Os Miseráveis

Os Miseráveis Victor Hugo

Resenhas - Os Miseráveis

Andre.Castagini 29/09/2020

Os miseráveis de ontem são os mesmo de hoje
Jean Valjean demonstra que a confiança e a oportunidade podem criar homens de bem, homens corretos, que se preocupam com o próximo, seja ele rico ou pobre. Enquanto outros mostram que a ganância pelo dinheiro ou pelo poder tornam as pessoas covardes, mentirosas, aproveitadoras, que só pensa em si.
O livro define muito bem o ditado; "O mundo gira e as pedras podem se encontrar." Coincidências? Talvez.

Algumas partes explicativas deixam a
leitura um pouco cansativa. Mas num todo o livro é ótimo.

Ufa! Terminei.
Mara.Mares 29/09/2020minha estante
Melhor livro da vida.

Andre.Castagini 29/09/2020minha estante
???

Michael.Santos 30/09/2020minha estante
Melhor livro ever! Os personagens deste livro são tão profundos e marcantes que eu senti falta até dos Thénardier! Por incrível que pareça Kkkkkkk

Andre.Castagini 30/09/2020minha estante
Kkkkk Todos personagens vão ficar na memória.

Tangerina 30/09/2020minha estante
Meu sonho é esse livro na versão completa, só tive acesso a ele em versões resumidas, e mesmo assim foi uma das mais marcantes.

ricardo marçal 28/04/2021

Deixar-se levar pela generosidade das pinturas imensas, emolduradas em drama e grandeza, num forte diálogo com o presente para o qual o livro foi escrito: desejo declarado de participar deste presente, melhorá-lo.
Bandido bom é bandido regenerado.
Viva Jean Valjean!

almeidalewis 31/10/2021

Memorável
Por roubar um pão para alimentar seu sobrinho que está com fome, Valjean é condenado a serviços forçados. pena essa que chega a somar 19 anos nas gales.Um dia ele é liberto,porém é rejeitado pela sociedade que fazia parte, em uma noite ele é recebido por um bispo e que lhe oferta comida e dormida,no entanto no meio da noite Valjean realiza um furto dos bens de valor da casa do bispo pela manhã é capturado pela polícia que o traz na casa do bispo e diz que o meliante havia lhes dito que tinha ganhado toda aquela riqueza do bispo e ele ( bispo ) por fim confirma a versão e ainda acrescenta mais itens de valor ( dois castiçais que o acompanhará durante toda sua vida ) e pede a Valjean que seja uma pessoa honrada.

A partir daí ele se torna um grande altruísta tornar-se o prefeito de uma cidade...Javert ( inspetor de polícia) que foi soldado na época que valjean era um condenado é o grande atagonista de Valjean durante toda a trama da história...Fantine que tem uma filha que é criada por outra família ( o tratamento q ela recebe nos faz partir o coração ) por algum motivo é demitida da fábrica do prefeito e ela pede para que Valjean tome conta dela que acaba por adotá-la. Em determinado momento acontece o encontro dos principais personagens e acontece em lugares grotesco, fetidos sujos de pensionatos e até em esgostos.

O holofote é colocada pelo narrador em vários personagens dos que mais se destacam Jean Valjean ! A leitura/livro desperta nós um senso de um mundo mais belo + justo + racional. O narrador interrompe a história e realiza algumas DIGRESSÕES, acreditava que um dos grandes problemas sociais era a educação ( barrigas vazias não conseguem pensar )
Mesmo depois de termos terminado a leitura dos miseráveis certos personagens bem característicos talvez possam acompanhar nosso imaginário ainda por muito tempo.
Em 31/10/2021, Alexsandro G.almeida
Wesley Rocha 31/10/2021minha estante
Me chamou a atenção esse livro, logo comprarei ele pra ler

robertals 01/11/2021minha estante
O meu tá só me esperando. Espero iniciar 2022 lendo ele. A leitura é longaaaaa kkk

almeidalewis 01/11/2021minha estante
Sim ,RôLindoso é um pouca longa,no entanto é bem fluida ??.O narrador realiza algumas DIGRESSÕES e talvez alguns leitores não gostem,mas é coisa que não desmerece o livro nem a História ?. Eu tinha assistido mais de 3X o filme e pensava que o livro ? não me surpreenderia o tanto quanto o me surpreendeu !!! ?.
Boa leitura ? ??

Thi Acrisio 01/11/2021minha estante
Resenha top, quero um dia encarar essas +1500 pg

Dayse.Ariane 01/11/2021minha estante
Muito interessante. Ótima resenha ?

almeidalewis 01/11/2021minha estante
Thiago Acrisio no dia que encarar talvez só tenha o arrependimento de não o ter feito antes ???. O volume impressiona um pouco,mas eu já estava caliçado por antes dele ter lido A História dos Hebreus ( flavius josefo) no primeiro semestre desse ano. Boas leituras ? Thiago ??

almeidalewis 01/11/2021minha estante
Grato Daysinha pelo lisonjeio ?. O autor mostra algumas rendençoes que ocorreram em alguns personagens via o sofrimento ( não quero dizer que ao sofrermos nos tornamos bons ! ). Um dos personagens é agraciado pelo bispo e esse ato tem consequências CONCRETAS na vida dessa pessoa ?.
Boas leituras ? Daysinha

Monique Baliza 01/11/2021minha estante
Excelente resenha!?
De fato alguns personagens ficaram no nosso imaginário por muito tempo.
Ler os Miseráveis é uma experiência de marcante.
Parabéns pela conclusão da leitura! ??????

nath191 22/06/2022

Fenomenal
Eu não tenho a mínima coragem de me arriscar a fazer uma resenha desse livro. Apenas vou dizer que ele é maravilhoso.
Yago Grassini Prevot 22/06/2022minha estante
Não atoa que "A tentação do impossível", resenha feito por Vargas Llosa, tem quase umas 200 páginas. Difícil resenhar mesmo.

Ellen 22/06/2022minha estante
Depois de um ano a vitória chegou kakakakak

Lala 25/06/2022minha estante
Melhor livro ??

nath191 26/06/2022minha estante
Caracas @Yago Grassini isso que é uma resenha??

nath191 26/06/2022minha estante
@Ellen, minha vitória hoje tem sabor de mel, tem sabor de mel

SIM
Esse livro é simplesmente fenomenal, @Lala ????????

Min :) 29/06/2022minha estante
Um dia também vou ler esse livro e cantar vitória ? Arrasou, Naths

nath191 29/06/2022minha estante
Sim, Lala
Esse livro é perfeito?

nath191 29/06/2022minha estante
@yasmundsbb, e vale muito a pena viu, menina
Só vai????

Bia 16/06/2021

não consigo parar de chorar, simplesmente o livro que mais me marcou esse ano, experiência incrível, acredito que todos pelo menos uma vez na vida deveriam ler essa obra magnífica.
Day 16/06/2021minha estante
Essa belezinha tá na minha estante me esperando, mas não tenho coragem

Day 16/06/2021minha estante
Essa belezinha kkkjkjkk envelheci 20 anos com essa frase

Bia 16/06/2021minha estante
espero que você ame tanto quanto eu amei!!!!! vou indicar pra todos o máximo que eu puder

Viviane 14/03/2021

Está preparado para as misérias do mundo
Boa tarde pessoal

Estou com o coração ???, e agora o que vou fazer foram pouco mais de 2 meses lendo esta maravilhosa e hoje terminei. O sentimento e de gratidão, tristeza e surpresas.
Misericórdia que livro, que livro foi este.
Minha vontade e gritar, chorar e rir ao mesmo tempo nunca tive um sentimento assim nem mesmo pelos livros do KING.

Os sentimentos que tive nesta leitura foram ??????????????

Nêssa 27/03/2021

"Nem um só morcego resiste ao alvorecer. ILUMINEMOS o subsolo da sociedade".
Eu tinha muitas expetativas em relação a esse livro. E foi muito além do que imaginei.
Vamos acompanhar a trajetória de vários personagens, e principalmente de Jean ValJean (ex condenado). Iremos contemplar as lutas interna deles (o que para mim foi mais incrível), seus sofrimentos externos; seu esplendor; A procura por uma libertação interna, da alma; da auto condenação. Muitas vezes vamos nos ver no lugar deles: o que faríamos? seria diferente? que atitude tomaríamos? nos vemos sendo eles e sentimos suas angustias.
Da decadência dos burgueses, da ruina dos pobres, a luta das mulheres. O esplendor dos revolucionários; das conquistas, da glória... da miséria.
Entendemos porque é um clássico mundial.

OBS: A escrita de Vitor Hugo é muito simples e acessível; há momentos de extensas descrições; mas nada que prejudique tanto a leitura.
Permita-se conhecer essa obra!
Drakomanth 27/03/2021minha estante
Estou apaixonado por sua meta de leitura ?

Nêssa 27/03/2021minha estante
espero conseguir ler tudo esse ano! rs. obrigadaa!

Erika Sá 11/04/2020

Favorito da vida!
"Vivemos em uma sociedade sombria. Ser bem sucedido, eis o ensinamento que, gota a gota, vai caindo da corrupção que avança. Diga-se de passagem, o sucesso é algo bastante repugnante. Sua falsa semelhança com o mérito engana os homens. Pág. 90

"Liberdade não é estar solto. Pode-se sair da prisão, mas não dá condenação." Pág. 136

"Quero esquecer a vida. A vida é uma invenção medonha não sei de quem. Uma coisa que não dura nada é não vale nada; a gente se mata para viver. Pág. 708

O livro foi escrito por Victor Hugo em 1862.

Acompanhamos a emocionante e sofrida história de Jean Valjean, condenado a trabalho forçado por ter roubado um pão para alimentar a familia, suas repetidas tentativas de fuga prolongam sua pena o mantendo prisioneiro por 19 anos. Ao sair Jean Valjean percebe que será sempre marcado por essa condenação e se ve tomado por uma raiva que dirige a todos. A vida de Valjean muda ao conhecer o bispo de Digne, pessoa caridosa que o acolhe e transforma o interior de Valjean.Também acompanhamos a vida de Fantine, Cosette, Marius, Gavroche e outros tantos com histórias que marcam a alma.

Jean Valjean é um dos mais magnificos personagens que eu tive a honra de conhecer.

Seu bom coração, sua bondade e a forma que enfrenta as injustiças da sociedade fez ele se tornar inesquecivel.

A obra de Victor Hugo faz uma severa crítica social, e denuncia injustiças e abusos cometidos na época (e que são cometidos até hoje). A leitura, apesar de espetacular, fácil e fluida, é super agoniante.

A narrativa conta ainda com diversos acontecimentos históricos e cenários cheios de descrições. Faz menções a filósofos e artistas de influência na época.

Ler esse clássico foi incrível. A história de Victor Hugo foi adaptada para vários formatos que pretendo conhecer.
Amei!
Nathália 11/04/2020minha estante
Também é meu livro favorito da vida. Estou até relendo kkkk ??

Erika Sá 11/04/2020minha estante
É daqueles livros que vc termina já querendo reler ? obra de arte

Nathália 11/04/2020minha estante
Verdade ??

Oré 10/05/2020minha estante
Estou aqui criando coragem pra encarar... Do autor li apenas O Corcunda de Notre Dame e a época achei tão chatinho (acredito que não estivesse preparado ao auge dos meus 19 anos) que ainda não me animei a voltar a tentar algo do Victor Hugo...

Erika Sá 10/05/2020minha estante
Eu tbm demorei pra encarar esse calhamaço. Tem umas partes bem cansativas, talvez desnecessárias, mas valeu o esforço. Quando tiver a oportunidade leia, creio que não vai se arrepender. ?

Nathália 10/05/2020minha estante
Realmente ele é muito descritivo em algumas partes, o que acaba tornando a leitura massante. Mas fora isso, são excelentes histórias que compensam demais. Sem contar que trazem bastante reflexão.

Natalia.Martineli 31/10/2020

Após mais de 1500 páginas lidas eu realmente não sei se tenho palavras para demonstrar o quanto esse livro significou para mim, só consigo dizer que se algum dia você tiver a oportunidade de ler essa ilustre obra prima, leia sem pensar duas vezes!!

Aviso que é um livro que vai te transformar ao longo das páginas e irá te surpreender com a maldade humana, mas ao mesmo tempo com também com a bondade. Acredito que uma das mensagens mais importante que Victor Hugo nos deixa é que nem sempre existe certo e errado. Jean Valjean é um dos melhores personagens que você irá conhecer nessa história e não tem como não se encantar com todas as suas atitudes, mesmo depois de ter passado por tantas atrocidades, esse homem consegue ser digno de tanta bondade e compaixão.

Não me prolongarei sobre a história em si, mas já adianto que é um livro de leitura fácil e fluída, porém se você não está acostumado a ler clássicos e não curte muito passagens muito descritivas, talvez você demore um tanto a pegar o ritmo de leitura, mas tenho certeza que você irá se apaixonar e reconhecer a importância desse livro.

Fábio 25/12/2022

Os Miseráveis
Aos entusiastas da boa literatura pode-se dizer sobre esse livro o antigo dizer: não passe dessa vida para a outra sem ler esse livro. Ler esse livro, para mim, foi como escalar uma enorme montanha, cheia de aventuras, histórias e muitas reflexões e lições de vida.

Há muitas partes que são um pouco enfadonhas como as descrições da batalha de Waterloo, de convento, da construção de esgotos de Paris, mas que foram necessários para aplicá-los nas devidas tramas que se seguiriam.

De modo breve, o livro centra-se na história de Jean Valjean que por roubar um pão para alimentar 7 crianças passa em torno de 19 anos como forçado nas Galés, após liberto torna a roubar um garoto pequeno, não obstante ter se arrependido; mas ocorre uma reviravolta em sua vida e ele acaba se tornando um homem importante em uma cidade pequena, mas seu passado sombrio torna ele um suspeito e um espião da polícia chamado Javert fica na cola dele sempre a espreita para prendê-lo, daí surgem alguns personagens que farão parte da história de Jean Valjean como Fantine, Cosette e Marius.

Quando se chega por volta das pág 1300 percebe-se que valeu a pena passar por todas as partes cansativas como a escalada de uma montanha bem alta lhe proporciona uma bela visão pq as últimas páginas do livro são entremeadas de emoção e reviravoltas.

No mais, o livro trata de temas como a justiça, a desigualdade social, a generosidade, o perdão e o poder que o amor ao próximo tem de modificar situações e pessoas positivamente. Foi muito gratificante ler esse livro.
Mister Lyndon 25/12/2022minha estante
Preciso ler esse clássico um dia!!!

Braga 15/03/2021

Abstenho-me a poucas palavras.
É indisputável decorrer a uma recensão desta obra sem parafrasear máximas como "Este livro mudou minha vida."
Mas ei de assentar alguns momentos do grande panorama literário edificado por Victor Hugo: sob pequenas doses, em intervalados momentos da estória, V.Hugo nos traz atos extraordinariamente importantes para o intelecto e alma, reflexões como o trabalho oprimido infantil, a devoção a honestidade e justiça verossímil sem importar-se com as consequências (Justiça está que é traçada de maneira maestral sob a prudência de fazer-nos repensar sob a justiça real de fato e a justiça governamental) e os atritos familiares até culminar no catastrófico fim da obra.
Sem hesitação alguma posso dizer que está é a obra mais importante que já li em minha vida, arrastando novamente a máxima relacionada a este fruto imensurável, ao qual chamamos de Os Miseráveis.

João 18/03/2021

Emocinante
Mesmo essa edição ser um texto adaptado que representa apenas um recorte da obra completa, foi possível captar a enorme profundidade dos personagens e da história.
Victor Hugo nos presenteia com uma história cheia de reviravoltas, questionamentos e reflexões morais.

A história conta a vida de Jean Valjean, um homem que passa 19 anos na prisão por roubar um pão, e isso pesará em sua consciência o resto de sua vida, fazendo-o buscar fazer o melhor possível a todos os necessitados. Essa busca por redenção e bondade o leva a tomar uma menina necessitada como protegida em uma relação de paternidade. Juntos enfrentaram grandes desafios em uma vida de foragidos.

Esta obra é brilhante, profunda e extremamente reflexiva quanto a vida, a moralidade e aos preconceitos. Vale muito a pena ser lida por todos.
Dani Resende 18/03/2021minha estante
Puxa fiquei curiosa pra ler... Obrigada ?

João 18/03/2021minha estante
Por nada! Leia sim, creio que não vai se decepcionar!

Dani Resende 18/03/2021minha estante
Valeu a dica!!!

luizaslike 04/01/2021

Um dos melhores livros que li na vida
Sou suspeita pra falar de literatura francesa. Não tem como resumir 1500 páginas em um tweet ou uma resenha rápida. Muito menos expressar a grandiosidade em relevância desse vício que me corroeu por duas semanas. nunca li algo tão grande tão rápido. É sem igual. Li a "versão" de Walcir Carrasco aos 11 anos e já era fascinada na história curta, porém a longa é uma aula de história, revolução, um traço sobre a marginalização e sobretudo de direito. Seria na certa uma das recomendações de leitura para todo operador ou estudante de direito. É difícil, maciço, empolgante. Atenção: algumas digressões são gigantescas e a riqueza de detalhes abocanha os distraídos. Para quem nunca leu um calhamaço não irá ser tão atrativo. Saio da leitura sobretudo mais humana e depois de quatro anos com um novo melhor livro que já li (ao lado de Cem anos de Solidão). Um livro à altura da história.
yasmine 04/01/2021minha estante
Experimente o conde de monte cristo.

Luana Soares 04/01/2021minha estante
Uau!! Fiquei louca pra ler só pela sua resenha....

Alex 28/12/2023

O auge da literatura ocidental, ou quase.
Os Miseráveis é obra para ler e reler, e essa foi minha releitura após 2 décadas do primeiro contato. No princípio imaginei que mudaria minha percepção sobre a obra, mas não, pelo contrário, reforçou seu lugar entre os melhores.

Em os Miseráveis temos 2 histórias paralelas se intercalando e se cruzando. A história da França, da sociedade francesa em especial dos acontecimentos entre Waterloo, 1815 e, os Motins de Junho, 1832. Tais acontecimentos recebem destaque especial. Livros exclusivamente dedicados a eles. Com descrições absolutamente detalhadas.

É nesses trechos que se apresenta um grande desafio ao leitor, as digressões parecem não ter fim, o que pode se tornar um obstáculo para aquele leitor mais afoito ou, aos leitores das gerações ultradinâmicas, aqueles acostumados à objetividade da vida conectada em redes sociais de 180 caracteres ou vídeos de 1 minuto.

Aos menos apressados, há beleza, há riqueza histórica, há conteúdo de uma sociedade sob o raio-x do autor. Que enriquece e traça o pano de fundo para a segunda história contada nesse romance de mais de 1500 páginas.

Essa história conta-nos sobre Jean Valjean, um miserável, no estrito significado da palavra. Um jovem que furtou pão para sobreviver, foi julgado e condenado há 5 anos nas galés (trabalhos forçados em navios, as galeras). Esses 5 anos se transformam em 19 anos de prisão.

Nesse tempo, Jean Valjean, se perde, enterrado pelo sistema penal, pelo embrutecimento animalesco, causado pelos maus tratos e pela ruptura com a sociedade. Jean Valjean quando é solto é pouco mais que um animal.

A história de os Miseráveis começa nesse momento. É uma história de redenção. De luta. De injustiças. Uma histórica repleta de outros Miseráveis, tão machucados, dilacerados e soterrados pela sociedade e maldade humana, quanto Jean Valjean o foi.

Se o leitor tiver a persistência necessária conhecerá grandes nomes da literatura, Monsenhor Bienvenu, Javert, Cosete e Fantine. Gavroche e os Thenardier. Todos Miseráveis, cada qual por motivos distintos. Todos vítimas de uma sociedade injusta, como sempre o foi, mas sobretudo, vítimas de erros, de circunstâncias e de decisões tomadas à revelia das consequências.

Os Miseráveis, é a obra prima de Victor Hugo, que retrata o exato raio-x da França do século XIX. Um direito penal do inimigo público. De desigualdades sociais e suas implicações. De seres humanos imperfeitos, que sofrem do nascer ao por do sol.

Recomendo ao menos uma vez na vida. Mas se possível mais de uma.

Obs. Em 2023 tive a oportunidade de conhecer a casa de Victor Hugo em Paris, conhecer seus pergaminhos, ilustrações originais da obra, o que enriqueceu a percepção dessa obra tremendamente.
Moninha 29/12/2023minha estante
Eu tenho a edição capa dura, pensando em ler no começo do ano

Moninha 29/12/2023minha estante
Mas eu também tenho outra obra de Victor Hugo daí fiquei na dúvida só de qual começo

Moninha 29/12/2023minha estante
Nossa, vc viu pessoalmente??? Que incrível ???

Alex 29/12/2023minha estante
Se você tem os Miseráveis, começa por ele, é excepcional. Sobre Vitor Hugo, sim, ele morou num casarão, que hoje virou um museu do autor. Foi uma experiência muito interessante.

Elisabete 29/12/2023minha estante
Parabéns pela resenha e pela coragem de encarar um calhamaço desse! ???

Max 29/12/2023minha estante

by.isakjkk 11/12/2021

não esperava q fosse tão bom...
A leitura desse livro foi incrível, eu não imaginei que amaria tanto quanto amei a história de Jean Valjean. Simplesmente incrível como a história dele me cativou o suficiente para eu me emocionar do começo ao fim.