Os Miseráveis

Os Miseráveis Victor Hugo
Júlio Emílio Braz

Resenhas - Os Miseráveis

Thay262 06/09/2022

Após o término da leitura, fechando a última página, olhei para a parede por cinco segundos tentando mensurar tudo oque estava sentindo, naquele instante só consegui um pensamento coerente: MELHOR LIVRO QUE JÁ LI.
Essa, sem sombra de dúvidas, é a melhor leitura que já realizei em toda a minha (curta) vida.
E julgo que, provavelmente, será dificílimo encontrar algo melhor que isso.
Coisas que não se deve esperar: um conto de fadas feliz ou uma fuga da realidade (oque livros de fantasia costumam proporcionar). Não espere nada disso num livro cujo título é sobre miséria.

Então qual é o encanto deste livro? Porquê muitos o tem como favorito da vida?
A forma como o autor abordará tais misérias e as relacionará a diversas temáticas, sociais, religiosas, políticas, familiares, legalidade e ilegalidade, certo e errado, pautas humanas sobre moralidade (ou a falta dela) em meio a adversidade.
Somos todos miseráveis?

O mais incrível é como Victor Hugo pega personagens periféricos e tidos como "à margem da sociedade", mulheres miseráveis, homens miseráveis, crianças miseráveis, velhos e jovens miseráveis e os transforma em protagonistas, fazendo o leitor ver a vida e o mundo pelos olhos deles. E sim, há muitos miseráveis nesse livro. Miséria que aflige o financeiro, tanto quanto aquela que aflige a alma e o bom-senso. E personagens, cada um deles, são brilhantemente trabalhados. É, de fato, um grande livro reflexivo e crítico em todos os sentidos.
Dificilmente você sairá desta leitura como começou.

Avisos a quem começa essa saga:
1) O livro é dividido em cinco grandes "partes" (1- Fantine/2- Cosette/3- Marius/4- Idílio da Rua Plumet e epopeia da Rua Saint-Denis/ e 5- Jean Valjean).
Você pode ler cada um dessas partes no seu tempo, respeite-se, leve o tempo que precisar pra compreensão das reflexões que cada parte proporciona, vá devagar. O objetivo não é terminar o livro o quanto antes, e sim compreender oque o autor quer que você aprenda em cada uma das partes.

2) Há dois tipos de capítulos: os de "enredo" (onde o autor trabalhará os personagens e suas tramas) e os capítulos de "Digressão" (onde o autor vai divagar sobre aspectos antropológicos, sociológicos, e geográficos que se relacionarão com a trama. Esses capítulos são mais pedantes, verdade, mas são também importantes para uma compreensão geral do que o autor quer nos ensinar).

3) É uma leitura densa em muitos momentos, por vezes penosa e arrastada, onde exigirá de você um repertório; tanto em termos de já ser um leitor assíduo (afinal são mais de 1.500 páginas, não é para leitores iniciantes) quanto repertório linguístico (o livro pode ter um linguajar "rebuscado" para alguns) quanto é necessário repertório de problemas sociais (afinal é um livro de 1862 cujo qual tem por objetivo desvelar mazelas da sociedade francesa, que infelizmente são visíveis até hoje em muitas sociedades mundo a fora, por isso é um clássico tão atual e atemporal, mas pra melhor se relacionar com o livro nada melhor que já ter "bagagem de vida e estudo" pra entender os principais problemas sociais abordados. Tem muita coisa pra refletir e pensar nas entrelinhas de cada capítulo, esse livro é algo profundo.

Aprendi muitas coisas com esse livro, mas oque ficou no coração foi: Que muito embora eu não seja responsável pelas escolhas individuais de cada um, sou responsável por ser conivente com uma sociedade que permite que mazelas e situações deploráveis ocorram com indivíduos em situação de carência, não é um problema individual é um problema coletivo. Também aprendi que não importa a situação não podemos perder nosso senso ético. E mais que tudo, que miseráveis não são apenas aqueles em situações financeira ruim, mas também é miserável aquele que não tem fé, que não tem esperança, aquele que não tem pelo que lutar e morrer por, aquele que não tem amor (Seja de outrem para consigo mesmo, seja amor próprio, seja amor para com o próximo). Esse livro é inesquecível!

4) Então não se assuste, é um livro grande, mas há muito de emocionante nessa saga. Há muitos personagens, cujas tramas irão se entrelaçar. Parece uma grande novela ou série. O desejo de saber o destino de cada um dos personagens (mesmo aqueles mais coadjuvantes) me fez ficar grudada nas páginas até o final (além de tudo oque Victor Hugo me ensinou e me fez refletir).

Em conclusão: O mundo deveria estar dividido entre as pessoas que já leram esse livro (integralmente) e os que ainda não leram. É um divisor de águas na vida de muitos, quando se compreende a proposta do livro.
Por isso é o melhor livro que já li!!!

site: https://entulhandoideiasdiversas.blogspot.com/2023/03/resenha-os-miseraveis.html
Fabio.Nunes 07/10/2022minha estante
Agora entendi teu comentário sobre a minha resenha. Não somos mais os mesmos.

Lara Rodrigues 08/10/2023minha estante
Que brilhante!

Raquele.Oliveira 29/01/2024minha estante
Também é meu livro favorito. Você descreveu exatamente tudo que pensei.

Thay262 29/01/2024minha estante
Esse livro é muito bom mesmo Raquele, nenhuma outra leitura minha superou ele ainda (ainda não li muitos clássicos), e ele realmente me motivou a ler outros; depois dele fiquei pensando "se todo clássico for assim eu tô perdendo muito em não lê-los" haha.

Pedro 15/08/2020

Excelente adaptação
O livro traz uma crítica a uma crise social, política e econômica pela qual a sociedade francesa passou séculos atrás. A história descreve ainda vários acontecimentos históricos e os vários motins realizados por estudantes que tentavam derrubar o regime da época, fato que resultou na morte de vários deles.

A linguagem é simples e de fácil compreensão, sendo assim, a leitura pode ser feita por pessoas de todas as idades.

A obra traz experiências muito tristes vividas pelos personagens, o que faz o leitor refletir sobre a vida.

Cintia 02/04/2022

Obra prima
Demorei pra fazer a resenha desse livro pq não tenho palavras pra descrever a experiência. Foi um misto de emoções que só quem leu sabe.
Victor Hugo é realmente um gênio, os personagens são tão bem trabalhados que dá gosto de ler, sei que nunca lerei algo parecido e essa leitura ficará pra sempre no meu coração, pois duvido se um dia irei esquecer dos detalhes aqui presente - que são muitos kkk -.
Jean Valjean um dos personagens mais bem escritos da literatura e acompanhar ele nessa aventura foi um presente divino, não tenho como não falar que chorei no final né?
Leitura magnífica!
Paty 15/09/2022minha estante
Melhor livro da vida toda ??????

Juliana 16/10/2020

Desconheço obra mais sublime!!
Foram 57 dias para finalizar esse calhamaço. E ao final só consegui chorar!! Com certeza, meu livro favorito!!

Gabs 19/07/2021

Fenomenal
Sinceramente acho que nada que eu escreva aqui vai fazer jus ao que foi essa leitura pra mim, mas vou compartilhar algumas coisas.

O Victor Hugo é um escritor fenomenal e quanto a isso não há dúvidas! Nunca me senti tão conectada a um livro e com certeza é pela riqueza de detalhes. Sei que as vezes fica cansativo e um pouco arrastado, mas nessa história não tinha como ser diferente e quando cheguei no final agradeci cada mísero detalhe.

Apesar de ser um romance histórico não achei pesado, apenas uma parte (a da Cosette) essa questão fica mais arrastada e difícil de passar, antes e depois disso a história é bem fluída, principalmente pela escrita simples do autor, sem erudição desnecessária.

Eu já tinha assistido o musical antes de ler (inclusive foi assim que fiquei interessada) e isso não influenciou em nada minhas impressões na obra, até pq seria impossível incluir tudo na adaptação e acho que acabou ficando muitos detalhes importantes de fora (inclusive meus personagens favoritos nem aparecem direito na adaptação). Parece que por saber o que ia acontecer eu sofri ainda mais.

Se vocês está planejando ler, deixo algumas dicas:
1. Prefira edições divididas em 2 volumes, essa da martin claret tem quase 1,5kg e isso é MUITO pesado e desconfortável para ler;
2. Se possível acompanhe com um caderno, mas não deixe isso empacar sua leitura! O autor sabe que vc vai esquecer algumas coisas da obra e inclusive conta com isso pra te surpreender depois;
3. LEIA! Sei que as mais de 1500 parecem desanimadoras, mas o livro é bem dividido, assim facilita bastante e quando vc percebe já passou da metade e está completamente envolvido pela história.

Para resumir: acho que esse é um daqueles livros que nunca nos abandonam, cheios de frases que vão nos fazer refletir sobre muitos aspectos da vida e da sociedade. Eu simplesmente amei cada página, vou levar várias frases e personagens comigo por muito tempo e leria tudo de novo, pq foi a melhor experiência literária que já tive!!

vinirc 14/06/2022

Um clássico, que deveria ser lido por todos!
Durante esses três meses de leitura, este livro me envolveu. Esse foi meu primeiro contato com uma obra de Victor Hugo e já posso dizer que ele é genial. A maneira que conduz a história, as reviravoltas, a construção das personagens, mesmos nas digressões a narrativa te envolve e te faz querer saber mais e mais.

Jean Valjean é o retrato de uma sociedade que oprime e que leva alguém a miséria, mas faz o que muitos não conseguem, da a volta por cima e muda por completo sua maneira de ver o mundo e de agir. Cosette, Marius, Fantine, Javert, O Bispo Bem-Vindo, e muitos outros são memoráveis e marcam a história de uma maneira que faz sentido para a construção da narrativa e da mensagem que o autor passa.

É impossível que alguém termine este livro e não deseje um mundo mais justo, que olhe os chamados miseráveis com outros olhos; obrigado Victor Hugo.

Não há melhor palavra para definir essa obra: Espetacular!

Vanderlete 23/08/2021

Incrível!!
Os Miseráveis é um verdadeiro clássico!
A história é extremamente forte no tocante ao cenário em que se passa, o autor descreve sobre a pobreza, injustiça, preconceito, e a maldade do coração do homem, sua mais terrível miséria. Porém em meio a isso tudo e de vários cenários tristes tem muito amor envolvido na história e o melhor, tem Deus!
Os personagens são fortes e marcantes, é impossível não se envolver com eles, e sofrer junto também. A linguagem é bem fluida, me senti como se estivesse sentada com o Victor Hugo, tomando um chá e escutando as aventuras de cada um dos personagens incríveis.
Apesar de ser uma ficção, o autor aborda de forma bem clara muitos assuntos presentes até hoje no meio da nossa sociedade.
Jamais irei esquecer os ensinamentos de Myriel, a coragem de Jean Valjean e a sua redenção, o amor de mãe, tão puro e verdadeiro que vi na Fantine, tal qual que se desprendeu de tudo para conseguir ajudar sua filha, até dela mesma. Os sofrimentos de Cosette ainda tão nova, e seu desabrochar como mulher, e o amor de Marius. Todos esses personagens nos ensinam que apesar de todos os pesares da vida, podemos escolher o amor.
Aprendi muito e irei levar o que aprendi para a minha vida!

Talvanes.Faustino 11/04/2021

A perfeição existe
Muita coisa neste livro tem a força de prender nossa atenção. Num primeiro momento, o tamanho do livro, são 1.511 páginas, quase 3 quilos de peso. Depois, a espantosa quantidade de personagens, de lugares, de tempo, de fatos históricos, de passagens que parecem inúteis, mas que logo ganham a sua razão de ser. Os Miseráveis é o tipo de livro que toda resenha que se tente fazer, estará incompleta, porque até hoje, não vi ninguém ser capaz de abarcar toda a poderosa narrativa desenvolvida ao longo de 16 anos.

Resenhar este livro se encontra deveras uma tarefa hercúlea. Tentar abraçar todo livro é como ser Atlas a tentar carregar todo peso do mundo.

Luisinha 18/07/2021

Liberté, égalité, fraternité
Essa obra beira a perfeição!
Quando iniciei a leitura estava assustada pelo tamanho e não sabia quase nada sobre. Agora acabei e me sinto órfã.
Esse livro consegue nos tocar d uma forma indescritível, começar a lê-lo foi uma das melhores coisas q eu fiz.
Nunca esquecerei de Jean Valjean e Javert, do bispo Bievenu, da pobre Fantine, Cosette, Gavroche, Éponine, Marius, os amigos do ABC e mais tantos personagens que Victor Hugo consegue nos deixar tão próximos.
Que sejamos mais como o Jean Valjean e tenhamos a bondade e a virtude conosco.
Acredito q uma obra desse tipo, q mostra q é possível ser bom mesmo sofrendo tanto, mexe com muitas pessoas que já desacreditam na bondade humana e mostra que o homem pode sim ser bom, só não o somos quando não queremos.
Se estiver em dúvida em ler um calhamaço desses, não pense duas vezes, leia. Essa obra me marcou muito e garanto que vai te tocar profundamente tbm.
Carolina.Gomes 19/07/2021minha estante
Imaginando a ressaca literária q terei qdo concluir.

Marina 23/06/2020

Os Miseráveis
Esse nem é um livro, mas uma jornada! Confesso que encarei esse camalhaço devido a uma leitura coletiva.

Levei cinco meses de leitura em doses homeopáticas, nem sei o que dizer sobre essa obra impecável, apenas sentir!

Victor Hugo além de criar esse enredo esplêndido repleto de críticas sociais também nos apresenta uma enciclopédia sobre os temas abordados noodecorrer da trama - só Victor Hugo para nos fazer ler mais de 20 páginas sobre o sistemas de esgoto de Paris e ainda achar genial hahaha. No entanto, essa "fuga contextualizada" do enredo me desencorajou em alguns momentos.

Esse é um livro que vale ser saboreado e digerido lentamente. Magnífico!

isa.dantas 03/10/2020

Jean Valjean provavelmente ficará na minha cabeça por semanas. Que história triste e bonita ao mesmo tempo. Para mim, Victor Hugo divaga muito em alguns momentos, com longos capítulos descritivos. Mas a experiência da leitura em si e de conhecer essa história, é incrível!
thais.s.freitas 04/10/2020minha estante
sim! este livro fica bem escancarado a questão do "folhetim", mas são histórias que ecoam o resto da nossas vidas rs após a leitura.

isa.dantas 04/10/2020minha estante
Exatamente, Thais! Será uma história que levarei pra vida!

Vitoria.Aguiar 31/01/2023

Maravilhoso
Aprendi tanta coisa neste livro, que eu não conseguiria colocar tudo aqui, mas eu preciso dizer que além de me ensinar mais ainda a me colocar no lugar do outro, me ensino que cada da um tem uma historia dolorosa!

Anderson 11/06/2020

"Morrer não é nada, horrível é não viver"
Existem dois tipos de leitores de "Os miseráveis": aqueles que acharam totalmente desnecessário o alto descritivismo que o autor faz durante cada capítulo e aqueles que amaram a descrição, pois via como recurso estilístico que os imergiam no ambiente e nas emoções que um determinado personagem estava sentindo naquele momento. Após terminar esse livro, me identifico totalmente com o segundo tipo, pois a cada momento em que o autor descrevia as ruas da França, uma guerra ou até mesmo os meandros de um esgoto, era difícil não se envolver totalmente como se você fizesse parte daquele cenário, mesmo nunca estando lá.
O livro trata de temas como a desigualdade social, a fome, abandono parental, a reinserção de presos na sociedade e outros mil temas que se apresentaram presentes na sociedade pós revolução francesa, e até hoje, são marcas tanto da França, quanto das outras partes do mundo. É evidente, que temos diversos livros que falam desses temas, mas poucos tiveram personagens tão complexos e que se completam de forma tão singular com o objetivo único de fazer questionar tudo que a gente tinha como verdade absoluta acerca de nossos posicionamentos. Nesse sentido, o maniqueísmo que nutre a história faz com que a gente questione a cada página, a nossa humanidade, até onde é um benefício seguir friamente as leis de nosso contexto histórico e o que fazer quando ela se esbarra na nossa consciência ética. Ademais, acima de todos os aspectos técnicos, a forma como o autor introduzia cada personagem em determinado ponto da trama de modo solitário, para futuramente, fazer com que eles cruzassem os seus caminhos, foi uma das experiências mais incríveis que eu tive como leitor, pois mesmo o autor fazendo isso diversas vezes, fui pego de surpresa em todas elas. O autor merece todo o reconhecimento que tem, acima de tudo, por conseguir manter a curiosidade do leitor em meio a tantas histórias diferentes, que mesmo se alongando por mais de 1500 páginas, consegue manter a ansiedade do leitor da página 1 até a última com relação ao desfecho de todos os personagens, embora a obra seja muito mais sobre os processos e desdobramentos das ações de cada personagem, do que sobre o que nos aguardava no final propriamente dito.
E que final! o modo como tivemos o desfecho de cada personagem não poderia ser melhor, terminei o livro com uma ótima sensação, pois cada conclusão que foi apresentava era totalmente coerente com tudo que foi construído para aquele personagem tendo base em sua essência.

matheushlm 30/05/2020

Magnífico. Confesso que em algumas partes o livro se tornou cansativo demais porquê parece que não faz sentido com a história, mas no fim tudo se liga e é perfeito. Melhor clássico que eu já li, com certeza Jean Valjean é o meu personagem favorito de livros.
Recomendo demais!

carolina :) 14/08/2020

Favorito da vida;
Sobre este eu nem vou gastar palavras pra tentar explicar a imensidão deste livro. Eu sou totalmente apaixonada por a história de tal e para entender o quanto ele é importante e especial só lendo ele. Se todos lessem este livro acredito que o mundo seria diferente pois ele me mudou!
Evelin.Mayara 05/09/2020minha estante
Ninguém sai da leitura de Os Miseráveis do mesmo jeito que entrou. Concordo plenamente com você!