Os Miseráveis

Os Miseráveis Victor Hugo
Júlio Emílio Braz

Resenhas - Os Miseráveis

Thauany 01/12/2022

Morrer é nada, viver é que é medonho
Após 11 meses, posso dizer que conclui o desafio literário mais difícil que já enfrentei e a sensação é maravilhosa.
Não há dúvidas que este livro é uma obra de arte é verdadeira aula de filosofia e sociologia, através de suas metáforas Victor Hugo nos transporta para dentro da antiga Paris e nos faz refletir que não estamos tão distantes daquele tempo de miséria nos dias atuais. Para quem tem receio sobre a escrita, os termos utilizados são de facílima compreensão, o que o torna desafiador são as diversas digressões sobre a história real que o autor faz, citando algumas (a batalha de Waterloo, o convento, as gírias de Paris e os esgotos) mas também devemos lembrar que foi uma obra escrita em folhetim no século 19 então da para relevar.
Agora sobre os personagens: Victor Hugo construiu personagens profundos e maravilhosos que conversam com a sua majestosa personagem principal que é Paris.
A mais marcante para mim com certeza é a Fantine que me emocionou e me fez sofrer muito com sua trajetória, lembro exatamente a dor que eu senti ao ler a sua lenta degradação.
Eu me apaixonei pelo Mário junto com a Cosette, porém no final o casal principal me decepcionou um pouco.
Passei muita raiva com os Thernadier, menos com a Eponina que foi muita injustiçada.
Me surpreendi com todos os plots de reviravolta e de aventuras da história.
E por fim, entendi um pouco mais sobre o conceito real de ser cristão com Jean Valjean, sobre perdão, compreensão, empatia, dar a outra face e não fazer as coisas visando o reconhecimento, o cara era quase um santo.
Enfim, uma história sobre a vida, que não é justa para todos, que nem todos tem as mesmas oportunidades e que vai ficar para sempre na minha memória, simplesmente inesquecível e emocionante.

And now life has killed the dream I dreamed ??
Analu.rosario 01/12/2022minha estante
Muito bom ler a sua resenha, essa será minha próxima leitura ?

Dhewyd 01/12/2022minha estante
Perfeita resenha

Wendel 01/12/2022minha estante
Obra da minha vida ?

J. Silva 03/12/2022minha estante
??????

Welber 03/12/2022minha estante
Esse será meu primeiro livro do ano que vem. Não vejo a hora de iniciar a leitura.

Marcelo 03/12/2022minha estante
Depois que vi a música I dreamed a dream com a Susan Boyle, procurei o trailler da música cantada pela Anne Hathaway, que me fez assistir o filme que me fez querer ler o livro um dia, agora lendo sua resenha colocarei como prioridade para o início do ano.

Fabricio.Oliveira 30/07/2020

Agora entendi o que é um clássico
Que livro espetacular é esse?
Entre abandonos e retomadas conclui a leitura nesse livro. A princípio, o texto me pareceu estranho pelo modo como foi construído, um misto de romance e registro de fatos históricos apresentados com um exagero de descrições que podem aborrecer o leitor que não gosta de ver tudo entregue. Mas, se o leitor tiver paciência poderá superar essas primeiras impressões desagradáveis e entrar numa história maravilhosa e inesquecível.
Entendi por que esse livro é um clássico e o que é um livro clássico. É possível ver como esse texto reverbera em vários outros textos de diversos escritores em diferentes espaços e tempos. Qualquer outro texto literário que retome a temática da opressão econômica sobre a vida de uma dada população, está projetando a voz que gritou nesse livro. Victor Hugo foi mais que um escritor, foi um grande humanista.

Vinicius383 31/01/2022

“Com os olhos fechados é a melhor forma de olhar para uma alma.”
É magistral a qualidade que o Victor Hugo coloca na história de Os Miseráveis; eu vejo como sendo genial a forma com que ele consegue trazer uma certa comicidade em alguns trechos que abordam um momento sombrio e cruel. As vezes eu mesmo não consigo acreditar que esse livro tem uma origem meio distante para nós que lemos ele nos dias de hoje, sendo que muitos fatos nós podemos vivenciar e sentir na pele igualmente como antigamente, em seu tempo; a miséria (tanto em patrimônio quanto no espírito da alma) é tão bem abordada, tão sutilmente detalhada, que você lê e relê extraindo sempre uma ideia a mais, um novo pensamento sobre a crueldade da sociedade que o Victor Hugo nos ressalta durante toda a sua obra.
Bem, acompanhamos uma história rica em detalhes e eventos da França nesse contexto histórico tão conturbado. Chega a ser quase impossível não buscar mais sobre o assunto e se envolver mais na história; a forma como ele vai narrando a guerra de Waterloo, pra mim, é algo que nem nas profundas buscas do Google você consegue se cativa tanto.
Um clássico desses deveria ser lido por todos antes de morrer, e sem dúvidas entra para um dos meus livros favoritos da vida!
Larinha 31/01/2022minha estante
???

Nat 31/01/2022minha estante
arrasou

Vinicius383 31/01/2022minha estante
@nat uma pitadinha do livro q ainda vou te convencer a ler ;D

dud 01/02/2022minha estante
que incrível!! me deu vontade de ler...

Vinicius383 01/02/2022minha estante
vale muito a pena, é bom dmsss ;D

Lisa 05/02/2022minha estante
Que resenha maravilhosa! Eu quero ler esse livro este ano e a sua resenha só aumentou a vontade

Vinicius383 05/02/2022minha estante
@lisa ai mano, fico felizz! cativar mais pessoas à ler esse livro sensacional é sempre um motivo de felicidade genuína. Espero q goste ;D

Luan 24/01/2024

Dentre os clássicos, o mais épico
Que livro espetacular! Nenhuma resenha minha pode chegar perto de descrever a magnitude dessa obra. Com relação à história, nada se compara à redenção do protagonista Jean Valjean, que jamais deixou de buscar o bem após a sua conversão. Junto dele, há outros diversos personagens cativantes, entre eles Monsenhor Bienvenu, Gravoche e Fantine, que expõem as diferentes faces dos seres humanos em meio a realidades desafiadoras em que vivem. Além disso, as descrições são perfeitas, fazendo qualquer um sentir o que um francês do século XIX, seja revolucionário, republicano ou realista, sentia naquele contexto politicamente instável e socialmente injusto. Enfim, quero dizer que o verdadeiro miserável, culturalmente falando, é aquele que nunca teve contato com essa história épica, emocionante e inesquecível.

bregomes 01/01/2024

Quase um ano depois, consegui terminar esse calhamaço!!!
Uma leitura magnifica, maçante mas magnífica!!!
Os miseraveis é meu musical favorito e estou feliz por ter visto muita coisa do musical ao decorrer do livro.
Tadeu Jr. 01/01/2024minha estante
Estou na metade deste camarada. Encantado com V. H...

Vênus_Alice 02/09/2022

Os miseráveis
Os miseráveis é uma história que se passa na Antiga Paris, onde a miséria, corrupção e fome eram presentes.

A narrativa bem peculiar e descritiva, apresenta ao mesmo tempo inúmeros personagens e suas histórias, apresenta o contexto de Paris, seu passado e as influências monarquicas e sociais.

A medida que a leitura flui, cada personagem cria um link com as histórias dos demais.

Cada fato surge do desespero, tristeza e infortúnios.

Apesar que um dos personagens é acometido por sucessivas situações de "sorte", mas isso não faz de sua vida um momento fácil e feliz.

É uma leitura que incomoda por ser tão atual e filosófica.

É a sensação de estar lendo uma novela ou uma peça.

Sem igual!

Theresa 29/01/2022

Esse livro é um acontecimento!
Um dos melhores livros que eu já li na minha vida!
Terminei essa leitura e fiquei um tempinho encarando o teto e escrevo isso aqui ainda emocionada.
Caramba!

Tenho que enaltecer o Victor Hugo por primeiramente essa narrativa maravilhosa, para um calhamaço com alguns capítulos cheios de descrição, o que é de se esperar se tratando de clássicos (um beijo batalha de Waterloo), não é de nenhuma forma cansativo ou te faz querer abandonar o livro, isso pra mim já é uma raridade.
Os diversos personagens tão marcantes que me fizeram chorar, rir e ter ódio diversas vezes durante essa leitura, a forma como o destino deles se entrelaçam, sério... Sem comentários!
Cosette, Fantine, Marcus, Enjouras, meu protegido Gavroche, o inesquecível Jean ValJean... A história de cada um ficou marcada na minha memória de um jeito muito lindo.
E não menos importante,a grande reflexão que essa obra apresenta, a religião, a justiça e com toda a certeza a humanidade.

Pensei tanto no que colocar em palavras, mas nada vai chegar perto da experiência que foi ler essa obra.
Vou carregar muitos aprendizados daqui.
Obrigada, Victor Hugo.

?... em outras palavras, e de um ponto de vista mais amplo ainda, enquanto sobre a terra houver ignorância e miséria, livros como este não serão inúteis.?

?Morrer não é nada, horrível é não viver.?
Fabiana.Violante 29/01/2022minha estante
morro de vontade de ler! vou add

Ziza 29/01/2022minha estante
Obra inesquecível

Theresa 29/01/2022minha estante
eu tô emocionada até agora

Fernando 29/01/2022minha estante
Maravilhoso

DRK 29/01/2022minha estante
Ótima análise, o meu chegou aqui em casa ontem! Depois de terminar as crônicas de Arthur eu irei ler

Figuera 20/04/2010

Melhor livro de todos os tempos
Não há palavras para descrever esse que é, para mim, o melhor livro de romance de todos os tempos.

Quando fui escolher a nota desse livro enfrentei um grave dilema, dar-lhe somente a nota máxima seria compara-lo a vários outros livros (que também gosto muito) que também tinham recebido a mesma nota, ao notar esse fato só uma solução me veio a mente, e sem medo a tomei, diminui a nota de TODOS os outros livro, para que esse livro reinasse soberano em mim estante.

Talvez algum outro dia de minha vida eu seja agraciado com outra obra de comparável magnificência.

Mas não se engane, como todo grande livro, esse não é um livro de fácil leitura, há inúmeras pausas para grandes reflexões politicas e religiosas, que muitas vezes podem quebrar o ritmo de leitura do romance, porém esse não é de forma alguma um ponto negativo do livro, se o leitor souber parar e refletir junto com Victor Hugo irá aprender muita coisa, e certamente será ao fim da leitura um ser humano melhor.
André 20/05/2011minha estante
Pode crer que vale a pena cada página!

Cah 23/05/2011minha estante
Eu ja li a versão adaptada e amei!!
Lóogico que falo da história, porque a linguagem é fácil e confesso que adoro um livro com linguagem mais dificil!
Beijoss

Sabrina 18/06/2015minha estante
Achei demais tu diminuir a nota de todos os outros livros. Grande gesto de devoção. haha
Deve ser fenomenal, mesmo.

Daniel.Souza 18/01/2020minha estante
Muita romantização e idealização. Muita fantasia.
O Eugène-François Vidocq que inspirou jean valjean e javert, ele não mudou de laod porque alguém mostrou bondade, ele mudou de lado porque estava cansado de ser um fora da lei, Vidocq em suas contantes fugas era capturado do que alguém mostrando bondade, parece idealizado demais que valjean nunca seria pego como foi vidocq que até assumia novas identidades e saia da França.
Ele viveu somente para cosette e nunca teve uma esposa, parece idealização e fantasia demais, vidocq teve suas esposa e amantes.
O jean valjean sofrendo porque foi separado de cosette, o autor levou chifre da mulher dele e ainda sim sobreviveu e arrumou outra mulher.Poderia muito bem ele seguir em frente, Victor hugo perdeu filho, sofreu, mas continuou vivo.
Parece mais uma fantasia da realidade e uma perspectiva ingenua das revoluções, eu gosto mais da perspectiva madura que Dostoievski mostrou em os Demônios.
Não merece essa fama toda.

Vivi.Montarde 01/05/2021

História muito linda e emocionante.

A escrita não é difícil como muitos pensam. O que foi um pouco difícil foi o excesso de descrições que a meu ver foram desnecessárias e maçantes em alguns momentos. Detalhar a batalha de Waterloo, funcionamento de convento e esgotos de Paris não tiveram, para mim, muita utilidade para a história. Mas nada que impeça a leitura desse grande livro, grande em todos os sentidos rsrs

E sem dúvida o melhor personagem foi Jean Valjean. Impossível não se encantar com ele. Por meio dele o autor levanta reflexões sobre a injustiça social, pobreza, preconceito e principalmente sobre moral. O que faz de alguém ser bom? E podemos ser felizes ignorando nossa consciência?

Daniele 06/07/2021

Estava diante de um abismo, mas o amor o salvou
Ele nasceu cercado de pobreza e desprezo. Graças ao roubo de um pão, foi condenado ao trabalho forçado nas galés, onde ficou, depois de tentativas de fuga mal sucedidas, 19 longos anos de sua vida. Assim se forma Jean Valjean, em meio a perdas, dor e sofrimento, mas um dia, com o coração em revolta e decidido a se render a maldade que até então era a única coisa que vivenciara, conheceu através de um bispo o amor, e esse amor o salvou.
Esse relato é visto logo nos primeiros capítulos, e ao longo do livro conhecemos vários outros grandes personagens, conhecemos Fantine, uma das personagens mais fortes que já vi, que se abdicou por sua filha, por amor.
A fragilidade e pureza humana forjada em meio a humilhações. O amor do Bispo, símbolo de esperança que se mostrou presente até a última página, cada um desses gestos, dessas páginas, me emocionou incrivelmente. Apesar disso, nesse livro conheci o que considero o personagem mais execrável que já li, que mostrou o que o ser humano pode fazer de ruim, e mesmo assim, nos piores momentos, ainda havia uma brecha para a luz.
Uma cena que achei muito interessante, foi o debate de um outro personagem ao perceber que a moral não é sistemática e fiel às leis, as vezes, cumprir a lei não é fazer o certo. Esse choque ao descobrir a nobreza, lealdade, e mais uma vez, a caridade, mostrou o que Victor Hugo pode fazer de melhor; cavar até as profundezas de um personagem.
Os miseráveis trouxe a tona não uma, mas várias vidas que nasceram em em meio a dor, que deixaram cair as lágrimas mais legítimas carregadas sempre de esperança. A esperança de Fantine, Cosette, Jean, Sr Mabeuf... aah o senhor Mabeuf! A pureza de um coração de criança forçado a viver como um adulto e seus pesares...
Poderia falar muito mais, mas não sem colocar spoilers, então decidi parar. Peço, imploro, leiam esse livro (depois venham aqui conversar comigo ashuahsua).
Obrigada Victor Hugo, você me fez chorar (não pouco).
Julia.Everton 06/07/2021minha estante
Que resenha maravilhosa!!

Daniele 06/07/2021minha estante
Obrigadaa Ju ? agora só falta vc ler ele também hahahah

dani 06/07/2021minha estante
Resenha linda! Dá vontade de largar tudo e começar a ler agora.

Daniele 06/07/2021minha estante
Aaahhh ganhei meu dia ahauhsuhash
Bom, a intenção é essa KKKKKKKK o livro é grande mas vale super a pena

Pedro Moreira 07/07/2021minha estante
Excelente resenha! ?
Não sei se fico feliz ou triste quando leio uma boa resenha assim. Mais um livro que quero passar na frente da minha fila ?

Dan 07/07/2021minha estante
Vc me deixou com muito mais vontade de ler esse livro do que eu tinha antes viu

Daniele 07/07/2021minha estante
Hahahah passe, Pedro. Olha, ele tem uma partes beem chatas, descritivas e tediosas, mas é lindo, fora que vc além de tudo saí sabendo da história da França ?

Daniele 07/07/2021minha estante
Aah Dan, objetivo alcançado com sucesso kkkkkkkkkkkm

Joao 10/07/2021minha estante
Tô na metade hahahah. Quando comecei esse livro e conheci o Bispo Myriel, eu parei e pensei: o livro pode ser uma porcaria daqui em diante mas só em ter construído tão bem esse personagem, já merece ser um clássico hehehe. Livraço e conforme eu vá avançando na leitura, vou conversando contigo.

Daniele 10/07/2021minha estante
Nossa, sim, só a parte do bispo já é linda e super bem construída

Fabíola 19/01/2021

História que toca a alma.
Li esse livro ano passado, mas venho deixar aqui meu pequeno registro sobre essa obra monumental. Mesmo tendo passado meses desde que finalizei a leitura, ainda me pego pensando nos personagens, nos cenários, na história.

A miséria, a injustiça, a covardia presentes na trajetória, momentos tristes, de aflição e desigualdade, sofri muito. Mas o amor, o perdão, a bondade que acompanhamos em alguns personagens mesmo sob adversidades são impressionantes. Quando cheguei ao último capítulo, eu já não era mais a mesma pessoa de antes.

Alguns podem achar o livro muito grande para encarar, ou a escrita descritiva demais, mas isso só fez-me apaixonar mais ainda e possibilitou uma imersão maior na história. Tocou tão profundamente minha alma, que se tornou o livro favorito de minha vida até o momento. Não bastasse isso, Jean Valjean também tornou-se o personagem literário favorito para mim.

É um desafio tentar expressar em palavras a magnitude desse livro, somente lendo-o para sentir. Finalizo com essa citação: "Morrer não é nada; horrível é não viver." - Victor Hugo.
Claudia 19/01/2021minha estante
Me deu vontade de ler. Que resenha incrível!

Cintia 20/01/2021minha estante
Jean valJean também é meu personagem favorito na vida. Como não se inspirar em alguém

Danilo Parente 22/04/2022

"Morrer não é nada; horrível é não viver"
Um livro completo em todos os sentidos. O tamanho pode até assustar um pouco, mas o conteúdo é, sem dúvidas, arrebatador. Esse foi o primeiro livro que peguei para ler em 2022 e não imaginava o quanto o peso das palavras de Victor Hugo iriam me deixar sem reação alguma após ler as últimas frases desse calhamaço, o final foi só arrepios e aquela vontade de chorar. Até mesmo as digressões ao longo da obra impressionam como mínimos detalhes dão tamanha realidade e vivacidade a meras folhas de papel, foi o que aconteceu com partes como a batalha de Waterloo, a descrição das ruas francesas e até mesmo a do esgoto de Paris.

É um livro que desperta tantos sentimentos e tantas reflexões que fica até difícil achar palavras para definir o que aconteceu naquelas mais de mil e quinhentas páginas.

Os personagens como Jean Valjean, Cosette, Fantine e Gavroche - meus favoritos - são tão fortes e impressionantes que torna impossível passar de forma apática por eles.

Os Miseráveis é uma aula de história, é uma reflexão sobre a desigualdade social, é uma discussão sobre a lei, o direito e a justiça, é um clamor pela liberdade, igualdade e fraternidade, é um grito dos excluídos e desfavorecidos, é uma obra-prima que retrata o ser humano da forma mais crua possível, é amor, ódio, perdão e redenção.

Ler esse livro foi um desafio e concluir ele foi uma realização.

Vanêssa 29/02/2024

Lindo
Com um texto rico e emotivo, o autor nos transporta por uma jornada heróica de esperança, sacrifício e resiliência, deixando uma grande reflexão sobre os dilemas morais e as lutas por dignidade e liberdade.

Uma das melhores leituras de toda minha vida!
lara a 29/02/2024minha estante
Victor Hugo é diferente né? as coisas que ele abrange, estou em Marius, ainda nem na metade, mas tem sido a melhor leitura desse ano

Vanêssa 29/02/2024minha estante
Muitooo, nossa, eu demorei tanto pra iniciar a leitura, como eu queria ter lido antes.

Maria14214 23/03/2024minha estante
??

@ALeituradeHoje 10/05/2021

O livro da vida
Foi estranho revisitar esse mundo. Qdo li a primeira vez foi arrebatador, mas dessa vez em determinados momentos fiquei entediada. Divagação demais pareceu.
Fantine, Jean, Cosette.. a história deles é um suprassumo que me tira a respiração. VH falando daquele mundo Miserável (que mais de 200 anos se passaram e o mundo não mudou nada), me deixa arrasada. Mas algumas momentos que acompanham a parte mais rica, as vezes tornava-se um massacre para a minha paciência. Nada é ruim no livro, só que dessa vez eu não estava alinhada..
Mas eu continuo amando. Continua sendo o livro da minha vida.
É um livro incrível, sim!

Fernanda631 03/10/2022

Os Miseráveis - uma obra triste e magnífica
Que livro maravilhoso! Incrível, uma verdadeira obra de arte, acredito que todos deveriam ter a experiência de lê-lo, mesmo sendo um livro longo. O livro, apesar de escrito no século XIX, faz críticas sociais que se encaixam muito bem nos dias atuais, e cada vez se torna mais atual. Livro extremamente interessante, rico em detalhes e veja que são muitos detalhes ao longo do texto.
O livro é bem triste a história se passa na França nos anos de 1800, atravessando revoltas e lutas entre defensores da república e da monarquia. Imersos na pobreza resultante da enorme diferença entre classes sociais somos apresentando personagens de caráter duvidoso e outros heroicos, personagens por vezes egoístas e outras virtuosos. Esse conjunto de pessoas que poderia facilmente ser reunido dentre aqueles que conhecemos nas nossas vidas, literalmente podemos ver esses personagens em qualquer âmbito hoje em dia.
Como a trajetória de um homem simples que foi preso por ter roubado um pão pode trazer tanta reflexão!!! Victor Hugo nessa obra discute o sistema carcerário, miséria, a condição da mulher, educação, religião e democracia no qual tudo o que discutimos até hoje. Essa obra se resume em uma palavra Magnífico!!
É mais que um romance: o protagonista não é apenas o Jean Valjean, mas sim o "povo francês", mas não só o povo francês, os personagens se misturam com a história, com a sociedade, com o direito e com a política. Todos os personagens são miseráveis (seja de moral, de saúde, de capital, sorte ...).
Não há exatamente um personagem principal como citei anteriormente, pois todos se conhecem indiretamente, inclusive as histórias de alguns influenciam nas histórias de outros.
Vitor Hugo ao decorrer do texto permite que andemos por Paris, do luxo ao esgoto, que sejamos espectadores de diálogos fantásticos e momentos importantes de uma perspectiva única, que passemos por vilarejos, por casas simples ou luxuosa, por igrejas, por conventos, por vários cantos da cidade, andamos também por barricadas e monumentos que não existem mais. Os personagens representam tantos pontos que é difícil não nos colocarmos no lugar de alguns deles. Jean Valjean e tantos outros são personagens que é difícil não sentir empatia por eles.
A história de Jean Valjean é uma história de redenção, de um miserável que sofre na pele a dureza da lei, condenado pela sociedade, encontra um norte na fé que o salva, e que durante sua jornada ele entra em contato com os outros miseráveis
Victor Hugo é também um personagem histórico real importante na França e a obra Os Miseráveis é a obra de sua vida e expressão dos seus ideais. O autor exalta de forma apaixonada, como bom político que é, seu nacionalismo e a defesa do progresso, crítica adversários políticos e governantes.
São tantos personagens que irá conhecer ao ler a obra, mas nenhum está lá por acaso e ao ir lendo você perceberá que todos tem uma finalidade e contribuição. É incrível esse livro, acho que dá pra fazer muita reflexão em cima de cada capítulo dessa obra, das situações, dos diversos personagens ou do ambiente descrito pelo autor. É super interessante que todas essas histórias possuem a verossimilhança necessária para uma França que se jogou numa revolução e na tentava a todo custo de se apegar em algumas tradições dizimadas em décadas ou anos antes.
A leitura é muito fluída, intercala bem as explicações e a ação, a linguagem é acessível, a edição da Martin Claret é muito boa e o material é de qualidade. O ponto negativo vai para o desconforto, pois quem viu o livro sabe que ele é pesado, e não dá para segurar por muito tempo sem algum tipo de apoio. E outra coisa, ler a história no físico pode ser considerado uma luta ou uma jornada, mas é enriquecedor e ao finalizar é muito compensador.
Um final emocionante!!
Os Miseráveis é um daqueles livros que a gente precisa ler antes de morrer e uma leitura obrigatória para a vida.
Victoria.Marin 03/10/2022minha estante
O livro mais INCRÍVEL que eu já li ?? sinto que nunca lerei uma obra tão maravilhosa como essa!!!