O Homem Bicentenário

O Homem Bicentenário Isaac Asimov

Resenhas - O Homem Bicentenário

Antunes 19/02/2024

A busca pela humanidade
Andrew nasceu diferente, ou melhor, foi construído diferente.

Por um acaso inexplicável, seu cerebro de robô desenvolveu a capacidade de criar obras e pensar de forma muita próxima a humana.

Da mesma forma, ele teve sorte, pois foi comprado por uma família que o admirava, e talvez exatamente por isso tenha se tornado HOMEM.

É um livro curto, muito diferente da adaptação do sensacional Robin Williams, mas que nos trás grandes discussões.

Em determinado momento, Andrew tenta comprar sua liberdade de seu "dono" e assim como um pai zeloso ao extremo, o Senhor não quer libertar-se do controle que exerce sobre o robô que avança a passos largos para total consciência.

Por incrível que pareça, é minha primeira experiência com Asimov e certamente haverão outras.

Recomendo e esse terá video no canal.

Rafittha 02/04/2024

O Homem Bicentenário
Andrew Martin é um robô que, ao longo de mais de um século, busca por sua própria identidade. Ao procurar um cirurgião e realizar uma cirurgia sem precedentes, Andrew dá início a uma jornada de reinvenção da sua existência e desenvolvimento criativo e mudança da relação com os seres humanos. Agora, cada vez mais perto do seu objetivo de ser reconhecido como humano, Andrew precisa lidar com o preconceito e rejeição por parte das pessoas à sua volta.

Com uma escrita sensibilizada pelo questionamento do que de fato significa ser humano, Isaac nos leva a uma reflexão sobre o pensamento tradicional e sua construção hipócrita. Ao levarmos em consideração o contexto histórico sobre presente na escrita, observa-se uma imensurável crítica acerca do pensamento soberano sobre qual lugar de ocupação de cada indivíduo perante as conveniências da sociedade.

Andrew não foi apenas um robô. Por intempéries em sua construção, tornou-se capaz de raciocinar, desejar e até mesmo criar de forma espontânea. Criador da ciência capaz de utilizar órgãos robóticos para aumentar a longevidade dos seres humanos. Uma história emocionante sobre sacrifícios e que mostra a luta pela aceitação e pelo direito de ser aquilo que realmente é.

Eu realmente amei ler essa novela e não imaginava que me emocionaria tanto com o final. As passagens de tempo são cirúrgicas, acontecendo na perspectiva de Andrew, é como se, assim como ele, nós estivéssemos a quem das consequências do passar dos anos à nossa volta. Recomendo, não só para aqueles que gostam de histórias futuristas, mas para todos que, de alguma forma, já se sentiram deslocados e em busca do seu verdadeiro eu.

Eduardo Spohr 09/01/2016

Conto fantástico
"O Homem Bicentenário" é sem dúvida um dos contos (ou seria uma noveleta?) mais emocionantes de Asimov. Nota 4 porque o LIVRO inclui outros contos (são 12 no total, sendo "O Homem" apenas um deles) e nem todos são absolutamente incríveis.

Pri Paiva 20/03/2022

Tocante, sensível e com muitas reflexões
Mais um clássico concluído!
O Homem Bicentenário é muito mais do que só um filme.
A obra literária vai muito além!
Assisti várias vezes a adaptação cinematográfica estrelada por Robin Williams e pela primeira vez li o livro que inspirou a sétima arte e amei ainda mais essa história.

Tocante, sensível e com muitas reflexões, a leitura gera questionamentos sobre o que consideramos humano e o que nos torna humanos de verdade.

A história é bonita demais. Não tem como não encher os olhos de lágrimas em diversos momentos da leitura e ficar refletindo sobre a tecnologia, a passagem do tempo, as relações humanas, as perdas, as mudanças...enfim... são tantas as nuances que é difícil de explicar aqui.

Mas o que digo é: Leiam!
Livraço!
Bruna.Portoghese 20/03/2022minha estante
Amo esse filme...o livro de ser maravilhoso!!!

Pri Paiva 20/03/2022minha estante
Eu tb amo o filme e o livro é ainda melhor. ?

Aidan.Paim 27/11/2022

Cuidado, nunca esqueçam das três leis
Asimov fez um importante trabalho não só para a literatura scifi mas para a humanidade construindo as ideias que seriam base para a robótica e os avanços tecnológicos que se seguiram após seus primeiros trabalhos. Podemos dizer isso com facilidade já que as visões atuais de mundo futuro que temos são de seus contos e as leis da robótica são tiradas deles também, este livro em particular. Não gosto muito do que li fora do meio dos robôs mas quando se trata das máquinas Isaac é um monstro de criatividade. Acho que é um excelente livro pra quem quer começar a ler as obras do autor e para mim foi muito útil para começar meus próprios contos.

Adendo:
Asimov mostra nessa coletânea uma série de robôs prepotentes, culminando em acreditar que por serem o ápice da evolução são superiores moralmente e conscientes do que é melhor para a humanidade. De certa forma, asimov faz um aceno para a própria construção da raça humana, onde sempre que uma sociedade detém mais poder que outra se coloca como detentora das qualidades necessárias para governar mesmo que subjugando outro povo. Vemos isso inclusive na mania humana de monumentos colossais para figuras "ilustres". Os robôs são espelho disso, imagens claras do ego humano. Se o nosso padrão é sempre de nos colocar como detentores do conhecimento, como podemos esperar que as IA, sendo o ápice de nossa sociedade e frutos de nossas sociedades, não sejam assim como a gente? Imagens da arrogância.

yasmine 04/02/2024

Primeiro contato com o autor e posso dizer que já me fisgou. Que história comovente e forte. Em poucas páginas desenvolveu um personagem incrível. Com certeza lerei mais livros desse autor.

JoiceCoutinho 18/01/2024

O homem bicentenário
Que conto bem escrito!!
Poucas páginas, mas muitas reflexões! Nos faz pensar sobre o sentido de humanidade e liberdade!

Senti também uma certa nostalgia, na infância, assistia "O homem bicentenário" interpretado pelo Robin Williams. Fiquei tão encantada lendo, quanto ficava ao ver o filme!!

Vininini 01/03/2024

Acho que é um dos poucos casos em que adaptação supera o livro. O filme é de longe a melhor adaptação de uma obra do Asimov e tem uma carga emocional muito maior.

O que mais senti falta foi da icônica frase: "Isto fica feliz em ser útil".

Dayane.Persil 16/06/2021

Como sempre Asimov consegue surpreender e emocionar
Não cheguei a assistir o filme e sabia muito pouco sobre o que o livro falava, então o livro me surpreendeu MUITO e me fez refletir sobre "o que nos faz humanos".

Cada vez que leio algo do Asimov me apaixono um pouco mais (mesmo quando ele me faz chorar igual criança).
Gleidson 16/06/2021minha estante
Vc já leu a série A Fundação do Asimov?

Dayane.Persil 16/06/2021minha estante
Ei Gleidson! Ele já está na minha lista para ler ainda esse ano. Problema é que peguei muitos livros grandes, mas acredito que consigo ler antes de acabar 2021 kkkk

Fabio Shiva 27/08/2010

Como é bom ver um mestre em ação!
Essa coletânea traz histórias publicadas entre 1966 e 1976, período em que Asimov estava em excelente forma. Basta dizer que nesse arco de 10 anos o bom doutor publicou nada menos que 109 livros, entre obras de ficção e não-ficção. Isso dá uma média quase inacreditável de mais de dez livros publicados por ano (ao falecer Asimov havia publicado mais de 300 livros, incluindo obras científicas, dois volumes de sua autobiografia e também um estudo sobre a Bíblia).

Quantidade não é necessariamente sinônimo de qualidade. Menos quando se trata de Isaac Asimov. Ainda não li uma história ruim dele. Mesmo as piores são ótimas!!!

Esse livro (“The Bicentennial Man” no original), então, recomendo sem restrições para quem quiser conhecer um pouco do universo de Asimov. Duas de suas melhores histórias sobre robôs estão presentes. A primeira é a própria história-título, “O Homem Bicentenário”, onde Asimov explora magistralmente o que ele chama de “robô como pathos”, ou seja, com ênfase no drama humano. Essa história rendeu um filme bem bonitinho com Robin Williams no papel-título, vale a pena conferir. E a segunda é a poderosa “Para Que Te Lembres Dele” (“That Thou Art Mindful of Him” no original), em que o autor aceita o desafio de escrever uma história sobre robôs levada a seu limite. Só lendo.

A antologia traz ainda os deliciosos comentários do autor para cada uma das histórias, que podem ser fonte de grande interesse não apenas para os fãs de Asimov, como para qualquer um interessado no processo da escrita. Pois Asimov revela com generosidade as circunstâncias em que cada história foi escrita, como ocorreram as negociações com as editoras em cada caso, o modo como algumas das histórias foram encomendadas ou sugeridas. Esses comentários valem também como registro da singular e cativante personalidade de Isaac Asimov. Nunca vi alguém conseguir elogiar tanto a si mesmo de uma forma tão simpática. Só mesmo o bom doutor!

Viva Asimov!

(22.08.08)
rogerbeier 07/05/2011minha estante
Viva!!!

Heidi Gisele Borges 04/04/2021

O conto "O homem bicentenário" é maravilhoso! Mostra o robô Andrew lutando pelo direito de se tornar mais humano.

Muitas vezes mais do que os próprios humanos. Andrew vive por anos e anos até conseguir seu intento, que é mais profundo do que apenas ser igual às pessoas.

A parte em que o robô é hostilizado por dois homens que desejam fazer uma maldade tão grande é bastante forte e mostra um lado ruim que os robôs entendem.

"Andrew, cada dia que passa você fica mais humano", diz Paul quando o robô pede para que ele minta, já que Andrew não pode fazê-lo-lo.

É muito bom mesmo. Precisei de um tempo para continuar o livro.

Depois vem o conto "Círculo vicioso", sobre a luta pela sobrevivência em Mercúrio. Dois homens tentam resgatar um robô e, ao mesmo tempo, tentam escapar do perigoso calor do planeta.

Tama 14/05/2021

É um livro de contos
Pelo título, achei que era uma obra só. Ainda mais depois de assistir ao filme, tão rico em narrativa.
Foi uma surpresa descobrir que é uma coletânea de contos, dos quais um deles lhe empresta o título.
Mas o importante é que ninguém escreve sobre robótica como Asimov.

Alessandra.Adams 27/11/2023

Qual é leitura agradável!
Além de ser uma história breve, tem uma escrita muito fluída, e ótimas reflexões.
Com certeza lerei mais obras do autor.

Luisa Jordana 04/03/2024

O que nos faz humanos? Acho que esse é o grande questionamento deste conto. Andrew Martin é um androide que começou a "evoluir" de uma forma que fugiu à compreensão dos seres humanos, ao ponto de ser capaz de feitos inacreditáveis, como criar arte e apresentar comportamentos compatíveis com o que nomeamos como tristeza ou empatia. O tanto que me apeguei a esse personagem em tão poucas páginas ainda me impressiona. Uma leitura maravilhosa e sensível que me tirou lágrimas, super recomendada!