Os Miseráveis

Os Miseráveis Victor Hugo

Resenhas - Os Miseráveis

by.isakjkk 11/12/2021

não esperava q fosse tão bom...
A leitura desse livro foi incrível, eu não imaginei que amaria tanto quanto amei a história de Jean Valjean. Simplesmente incrível como a história dele me cativou o suficiente para eu me emocionar do começo ao fim.

Wendel 14/03/2022

Genial ?
Nenhuma palavra aqui escrita conseguirá descrever com exatidão a perfeição e genialidade dessa obra.

Vitor Hugo simplesmente nos entregou uma pintura, o símbolo de genialidade.
O livro não é um livro feliz, apesar de ser belo e ter várias passagens felizes que tocam no nosso coração. Mas, essa obra retrata, e é uma crítica, a miséria do povo francês no século XIX.

Do inicio ao fim ele está sempre mostrando esse lado esquecido e "escuro" da França, que apesar de tudo faz parte da história que muitos deixam de lado e preferem ignorar.

Hugo deixa de lado todos os grandes nomes que ficaram conhecidos e marcados na história, como Napoleão, e foca naqueles que contribuíram até mais para as revoluções que aconteceram naquele século.

As principais críticas a miséria que ele nos mostra estão focadas nos principais personagens:

A crítica para as mulheres e mães solteiras que por não terem maridos são tratadas da pior forma possível, sem conseguir emprego e até sem conseguir um lugar para morar, tendo que se vender e se humilhar pra ter o que comer;

A segunda crítica é com aqueles que saem da prisão e pretendem viver de uma forma melhor, de uma forma correta. Esses são tratados como escórias, ninguém abre as portas, ninguém chega perto, ninguém dá oportunidade para essa pessoa viver melhor;

E a última é com as crianças, as crianças abandonadas nas ruas, sem ter um teto pra morar e ter que se virar pra não morrer de fome.

Tais críticas são dignas de reflexão e que até hoje em dia muitas dessas situações não mudaram.

Hugo também nos mostra que apesar das revoluções trazerem progresso e levar o país pra frente, ela também trás a miséria, carrega esse fardo que muitos ignoram.

Por fim, ele nos ensina que na miséria existem pessoas boas, melhores do que aquelas que possuem poder. Que mesmo na miséria muitos conseguem viver felizes e fazer outras pessoas feliz com o pouco que tem.

"Morrer não é nada; horrível é não viver."

A história dessa obra conta a histórias de pessoas que enfrentam a miséria e tudo que pode vim com ela pra tentarem viver melhor. O livro fala muito sobre ter compaixão com o próximo, sobre o amor e o perdão conosco.

Um livro emocionante, rico de detalhes e acontecimentos reais.

Não tem como não amar essa obra e não sentir saudades após acabar a leitura.

Um dos melhores clássicos que eu já li na vida, uma obra que irei indicar com muito prazer e entusiasmo para todo mundo.
@voulerdenovo 14/03/2022minha estante
Meu livro da vida? ??

Wendel 14/03/2022minha estante
Um dos meu tbm ?

Rodrigues 03/10/2020

Esse livro é um clássico
Esse livro é extremamente importante pois trata de toda a sociedade como um tudo.Suas injustiças,seus preconceitos e seus julgamento.
A história de Jean Vajlvan,um homem que rouba um pai e é condenado a 19 anos de prisão.A história da filha dele que deveria ser amada,porém só a maltratam.
Esse livro é um instrumento poderoso pra nos mostrar como o ser humano pode ser ruim e insensível.Ha momentos que você morre de ódio de certos personagens.
Livro escrito há muito tempo,com fortes denuncias sociais.Livro extremamente bem escrito.Um verdadeiro clássico.

Maria Eduarda Crepaldi 05/05/2021

Uma oportunidade de aprender muito enquanto lê um romance.
A obra me fez refletir sobre o valor que devemos dar ao amor que recebemos, pois muitos dariam tudo para serem amados. Pois, assim, juntos com aqueles que amamos, nos completamos; e desse amor vem a confiança, a união, o respeito, o carinho e a felicidade que vamos encontrando aos poucos. Nós precisamos nos inspirar nessa história para não desperdiçar a preciosidade que são as pessoas com quem construímos laços, esses laços são gratificantemente eternos.
Podemos encontrar nesse livro muitas características dos acontecimentos e espaços descritos no texto que são referentes à Revolução Francesa que ocorreu no século XVIII, com isso, podemos aprender muitas coisas relacionadas ao conteúdo de história. E também percebemos muitas características relacionadas ao conteúdo da filosofia e da educação emocional e mental ao analisarmos, durante a leitura, as reflexões e ações dos personagens que provém de muitos acontecimentos anteriores e aprendemos que algo que dizemos ou fazemos pode prejudicar muitas pessoas, seja a curto ou longo prazo. Assim, concluímos que essa obra tem muito a acrescentar ao nosso intelecto.

Maria Eduarda Crepaldi Maia - 2021

Jader 27/07/2020

Leitura necessária!
Há mais de 150 anos Victor Hugo disse que enquanto houvessem lugares onde seja possível a asfixia social e a miséria, livros como estes não são inúteis. E ele permanece atual!

zDouglasZy 19/03/2021

Um livro grandioso
Sinto que não vou conseguir escrever uma resenha digna, pois não consegui apreciar toda a grandiosidade desse livro. Os Miseráveis é um livro tão denso, tão vivo, tão real, seus personagens tão humanos que até espanta. O aprendizado e amadurecimento que o Jean Valjean tem durante o livro é algo que vou levar pra mim.
No futuro, quando tiver uma cabeça mais "adulta", vou reler esse livro e escrever uma resenha mais descente.

Tatiana 04/04/2021

Simplesmente maravilhoso!Incrível como VH consegue conectar cada personagem ao decorrer da história. As descrições, explicações, notas e referências configuram uma riqueza inestimável nessa obra. Com certeza é um dos melhores livros que já li na vida!

Polly 28/07/2022

Os Miseráveis: favorito da vida (#174)
Li uma adaptação para crianças de Os Miseráveis quando eu tinha uns doze anos. Lembro de ter terminado a história aos prantos. Foi a primeira vez que um livro tinha me feito chorar. Nunca tinha imaginado que os livros fossem capazes de nos fazer algo do tipo. Mas, em um desses mistérios do nosso cérebro, a história havia sido apagada da minha memória ao longo desses tantos anos. Só a impressão da história ser muito boa e emocionante me tinha restado.

2022 foi o ano de reencontrar essa história e de finalmente bater o martelo de que esse é um dos meus livros favoritos da vida. Como aos 12, aos 29 anos eu também terminei Os Miseráveis aos prantos, mesmo eu jurando de pé junto que isso não aconteceria dessa vez (foi vergonhoso de se ver, sic). Posso afirmar com toda a certeza que nenhuma história me tocou tanto na vida, e ele só não ganha o título de "O" favorito da vida porque com O Morro dos Ventos Uivantes é difícil de disputar, né?

As aventuras de Jean Valjean e companhia tem um quê de uma trama rocambolesca, isso é um fato, não dá para negar. No entanto, a escrita de Victor Hugo é épica e fala de assuntos universais, sentimentos que atingem a todos nós. A despeito das improbabilidades de toda a história, seus personagens são palpáveis, reais. Fantine, D. Bienvenue, Cosette, Marius, Javert, o próprio Jean Valjean, todos eles poderiam muito bem ser protagonistas das histórias reais que vemos e ouvimos por aí todos os dias. Eles sentem como a gente, quase pululam do papel enquanto lemos de tão "vivos".

Outro ponto que me faz gostar muito de Os Miseráveis é a vertente social da história. Victor Hugo coloca como protagonistas personagens que a sociedade trata como seres invisíveis, insignificantes. O ex-presidiário, a prostituta, o velho, a criança em situação de rua, o trambiqueiro, o funcionário público, enfim, todos eles, sejam como mocinhos ou vilões, fazem a história girar com importância hercúlea. Os problemas dos pequenos, que na minha humilde opinião são muito mais urgentes e importantes que os dos "grandes", ganham em Os Miseráveis o destaque, que mais que merecem, o destaque de que precisam.

Quero ainda destacar um dos melhores "vilões" que já vi na minha vida: Javert. Minha nossa, que personagem bem construído! Victor Hugo não se acomoda naquele lugar comum, o de um vilão sádico e malvado. Javert não é intrinsecamente uma pessoa má, ele é comum. Javert acredita em algo e luta por isso, e é só isso. Jean Valjean não é um antagonista para ele, é só alguém que desobedeceu à autoridade do Estado e precisa responder por isso. O final do personagem foi uma das cenas que mais mexeram comigo. Incrível!

Enfim, sou suspeitíssima para falar de Os Miseráveis. O livro tem T-U-D-O o que me agrada e eu poderia passar horas falando sobre ele, mas no século XXI pouquíssimas pessoas tem tempo de ler pouco mais do que algumas palavras, não é? Tenho que encerrar por aqui mesmo. Se não, esse texto acaba ficando extenso demais. Mas, se puder e quiser, embarque nas aventuras de Jean Valjean e depois vem me contar o que achou. Embora o tamanho da obra assuste um pouco, posso te garantir que vale a pena demais! É aquele tipo de livro que não dá para largar.
Neto.Coqueiro 28/07/2022minha estante
EU CHOREI HORRORES QUANDO A MÃE DA MENINA MORREU. HORRORES MSM.
Depois confere a série Os Miseráveis, da BBC.

Polly 29/07/2022minha estante
Esse livro é um chororô do começo ao fim. Imagino que a galera devia ficar ansiosa que nem capítulo de novela quando saia uma nova parte do romance hahaha Vou dar uma pesquisada na série, obrigada pela dica! :D

Alexsander.Rosa 31/03/2023minha estante
Me identifiquei tanto com sua resenha! No meu ensino fundamental íamos ter uma prova sobre um livro, Os Miseráveis (lemos a versão resumida do Walcyr Carrasco). Eu achava q odiaria a história (aqueles preconceitos bobos sobre leituras obrigatórias), mas, no fim EU ESTAVA CHORANDO MUITO (é minha história favorita), agora nos meus 20 anos tô lendo a versão original (lendo o tomo I ainda akakak), e me preparando já pro q vem por ai kakakkaa mas já amo e esse é meu favorito da vida, apesar de morro dos ventos estar ali pertinho também kaka
Olha, recomendo mto o concerto do 10° aniversário de Os Miseráveis, aquele espetáculo é uma das coisas mais fabulosas, na verdade "A" coisa mais fabulosa q já vi. E tem legendado no youtube.

Giu sccp 16/06/2022

Li esse livro em 2020, tava no 2° ano do Ensino Médio, indicação da minha professora de Português, comecei a ler com preconceito, como eu estudava em escola pública, nunca tive aula de literatura nem essas coisas, era só o português básico e pra mim livros clássicos eram grego, mas resolvi dar uma chance pra coitada da professora ter o que falar no dia da discussão em turma já que ninguém da sala queria ler e me surpreendi positivamente, desde o início a história te prende, muita desgraça acontece, você reflete muito as vivências dos personagens e aprende muito com elas, desde então despertou meu interesse pelos clássicos da literatura (até hoje li poucos mas pretendo ler mais). Gosto muito de citar esse livro em redações. Recomendo ele para todo mundo que gosta desse estilo ou que quer começar a experimentar novos gêneros literários, com certeza vocês vão amar assim como eu amei.

Mauriceia2 02/12/2023

Os miseráveis
Os Miseráveis é considerado uma crítica à desigualdade social e da miséria decorrente de uma sociedade francesa com uma elite totalmente corrupta. De fato, a obra descreve de forma excepcional a injustiça da França. sinceramente foi a obra mais impactante que li até hoje.Victor Hugo explicita pormenorizadamente todos os aspectos da França e seus desapegos morais, com críticas pesadas e diretas ao governo da época, bem como das situações das pessoas em constante pobreza e necessidade. Os valores éticos e morais são muito bem explorados. O escritor também mostra uma grande visão transcendente, religiosa. É impressionante, e vale destacar, que Victor Hugo descreve com absurda maestria todas as características das emoções das personagens, deixando o leitor ainda mais imerso na história e causando, ao mesmo tempo, uma necessidade de reflexão interior.Eu vejo pelo meu ponto de vista, que por mais que existam outros personagens muito importantes para a história, o personagem principal é Jean Valjean. Ele ficou preso por 19 anos, sendo condenado a realizar trabalhos árduos por tentar roubar um pão para alimentar sua família e por suas diversas tentativas de fuga da prisão. Essa desigualdade social da época o fez roubar um pão e em vez de oferecerem as devidas assistências a ele, o condenaram. É importante que esses e outros pontos apresentados pelo autor sejam alvo de reflexões para todos nós pois ainda se parecem, muitas vezes, com elementos dos dias atuais. Naturalmente, ao ser solto, Valjean sai sendo uma pessoa muito cruel, grossa, rígida e que não consegue abrir-se facilmente para as pessoas, enxergando ele  como um ladrão. No entanto, acaba sendo transformado após um ato de bondade feito por um personagem incrível que era o bispo.  No decorrer da história, o autor mostra o desenrolar dos personagens, apresentando a formação do caráter de todos eles. A principal delas é a de Jean Valjean, que muda toda a sua essência passando a acreditar mais nas pessoas e que é possível mudar de vida.  Outro ponto que gostei foi que nesse livro é mostrado bastante a vida real. Isto é, no sentido de os detalhes da escrita serem bem construídos, pois mostram que a vida não é só alegria, fazendo ficarmos comovidos com as dores que os personagens passam. Entretanto, ao mesmo tempo, nos faz ficarmos felizes com os momentos de glória obtidos pelos mesmos.
Caladinho 02/12/2023minha estante
Demorou quanto dias ou meses pra terminar esse belo calhamaço??

Mauriceia2 02/12/2023minha estante
Duas semanas porque eu lia outros livros também por isso demorei mais lendo. Não sei ler só um livro de uma única vez tenho essa mania de lê dois ou mais de uma vez só. Rsrsrs

Roberta Silva 23/11/2022

?Os Miseráveis? é quase um livro que narra a situação política e social da população francês no século XIX, por meio do personagem Jean Valjean.
Na história, ?Os Miseráveis? descreve a vida das pessoas miseráveis e pobres de Paris durante o período da Insurreição Democrática.
Por meio do protagonista, Jean Valjean, o romance faz críticas a sociedade francesa da época, desde a desigualdade social aos dilemas morais individuais das pessoas.

É um livro bem extenso, mas recomendo que leiam esse clássico da literatura francesa. Um misto de emoções e reflexões.

Guilherme.Oliveira 21/02/2022

Me propus a ler 1% do livro por dia, dada a sua extensão. Porém, no decorrer da leitura, fui me envolvendo em uma escrita fácil e rápida do Victor Hugo, e rapidamente descumpri o meu propósito!
Foi uma surpresa, pois pensei que, por se tratar de um clássico, seria uma leitura mais arrastada e "densa".
A história nos envolve, os personagens são bem construídos e observar o crescimento deles é realmente lindo.
Virou um dos preferidos da vida, e, mesmo com o seu tamanho, pretendo ler novamente.
Amanda.Santiago 23/02/2022minha estante
????????

Guilherme.Oliveira 23/02/2022minha estante
Obrigado pelo estímulo!

Amanda.Santiago 23/02/2022minha estante
Esse livro é tão bom que nem precisa de estímulo ?

@lusantana.psi 28/02/2022minha estante
Me convenceu a ler! ????????

Ladyliterando 28/02/2022minha estante
Uauuu ??? Parabéns!

mat 13/12/2020

Magnífico
Os Miseráveis
Autor: Victor Hugo ??

Fazem 5 meses que li esse Livro, e o sentimento de dificuldade em falar sobre ele ainda se mantém, pra começar posso dizer que É uma Obra-Prima, em um resumo simples do enredo, eu diria que se trata de narrativa sobre a Injustiça, é difícil não se emocionar com o que acontece com a Fontaine, o Jean e a Cosette, mas é mais do que um livro sobre Injustiça, é político e também atual e ao mesmo tempo um retrato do século XIX, e de certa forma chocante, uma obra que mostra que as coisas não mudaram tanto de lá para cá. O livro aborda os estigmas que as "não pessoas" carregam, a violência gratuita, a fome, a prostituição da mulher, a maldade, mas também a bondade, a redenção,  o amor fraternal, as inúmeras questões sociais da sociedade francesa após a queda de Napoleão Bonaparte. Mais uma vez, é difícil falar desse Livro, posso dizer que é uma leitura que deveria ser obrigatória,  é um dos melhores que li, e sem dúvidas o mais triste e lindo nos meus anos como leitor.

Laurinha 14/12/2023

História triste, quando você pensa que as coisas vão melhorar, só pioram, um homem bom, mas condenado ao seu passado, a única parte reconfortante é o final, e muita gente morre ....

Diego.Rates 24/08/2020

Um Clássico Histórico
O livro mais surrado que possuo, possui uma história espetacular, simplesmente uma leitura essencial, que te faz sentir um peso no coração do início ao fim.

Os questionamentos sobre a sociedade e as injustiças sociais são o aspecto central desse livro, que junta eventos históricos, em uma França pré-revolução, com um conto simplesmente espetacular, da história de Jean Valjean, nome que fica marcado pra sempre no coração de quem lê.