Os Miseráveis

Os Miseráveis Victor Hugo

Resenhas - Os Miseráveis

2093 encontrados | exibindo 1 a 16

Fábio 29/07/2011

Enquanto sobre a terra houver ignorância e miséria, livros como este não serão inúteis

Os Miseráveis é um romance de valor intangível do grande escritor Victor Hugo, expoente escritor, no que se refere ao realismo, nesta obra ele tira o véu da frente de nossos olhos e escruta a pobreza, a miséria, a exploração da criança, o abandono dos idosos. O horizonte que traz esse livro é de uma tristeza confrangedora e baça como uma mortalha, não mede esforços para dizer toda a verdade sobre a miséria, tudo que já sabemos, mas temos medo de admitir.

Entes que vivem na ignorância, nas trevas, sem a luz, ou seja, analfabetos, sem estudos, sem oportunidade, na última, ou melhor, debaixo da última camada social; é exposto nesta obra. Com uma descrição descomunal ele amálgama história, filosofia e geografia, incrustando uma história ímpar e singular de uma transformação completa de um forçado das galés.

Jean Valjean, protagonista, é condenado a cinco anos de trabalhos forçados, por roubar um pão, para alimentar sua família que morria de fome, o desespero levou ao ato criminoso. Todavia a injustiça de uma pena incomum, por um crime famélico criou um sentimento soez dentro de seu coração, o que levou a várias tentativas de fuga, aumentando em quatorze anos sua pena, no total, 19 anos nas galés por um pão roubado!

Vale salientar que as galés não é uma prisão comum é uns dos piores lugares onde um facínora poderia imaginar pagar seus crimes, para se te uma idéia, a Prisão de Guantánamo hoje seria férias na Disneylândia para esses condenados. Após cumprir sua lúgubre pena, Jean Valjean sai com um sentimento vil, querendo se vingar da torpe sociedade preconceituosa, pois agora seu passaporte é amarelo, ou seja, está marcado pelo opróbrio de ser um ex-forçado, Hugo mostra que a liberdade não é estar solto, pode-se sair da prisão, mas não da condenação.

Nesse ínterim, o Bispo de Digne, Charles-François-Bienvenu Myriel, lhe estendeu a mão, inimigo de qualquer preconceito, abre as portas de seu simples lar para Jean, no qual, foi recebido como uma pessoa normal ; arrumou a melhor cama e deu lhe de comer, tirando até mesmo da gaveta os talheres de prata, que somente usava para jantares com pessoas importantes.

A vida de Jean Valjean após conhecer o Bispo, Monsenhor Bienvenu, nunca mais será a mesma, a partir desse ponto sua transformação ocorrerá, o primeiro passo é criar uma consciência. Poderemos acreditar que um ex-forçado das galés, prisioneiro violento de alta periculosidade, possa de espontânea vontade mudar para o bem? O Bispo conseguirá resgatar a alma que está enveredada no caminho do mal? Essas respostas são apenas alguns fatos que vocês saberão ao deglutir está obra.

Raskolnikov em Crime e Castigo foi perseguido pela policia, sondado, pesquisado, enfim escrutado; todavia a perseguição que Jean Valjean sofreu nas mãos do incansável Javert, é inverossímil, também no livro é citado o famigerado Pierre François Lacenaire, que foi a inspiração para a obra de Dostoiévski.

Vários personagens complexos, gírias, bandido com voz de ventríloquo, reuniões subversivas, injustiça, preconceito, morte, miséria, risos mefistofélicos, turba germinal, gritos hediondos, criaturas famélicas explodem em cada página. Não espere encontrar jocosidades, obra tétrica!

Gláucia 19/04/2011minha estante
Nossa, você resumiu o obra de forma magistral, adorei os adjetivos.

Fábio 18/01/2012minha estante
Obrigado :)

Gustavo 15/12/2012minha estante
Rapaz suas resenhas são muito boas! Espero que as obras (indicadas por ti) sejam assim tão cativantes e eloquentes como a maneira de que você as redige. Show de bola!Continue assim! =)

Fábio 18/12/2012minha estante
Obrigado, Gustavo, mas pode ter certeza que as obras são melhores hihihi

Wylerson 15/01/2013minha estante
Entrei hoje nesta rede social, indicada por uma amiga, sendo este o primeiro título que procurei (por ser minha preferida obra de arte literária) e, para minha surpresa, no meu derradeiro primeiro contato já me deparo com esta que confesso ser, singela e sinceramente, a melhor resenha que eu já li sobre esta obra em todo meu tempo de vida. Parabéns, 'Fabinho', salvas orquestrais para vc, já me fizeste gostar do site. =)

Fábio 16/01/2013minha estante
Muito obrigado Wylerson, fico feliz por suas palavras e seja bem vindo, aqui nós aprendemos muito a cada dia, trocar informações de nosso interesse é sempre um aprendizado contínuo.

Brunna 16/02/2013minha estante
Olá tenho que fazer um trabalho,onde tenho que fazer uma resenha do Filme os Miseráveis,essa resenha serve? Assim não vou copiar tudo,vou tentar pelo menos mudar um pouco,vou ver uma parte do filme,pra arrumar,mais o trabalho é pra depois de amanhã então eu nem vou ter tempo pra ficar fazendo resenha,pois vou sair,vc recomendaria essa resenha? Ou o que fala no filme,é diferente do que fala no livro?

ray 26/03/2013minha estante
Gostei muito tenho um trabalho e a resenha me ajudo muito valeu

julia 29/08/2013minha estante
que resenha!!nunca li nenhuma resenha tão eloquente quanto a tua. Tem o dom da escrita sem duvida.
vi o filme recentemente e não consigo deixar de pensar na obra. É minha próxima leitura pois preciso mais do que ver retratado nas tela é ler o que o autor escreveu. Ainda que a realidade retratada seja nua e crua.Sem subterfúgios.
tuas palavras são mais um incentivo para ler essa obra..abraços!

Cidinha.Campos 14/06/2015minha estante
Parabéns Fábio pela resenha você realmente é ótimo!

Paula Ramos 29/07/2016minha estante
Este livro ja estava na minha lista, agr então rs .. Parabéns pelo resumo.

Aline 04/02/2019minha estante
Sensacional sua resenha, não tenho palavras, só sei sentir.

Cris Costa 16/04/2019minha estante
Síntese magistral de uma obra universal! Vou ler este livro com toda a certeza! Obrigada pela resenha! Parabéns!

Fábio 16/05/2019minha estante
Obrigado Cris Costa! Realmente esse livro nunca envelhece, é impressionante

Victor.Hugo 16/09/2019minha estante
eu começei a ler esse livro eu adorei e era legal tinha a frase que eu entedi, que o bispo falava que queria ajudar o homem intao o autor e o victor hugo .tinha o roubo.

Fábio 03/10/2019minha estante
Tem que ler mesmo Victor.Hugo! Olha seu nome que bonito haha

Aurea 07/02/2020minha estante
Tem como ler aqui nesse app como funciona

Fábio 07/02/2020minha estante
Aurea O Skoob é apenas uma rede social focado em leitores, você pode apenas marcar os diversos livros como lido, vou ler, abandonei etc. Para ler terá que procurar o livro em outro lugar. Minha sugestão: vá para biblioteca pública da sua cidade, pois com certeza esse livro estará lá, é um clássico.

Rutinha 12/04/2020minha estante
Verdade

Gustavo.Silva 21/07/2020minha estante
Admiro este livro, pelo fato de que foi a primeira vez que relacione a literatura com os assuntos acadêmicos e cotidianos. No oitavo ano, estudava a Revolução Francesa, e não muito tempo antes, havia lido sobre esse livro. Em sociologia, trabalhamos a primeira revolução industrial e a estrutura precária que a França se encontrava social e política. Algo que me impacto muito e me fez apreciar cada vez mais a leitura, mesmo que fosse um costume antigo.

Alcionemaria 30/08/2020minha estante
Conta-se que ele (Victor Hugo) mandou um telegrama a seu editor para saber como iam as vendas de seu livro. O texto do telegrama: ??? E a resposta foi: ?!?
Não sei dizer se é lenda ou verdade, mas soube disso por um telegrafista.

Marcia 25/12/2020minha estante
Triste constatar que todo a temática desta obra maravilhosa continua tão atual...

Jdsmatos 05/01/2021minha estante

Nanda 17/02/2021minha estante
Estou chocada

Fábio 26/05/2021minha estante
O tempo passa e ainda continua vivo as ideias contidas nesse livro. Com a pandemia mais desigualdade, mais pobreza, mais "miseráveis" estão perdidos pelo planeta terra.

Martony.Demes 04/03/2022minha estante
Poxa, que resenha! Ganhou um fiel seguidor! Parabéns! Eu li essa obra em 2021 mas não conseguiria descrevar com tanta maestria como fez.

Parabéns!

Sarinha 09/03/2022minha estante
Estava na dúvida para iniciar a leitura. Mas a sua resenha é perfeita. Lerei com certeza.

Jdsmatos 18/04/2022minha estante
Parabéns pelo resumo

Lívia 27/06/2022minha estante
Melhor livro ?

Magila 13/08/2022minha estante
Acabei de ler este livro hoje, e ainda estou assimilando tudo que li, porque é de uma grande complexidade, realmente te mostra a realidade sem dó.
Parabéns, ficou muito boa sua resenha??

BetAlvares 12/11/2022minha estante
Ainda não li! Mas, sua resenha contou tudo com maestria. Parabéns

Patrão 04/12/2022minha estante
Como que lê

Bruno Santos 26/12/2022minha estante
Encontrei esse livro recentemente e não encontrei até agora uma resenha tão bem feita como está, parabéns.

Maick 07/03/2023minha estante
Comprei e já estou lendo ! Serão 1510 páginas de muito aprendizado .

Silva368 12/07/2023minha estante
Esse livro é imensamente bom amooo

Iria.Collar 24/07/2023minha estante
Parabéns pela resenha! Esse livro realmente é ímpar!

Marlonbsan 09/04/2021

Os Miseráveis
A injustiça é algo que nos faz olhar o outro com mais compaixão e Jean Valjean instiga isso ao acompanharmos sua história.

O livro é narrado em terceira pessoa e possui uma linguagem relativamente simples, talvez essa tradução, em específico, tenha atenuado esse lado. É inegável que Victor Hugo escrevia muito bem, mas o livro é extremamente denso, com páginas carregadas de detalhes e informações. Algo que me incomodou foram as repetições de termos, ênfase por meio da utilização de verbos ou adjetivos em sequência e principalmente pelas digressões.

São várias as vezes em que há momentos de contemplação, introspecção, muitas descrições de ambiente, ruas, características físicas de personagens que acabam carregando o livro com informações que diminuem a fluidez. O meu interesse era genuinamente no que Victor Hugo criou, nos seus personagens e sua história, o resto (que é muita, mas muita coisa) não atraiu minha atenção.

O contexto histórico beira às aulas de história e infelizmente nunca foi minha matéria preferida, o que tornou a leitura de boa parte do livro maçante, para mim, não era prazeroso ver tantos nomes e descrições sobre fatos que tinham pouca relevância narrativa.

As 100 primeiras páginas servem como uma introdução, de forma geral, apenas contextualiza um determinado personagem que é fundamental para moldar o caráter de outro personagem, mas essas idas e vindas não instigou a ler. Quando começa a focar na progressão, já estava mais interessado na história, isso ocorre até o fim da primeira parte. Aí inicia a parte sobre Waterloo, que tem pouca ligação com a história dos personagens e tive que fazer uma leitura dinâmica para conseguir seguir na leitura, é extremamente denso e desconexo, apresenta nomes e fatos que não contribuem para a história principal, o que diminuía meu interesse na leitura.

O contexto histórico é importante para a história? A resposta é: sim e não. A ambientação nos colocar no período em que passa o livro é sim, muito importante, mas o autor peca pelo excesso, são detalhes extremamente minuciosos sobre contextos que pouco ou até não se relacionam com os personagens criados por ele e sua história em si. A quebra narrativa é acentuada, já que se passa muito tempo longe dos personagens. E no final do Livro 3, ocorre a introdução de outro personagem e isso reduziu bastante o interesse pela leitura, precisei me acostumar com ele para voltar a fluir.

Algo que pesou também foram as explicações sobre determinados pontos específicos, como eram os Moleques de Paris, como surgiram as Gírias, descrições e funcionamento de Convento, Esgoto de Paris, entre outras.

A história principal é muito boa, as interligações que Victor Hugo faz com os personagens e o que acontece com eles é incrível. Mostra da pior forma como eles são realmente miseráveis e a vida faz com que eles recebam doses a mais de crueldade. Com certeza quando se entra na história e cria-se empatia pelos personagens, vemos o quanto foi difícil cada situação. E o livro pode ser bastante difícil de ler por conta desse sofrimento.

Nas últimas 500 páginas, a dinâmica histórica envolve os personagens (finalmente), mas a fluidez decaí muito, há monólogos, cenas que descrevem ambientação, explicações sobre confrontos e ação. Existe uma parte em que Javert se questiona sobre suas ações e sua vida que também foi bem arrastada. Somente quando volta o foco à vida normal dos personagens que fica interessante e o final do livro é muito bom também. Há muitas mensagens importantes e uma análise crítica da sociedade.

No fim, não vou considerar que Os Miseráveis foi o maior livro que li, já que nessas partes eu realmente não consegui prestar atenção, fiz leitura dinâmica e até pulei trechos e páginas inteiras. Gosto de mais objetividade, algo que pouco ocorre nesse livro.

Conteúdo literário no meu IG @Marlonbsan, segue lá
Lorena Louane 09/04/2021minha estante
o musical é muito lindo. recomendo

Marlonbsan 09/04/2021minha estante
Vou conferir o/

Fer 13/04/2021minha estante
Que interessante, a minha experiência com essa leitura foi diferente, só não digo que amei absolutamente todos os detalhes do livro pq a parte de waterloo realmente é puxadíssima kkkkkk
De resto fluiu ao ponto de no final eu segurar o ritmo por pena de acabar hehe.
Adorei a resenha e o seu ponto de vista ??

Isinha 25/05/2021minha estante
Amo amo essa história

Aline221 15/06/2023minha estante
Tô lendo atualmente e sinto como um vai e vem de interesse. Quando tô lendo sobre o que está acontecendo com os personagens o interesse vem com força, mas tem partes que só Jesus na causa pra o interesse não ir embora de vez kakakkakaka

Marlonbsan 15/06/2023minha estante
Siim, Aline, foi exatamente isso, quando foca muito nos contextos históricos, fica complicado kkkkk

@aprendilendo_ 18/04/2021

Resenha de Os Miseráveis
Escrito por Victor Hugo e publicado pela primeira vez em 1862, “Os Miseráveis” é considerado um dos grandes clássicos mundiais de todos os tempos. Na trama, quando Jean Valjean, ex-condenado, tem uma experiência de arrependimento após conhecer um bispo de nome Myriel, o homem tem sua vida e perspectiva completamente alteradas, tornando-o uma nova pessoa. A partir disso, acompanhamos a história do protagonista e de diversas outros personagens, os quais, um a um, têm seus destinos entrelaçados direta ou indiretamente com o homem arrependido.

De início, com uma narrativa em terceira pessoa, percebe-se a característica híbrida da obra, a qual, ao mesmo tempo em que apresenta um romance, demonstra, igualmente, a estruturação de uma espécie de ensaio político e religioso. Nesse sentido, encorpado por uma incrível estética textual e uso de ambientações singulares, o livro tem o seu desenvolvimento por meio da intercalação entre os acontecimentos com os personagens e as reflexões do autor. Por um lado, tal aspecto, sustentado na profundidade, não apenas histórico-real, como fictícia criada por Victor Hugo, gera uma sensação única de completude literária, a qual, na última página, não deixa a mínima perspectiva de “faltou algo a mais”. Em outro ponto, por claro, tem-se a questão de, por ser um livro já muito extenso em suas ambientações e contextos, ao somar-se com as ponderações do escritor, acaba por tem um número de páginas desafiador (1566 páginas).

Prosseguindo, sobre os personagens, temos uma diversidade extraordinária de personalidades profundas, carismáticas e reais. Desde o protagonista, Jean Valjean, até anti-heróis, como Ravert, a obra é praticamente perfeita em desdobrar todos os pensamentos e lados de cada indivíduo. Aqui, os entraves internos de cada atitude são visceralmente explorados, sendo capazes consternar até o mais antipático dos leitores, enquanto, no desaguar dos fatos, cada história, com seu caminho traçado, toma um rumo diferente. Nesse contexto, o romance torna-se incrível quando, mesmo ante tantos arcos, consegue encerrar todos, com seus devidos desdobramentos. Ou seja, a extensão do livro, por fim, é uma aliada da narrativa, a qual o dá espaço o bastante para sedimentar todos as minúcias da trama. Como consequência, cada momento e ponderação de Victor Hugo vale a pena no final, entregando todas as perguntas feitas pelo leitor durante a jornada.

Do início ao fim, sublime em todos os seus aspectos, Os Miseráveis é uma leitura completa, abundante de amor, filosofia, fé, política e guerra, tudo, enquanto apresenta uma das melhores histórias e alguns dos maiores personagens de toda a história da literatura mundial. Leitura única e extraordinária.
Nota 10

Instagram: @aprendilendo_

site: https://www.aprendilendo.com.br/post/resenha-de-os-miser%C3%A1veis
Anna Julia 18/04/2021minha estante
Incrível!

@aprendilendo_ 18/04/2021minha estante
Obrigadoo, Anna!!

vico.will 19/04/2021minha estante
esse livro é muito bom!!!

@aprendilendo_ 19/04/2021minha estante
Com certeza!!

Bruna 19/04/2021minha estante
Resenha maravilhosa! Me deixou com mais vontade ler (;

@aprendilendo_ 19/04/2021minha estante
Muito obrigado!!

Isabela Comenta 24/04/2021minha estante
Empolgante resenha! Com certeza um dos livros que PRECISO ler.

Amanda.Marques 11/06/2021minha estante
nossa você escreve muito bem!! li anos atrás na escola e acabei não aproveitando tanto a leitura, mas deu vontade e vou reler com certeza! ?

Victoria (Vic) 09/01/2022

Meu livro favorito da vida!!!
Termino Os Miseráveis com lágrimas nos olhos e vontade de bater sonoras palmas à genialidade dessa maravilhosa obra. Obrigada, Victor Hugo, que presenteou a humanidade com uma das mais sensíveis retratações das misérias e das felicidades humanas, de perdas, ganhos, tragédias, recomeços, amores, traições, injustiças e da grande honra que é estar vivo. É uma dessas obras life-changing, ficando no topo das histórias que mais me emocionaram e tornando-se o meu livro favorito da vida.

Não foi uma leitura fácil em todos os momentos: o capítulo da Batalha de Waterloo ficará marcado em minha mente como o mais desafiador que já li. Muitas vezes parei a leitura, fiquei confusa nas alusões históricas e literárias no meio das digressões. Comecei o livro em 2020, e após quase um ano sem lê-lo, retomei no final de 2021 me arrependendo de não ter terminado antes, mas feliz por ter ficado dentro da história por tanto tempo.

Refleti sobre religião, direitos humanos, o bem e o mal, direito e punição, justiça e injustiça. Recebi aprendizados para toda a vida e tornei-me uma pessoa mais empática, ficando impressionada com o quanto Victor Hugo tinha noção de justiça social já em 1862, tornando como protagonistas os chamados miseráveis sociais. Fico feliz em poder ter conhecido tantos personagens icônicos e suas histórias, os quais me recordarei aqui e que me despeço com dor no coração, como se fossem pessoais reais.

Ao Bispo Myriel, que me encantou com sua bondade e mostrou exatamente o que ser cristão significa com suas palavras e seus castiçais de prata.
A Fantine, que só conheceu a infelicidade e o sofrimento em nome do amor e mostrou as dores de ser mulher em uma sociedade miserável.
A Cosette, a criança, anjo, resgatada, amada e uma luz no meio de tanta dor.
A Marius, bobo e apaixonado, extremamente inocente mas com honradas intenções.
A Javert, que me deu ódio mas compreensão. Que me fez tremer ou agradecer quando surgia. Representante da justiça, mas uma crítica aos extremos.
A Gavroche, um dos meus personagens favoritos, o mais divertido, abandonada criança iluminando as ruas de Paris.
Aos Thérnardier, que me revoltaram ao extremo mas me proporcionaram bons momentos divertidos durante a leitura. Especialmente a você, Eponine, heroína injustiçada. Sempre guardarei suas lágrimas!
A Enjolras e aos bravos revolucionários, o marcante Petit-Gervais e Champmathieu, o extravagante Gillenormand e todos os outros dezenas de personagens.
E finalmente, a Jean Valjean, Senhor Madeleine, Senhor Fauchelevent, Prisioneiro número 24601. Mártir, homem injustiçado, com ódio, dor e revolta, que ascendeu a um posto quase santificado, de abnegação, coragem, altruísmo e sacrifício. Um dos meus personagens literários favoritos de todos os tempos. Obrigada.

Sinto que não serei capaz de colocar todos os meus sentimentos escritos aqui. A única forma de fazê-los compreender a grandeza da obra é insistir que embarquem nessa jornada de mais de 1500 páginas. Os Miseráveis não é um livro, é uma experiência belíssima, que representa o melhor da literatura e que com certeza levarei comigo por toda a vida, em meu coração.
----------------
“A maior felicidade da vida é termos a convicção de que somos amados.”
"Morrer não é nada, horrível é não viver."
joskegshikta 09/01/2022minha estante
Que resenha maravilhosa! deu até mais vontade de ler

gabrielabsr 09/01/2022minha estante
que lindo!!!

Victoria (Vic) 09/01/2022minha estante
Obrigada!! Leiam mesmo

livrosdajess 09/01/2022minha estante
Que resenha maravilhosa, Vic!

hylle 09/01/2022minha estante
me recuso a admitir q chorei com uma resenha

Victoria (Vic) 09/01/2022minha estante
aaaah que honra

Fabíola 10/01/2022minha estante
Esse livro é ??

Brê 12/01/2022minha estante
02:55 e eu chorando com sua resenha. Que coisa mais linda! Preciso terminar logo, mas sem dúvidas, já se trata de um livro que deixou uma marca em meu coração. Que graciosidade as suas palavras, sério. Resumiu muito bem!

Michelle 13/03/2024

Maravilhoso
Um livro para levar às lágrimas.
Sensivel, pesado e muito necessário.
Infelizmente muitos sofrem por fardos que não deixam para trás e Jean Valjean é uma dessas pessoas. Sua trajetória é emocionante ?
LarissaaRodrigues 13/03/2024minha estante
Tu é guerreira eiin

zxsaturno 13/03/2024minha estante
Terminei esse hoje! Muito, muito bom!

frb2609 13/03/2024minha estante
Melhor livro do Victor Hugo. Apesar que Corcunda de Notre Dame ser muito bom também, mas com um final extremamente triste.

RAbiaNicoly 13/03/2024minha estante
Quero muito ler esse livro!!!!

Danúbia 13/03/2024minha estante
Estou criando coragem para ler esse calhamaço kkk

nath191 13/03/2024minha estante
Também acho esse livro maravilhoso!!!

Jú Pachêco @jujuba_literaria 13/03/2024minha estante
Está na minha lista para esse ano. Espero conseguir ler.

Bru 01/09/2020

Precisa ser lido
Não tenho palavras para descrever o quanto esse livro significou para mim. Releio sempre que posso e cada vez mais me surpreendo com perfeição da escrita. Foi uma leitura que me fez chorar do início ao fim. Uma história de sofrimento e superação que nos faz a abrir a mente. Um livro que nos mostra o peso das nossas ações em outras vidas. Nos torna pessoas mais compreensivas, tolerantes e, principalmente, nos mostra o valor da empatia e do amor. Os miseráveis deixou uma marca permanente na minha vida, vai ter sempre um lugar especial em meu coração.
Andre.Castagini 02/09/2020minha estante
???

Cleuzita 02/11/2020minha estante
Nunca li, embora eu já o tenha, em outra edição. Bom saber que você gostou.

Andre.Castagini 03/11/2020minha estante
Sim. Vale a pena ler

Cleuzita 09/11/2020minha estante
Nem sei o porquê de ainha não ter dado um jeito de lê-lo pouco.

Aline Oliveira 23/07/2022

Favoritado.
Eu senti o livro!
Valeu cada minuto de leitura, aguentando todas as digressões do Victor Hugo, me lembro até com carinho delas.
É grandioso, e indescritível. Além da reflexão social que o livro traz, o aprendizado sobre as inúmeras misérias da vida, e que a busca pelo bem compensa sim.
É difícil não se apegar aos personagens, e pra mim os maiores são Bispo, Jean Valjean e Gavroche ??
Essa experiência vai ficar no meu coração, após quase 5 meses acompanhando a LC da Isa, chegamos ao fim.
Recomendo muito essa leitura!!!
Lahdutra 23/07/2022minha estante
simbora para mais LCs ??

Michela Wakami 23/07/2022minha estante
Esse livro é espetacular.??

Larissa.Airoldi 24/07/2022minha estante
Que experiência ??

Cris Prates 24/07/2022minha estante
Meus personagens favoritos também.

Will 29/07/2022minha estante
Um dos meus livros favoritos, é muito marcante mesmo.

Albieri 24/09/2021

Necessário
21° Livro do Ano

?????

Os Miseráveis - Victor Hugo

Simplesmente um livro necessário. Esse calhamaço mostra o quão mesquinho pode ser o ser humano, mas também mostra a transformação do mesmo.

Mas o simples fato de alguém que cometeu um erro para matar sua fome, ser visto como escória pela sociedade para sempre, pode abalar qualquer um. Onde está o perdão? Como alguém pode se recuperar de algo que já se arrependeu?

Jean Valjean é um símbolo de determinação e coragem, que fez mais do que deveria par se reestabelecer. Fantine deixou-lhe Cosette, que apesar de tudo o que passou, conseguiu encontrar o amor de pai e o amor de um homem.

Os Thenardier são as piores espécies de seres humanos, se aproveitando de cada pessoa que conseguissem.

Gravoche se mostrou um verdadeiro lutador, garoto esperto e corajoso.

Confesso que demorei pra ler, mas esse livro tem que ser apreciado aos poucos, degustado como uma saborosa sobremesa.

#Osmiseraveis #VictorHugo #literaturafrancesa #livro #amoler #minhaestante #cabeceira #skoob #instabook #book #biblioteca
ranylson.carvalho 24/09/2021minha estante
ja quero iniciar 2022 com ele

Anderson 25/09/2021minha estante
Eu amo esse livro, se tornou um dos meus livros favoritos

Rony 14/07/2021

Agora eu sei Porq esse livro é o favorito da vida muita gente. Sem palavras para descrever esse livros ?. Os personagens são inesquecíveis. Como esquecer: O Bispo de Digne, Jean Valjean, Fantine, Cosette, Maruis, Gavroche, Javert e Os Thénardier.

Nado 20/03/2021

Esse clássico romance de quase 160 anos é uma das publicações mais emblemáticas da literatura. A obra, que mostra a trajetória de pessoas menos favorecidas da França do século XIX, com destaque para alguns personagens e passagens, está dividida em cinco volumes.
I ? Fantine
Esse início mostra os dramas de Fantine, que depois de ser abandonada grávida, precisa deixar a sua filha aos cuidados de vigaristas que a enganaram. O icônico Jean Valjean é apresentado nesse volume.
II ? Cosette
Difícil não se emocionar com a pequena Cosette sendo maltratada pelos Thénardiers, que prometeram cuidar dela. Depois de tanto sofrer, uma reviravolta vai mudar para sempre a sua vida.
III ? Marius
Tem um início um tanto quanto maçante, mas que depois nos é apresenta Marius, um audacioso jovem de 17 anos que se alia a Jean Valjean. No decorrer das páginas é mostrado como ele consegue salvar a vida do amigo.
IV ? Idílio da Rua Plumet e epopeia da Rua Saint-Denis
Este é um dos volumes que mais nos remete à história ao ser narrada a revolta de 1832. E é aqui que é ilustrado um dos momentos mais bonitos da obra: o romance entre Cosette e Marius.
V ? Jean Valjean
O fim da obra é dedicado ao personagem que mais teve destaque e que ligou todas as figuras e momentos do livro. Um dos acontecimentos mais emocionantes é a visita que ele recebe de Cosette e Marius.
---
Esse foi um dos maiores desafios literários que eu já tive na vida. Através de um convite do @isaaccardo5o eu dei início à leitura no mês de janeiro ao ingressar no projeto de leitura conjunta idealizado pelo @narrativasmacabras e pelo @livrosdowally, que conduziram tudo de maneira magistral.
Confesso que encontrei vários momentos monótonos na narrativa, no qual não acontecia nada de relevante para animar a devorar mais e mais páginas. Entretanto, foi uma leitura gratificante e enriquecedora. Foi conhecendo a vida desses personagens que se tornou possível aprofundar em um momento histórico da humanidade, com o adendo de ser o meu primeiro acesso à escrita de Victor Hugo, autor este que dispensa qualquer confete ou comentário.
Rony 20/03/2021minha estante
Estou lendo: no segundo volume e estou impressionado com está obra.

Francisco.Martins 20/03/2021minha estante
Amo esse livro tem umas partes que parecem não acrescentar nada a história de fato mas mesmo assim é um livro épico.

Regis 18/05/2022

Um romance épico
Os Miseráveis se passa durante um período conturbado do século XIX, entre batalhas e revoltas, contextualizadas pelo autor através de personagens cativantes e extremamente humanos, nos mostrando uma Paris onde reina a pobreza e a crueldade imposta pela desigualdade social.

A História nos mostra, o protagonista; um homem honesto que é sentenciado e julgado pelo roubo de um pão, e que mesmo depois de cumprir sua pena (de 19 anos), seguirá marcado por seu "crime".
Mostra também a bondade do bispo que o acolhe, e a perseguição de um
investigador inflexível em seu senso de lei e justiça, mostra uma jovem obrigada a se desfazer de partes de si mesma para sobreviver e criar sua filha, mostra essa filha que se torna o objeto de redenção para o protagonista, e também mostra vários outros personagens, uns mais desenvolvidos, e outros que apenas passam pela narrativa.

Esse livro retrata o contexto político de uma época, fala de pobreza, de sonhos desfeitos, de injustiça, de revolta, de crueldade e da miséria humana, mas  também fala de perdão, de redenção, de amor ao próximo, de caridade e de compaixão.

Esse é um romance que te faz refletir e olhar mais atentamente a sua volta, que mexe com seu senso de justiça e igualdade, e que te desperta também para o realidade do mundo em que vivemos.

Essa leitura me emocionou a cada capítulo, me fez torcer e chorar, me causou paura e revolta, e me deixou totalmente horrorizada e desiludida com a sociedade imperfeita que criamos até aqui.
Um livro sensacional e essencial.
Recomendo.
Kleit1 18/05/2022minha estante
Eu quero ler ele. Eu tenho a edição da martin claret, mas quero ler pela edição da penguin ?

Regis 18/05/2022minha estante
Acho todas as traduções da Penguin maravilhosas!
Principalmente dos clássicos, o texto flui muito bem. E esse livro tem uma narrativa poderosa e emocionante. Leia sim, vai gostar.

Kleit1 18/05/2022minha estante
Tô aguardando alguma promoção, ver se consigo pegar ele por pelo menos 60 reais. Quem sabe na prime day em julho, né?! Mas se bem que a prime day já foi melhor, desde ano passado só dão promo de centavos ?. Ou eu consiga pegar um super cupom na americanas, ganhei 20 reais off em qualquer livro na madrugada de hoje. Pena que os miseráveis da penguin estava no valor indicado pela editora 110 reais ? aí não compensaria

Cleber 18/05/2022minha estante
Adorei a resenha???

Obrigada Cleber.
Adorei a viagem pela Paris do século XIX e estou até desejando ler algo mais sobre a revolução Francesa. Esse livro é maravilhoso, não foi apenas uma simples leitura, me despertou a curiosidade por uma época e seus acontecimentos reais.

Regis 19/05/2022minha estante
Kleit1, concordo que está um preço bem salgado, apesar de ser um senhor calhamaço, de toda apresentação, da preciosidade da tradução e do conteúdo.
Espero que que na Prime Day de para você adquirí-lo. ?

Kleit1 19/05/2022minha estante
Regis, o menor valor que já vi ele foi de 60 reais. Ainda tenho esperança, sabe? E dessa vez, prometo não deixar passar!

Regis 19/05/2022minha estante
Kleit1, não vai se arrepender.
É um romance sensacional e imersivo. Eu me apaixonei pela escrita do Victor Hugo.

DANILÃO1505 04/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Jardim de histórias 21/08/2022

Um livro pra chamar de livro do coração,
Uma obra esplendorosa! Victor Hugo, o que foi isso? Eu nunca mais vou conseguir esquecer de:Jean Valjean, Cosette, Javert, Fantine, Éponine, Gavroche.
História ambientada no século XIX, em uma Paris repleta de pobreza onde o autor, com sua ávida sagacidade, introduz um dilema moral, social e desigual. Com personagens inesquecíveis.
Um romance eterno, feito para ecoar na nossa memória literária, como o clássico dos clássicos.
O que Victor Hugo fez, foi criar uma obra profunda, com a robustez necessária para mexer com nosso imaginário, despertando um sentimento único existente em nossa mente literária, quando entendemos o tamanho e o poder desta obra.
Um romance avassalador, ambientado em um contexto histórico, com personagens muito bem construídos, em uma atmosfera caótica.
Um livro, cuja apreciação, se torna obrigatória.
Para mim, o melhor livro que já li.
mgabz 21/08/2022minha estante
Você demorou quanto tempo pra ler? Imagino que seja uma leitura a longo prazo.

Bender 21/08/2022minha estante
Estou terminando esta obra. Simplesmente incrível

Jardim de histórias 21/08/2022minha estante
Eu levei um mês e cinco dias. Ao terminar ou próximo disso, deu uma tristeza. Eu simplesmente, estava apaixonado pelos personagens da história.

Paula 10/03/2023minha estante
Li Anna Karênina de 800 páginas, agora tô lendo It de 1100, to de olho nesse rs

Jardim de histórias 10/03/2023minha estante
Excelentes livros, duas obras primorosas, adoro Tolstói e também King. Tenho certeza, quando der uma oportunidade para esse livro maravilhoso, se tornará inesquecível. Parabéns pelas leituras!

Dee Teixeira 05/06/2023minha estante
Li este ano também ? tô querendo ler agora a tentação do impossível do Llosa que aborda justamente os Miseráveis

Jardim de histórias 05/06/2023minha estante
Dee, eu li esse livro. É um baita livro, que serve como um apoio filosófico do livro. Em breve farei uma resenha sobre essa obra. Os aspectos de Llosa, são muito claros e se alinham muito com o que sentimos ao ler Os miseráveis.

Paloma 06/06/2023minha estante
Pode ser um clichê, mas não adianta, tornou-se um favorito da vida. Melhor livro que já li.

Jardim de histórias 06/06/2023minha estante
Paloma, compartilho o mesmo pensamento! É simplesmente sensacional!

Ana Sá 23/05/2023

Carta aberta a quem fica intimidada ou preguiçosa diante do número de páginas deste livro
Se você tem muita vontade de ler "Os Miseráveis", mas é sempre acometida pela síndrome de Macunaíma ("aiii que preguiça!"), esta resenha-carta é pra você! Demorei cerca de 1 ano e 7 meses para realizar a leitura, então vou usar do meu lugar de fala para dar um empurrãozinho em quem vive paquerando este clássico, mas tem resistido a marcar o primeiro encontro.

Eu não sei quanto tempo de intervalo de leitura determina a nossa desistência de um livro. Quero dizer: se, por exemplo, ficamos um mês sem retomar uma leitura, isso significa que desistimos dela?

Eu não tinha refletido sobre isso até ler "Os Miseráveis". Eu já encarei alguns livros "tijolo" nessa vida, mas neste caso o meu ritmo de leitura foi bem particular. Às vezes, eu lia umas 100 páginas na semana. Depois, ficava muitas semanas sem nem abrir o livro. Nesse intervalo de 1 ano e 7 meses eu acho que cheguei a ficar uns 2 meses sem me lembrar que, teoricamente, eu tinha iniciado um relacionamento sério com Victor Hugo (VH)...
... Mas não é que deu certo esse namoro a distância?

É este o meu ponto: a escrita de VH favorece essa leitura pausada, espaçada. Vou explicar: neste romance, ele investe muito no que eu chamaria de "escrita-zoom": ele inicialmente enquadra o todo para, aos poucos, ir se aproximando, se aproximando, para só então tratar daquilo que envolve determinada personagem. Por exemplo: imaginemos que uma personagem vai precisar pular um muro (e precisou mesmo!); VH vai começar do alto, de uma visão panorâmica do prédio, vai falar de arquitetura, vai falar da história de um determinado monumento afim etc... E... Zoom! Chega a cena da tal personagem pulando o tal muro que, nesse momento, será mais do que familiar para nós! A gente vai se sentir vencendo o muro junto com a personagem, sabendo a textura da parede, sua altura, os detalhes da construção (nas cenas de guerra essa estratégia narrativa funciona espetacularmente!)... Ou seja: pelo menos no meu caso, essa construção do macro pro mico, lenta, favorecia muito a costura da minha memória literária. São poucas personagens e muita ambientação, isso nos faz viver intensamente e em detalhes aquilo que acontece no livro. E por isso a leitura intervalada talvez não seja problemática... Quando eu voltava a VH, eu voltava sempre a um lugar muito familiar, então era fácil me situar outra vez.

Mas, sim, nem tudo são flores, né? Todo relacionamento tem problemas: por vezes, é preciso ter paciência com o estilo de escrita de VH. E, embora na esmagadora maioria das vezes sua escrita seja deliciosamente imersiva e hipnotizante, essa escrita-zoom quando se trata da política francesa, por exemplo, cansa um pouco. E como o autor inicia uma sequência narrativa quase sempre dessa visão mais ampla de algo que está por vir, a gente às vezes se pega pensando: "gente, mas por que esse homem tá falando disso?". É como se ele virasse e nos dissesse: "espera um pouquinho que eu já volto" e nos abandonasse por um tempo numa rua de Paris, bem distante das personagens que até então nos acompanhavam. Eu cheguei a rir sozinha no sofá pois juro que pensei: "o homem esqueceu da Cosette... sério, ele simplesmente esqueceu, ela desapareceu e vai reaparecer com 50 anos!!!". Mas não! Sempre chegava a hora em que eu exclamava: "ahhhhhhhh entendi! nossa, que safado, não é que ele conseguiu ligar tudo?". Ou seja, em algumas passagens parece que rola uma lenga-lenga, ou que ninguém virá nos buscar na escola, mas na verdade se trata apenas de um dos traços da genialidade do VH em conseguir juntar sempre vários fios num acontecimento só! Isso me impressionou muito!

O maior aprendizado que tirei dessa experiência foi o de perceber que a lentidão da leitura não necessariamente significa desinteresse. O modo como VH transforma Paris e todos os elementos urbanos em personagens é delicioso de acompanhar! As relações fraternais e amorosas do livro dão um quentinho no coração! Eu suspirei mais de uma vez... A forma como as descrições de VH transformam a nós, leitoras, em soldados no campo de batalha é inacreditável! É uma escrita muito sensorial, a gente afunda o pé na lama e desvia de golpes junto com os franceses! VH domina a arte do amor e da guerra... Seja na paixão ou no "tiro, porrada e bomba", ele tem o dom de nos colocar em cena! Então não, não foi nem desinteresse nem monotonia que me levaram a 1 ano e 7 meses de relacionamento com esse livro. Acho que simplesmente aprendi a aceitar o tempo que essa obra decidiu me impor.

Ninguém vai morrer se nunca chegar a ler "Os Miseráveis", mas hoje eu diria que morremos mais felizes se o tivermos feito! Por isso, a quem não tem cogitado abrir o livro apenas por causa do medo ou da preguiça de encarar tantas páginas, eu diria: "amiga, se joga nesse relacionamento a distância; você aqui, ele na França, uma ponte aérea de vez em quando pra matar a saudade, sem muito compromisso, vai dar bom! será eterno enquanto dure, mas depois será pra sempre!".

Minha leitura durou sim uma eternidade, mas agora ela é pra sempre... Que coisa bonita esse livro! :)
Carolina.Gomes 23/05/2023minha estante
Ana, é bem isso! Vc retratou com perfeição a experiência de ler essa obra prima. Assumi um compromisso com ele. Qdo comecei, me dediquei somente a ele. Disse p mim: um livro q exigiu atenção exclusiva. Valeu a pena! Foi um experiência rica, linda, inesquecível. Sua resenha me fez sentir o amor, pela obra, pulsar de novo. Obrigada! ??

Flávia Menezes 23/05/2023minha estante
Amiga, bela resenha! E que experiência hein? Acompanhei muito dos seus relatos aqui e acho fantástico ver o quanto você foi persistente e determinada, porque a obra, como você disse, tem mesmo esse ritmo mais lento. Que conquista! E que resenha! ??

Cleber 23/05/2023minha estante
???

Ricardo.Borges 24/05/2023minha estante
Estou assim com Dom Quixote? um dia eu acabo! Kkk

skuser02844 24/05/2023minha estante
Ana, você tem certeza?! ?
Me sinto intimidada e preguiçosa -- sofro demais da síndrome de Macunaíma (adorei, levarei essa expressão para a vida) ? --, sou extremamente desconfiada de relacionamentos à distancia e odeio que me esqueçam na escola! Hahaha ?
Ah, adoro suas resenhas! ???

André Vedder 24/05/2023minha estante
Bela resenha!

Jessica 24/05/2023minha estante
Ana, sua resenha fez um diferencial hoje. Comecei a ler o livro em meados de janeiro. Eu li um pouco menos que 200 páginas em 5 meses. Eu fico envergonhada com isso, pois eu estou amando a escrita, mas agora está me puxando para traz. Hoje mesmo me questionei: "será que eu estou pronta para essa leitura?" Eu nunca li um calhamaço antes e confesso que me senti muito corajosa no início, mas agora fico frustada quando escolho qualquer outra leitura paralela ao invés de pegar o "tijolo". Deus me ajude nessa empreitada, me motivar ao saber que demorar não é desistir. Sigo firme, com minhas 10 pág por semana. Importante dizer, que mesmo demorando, lembro absolutamente de tudo do que já li, a riqueza em detalhes não permite perder o fio da meada.

dani 24/05/2023minha estante
Que delícia de resenha, Ana!
Vou manter suas dicas em mente quando for ler os próximos calhamaços.
Estou num relacionamento assim à distância com Musashi (bem distante mesmo, um japonês). Estamos "dando um tempo" antes de seguir para o segundo volume ?

Humberto.Yassuo 25/05/2023minha estante
Vou ler 'Os Miseráveis ' graças a você ?. E vou usar o mesmo princípio para a leitura do Grande Sertão: Veredas.

JurúMontalvao 25/05/2023minha estante
E q coisa bonita essa resenha! Ana é feiticeira??

@voulerdenovo 26/05/2023minha estante
Eu li no começo da pandemia, demorei uns 3 meses pra terminar e, no final, já meio surtada, chorei horrores! ??

DIRCE 26/05/2023minha estante
Eu sempre me pergunto como eu seria sem ter lido esse romance. Foi para mim um livro transformador. Só que ,não raro ,me lasco . Isso porque quando dou uma do bispo que salvou o Jean Valjean ( da miséria física e moral ) o resultado é um fracasso total. Foi um livro que me marcou mais do que "A Peste" do Camus.

Ana Sá 26/05/2023minha estante
Dani e Ricardo, estou aqui na torcida por essas pontes aéreas com Espanha e Japão! ?

Ana Sá 26/05/2023minha estante
Carolina, você não exagerava quando falava da beleza deste livro! ??

Ana Sá 26/05/2023minha estante
Flávia, sua companhia aqui é sempre ótima! Eu vou vivendo suas leituras pelos históricos e você as minhas, assim a gente vai somando uma as leituras da outra! ?

Ana Sá 26/05/2023minha estante
Julia hahaha soma a tudo isso o fato de ser um relacionamento ABERTO né? Pq enquanto eu cozinhei o VH eu tive dates com muitos outros autores hahaha Abra sua mente, Julia... só a parte de achar que vai ser esquecida na escola é momentaneamente traumática ?

Ana Sá 26/05/2023minha estante
Humberto, depois me conta se esse ritmo dá certo com Grande Sertão?! Eu acho que teria mais dificuldade em espaçar a leitura nesse caso pq nesta obra do Rosa o cenário quase não muda e os diálogos são muito longos... então sei se, no meu caso, minha memória seria eficaz com muitos intervalos! Fiquei curiosa pra acompanhar sua leitura!

E fico lisonjeada de te influencer a ler Os Miseráveis! :) Vou acompanhar seus históricos com ctz!

Ana Sá 26/05/2023minha estante
Jessica, que legal seu comentário! Sabe, eu não vejo e tenho problema nenhum em desistir de um livro... Faço isso com convicção, e hoje não me envergonho quando é o caso! Leitura não exige contrato em cartório rs!!

Mas de fato Os Miseráveis me abriu uma nova perspectiva: entre a leitura fluida e a desistência de um livro há outras possibilidades, e fui feliz em seguir por essa rota alternativa, do ritmo que eu consegui!!

Espero que você encontre seu ritmo e seu caminho, e que no fim volte aqui pra me contar como foi! Vou adorar saber! ??

Ana Sá 26/05/2023minha estante
Dirce, é trágico mas eu ri alto sobre o seu comentário sobre agir como o bispo!! haha De fato, e infelizmente, há atitudes que funcionam mais na ficção viu!! rs Obs.: vc me lembrou que quero reler A Peste!!

Ana Sá 26/05/2023minha estante
Juruh e André, fico feliz que tenham gostado! :)

Ana Sá 26/05/2023minha estante
Alba, este livro durante um confinamento deve levar à imersão total!! Pq é msm uma viagem pela França, faz sentido ler mais rápido! ... E qualquer choro nesse contexto é facilmente justificado! rs

skuser02844 27/05/2023minha estante
Hahahahaha ????
Vou tentar, Ana! Mas, repara, com isso de relacionamento aberto, a geminiana aqui se apaixona por outro autor, arruma as malhas e vai embora! ???
Ainda mais que, embora ainda não tão evoluída quanto você, sou cada vez mais a favor do abandono de livros, filmes, séries e afins (afins leia-se gentes chatas também)! ???

JoAo366 03/01/2024

É lindo...Victor Hugo é um símbolo de revolução...Sem mais.
Quando eu li esse calhamaço pela primeira vez, confesso que fui tocado de uma forma muito forte.Pois de cara,nós já nos identificamos,o protagonista(Jean Valjean), é a resiliência em pessoa, não há personagem mais puro em toda a história...O livro nos transporta para uma época difícil de se viver,onde a fome e a escassez impera,e nos faz questionar a nossa integridade,mas apesar de tudo,nosso querido Jean resiste!Vale a pena demais ler essa obra.??
Pão 05/01/2024minha estante
Sou doido pra ler os Miseráveis. Mas até eu comprar um pra ler vai levar um tempinho.

JoAo366 07/01/2024minha estante
O preço tá um pouco salgado, realmente... Na Amazon tá por mais de 100 reais...

oliverpenelope 07/01/2024minha estante
Acabo de terminar o conde de monte Cristo, já com os miseráveis engatilhado como próxima leitura.. ansiosa estou ?

JoAo366 07/01/2024minha estante
Oliver Penélope,outro clássico francês,pra mim,no que diz respeito a clássicos franceses, são dois gigantes: Alexandre Dumas e Victor Hugo.Sem mais...kkk

Aparecida.Casentin 24/01/2024minha estante
Faz tempo que li esse livro. É lindo, emocionante e nos questiona bastante.

Thauany 01/12/2022

Morrer é nada, viver é que é medonho
Após 11 meses, posso dizer que conclui o desafio literário mais difícil que já enfrentei e a sensação é maravilhosa.
Não há dúvidas que este livro é uma obra de arte é verdadeira aula de filosofia e sociologia, através de suas metáforas Victor Hugo nos transporta para dentro da antiga Paris e nos faz refletir que não estamos tão distantes daquele tempo de miséria nos dias atuais. Para quem tem receio sobre a escrita, os termos utilizados são de facílima compreensão, o que o torna desafiador são as diversas digressões sobre a história real que o autor faz, citando algumas (a batalha de Waterloo, o convento, as gírias de Paris e os esgotos) mas também devemos lembrar que foi uma obra escrita em folhetim no século 19 então da para relevar.
Agora sobre os personagens: Victor Hugo construiu personagens profundos e maravilhosos que conversam com a sua majestosa personagem principal que é Paris.
A mais marcante para mim com certeza é a Fantine que me emocionou e me fez sofrer muito com sua trajetória, lembro exatamente a dor que eu senti ao ler a sua lenta degradação.
Eu me apaixonei pelo Mário junto com a Cosette, porém no final o casal principal me decepcionou um pouco.
Passei muita raiva com os Thernadier, menos com a Eponina que foi muita injustiçada.
Me surpreendi com todos os plots de reviravolta e de aventuras da história.
E por fim, entendi um pouco mais sobre o conceito real de ser cristão com Jean Valjean, sobre perdão, compreensão, empatia, dar a outra face e não fazer as coisas visando o reconhecimento, o cara era quase um santo.
Enfim, uma história sobre a vida, que não é justa para todos, que nem todos tem as mesmas oportunidades e que vai ficar para sempre na minha memória, simplesmente inesquecível e emocionante.

And now life has killed the dream I dreamed ??
Analu.rosario 01/12/2022minha estante
Muito bom ler a sua resenha, essa será minha próxima leitura ?

Dhewyd 01/12/2022minha estante
Perfeita resenha

Wendel 01/12/2022minha estante
Obra da minha vida ?

J. Silva 03/12/2022minha estante
??????

Welber 03/12/2022minha estante
Esse será meu primeiro livro do ano que vem. Não vejo a hora de iniciar a leitura.

Marcelo 03/12/2022minha estante
Depois que vi a música I dreamed a dream com a Susan Boyle, procurei o trailler da música cantada pela Anne Hathaway, que me fez assistir o filme que me fez querer ler o livro um dia, agora lendo sua resenha colocarei como prioridade para o início do ano.

2093 encontrados | exibindo 1 a 16