Insônia

Insônia Marcelo Carneiro da Cunha

Resenhas - Insônia

Tiago Ribeiro Santos 15/01/2009

A premiação deste livro pela União de Escritores do Brasil, em 96, é justíssima.

Considero Insônia o livro mais belo que li em 2008 e fatores para isso não faltam: a começar pelo contexto da obra. Justamente no momento em que vivemos a virtualidade, onde paixões e namoros podem acontecer através de uma simples tela e teclado, o autor, com quase 40 anos, escreve em primeira pessoa a vida de uma menina coberta por incertezas amorosas onde uma delas está na internet. Ainda, se utilizando de uma linguagem adolescente na tentativa de transmitir a realidade da personagem principal e, conseguindo isso com perfeição.

Um livro que tive o prazer de ler, praticamente, sem sequer larga-lo no almoço, chegando a ler até mesmo de pé pelos corredores de um edifício.

O livro está dentro da literatura infanto-juvenil, mas, mesmo assim, capaz de deixar qualquer adulto emocionado. Qualquer adulto como eu.
Adriana.Lopes 02/02/2015minha estante
Verdade Tiago... lembrei dele a poucas horas quando procurava um livro infato-juvenil para fazer uma síntese para o programa de bolsa que faço parte. Lembro que o li ainda no ensino fundamental e também não conseguia parar de ler, cheguei a entrar na personagem, e foi a primeira vez que fiz uma reflexão e tanto da minha vida.
A leitura é linda e confortável.

Délya 02/02/2013

Insônia- Marcelo Carneiro
Um dos livros que eu mais li durante minha infância,lembro de ter encontrado ele sem querer em meio a tantas livros da biblioteca municipal da cidade e foi paixão a primeira vista...
É emocionante, engraçado, amigo...
O autor conseguiu fazer uma descrição de todas emoções do mundo adolescente.
Quero ter ele na minha biblioteca se alguém quiser vender!

gabs 14/08/2021

Muito ruim, eu simplesmente odiei.
Eu, uma garota de 15 anos, comecei a ler esse livro pois vi na biblioteca da minha antiga escola e li apenas para passar o tempo.

Confesso que demorei muito para fazer essa resenha pois achei uma coisa decadente.

A minha primeira reclamação são as gírias, coisas como "Chico", "Galileu" entre outras que são bem presentes e juro que não entendi nada. Como sei que o livro foi postado antes dos anos 2000 fui perguntar aos meus parentes mais velhos se usavam gírias como essa e advinha? Não, eles não usavam.

A personagem principal é a típica garota que se acha "muito madura pra idade dela", quando na verdade ela só é uma garota mimada que tem umas responsabilidades a mais.

Além de se intrometer demais na vida amorosa do pai, ela começa a decidir totalmente sobre a vida dele.

Uma coisa que me incomodou muito foi uma parte específica, quando o autor simplesmente colocou o pai da Cláudia, a protagonista, para dizer que a escravidão foi "um avanço para sociedade". Tipo, moço essa foi um dos maiores horrores da nossa sociedade, por favor estude história novamente. Isso em momento algum é contestado no livro o que me faz crer que é uma ideologia do autor. E não vi um momento que essa fala agregaria na obra.

Ela vai para um resort com um pai e lá conhece uma mulher mais velha, a Dea, depois de dar uma de "sou diferente das outras garotas" elas se sentam e começam a conversar, até dois caras mais velhos virem e começarem a conversar com elas marcando um jantar, me surpreende o fato do pai dela simplesmente não perguntar quem são as pessoas que a garota vai sair e simplesmente deixar, moço o senhor não assiste o noticiário?

A Claudia, uma adolescente, começa a conversar com um adulto, o Pedro, um cara de 27 anos, e apesar de Claudia ter deixado óbvio sua idade, depois de muitos discursos eles se beijam, ele é um ADULTO beijando uma ADOLESCENTE.

Enfim, por incrível que pareça, essa não é a parte mais problemática do livro. Muita coisa acontece no livro e tals. Vou pular muitas partes pra ir pra que mais me incomodou.

A Claudia faz parte de um gruoo de bate papo olnine onde entra o "Homero", que fica mandando poemas em seu email privado, aí eu achei fofo mas ficou muito problemático. Ele mandou uma foto dela para o email de Claudia e ela não foi chamar a polícia imediatamente, ao contrário, ela continuou conversando com ele.

Homero disse para Claudia que ele havia tirado a foto dela é eles continuaram a conversar como se fosse uma corriqueira um estranho tirar fotos suas no meio da rua.

Eles continuam a conversar e acabam criando uma amizade, mas enquanto eu lia só conseguia pensar que esse tal de "Homero" poderia ser um pedofilo, mas pra minha total supressa ele nao é.

A Claudia conhece o "Homero" pessoalmente na verdade é o Daniel, eles conversam e ele pede para levar ela a um lugar, eu fiquei desperada achando que era um sequestro organizado, mas não era.

Ele levou ela para um porto, isso daria um ótimo filme de sequestro se alguém pegasse o plot e mudasse o final. Alguns dias se passam eles saiem cada vez mais e no final ficam juntos, assim como a Dea e o pai da Cláudia.

Sinceramente acho que o livro teria sido mais interessante se eles tivessem ensinado a adolescentes como eu a não confiarem em gente da internet.

Ayvin Souza 12/11/2012

Insônia - Marcelo Carneiro da Cunha
O escritor Marcelo Carneiro da Cunha foi muito feliz ao escrever esse livro, visto que ele consegue alcançar diferentes dramas indo desde a perda da mãe, o primeiro amor, amizades e o amadurecimento de uma adolescente.
O livro escrito em 1996, não deixa de ser atual, apesar de algumas gírias da época não serem mais utilizadas. O leitor é preso à história de Claudia do começo ao fim, deparando-se com poemas e citações que acabam tornando a historia mais emocionante e interessante.
Cláudia é uma adolescente diferente das outras: por ter perdido sua mãe muito cedo ela acaba amadurecendo e tendo um jeito que não condiz com sua idade, cuidando da casa e de seu pai, que apesar de ser um gênio é um tanto quanto fora do ar; e devido a seus afazeres e preocupações com a casa acaba não tendo muito tempo para sair com seus amigos ou namorar. A história começa a tomar forma quando Cláudia vai para um hotel com seu pai, devido a um congresso que ele participaria; e lá faz amizade com Andrea, uma mulher com espírito jovial, que irá passará a ser sua conselheira e fará parte de sua vida a partir de então. Juntamente com isso, Cláudia começa a receber mensagens de uma rapaz misterioso que se apresenta como Homero, o qual parece saber absolutamente tudo sobre ela: desde quando ela vai ao supermercado até seus gostos literários.
O enredo é muito bom, o leitor se sente envolvido em descobrir quem é Homero, interessado no que acontecerá com Andrea e Claudia, e em dúvida sobre quais serão as escolhas da protagonista. O autor se aproxima realmente da linguagem utilizada pelos adolescentes e mostra as incertezas amorosas vividas por estes; e ainda consegue trazer trechos dos poemas de autores como Sylvia Plath, através das mensagens mandadas por Homero, e mostra como relacionamentos podem começar devido a internet.
Quando eu o li, há alguns anos atrás eu era adolescente e me via na personagem, foi uma ótima indicação de uma amiga, apesar de antes de começar a leitura achar que seria mais um livro com dramas adolescentes porém estava enganada, conforme a história vai acontecendo você acaba se envolvendo com os personagens e pelo o que estão passando, é um livro muito emocionante e fácil de ler.
Enfim foi um dos primeiros livros que li e com certeza um dos melhores e que marca demais, com certeza recomendo a todos. :D

Vitor 18/06/2013

Amei !

Autor:Marcelo Carneiro da Cunha
Editora: Projeto Ltda
Avaliação:
Onde comprar: Livraria Cultura | Mercado Livre
Você tem um pai, você tem uma casa para cuidar, você vai a escola, quer ser cientista, quer saber mais sobre a vida, sobre as pessoas, sobre você. Você tem uma turma que adora você, mais eles estão na internet e você nunca encontrou nenhum deles ao vivo. Você gosta de aventuras, quer saltar de pára-quedas, tem as fantasias mais loucas, gosta de ler, gosta de viajar, gosta de zoar. Sua banda predileta é Garbage, você nem sabia que poesia era tão bom, e não sabia que uma certa pessoa gostava tanto de você. Seja bem vindo a Insônia. Sua viajem começa aqui.
Claudia é uma adolescente que perdeu sua mãe quando mais nova, e que vive com seu pai, com a cabeça completamente feita, ela não se deixa levar por qualquer menino, nem por qualquer rostinho bonito que aparecer em sua frente, ela tem uma duzia de amigas, mais apenas uma que ela leva a sério "Carla", que é o seu porto seguro, com quem conversa, e se aconselha sempre, e que não sai do telefone com a amiga. Depois que sua mãe morreu ela se vê no direito de cuidar do pai, cuida da casa, dos recados, trabalhos que ele tem que fazer, datas e tudo mais, e recebe por isso, e coloca tudo em uma conta bancária, por que de acordo com ela, ela precisará mais daquele dinheiro futuramente, e ela se preocupa imensamente com o futuro. O pai de Claudia é cientista, e sempre que vai fazer uma viajem ou coisa do tipo leva a filha para poder o acompanhar, e claro que ela sempre arranja um jeito de parecer "que está indo para ajudar o pai", e não por interesse na viajem. Na viajem que parecia completamente entediante, o pai sempre sai, e ela nunca o vê... Ou quase nunca (eles jantam juntos, as vezes). Andando pelo hotel que se localiza em Florianopolis, Claúdia, conhece Andréia, ou Déia como ela a chama, uma balconista que trabalha no hotel. Ambas se dão muito bem, e Claudia conhece uma pessoa que mostra para ela o mundo de uma maneira como ela nunca o viu como tal,"O mundo dos adultos", Andréia, leva ela para todos os tipos de eventos, festas, ensina como paquerar os " Gatinhos", e ainda dá conselhos, e não a trata como criança, diferente de sua amiga carla, como diria Claudia, "Uma total teen, galinha". Em um dia qualquer no hotel, Andréia vê o pai de Claudia andando pelo hotel, e fica toda contente, e toda "safada", Claudia repara que Andréia gostou do pai dela, mais nem fala nada que ele é o pai dela, e deixa as coias fluirem, e então..Todos eles marcam de jantar a noite, no jantar eles não paravam de se falar e conversar e se olhavam de um jeito especial "era estranho" para Claudia que estava acostumada a ver seu pai sem ninguém, e só ela, somente ela cuidando dele. Mantendo muito contato por toda a viajem e sempre saindo, Claudia conversa com Déia a respeito de seu pai, e ela diz que gostou dele, e tudo mais, e em uma outra ocasião ele vinha vindo pro lado das duas, e ele para perto de Claudia e diz " Quando terminar, suba..Já está ficando tarde", e Déia desconfia e pergunta: "Vocês sempre tem essa intimidade um com o outro?", "Claro, nós moramos juntos", "Vocês o quê?", "Não é natural um pai morar com sua filha? Nesse instante ela fica roxa e sem palavras, e após alguns minutos sai, e de noite liga para sua amiga e diz "Claudia, ele era o seu pai, e você nem para me dizer? Ai meu Deus, que vergonha, que vergonha, eu me ofereci toda para ele, e você olhando.. Me perdoa Claudia, mais por que você não me disse?", "Calma Déia, ele gostou de você, e você dele, achei melhor deixar as coisas fluirem naturalmente", depois dessa pequena discussão Andréia fica um tempo envergonhada e parece sumir do mapa do hotel, e Claudia não a encontra de modo algum, até que é chegado o dia de ela ir embora, ela escreve um bilhete pedindo perdão para Déia, e deixa debaixo da porta do apartamento dela, e vai embora com seu pai. Ao chegar na cidade depois de um tempo, ela liga para Déia, e conversam arrumando aquele pequeno desentendimento, e marcam de almoçar, a pedido do próprio pai de Claudia (Rafael). No jantar eles se acertam e tudo mais (Vou ser breve, por que tá ficando enorme isso daqui'-') , e Déia sobe para o quarto de Cláudia e conversa com ela sobre o que está acontecendo, e diz que está "Gostando muito" do pai dela, e se ela não se importassem deles namorarem, e era meio estranho tudo aquilo para ela, mais ela parece concordar.

Ps: Não falei tudo o que o livro fala exatamente, por que se não a resenha iria ficar enoooooooorme, e todos os dialogos, e nomes...Foram repostos por mim com que eu lembro, a história é essa acima, mais com palavras diferentes, por que eu não decoro nada. Espero que tenham Gostado! Alias, Insônia é o nome de uma banda de um garoto chamado Daniel que ama Claúdia em segredo, e que no final do livro, consegue o que quer "Namorar com ela," mais isso bem depois de muitos e-mails, declarações, e tudo mais.

Bru 24/08/2021

Insônia
A minha primeira reclamação são as gírias, coisas como "Galisteu", "Chico", "Super isso" e "Super aquilo", e que são muito decorrentes durante a escrita, e que tornam a história totalmente cansativa.

Outra coisa que me incomodou muito foi uma parte específica, quando o autor coloca em uma das conversas da Cláudia com seu pai, que a escravidão foi um "avanço para a sociedade", diminuindo totalmente um dos maiores horrores da nossa sociedade.

E sem falar que romantiza algo sério como a exposição de uma conversa com um total desconhecido.
Aonde um garoto, o Daniel que seria o "mocinho", de 18 anos que está na faculdade, manda e-mails e tira fotos dela andando pela rua como se fosse algo natural. E que na verdade é algo bem estranho, e que deveria ser advertido no livro mostrando o quão é perigoso uma adolescente conversar com estranhos, ainda mais que às perseguem, e não ao contrário, estimulando a terem um romance e acharem isso tudo completamente natural.

E o Romance, assim dizendo, é relatado de forma rápida e sem aprofundamento nenhum entre os personagens principais .
Isadora243 17/02/2023minha estante
????????????

alessa_fragnello 07/01/2023

Irrealista e superficial é assim que descrevo a leitura
Li esse livro como leitura obrigatória para a escola e o que posso dizer é que cada minuto de leitura foi excruciante; custei muito para terminar o livro.
Certamente esse não é um livro que se preocupa em inserir o leitor no contexto da história. Isso porque nos poucos momentos em que o autor descreve detalhes sobre o ambiente e os personagens, o faz de forma muito superficial e pouco empática.
Como adolescente me senti injustiçada e pouco representada, pois, na minha concepção, o autor traduz essa fase tão importante da vida de uma forma simplista e fantasiosa. Os personagens são rasos e não apresentam uma personalidade singular ou mesmo um caráter. São reduzidos a um conceito genérico da adolescência: de rebeldia, de exploração no âmbito sexual e de irresponsabilidade.
Creio que essa obra tinha grande potencial, poderia ter se aprofundado nas descobertas dessa fase de transição entre a infância e vida adulta e no que ela representa na formação do ser. Nesse sentido, seria importante ao escritor, enquanto adulto, buscar conhecer a visão dos indivíduos alvo da obra e buscar estudar a psiquê e as formas de agir e pensar desses indivíduos.
A impressão que me passa é de uma história repleta de PRÉconceitos, que tenta envolver jovens na leitura utilizando a "linguagem atual", mas peca ao reduzir o enredo a um clichê genérico.
Isadora243 07/01/2023minha estante
Falou tudo ???????

7lyth 17/08/2021

Li esse livro quando tinha 11/12 anos. Foi uma experiência estranha para mim. Ficou marcado na minha memória, ainda mais a descrição no final.
Não me deixa surpresa que um homem romantize pedofilia/stalker, o que me choca mesmo é ele mostrar a ideia "genial" dele pro público adolescente que estava começando a ter contato com o mundo virtual, inserindo isso de maneira tão irresponsável e grotesca.
Quando eu terminei de ler "insônia" (sim eu me lembro até hoje) sabia que um limite tinha sido ultrapassado e que não estava certo. Até cheguei a esconder o livro dos meus pais e fiquei um pouco triste. Apesar que outra parte de mim tinha gostado muito do livro porque foi um dos primeiros que eu li que tinham "várias" páginas.
Hoje eu vejo que a tal da Claudia não tinha nada de "mais madura pra idade dela" que é jargão de pedofilo pra manipular... Com 15 ngm sabe de nada, só pensa que sabe. Por isso esse livro é um puta de um problema e nem imagino como deve ter sido má influência para tantas crianças.

Lido entre 2008-2009

Mah 13/07/2021

Eu li esse livro quando eu era adolescente e agora resolvi revisita lo. Confesso que parte do encanto se perdeu, mas esse é uma leitura gostosa, de um dia, uma vez só pra relembrar? e isso!

Dhi 23/08/2009

Liiiiiiiiiiiiiiindo
Li ele e reli umas 5 vezes mais ou menos. Tem tudo haver com o mundo moderno de hoje. Gostei muito e indico, uma leitura leve indicada para qualquer momento.

Lari 07/11/2010

Recomendo
Com toda certeza do mundo recomendo esse livro.
Me apaixonei por esse livro logo nas primeiras páginas pena que eu li ele tão rápido que quando me dei conta a história já tinha acabado e eu estava ali querendo bis.

winie 24/10/2011

Melhor livro
Acho que este livro foi o melhor livro da minha vida pois conta sobre uma adolescente e como estou nesta fase tenho certeza que me identifiquei muito com ele. Eu recomendo este livro mais do que qualquer um.

Kaísy 01/09/2016

Um livro brasileiro pra se apaixonar
Um livro maravilhoso! Tanto que você se pega imaginando como teria agido se estivesse na mesma situação da Claudia. E não apenas isso, afinal existem histórias de fundo que são tão interessantes quanto a trama principal e não ficam abandonadas pelo autor. É simplesmente perfeito, e muito atual.

Rezendduda 17/06/2021

Escrita por mim em 2013
A história é narrada por Cláudia, uma garota que perdeu a mãe muito cedo e vivia com o pai. Ela conhece um admirador secreto pela Internet, que é no mínimo interessante.
Claudia vai a uma viagem de negócios com o pai e lá conhece uma garota que vai agitar um pouco as coisas.
Eu, sinceramente, achei que o final deixou a desejar, mas é um livro interessante para ler durante as férias.

Cass 28/06/2014

Divertido
Um dos livros mais divertidos que já li. Tudo haver com quem possui amizades virtuais ou vive na internet. Recomendo.