História do Brasil Colônia

História do Brasil Colônia Laima Mesgravis

Resenhas - História do Brasil colônia

Luís Gustavo 02/05/2021

Leitura boa!
Reli para refrescar a memória e pegar mais referências para voltar a ler História do Brasil!

Cobre desde as questões historiográficas do Brasil Colônia, bem como aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos ao longo dos séculos. E sempre fazendo os paralelos com o que acontecia, principalmente, na Europa, dado o impacto direto no ?Brasil? da época.
?-
02/05/21
Como o título diz, o livro trata do período do Brasil colônia. Cobre os principais momentos e processos, dada as limitações de página. Leitura boa para todo mundo!
Thaisa.Farias 24/10/2022minha estante
Como faço pra ler o livro completo

Thaisa.Farias 24/10/2022minha estante
Como faço pra ler o livro completo

Luís Gustavo 24/10/2022minha estante
Oi, precisa comprar o livro!

marcelinho 29/01/2024

Uma ótima apresentação do período colonial. Os principais conceitos e acontecimentos históricos foram destacados.

Bia 10/02/2023

História do Brasil colônia
Achei a leitura simples, alguns livros de história tem uma leitura complicada e chata, o que prejudica a vontade de ler, esse não é o caso.
Mas o livro também tem seus pontos negativos, achei que os acontecimentos ficam num vai e vem na linha do tempo, alguns momentos algo está acontecendo no século XVI, depois já está no século seguinte, daqui a pouco volta para o século anterior, para mim isso é ruim, sei que abordar determinados temas acaba sendo a maneira mais comum desse tipo de livro, porém eu prefiro uma ordem temporal dos acontecimentos.

Maíra Marques | @literamai 15/01/2023

? POR QUE LER "HISTÓRIA DO BRASIL COLÔNIA"?
?? Apesar de ser um livro curto (176 páginas), a historiadora Laima Mesgravis, doutora e livre-docente pela USP, entregou informações e interpretações riquíssimas, explorando a pouquíssima literatura e registros que temos sobre o Brasil Colonial.
Escravidão, exploraçâo colonial, choque de culturas, pau-brasil, cana-de-açúcar, minas de ouro, bandeirantes, jesuítas... Tudo é relacionado ao período colonial! Muitas, apesar de ter estudado no fundamental, não recordava que de fato fossem dessa época. Quantas descobertas!
Já naquela época o povo brasileiro mostrava a que veio, eis a importância de se estudar o passado. Nesse estudo, encontraremos os melhores e piores traços da nossa cultura.
Julia Manjko 16/01/2023minha estante
Vc já leu O Povo Brasileiro do Darcy Ribeiro ?? Li a alguns meses e acho q vc iria gostar bastante!!

Cristiano123 21/02/2024

Excelente abordagem
Excelente leitura para quem deseja uma simples e rápida compreensão do período colonial brasileiro .

David 18/03/2024

Historiografia clara e objetiva
A obra atendeu em muito as minhas expectativas. Com um texto sucinto e objetivo, a autora aborda aspectos importantes (e já muito estudados) da formação da sociedade colonial, dialogando com as novas pesquisas no campo. O livro ainda traz fragmentos de documentos do período e boxes informativos que podem ser um ótimo recurso a ser utilizado em sala de aula. Eu simplesmente adorei!!!

Tiago 04/04/2024

Uma boa introdução ao período
O livro cumpre o que promete. Ser conciso, acessível e com linguagem simples abordar o período do Brasil colônia.
Por ser um livro relativamente barato a edição não é das melhores. Páginas brancas e com pequena gramatura, tendo assim certa transparência. As letras não ajudam muito também, são pequenas. Vem com um mwrca páginas.
Sabendo de tudo isso, indico a aquisição.
Posteriormente vou adquirir o livro seguinte da coleção: Brasil império.

Gabriela 11/02/2023

Completo e sucinto
Bem completo dentro do que se propõe. A autora cita e analisa brevemente algumas fontes, o que torna a leitura mais rica e ajuda os professores, como eu, na busca de documentos para analisar em sala de aula. Recomendo.

marimoraesol 28/09/2023

Explica o período colonial de forma eficaz e cativante. Amei, ótimo para começar a estudar e inspira o leitor a procurar mais sobre.

AndrA65 22/01/2024

Um ótimo livro introdutório
O livro faz um resumo sobre o período do Brasil colonial, destacando aspectos políticos, sociais, econômicos e culturais. Mesmo sendo curto, o livro não deixa a desejar, trazendo informações relevantes, e uma rica biografia. Aconselho muito para aqueles que têm curiosidade sobre o período, para quem quer estudar para concursos (essa coleção é muito boa) e também para o público acadêmico, visto que o livro dispõe de uma boa biografia como fontes.