Os Miseráveis

Os Miseráveis Victor Hugo

Resenhas - Os Miseráveis

2094 encontrados | exibindo 181 a 196

Eduardo 04/12/2017

"Se há algo mais pungente do que um corpo agonizante por falta de pão, é uma alma morrendo à fome de luz"
Os Miseráveis, tanto quanto emocionante, é um livro estranhamente inquietante. A força, audácia e perspicácia com que Victor Hugo tratou de temas como a miséria, a injustiça, a degradação humana, a desigualdade social, as revoluções políticas de uma França conturbada e as práticas religiosas fazem desse livro talvez a obra mais ambiciosa de toda a literatura. Reunir tamanhas discussões em torno de personagens e histórias complexas e traçar ideais sociais que justifiquem ou consertem o "erro social" não é uma tarefa simples e muito menos isenta de críticas, já que tudo se trata de um ponto de vista exclusivo do narrador.
Jean Valjean, por ter roubado um pedaço de pão para dar de comer aos sobrinhos, é condenado a cinco anos de prisão nas galés. Devido a suas tentativas de fuga, a pena é expandida e o forçado só fica livre após dezenove anos. Como todo ex-forçado, leva em sua documentação os registros de sua prisão, o que dificulta seu alojamento nos primeiros dias de liberdade e sua aceitação social. É na cidade de Digne que, sem ter onde dormir e comer, acaba encontrando o Monsenhor Benvindo, homem conhecido pela sua extrema bondade e compaixão. Abrigado na casa do bispo, acaba por lhe roubar a prataria e é pego pela polícia no dia seguinte. No entanto, uma ação totalmente inesperada vinda do Monsenhor Benvindo altera pesadamente o rumo do ex-forçado e abala suas emoções. O coração embrutecido e a alma rancorosa de Jean Valjean começam a sofrer uma transformação comovente.
Em outra parte, somos apresentados à história de Fantine, costureira que fica grávida de um jovem que a abandona e, por não ter condições de criar sua filha, a deixa aos cuidados de um casal de taberneiros, os Thenardier, que, corruptos e perversos como são, exploram a jovem mãe. Essa filha chama-se Cosette, menina maltratada e injustiçada pelo casal, a personagem que, durante sua infância, mais causa comoção dentro de toda a história.
Também somos apresentados a Mário, jovem que se envolve em movimentos revolucionários com seus amigos e que, por conta de divergências políticas e familiares, acaba abandonando a casa de seu avô e se entrega a uma vida que o levará à miséria.
Além destes, vários personagens têm papel importante dentro da história, como o pequeno Gavroche, menino de rua astuto e zombeteiro, responsável por passagens cômicas e também emocionantes dentro do livro, e Eponina, que contrasta com uma das ideologias sobre o resultado que a miséria causa ao ser humano, assunto debatido durante algumas digressões do autor.
A trama é composta por dezenas de personagens, o que faz a citação de todos, ou pelo menos da maioria, impossível em uma resenha. No entanto, a genialidade de Victor Hugo é capaz de unir todas essas histórias de uma forma impecável, comovente e surpreendente durante o intervalo de alguns anos pelo qual é composto o romance.
A política é uma peça importante em Os Miseráveis. Ela não abrange apenas o núcleo de Mário e dos Amigos ABC, responsáveis por um dos pontos altos do romance, que acontece durante as insurreições da década de 1830. Abrange a formação do conceito de Victor Hugo a respeito do que pensa acerca da miséria não só material, mas intelectual. Fortemente associado ao poder judiciário, esse tema figura como uma das razões pelas quais a miséria humana existe e não é curada. O narrador defende que a omissão por parte dos poderes superiores, a justiça reservada ao alto escalão social e a falta de luz (conhecimento) são os pilares básicos que constituem a miséria humana.
O romance é recheado de digressões, muitas delas bastante longas. Nessas "interrupções" o narrador nos mostra em detalhes a batalha de Waterloo, a história dos conventos e ordens religiosas de Paris, a saga da construção dos canos de esgoto da cidade e discussões bastante filosóficas em relação à educação, à política, à religião e a Deus, que aqui funciona como uma espécie de jogador, muitas vezes apelidado de destino e responsável pela quantidade de coincidências dentro da história.
Coincidência, aliás, é um fato bastante notável. Elas não são poucas e são minuciosamente organizadas. Concepções de destino e coincidência são particulares não só a quem participa, mas também a quem vê. Aquele que a transforma em realidade pura, simples e em acontecimentos casuais sem deixar que isso seja perceptível é mais do que um contador de histórias, é um grande mestre da pena. A meu ver, nenhum autor que tenha lido até hoje usou melhor seu narrador para convencer o leitor como Victor Hugo.
E qual é o resultado dessa mistura? Os Miseráveis é uma obra simplesmente magnífica. Por mais que o narrador pause sua história para dar espaço a suas digressões, esse tempo não é perdido. Esse recurso dá ao leitor uma sensação de proximidade não só com os personagens, mas também com o narrador. Victor Hugo aproveita-se desse recurso que maneja tão bem para aplicar o maior tom de naturalidade possível ao seu enredo. Não há quem não imagine a tristeza de Cosette e não se compadeça; não há quem não sinta pena de Fantine; não há quem não sinta nojo pelos Thenardier; não há quem não se alegre com Gavroche e queira adotá-lo; não há quem não sinta uma emoção mais acalorada pelo Mário; não há quem não se divirta com as reações que o Monsenhor Benvindo provoca nas pessoas; não há quem não questione a vida e seus mistérios quando olha a trajetória de Jean Valjean. Mais do que isso: não há quem não se envolva de corpo e alma, experimentando todo o tipo de emoção, sentindo a realidade dos personagens no seu âmago, questionando todo o tipo de injustiça que o ser humano é capaz de causar a si e a seus semelhantes. A ansiedade do leitor dura até a última página.
Caberiam muitos adjetivos para descrever Os Miseráveis e ainda assim não seriam suficientes. É mais do que um livro, é a reunião de vidas que nunca escaparão da mente do leitor, é a reunião de situações que serão lembradas para sempre, é a reunião de ideias, conceitos e questionamentos que perpetrarão séculos e ainda assim não poderão ser solucionados. Como Victor Hugo mesmo disse, "enquanto sobre a terra houver ignorância e miséria, livros como este não serão inúteis". A ignorância e a miséria nunca deixarão o ser humano, por conta dessa "lei sombria / que faz que a noite chegue, apenas foge o dia". E, mesmo se um dia o deixarem, inútil é um adjetivo que jamais caberia a este livro, em hipótese alguma.
Dan 04/12/2017minha estante
Nao é só o romance de Hugo uma obra-prima, sua resenha também.

Amanda 04/12/2017minha estante
Nossa que resenha feia, sai daqui menino *-* kkkkkkk quero muuuuito ler *-*

Eduardo 04/12/2017minha estante
Eita, Jordan! Assim eu fico acanhado e sem palavras hahaha. Muito obrigado! Mesmo! :D

Eduardo 04/12/2017minha estante
Já tô saindo, Amanda! Só vou pegar uns doces antes de ir kkkkk. Leia sim *-* É indescritível :D

Carlos 04/12/2017minha estante
Livro mais lindo da vida

Henrique_ 04/12/2017minha estante
Mais uma resenha fabulosa e imagino o quanto não foi difícil elaborá-la. Um verdadeiro marqueteiro de Vitor Hugo. Heheheh
Parabéns!

Gabriel.Silva 05/12/2017minha estante
Excelente a sua resenha !

Diego.Alexandre 05/12/2017minha estante
Cara, que resenha! Vou ter que reler em 2018, não tem jeito... ??

Também achei, Carlos! Meu preferido, com certeza :D

Hahaha assim eu fico novamente sem jeito, Henrique. Obrigado :D
Deu pra perceber que tô fazendo marketing? Achei que estava bem sutil kkkk

Eduardo 05/12/2017minha estante
Eita, Diego! Obrigado haha :D Também quero relê-lo um dia. Vou sentir saudades.

Jessica Maria 05/12/2017minha estante
Excelente resenha! Vontade de reler.. Favorito da vida. ^-^

Diego Souzza 05/12/2017minha estante
Cara que resenha, parabéns! Deu-me ainda mais vontade de ler este livro. Meta para 2018, a ser concluída!

Eduardo 05/12/2017minha estante
Obrigado, Jéssica :D Meu favorito da vida também! Um dia pretendo reler também.

Eduardo 05/12/2017minha estante
Muito obrigado, Diego :D Acho que você não irá se arrepender! Coloque na sua meta sim haha

Ery 16/12/2017minha estante
Melhor resenha que já li???

Eduardo 16/12/2017minha estante
Eita haha! Muito muito obrigado, Ery :D

Natiara 09/01/2018minha estante
Seus escritos são maravilhosos, é notável sua paixão pela obra prima! Parabéns! =_=

Carol 23/02/2018minha estante
Que resenha mais linda!

MarisaLopes 09/03/2018minha estante
O tamanho do livro sempre me intimidou, mas sua resenha me deixou encantada! Comecei a ler essa semana. Obrigada!

Eduardo 09/03/2018minha estante
Muito obrigado, Natiara :DDD Sim, amei demais Os Miseráveis haha

Eduardo 09/03/2018minha estante
Eita, Marisa! Fico lisonjeado hahaha. Eu é que agradeço pelo comentário :D Aliás, esse foi um livro que havia me intimidado também, mas, depois que comecei, foi impossível parar!

Marco 12/08/2018minha estante
Parabéns pela resenha.

Alessandra.Adams 30/12/2020

Maravilhoso
Simplesmente MARAVILHOSO. Sem dúvidas um dos melhores livros que já li.

Gabriel.Smash 07/04/2022

Um baita livrasso não somente em número de páginas como também em uma historia riquíssima cheia de reviravoltas e sempre evidenciando o que é esperado do livro a pobreza e a mizeria. O livro ele é sufocante um diversas partes da história e ele te deixa certas vezes furioso com o desenrolar dos acontecimentos. Sem contar do final que é muito bem encaixado e muito emocionante. Perfeito.

Clara Mezzacapa 24/10/2020

Socorro. Superou e destruiu minhas expectativas.
Não vou mentir, é um livro puxado se se ler, principalmente nessa edição que por ser muito grande e pesada não dá levar junto. Eu particularmente AMEI a escrita do Victor Hugo, que te faz sentir aromas, sentir sensações boas e péssimas. O escritor te ensina sobre a cultura e literalmente te coloca dentro daquela realidade. É o tipo de livro que não dá pra parar de ler mas que também não dá pra ler muito sabe?
A história não dá pra resumir, é o tipo de história atemporal e extremamente necessária para todos!!! Pena que acessível a poucos.
O principal personagem e vilão da história é a miséria, a causa de tudo e também a consequência.
É um livro que te tira da zona de conforto e te faz mudar de caráter enquanto está lendo.
Recomendo para todos que querem uma experiência transformadora e que tenham tempo para a leitura pois ela não pode ser feita de maneira apressada. Os personagens e as situações deve ser muito bem digeridos por que são muito bem criados.
E se prepare para chorar muito no final, por que é isso que te espera.

Gfelixft 03/04/2021

Os Miseráveis
Uma das coisas mais espetaculares que já li.

"Olhem através do povo e avistarão as verdades"
Mariii ð» 03/04/2021minha estante
Eu li uns 30% e não consegui voltar ainda, algumas partes apesar da genialidade são cansativas, espero conseguir finalizar .

matheushlm 30/05/2020

Magnífico. Confesso que em algumas partes o livro se tornou cansativo demais porquê parece que não faz sentido com a história, mas no fim tudo se liga e é perfeito. Melhor clássico que eu já li, com certeza Jean Valjean é o meu personagem favorito de livros.
Recomendo demais!

Anderson 11/06/2020

"Morrer não é nada, horrível é não viver"
Existem dois tipos de leitores de "Os miseráveis": aqueles que acharam totalmente desnecessário o alto descritivismo que o autor faz durante cada capítulo e aqueles que amaram a descrição, pois via como recurso estilístico que os imergiam no ambiente e nas emoções que um determinado personagem estava sentindo naquele momento. Após terminar esse livro, me identifico totalmente com o segundo tipo, pois a cada momento em que o autor descrevia as ruas da França, uma guerra ou até mesmo os meandros de um esgoto, era difícil não se envolver totalmente como se você fizesse parte daquele cenário, mesmo nunca estando lá.
O livro trata de temas como a desigualdade social, a fome, abandono parental, a reinserção de presos na sociedade e outros mil temas que se apresentaram presentes na sociedade pós revolução francesa, e até hoje, são marcas tanto da França, quanto das outras partes do mundo. É evidente, que temos diversos livros que falam desses temas, mas poucos tiveram personagens tão complexos e que se completam de forma tão singular com o objetivo único de fazer questionar tudo que a gente tinha como verdade absoluta acerca de nossos posicionamentos. Nesse sentido, o maniqueísmo que nutre a história faz com que a gente questione a cada página, a nossa humanidade, até onde é um benefício seguir friamente as leis de nosso contexto histórico e o que fazer quando ela se esbarra na nossa consciência ética. Ademais, acima de todos os aspectos técnicos, a forma como o autor introduzia cada personagem em determinado ponto da trama de modo solitário, para futuramente, fazer com que eles cruzassem os seus caminhos, foi uma das experiências mais incríveis que eu tive como leitor, pois mesmo o autor fazendo isso diversas vezes, fui pego de surpresa em todas elas. O autor merece todo o reconhecimento que tem, acima de tudo, por conseguir manter a curiosidade do leitor em meio a tantas histórias diferentes, que mesmo se alongando por mais de 1500 páginas, consegue manter a ansiedade do leitor da página 1 até a última com relação ao desfecho de todos os personagens, embora a obra seja muito mais sobre os processos e desdobramentos das ações de cada personagem, do que sobre o que nos aguardava no final propriamente dito.
E que final! o modo como tivemos o desfecho de cada personagem não poderia ser melhor, terminei o livro com uma ótima sensação, pois cada conclusão que foi apresentava era totalmente coerente com tudo que foi construído para aquele personagem tendo base em sua essência.

Sparr 26/08/2020

Melhor Leitura da Vida
Sem sombra de dúvidas, uma das melhores obras com que tive contato, em toda a minha vida!! O primor com que este livro narra, não apenas a trajetória de Jean Val Jean, mas a vida e um momento histórico riquíssimo!
Não tenho como colocar em palavras o tamanho de minha admiração por essa obra prima!
Uma leitura que todos deveriam fazer para saber lidar com a falta de humanidade, tão intrínseca em nossa sociedade, desde os seus primórdios.
As digressões em nada tornaram a leitura cansativa, ou pedante como dizem. Ao contrário, me permitiram pesquisas ótimas e uma incursão ainda maior no conteúdo.
Estou absurdamente encantada.

Diego Ramos 22/08/2021

Inesquecível!
Durante a leitura conheci personagens incríveis e a história é muito emocionante, principalmente no final, porém no decorrer da narrativa achei bem entediante as diversas pausas que o autor fazia na história para descrever fatos históricos, que pra mim eram longos demais e descritivos ao extremo, mas por mais que houvesse essas partes arrastadas, em nenhum momento senti vontade de abandonar o livro e valeu muito a pena a experiência!

Izabella 02/06/2021

"enquanto houver na terra ignorância e miséria, não serão os livros como este decerto inúteis."
A livros que, apesar de não serem favoritos, entendemos a sua importância e o porquê de serem considerados clássicos. Esse foi um desses para mim. Apesar de me apegar a alguns personagens e à história em certos momentos, achei que as disgressões (acho que é essa a palavra) a deixam muito arrastada e longa e isso torna a leitura um pouco massante em certos momentos. De qualquer forma, é uma história marcante e levarei Jean Valjean e sua história comigo para sempre.

Raquel.Gubert 01/11/2021

Algumas leituras são capazes de mudar nossas vidas completamente. Sei que pode parecer exagero, mas para quem já viu seus sentimentos tomar forma dentro das páginas de um livro, conseguirá entender.
Nesse livro, nesse clássico, Victor Hugo empurra nossos passos em direções totalmente diferentes do que imaginávamos e nos força olhar os miseráveis. Os miseráveis que definham nas esferas da sociedade, alimentados pela indiferença dos nossos corações.

?Ensine aos ignorantes tanto quanto puder; a sociedade é culpada por não prover educação universal gratuita, e deve responder pela escuridão que produz. Se uma alma é deixada na escuridão, pecados serão cometidos. E a responsabilidade não é de quem comete o pecado, mas daqueles que causam a escuridão.?

Giuliano.Behring 31/07/2020

França, Miséria, Revolução
Os Miseráveis, como eu poderia começar a falar sobre essa obra gigantesca, um classico absoluto da literatura ocidental? Por onde começar a descrever esse constante teatro que o francês Victor Hugo nos apresenta?
Bem... Primeiramente não se assustem com o tamanho, mesmo demorando pra ler, é uma experiência única, eu definiria a leitura como a própria definição de extraordinário! Não é de se estranhar que um livro com mais de 1500 paginas venha a ser um clássico mundial durante um período de mais de 150 anos!
Agora, o que falar sobre o livro em si? Poucas foram as vezes que me senti tão imerso em um ambiente, ouvir as músicas que cantam, sentir a fome, a tristeza e a Miséria dos personagens é algo natural durante a leitura, chega a ser assustador o quão assustador pode ser um personagem, ou o quão benigno pode ser outro, ou o quão ingênuos.
Acho que por mais repetitivo que isso seja (ou até cômico), o mais interessante de todo o romance é o quão miseráveis TODOS são, em qualquer aspecto.

Leia "Os Miseráveis" e viva a França do início do século XIX.

Sem duvidas um dos melhores livros que já li e lerei em toda a minha vida.
Paula 31/07/2020minha estante
Estou ouvindo vc falar desse livro há dias e toda vez vc trás algo novo. Ler essa sua resenha me faz querer lê-lo mais ainda, só pra compartilhar do mesmo fascínio que você demonstra sentir!

LucasRRamos 01/08/2020minha estante
livros lindos de mais?

Matheus1102 07/05/2021

Término do livro ??
FINALMENTEEE!!! pensei que nunca iria acabar. ??
Bom, tudo o que tenho para falar desse livro, já é de âmbito social, e dos leitores, é claro.
De início, nos deparamos com a linda e emocionante história do Bispo Myriel, ou Bienvenu, como queiram o chamar. Logo depois toda a fulgurante de Jean Valjean, um ser divino, que por sorte das pessoas que o rodeavam, viveram com esse ser de fidelidade, de início duvidosa, mas após o seu conhecimento, o seu caráter que define o que ele realmente é. Família Thenardiér, Amigos do ABC, a barricada, Waterloo, Marius, Cosette, Fantine, Paris. Todos esses personagens e locais, me marcaram absurdamente. Nunca tinha me envolvido tanto com um livro, como esse! Esse livro, é de calamidade pública, todas as pessoas deveriam ler essa esplendorosa via, entre Deus e os homens. Livro muito religioso, que vai mostrar a fé do Jean, e de tantos outros personagens. E no final, o fim, a morte. A morte, mas depois a vida.
No mais, tudo o que li, e compreendi, acrescentou muito, na minha vida, e na minha história em geral. Recomendo muito! Para todas as pessoas interessadas ou não.
Super recomendo, este livro é de calamidade pública!!!

"Enquanto houver lugares onde seja possível a asfixia social; em outras palavras, e de um ponto de vista mais amplo ainda, enquanto sobre a terra houver ignorância e miséria, livros como este não serão inúteis"
Victor Hugo ???
genas 07/05/2021minha estante
Quero leeerr! ??

Alipio 07/05/2020

simplesmente fantástico
calhamaço de 1512 páginas que à primeira vista assusta, porém ao folhear as primeiras páginas você será dominado por essa obra clássica (atemporal) da literatura mundial escrita por Victor Hugo.

A história tem várias digressões, ou seja, o autor ao encerrar um capítulo, entra em outra história que a principio nada tem haver com a que o leitor acabou ler, porém mais adiante as histórias se amarram e se complementam

Jean Valjean, após ser condenado por 19 anos de prisão por roubar um pão para alimentar a sua familia não conseguia ser aceito na sociedade pois seu " terrivel " histórico o perseguia.

outro ponto que mexe com a sensibilidade do leitor é quando ele começa a questionar sobre a sua condenação. Reconhecia que seu ato merecia punição, nas também questiona se a " justiça" não teria sido muito excessiva em sua punição.

momentos de conflitos, atitudes desesperadas, enfim a história vai descrevendo situações que mexe com a sensibilidade do leitor.....Fantini, Cosete, Marius e outros personagens vão surgindo na história, tornando - a ainda mais emocionante

Leitura prazerosa, emocionante e que vale a pena investir o seu tempo.
João Bruno 07/05/2020minha estante
Quanto tempo levou para ler ?

Alipio 10/05/2020minha estante
olha, esse eu li alguns messes atrá, como eu estava dividindo- o com outras leituras, foi 4 meses.

mas acredito que se vc estiver concentrado somente nele, dá pra ler em 2 meses

Amante dos Livros 19/05/2020minha estante
Estou lendo, e amando!

Breno 06/04/2021

Se tornou um favorito
Cada página se faz necessária e cada frase carrega sua importância.
Necessário, apenas. Te emociona, te conecta com os personagens e te prende na grande teia de tramas que se entrelaçam em alguma parte da grande história.

2094 encontrados | exibindo 181 a 196