Para Escrever Bem no Trabalho

Para Escrever Bem no Trabalho Arlete Salvador

Resenhas - Para Escrever Bem no Trabalho

Edson Camara 05/03/2017

Na era do WhatsApp, e-mail e Facebook, o português tem sido relegado a décimo segundo plano. Ninguém, ou talvez algumas pessoas são exceções, liga muito para a forma como escreve e até como fala. Este livro de fácil leitura deve ser considerado um livro de cabeceira e “mochila” para todos que ainda se importam com nosso idioma.

Escrever corretamente, considero-me um aprendiz ainda, em minha modesta opinião é obrigação de todo brasileiro.

Com tantos modismos, estrangeirismos e jeito “mídias sociais” por aí tenho observado pessoas escrevendo e falando.quase um dialeto, um outro idioma, muitas vezes estas pessoas sacrificam a clareza da comunicação e dizem estas palavras aportuguesadas ou criadas sem se preocupar se houve entendimento de quem recebeu-a.

Vou citar um exemplo: Participei de uma reunião uma vez e uma pessoa falou para mim esta frase: “Vou vê o deploí pra estartar o project”, creio não haver necessidade de explicação. Há muitos outros como: deletar; performar; expertise e por aí vai.
Depois consegui traduzir a frase acima: “Vou verificar a liberação do aplicativo para iniciar o projeto”. Francamente não?

O livro nos fornece inúmeros exemplos de como escrever e responder a e-mails, mensagens de whatsapp e sms, e até de postagens de Facebook e Twitter.

Fornece dicas essenciais de gramática e meios de tornar o texto mais claro.
Muito útil, vai virar meu companheiro daqui para frente.

Importante, não sou contra a evolução da língua, sou contra a substituição gratuita de palavras em português por similares aportuguesadas do inglês e do uso de termos estrangeiros quando nosso rico idioma fornece o mesmo termo de forma clara e objetiva.

Sammi 21/01/2018

Excelente livro de dicas para quem quer melhorar a redação
Este não é o melhor livro da Arlete Salvador, mas é excelente ao que se propõe: ser um guia de referência rápida e introdutório. Com uma linguagem simples e objetiva, a autora demonstra de forma prática como podemos melhorar nossa redação.

DAN LIMA 08/04/2018

Uma temática que aborda a importância de se escrever bem
em quaisquer ocasiões. Inclusive, nas redes sociais.
O ato de escrever, por si só, é crucial. E uma comunicação
bem estruturada e com sentido, é o mínimo.
Excelente escrita, uma literatura que contém 3 etapas: história,
a essência da escrita e tópicos de português.
Recomendo este livro para todos que valorizam uma boa escrita
e que apreciam escrever.
;-)
Beatriz 08/04/2018minha estante
Ótima dica!!! Quero ler esse livro também :)

DAN LIMA 09/04/2018minha estante
Bia, não vai se arrepender. ;-) Leia, depois comentamos.
Bjssssssssssssssss...;-)

Marisol 21/12/2020

Para escrever bem no trabalho
Estamos escrevendo mais, mas estamos nos comunicando bem? Na era digital, a pressa vira prioridade e o modo como nos comunicamos, principalmente no ambiente de trabalho, acaba dando a lugar a textos mal redigidos. Com uma linguagem clara e criativa, Arlete Salvador fala sobre as características de diversos textos (e-mails, relatórios, mensagens instantâneas), edição, revisão, bem como se posicionar em determinadas circunstâncias (dizer não, cobrar...). Na última parte, o leitor ainda encontra diversas dicas de português muito úteis no dia a dia. Quer um exemplo? Troque locuções para ser mais conciso:
apresentar uma ideia = propor
buscar uma solução = solucionar