, a meu ver, o livro é digno de elogios, como uma montanha russa de emoções a autora nos transporta há tempos e cenários diferenciados, instigando nossa imaginação e prendendo-nos a trama.
A história é contada por Jacob, que com 93 anos, vive em uma casa para pessoas de idade. Sentindo-se só e cansado de ser tratado como um inválido, ele passa a relembrar os bons tempos de sua juventude. Assim, a narrativa mescla fatos do passado com elementos do presente, apresentando a dura realidade de Jacob, que nos comove com sua solidão e tristeza, ao mesmo tempo em que nos encanta com os elementos surpreendentes de seu passado. Desta forma, por meio das lembranças de Jacob descobrimos como ele iniciou sua trajetória no circo, o exato momento em que ele se encantou com a carreira circense, quando e como ele conheceu o amor de sua vida e também, como ele sofreu em meio das dificuldades dessa profissão na época de sua juventude.
O contexto criado pela autora é extremamente envolvente, por semanas fiquei louca de vontade de ir ao circo, tudo para poder experimentar um pouco da magia narrada no livro, os espetáculos de malabarismo, a grande lona, os animais, os refrescos e brindes, a música, cada detalhe da trama é tão rico que é fácil se perder na beleza da história. Mas por trás das aparências, a autora também abordada os pontos negativos que eram comumente presenciados nos circos, como o maltrato aos animais, a racionalização de alimento para os mesmos, a discriminação entre as classes de trabalhadores do circo, entre outros elementos.
O fato é que o livro é rico em detalhes, muitos deles capazes de nos emocionar de uma forma inexplicável, por exemplo, sempre que Jacob fala sobre seu presente, sobre sua solidão e como gostaria de reviver o passado, sentimos um aperto no peito, uma dorzinha causada pela consciência sobre as marcas que o tempo é capaz de deixar no coração das pessoas, os sentimentos são tão fortes que facilmente nos emocionamos.
Em contrapartida, Jacob é um senhor muito bem humorado, fazendo o estilo durão, ele não admite as limitações da idade, por isso, nos divertimos muito com suas teimosias. Além do drama e do humor, o livro também possui uma dose de paixão, em meio a um caso de amor proibido, torcemos pela felicidade de Jacob, mesmo que, no meu caso, eu não tenha sentindo a intensidade do amor narrado pelo personagem. Entretanto, longe dos resquícios de amor, drama e comédia presentes na narrativa, o ápice da história se concentra na chegada de Rosie, a elefanta mais querida e linda do mundo. Ela muda o rumo do livro, fortalecendo laços de amor e destruindo relações de egoísmo e dor. Esperta, carinhosa, companheira, Rosie rouba a cena, cativando qualquer leitor.

Gostei muito do livro, a autora escreve de uma forma direta e simples, emocionando-nos com os fatos e não com suas palavras. Fiquei surpresa com a informalidade do texto, que conta até mesmo com palavreado chulo, mas claro, nada que desmereça a obra, muito pelo contrário. Outro ponto positivo, como já citei, é o contexto, o circo definitivamente me ganhou. Já como ponto negativo, saliento o final, de certa forma o achei muito irreal, ao contrário do resto da narrativa, a conclusão é muito romântica, algo que para mim, não caberia a real situação de Jacob, contudo, isso não me fez gostar menos do livro.
Aline 22/11/2013minha estante
Não gostei do livro. A forma que a autora escreve é muito chata e os personagens sem personalidade. Principamente a mocinha do livro.

Lizzy 25/03/2022

Amor Proibido ????
Quando algo é proibido parece que tudo fica ainda mais emocionante, não é?
É isso que acontece em Água par Elefantes. Uma história de Amor incrível ?.

Viviany.Fernandes 24/05/2021

perfeitoooo
eu amo o filme, amo o livro, por mais que tenha uns gatilhos nele, eu amo demais a história e ler esse livro depois de anos na estante jogado é um prazer incomum!

Cinara... 19/12/2020

"Mesmo quando olho direto nos olhos leitosos e azuis no espelho, não me encontro mais. Quando deixei de ser eu?"

Livro maravilhoso, história linda e comovente!!!!
Aquilo de nunca ir pelo gosto literário dos outros só confirmei lendo esse livro! Já vi várias pessoas falando que era ruim, que a edição e tradução não prestava ? Só não presta pra quem não gosta de capa de filme, pq realmente essa história é muito linda e muito bem escrita! Não achei nenhum erro no texto nem nada, onde as pessoas acham defeito não sei!
Conta muito mais a história presente do velhinho Jacob do que no filme, a vontade de chorar algumas vezes é enorme!!!
Amei!

Hannah Monise 23/10/2011

Vida real e imaginação...
Um livro lindo e com um tema totalmente diferente! Me surpreendeu como a autora sabia sobre circo para não focar só no romance.

Jacob se vê totalmente sem rumo quando seus pais morrem. Foge da faculdade próximo das provas finais e acaba aparecendo num circo onde começa uma vida totalmente diferente. O que o salva é que a faculdade que fazia era de veterinária, e então, ele consegue um "emprego" no circo, onde se apaixona por Rosie, a elefanta, e Marlena, a mulher do seu patrão.

Quando peguei esse livro pra ler achei que veria só o que eu mais esperava: romance! E por isso tinha uma expectativa diferente sobre ele. O começo não me animou tanto porque o romance demora para aparecer, mas a autora sabe envolver o leitor com o enredo sobre o circo. As cenas descritas sobre os animais e os espetáculos são incrivelmente detalhadas e te faz realmente viajar na leitura. E eu, que não imaginava que final teria o livro, fiquei totalmente admirada com a maneira como ele terminou. O que diverte são as trapalhadas de Jacob aos 93 anos que é quem conta a história, e está vivendo em um asilo. A história contada em primeira pessoa faz tudo ficar bem divertido com os comentários. Há cenas de maltratos com animais que me fizeram ficar muito deprimida, cenas que encheram meus olhos de lágrimas e me emocionaram demais. Um livro totalmente envolvente!
Lembrando que, para escrever o livro, a autora fez pesquisa em museu de circo, viu fotos e ouviu histórias de pessoas que viveram em alguns, ela diz isso mesmo numa nota ao final. Então, trechos do livro são verdade, porque ela faz algumas misturas da vida real com a imaginação... E isso tudo resultou num belo trabalho!

Adriana 18/04/2021

É um livro com uma ótima discussão, porém muito devagar no desenvolvimento da história. Eu tive várias vontades de abandá-lo, mas dava chances de continuar, até que fiz a conclusão da leitura.
O livro é narrado por Jacob, atualmente, um senhor que está vivendo em uma casa de repouso. Nisso, ele passa a relembrar sobre sua juventude, seus momentos em um circo: os maltratados contra os animais, as dificuldades em ter uma vida digna, enfim, sem um rumo na vida. Em contrapartida, Jacob mostra que, mesmo diante das dificuldades, a vida é um espetáculo.

Nanda 14/06/2021

Água para elefantes
Sempre fui fascinada pelo universo circense , acho incrível como eram os grandes circos antigos, tirando a parte dos maltratos aos animais, é claro. Toda aquela emoção e encanto. Me emocionei demais com as partes em que Jacob já era um idoso, e me senti realmente em sua pele, vivendo suas dificuldades e limitações, acho q esse foi um ponto forte do livro. O romance foi meio fraquinho, mas entrar no mundo do circo compensou todo o resto. A Rosie é um amor, e quanta sensibilidade da autora, dedicar o livro aos elefantes!

Sira Borges 13/03/2021

Água para elefantes
É uma história muito bem contada e aborda vários temas como a velhice, os maltratos a animais nos circos, a vida dos trabalhadores e artistas... Muito bom!

@detalheseartes 23/09/2011

Não entendi o motivo de ser tão famoso...
Realmente, não entendi o motivo de tanta coisa em cima desse livro...
A História é sim interessante, mais sei lá... falta algo!
De começo,e este nome não tem nada a ver, o final então, menos ainda.
Livro comum, nada demais e nada de menos...
Aline 24/10/2013minha estante
Também não sentir nenhum 'emoção especial' neste livro. O personagens são péssimos.

Thaty 23/05/2014minha estante
Bem que você disse, nada a ver.

ary 31/03/2018minha estante
eu estou n pagina 160 e to esperando, a parte boa do livro que ate agora nao vi.

Viviane.Ramos 09/04/2021

O maior espetáculo da terra
?Eu achava que preferia envelhecer à outra opção, mas agora já não tenho tanta certeza. (?) Mas não há nada que eu possa fazer em relação a isso. Só me resta passar o tempo esperando o inevitável, observando os fantasmas do meu passado se agitarem em volta do meu presente insignificante?

Mah 16/07/2010

Particularmente, esperava bem mais deste livro, é muito enrrolado, existem capitulos que prendem a leitura, mas outros que você tem vontade de simplesmente pular, ou parar a leitura ali mesmo, achei o final muito "sem sal" e incompleto... Tipo, você quer saber o que aconteceu com certos personagens que na estória tem um papel fundamental... Demorei tanto para ler esse livro, que mal lembro de um trecho lá do ínicio, então vou ficar devendo!
Esperava me apaixonar, chorar, rir, não querer parar de ler, mas no meu caso, nada disso aconteceu!

sara 21/04/2022

Acho que fui com muitas expectativas...
Não é um livro ruim ao todo. Mas o casal não tem uma química. EU SEI QUE NAO SE TRATA SÓ DO ROMANCE....mas custava o casal ter um pouco de química?
Fora isso, é interessante ver como essa vida de circo pode ser maluca e inspiradora.

Ness 28/01/2022

Melhor do que o esperado!
Comecei a ler o livro despretensiosamente, mas ele me cativou demais. Isso porque a narrativa da autora é fluida. Me lembra as histórias que minha avó de consideração me contava, com aquele ar de saudosismo emocionado.

Sara Gruen foi incrível narrando a história sob a ótica de um personagem masculino.

Logo de início nos deparamos com o velho e ranzinza Sr. Jankowski - um senhor esquecido pela sua família e que não sabe se possui seus 90 ou 93 anos. Ele é do tipo que não suporta o lar de idosos onde vive. Odeia a comida servida lá e os "velhos babões" com quem é obrigado a dividir o ambiente.

A narrativa se transforma de uma maneira tão inusitada (e incrível) para a sua fase de jovem adulto que realmente te faz questionar como o Jacob se transformou naquele senhor reclamão.

A trama é boa, os personagens são densos. Não senti vontade de largar o livro um minuto sequer. O jovem Jacob é apaixonado e apaixonante... ainda que volta e meia tenha cheiro de estrume, e o costume de arriscar sua vida em prol da sua empatia.