Os Miseráveis

Os Miseráveis Victor Hugo
Júlio Emílio Braz

Resenhas - Os Miseráveis

Carol 26/09/2021

Foram pouco mais de cinco meses de leitura, pausada muitas vezes pela necessidade de respirar e retomar o fôlego depois de tanta tristeza e injustiça. Livro forte, emocionante, surpreendente.

aliciammelo 23/04/2021

incrível!!
Esse livro trata de temas sociais de extrema relevância. Ele foi escrito em 1862 e nós estamos em 2021 e infelizmente muita coisa que fala no livro ainda é muito atual. além disso, a leitura dele é muito fluida, é um livro muito gostosinho de ler.

Dwarcy 23/06/2021

Obra-prima
Eu serei breve. Me faltam palavras e habilidade pra descrever o que eu estou sentindo agora e o que foi a experiência de ler esse livro. O meu coração dói diante das tristezas e injustiças, divinas e humanas, que esse livro retrata. Meu coração se despedaça diante da história de Jean Valjean.

E eu jamais poderia falar melhor do que o próprio autor: "enquanto sobre a terra houver ignorância e miséria, livros como este não serão inúteis."
Silva 23/06/2021minha estante
Tenho ele aqui e ainda não li, me faltava incentivo. Obrigado!!

Ancalak 07/04/2021

Sofrimento
O que Jean passa pela vida muitos não aguentariam, sério o velho é brabo, é uma ótima leitura na demonstração de sentimentos dos personagens, apenas peca para eu nas partes que se tem quase 100 páginas de descrição de locais ou a batalha de Waterloo apenas para acrescentar detalhes ou uma pequena parte da história de um personagem, mas fãs das descrições de Tolkien talvez amem.

Rafael 30/11/2023

Do you hear the people sing?
A cada página se percebe que o cara é um gênio!

Victor Hugo entrecruza histórias e, principalmente, personagens como ninguém. São tantas reviravoltas e tantas reflexões que os próprios personagens se fazem pelo caminho que conseguimos penetrar a mente humana, suas angústias e incoerências. Ele leva seus personagens ao fundo do poço - ou do esgoto - financeira e moralmente de uma forma impressionante. Apesar de eu falar que são tantas e tantas e apesar de o livro ser um calhamaço, a jornada de Jean Valjean, Fantine, Cosette, Marius, Javert, Gavroche e dos Thénardier não cansa. Pelo contrário, instiga.

Para além das histórias particulares de seus personagens, Hugo faz uma crítica social ferrenha de seu tempo, questionando o mal, a presença e a truculência do Estado, as disparidades econômicas, as condições sub-humanas da classe trabalhadora, dentre outros abusos sociais. Seu olhar aguçado e seus anos de pesquisa e observação permitiram a ele traçar um panorama da França do início do século XIX. E é também como um escritor do século XIX que ele é influenciado pelo Romantismo em sua escrita, com as grandes dualidades da humanidade: bem e mal, divino e profano, pureza e depravação. Vemos isso em todos os personagens, mas principalmente no protagonista e em seu "antagonista", Jean Valjean e Javert.

A análise minuciosa de seu tempo é excelente. No entanto, para mim, foi tediante às vezes. Isso porque a obra traz capítulos e até "livros" - como é dividido - inteiros sobre batalhas e governantes. É importante para a obra? Sim. Gostaria que não existissem esses capítulos? Não. Acho que a obra é boa como é. Porém isso a torna cansartiva.

Outra característica que a torna cansativa é a quantidade absurda de referências à cultura ocidental. Victor Hugo vai de poetas a generais, de políticos a pintores, de esposas de homens importantes a teólogos, e por aí segue. Ele era uma enciclopédia viva. Admirável, de verdade, mas cansativo, porque a narrativa não flui se a todo momento o leitor precisa se munir de referências históricas.

Embora eu tenha feito todas essas ressalvas, a leitura desse clássico valeu muito a pena. É uma obra-prima e, como diria Isabela Boscov, "há de se tirar o chapéu". Por falar em Boscov, crítica de cinema, meu primeiro contato com essa narrativa foi através do filme musical de 2012 dirigido por Tom Hooper com um elenco divino. O musical me deixou com uma pulga atrás da orelha para ler o original. Mas só onze anos depois eu criei a coragem para encarar o livro. Hoje, tendo apreciado as duas obras, digo que a adaptação para o cinema é encantadora, consegue capturar bem a essência dos personagens e o desenrolar dos principais acontecimentos. Também vale a pena.

Natália 01/01/2023

Jean Valjean
Os Miseráveis é uma jóia da literatura, demorei cerca de um ano para lê-lo, porém não sem dar resultados, que leitura, Victor Hugo pode ser prolixo e se repetir em demasia ou em partes do romance, se aprofundar em temas que parecem pouco ligados à narrativa, porém isso não deixa de torná-lo uma grande jóia.
Uma trama que se vai se ligando tão bem que se torna belo, uma das coisas mais boas de se degustar em um livro desses é a história real nas entrelinhas da vida dos personagens e dos acontecimentos, das datas e do ambiente.
Houve momentos em que me pareceu haver uma romantização da miséria e isso me incomodou; uma queixa é a falta de um mapa da França e Paris neste período por ele indicar ruas de Paris com tanta abundância.

Hanna 15/03/2022

Os miseráveis
eu amo muito esse livro, não só a história do Jean, mas também a de todos os personagens! Fazem 4 anos que eu li, pretendo reler

Carol.Cuofano 13/01/2021

Clássico
Depois de meses, finalmente, leitura concluída! "Os miseráveis" de Victor Hugo.

Livro do século XIX que se manterá atual enquanto existirem desigualdades sociais, miséria e injustiça.
O fio narrativo segue a vida de Jean Valjean, condenado às gales por roubar um pão para alimentar os sobrinhos. Após 19 anos preso, ele tenta recomeçar a vida, mas sempre encontra barreiras por ser um ex-forçado. Isso leva o personagem a esconder sua verdadeira identidade, assumindo novos nomes em busca de uma redenção, sobretudo, espiritual.
Os personagens são miseráveis de toda ordem: financeira, moral, espiritual. Alguns buscam, mesmo sem saber como, algumas formas de redenção e outros, simplesmente, se deixam levar pelas situações sociais. Eles despertam todo tipo de sentimento no leitor: impossível não se compadecer com Fantine; sentir raiva, pena e esperança por Marius e Cosette; admirar o Monsenhor Bienvenu; querer esganar Javert e, acima de tudo, reconhecer em Jean Valjean tantos seres humanos reais que existem as dúzias em nossa sociedade.
Gostei muito do livro, mas os longos trechos de descrição que Victor Hugo faz de alguns pontos, o excesso de detalhes em trechos de mais ação deixaram, para mim, a leitura cansativa.
Recomendo a leitura.

Agatha 17/08/2020

"Chega uma hora que já não basta protestar; depois da filosofia é necessária a ação."
Tenho muitos elogios e críticas sobre esse livro, mas não dá para negar que, infelizmente, muitas discussões trazidas por Victor Hugo continuam atuais. Foi emocionante acompanhar a trajetória de todos os personagens. O autor teve uma impecabilidade no desenvolvimento dos personagens que tornam impressionantes a introdução, a história e o envolvimento de cada um. De todos os personagens, o Jean Valjean foi o que mais me emocionou, principalmente ao nos conduzir na discussão interna de sua virtude, seus sentimentos e sua religiosidade, envolvendo tudo o que passou e a pessoa que mais amou.
Porém, como nada é perfeito, as diversas digressões do Victor Hugo por capítulos extensos que nada acrescentaram na história e por descrições cheias de detalhes foram pormenores que não me agradaram e por vezes lentificaram a minha leitura.
Apesar disso, é um livro que recomendo muito que traz ótimas críticas, tanto sociais quanto políticas, além de criar um enredo ótimo de ser lido!
Emocionante, aterrador, realista e necessário!
Bruhhcardozo 08/11/2020minha estante
Você conseguiria me dizer em que página está essa citação? Eu perdi a página antes de marcar.

Snowxmann 29/08/2022

Livro de 1800, história atual.
Queria que tivesse 6 estrelas porque nenhuma outra leitura se equipara a essa. Nada chega a grandeza dessa obra, nada se iguala a experiência que é essa leitura.

Matheus.Felippe 30/12/2020

Estou há muito tempo lendo esse livro kkkkkk mas finalmente acabei, hoje, na madrugada do dia 30/12/20, com sono e meia garrafa de vinho a menos na geladeira. Pelo menos algo que funcionou nesse ano esquisito. Incrível!
Elyene 30/12/2020minha estante
Meodeos, quantas garrafas de vinho preciso?

Matheus.Felippe 30/12/2020minha estante
Kkkkkk considerando seu tamanho, diria que algumas

Isa 30/12/2020minha estante
VEIO AÍ

Elyene 31/12/2020minha estante
Mal consigo segurar o livro, imagine equilibrar com uma taça de vinho kkkkk

Jordana Borges 06/12/2023

Não tenho palavras
Que jornada maravilhosa ler essa obra prima.
Acabei e fiquei estarrecida, me deixou sem palavras, ainda estou sem saber como expressar tudo que senti durante e no fim dessa leitura genial.
Victor Hugo expressa os sentimentos, as angustias de uma forma tão viva, tão real, as histórias dos personagens se cruzam ao longo da história, tem reviravoltas, as digressões e reflexões dos personagens são tão palpáveis que quase conseguimos sentir a angustia dentro de nós. O que são os dois últimos capítulos??? INCRÍVEL!
Terminei o livro com sentimento de gratidão por poder ler essa obra! Favoritado, sem dúvida!
Nada que eu escreva nessa resenha consegue exprimir os sentimentos que senti ao longo dessa leitura.
Michela Wakami 12/12/2023minha estante
?????

Beatriz.Ribeiro 29/04/2022

Nessa obra magnífica, temos Jean Valjean como protagonista, um homem considerado estranho e que guarda muitos segredos, mas o que ninguém imagina e nem dá oportunidade de saber é que ele é um injustiçado, julgado eternamente pela lei rígida e justiça falha dos homens. Mas o que acalenta nossos corações ao longo da leitura, é poder sentir que ele está tentando trilhar o caminho do que considera certo em busca de algo para dar sentido em sua vida miserável.

Apesar do protagonista ser nosso querido Jean Valjean, muitos outros personagens marcantes são apresentados ao longo da história, posso citar aqui: Bispo Myriel, Fantine, Cossete, Marius, os Thénardier (marido, esposa e filhas) Javert, Mabeuf, Gavroche e Fauchelevent. Engana-se quem pensa que esses personagens só aparecem para preencher páginas e mais páginas, pois cada um deles tem algo para nos mostrar ou ensinar, seja sobre felicidade, ingenuidade, pobreza, riqueza, coragem, crueldade, honestidade, igualdade, desigualdade, pureza, justiça, desonestidade, bondade, força, crença, política, sociedade e injustiça.

Confesso que o final da obra dilacerou meu coração, queria tanto que fosse diferente. Mas nem isso mudou minha visão geral da história, achei maravilhosa, chorei muito, porém, sorri na mesma medida que chorei. Amei, amei, amei! Se chorei ou se sorri, o importante é que Os Miseráveis eu li?????

maria1691 27/07/2022

Os Miseráveis | ? + ?
"Nada como a mão do povo para construir tudo o que se constrói destruindo."

Esse livro é devastador.

Uma frase estranha para começar uma resenha, mas é o que me vem a cabeça nesse momento. Devastador, belo, poético, divertido, instigante, real.

Quando me encorajei nessa aventura de ler um livro com quase 2000 páginas, fui com um pouco de medo. Quem não teria medo desse calhamaço? Mas fui desbravando a escrita de Victor Hugo e me apaixonei. Não foi um amor rápido (levou dois anos para terminar de lê-lo); foi sendo construído aos poucos e crescendo ao longo de cada linha. Não vou me alongar na história em si, mas nas impressões que tive durante a leitura.

? Não achei "Os Miseráveis" uma obra difícil de ser lida, o que não quer dizer que não seja cansativa. A escrita é muito poética, o que afasta o leitor de pensar no tamanho do livro, e estimula o continuar da história.

? Um livro se faz de personagens, e todos aqui apresentados foram muito bem construídos. Há uma beleza nas descrições e nas situações, assim como na maneira em que tudo se conecta. Victor Hugo soube expressar tudo de um jeito esclarecedor.

? A única coisa que me fez parar o livro algumas vezes para respirar e voltar mais tarde foi a extensão de detalhes que ele deu a eventos históricos e circunstâncias das cidades. Se você tiver paciência ? caso não goste desses detalhamentos históricos ?consegue passar por esses fragmentos, e apreciar (muito!) o restante da obra, assim como as diversas críticas sociais presentes.

"Os Miseráveis" é para quem ama literatura e, mais que tudo, o papel que ela tem em nos fundamentar como seres humanas e nos tornar seres com almas tão diversas. É um sentimento de pertencer a um lugar abstrato do qual nunca chegarei a tocar de fato, mas que me faria sentir livre caso conhecesse.

"Morrer por falta de amor é horrível. É a asfixia da alma."