Apologia de Sócrates

Apologia de Sócrates Platão
Platão




Resenhas - Apologia de Sócrates


332 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Carolina160 08/06/2023

A capa aponta que a obra se trata apenas do texto Apologia de Sócrates, mas também tem presente o texto Críton. Ambos escritos por Platão, narram a defesa de Sócrates durante seu julgamento, e sua conversa com seu amigo Críton, o qual sugere sua fuga diante da condenação. Estes textos nos possibilitam conhecer mais sobre a filosofia utilizada por Sócrates, um pouco da sua história e visão de mundo. Uma recomendação para todos que desejam conhecer um pouco mais sobre esse célebre homem.
comentários(0)comente



diegoviegasss 02/06/2023

Surpreendente!
Foi meu primeiro contato com algum livro de filosofia, e me surpreendi! Em um dia, eu já tinha acabado de ler. Que livro bom! Vale a pena ler com certeza. Eu já curtia muito filosofia, e essa paixão só aumentou.
"É provável, portanto, que eu seja mais sábio que ele numa pequena coisa, mais precisamente nesta: porque aquilo que não sei, também não penso saber."
comentários(0)comente



cco.isabella 02/06/2023

Excepcional
Incrível como Platão nos envolve com seus diálogos e é tão atual que eu consegui facilmente relacionar alguns trechos a nossa sociedade.

Imprescindível para começar a entender filosofia, agora que estou nessa jornada.
comentários(0)comente



Dumbo2.0 30/05/2023

Filosófico
Não tem nem o que comentar, li para aula, é complexo de mais para dar um resumo, e talvez eu não tenha conhecimento filosófico o suficiente para entender tudo oque o livro e a defesa de Sócrates tratam.
Nunca teria lido, foi legal ler um livro diferente do comum, mas li 50 vezes e até hoje não sei tudo que aconteceu, pois não me prendeu o suficiente.
Essa nota é meramente ilustrativa, não tem como dar uma nota para um livro como esse.
comentários(0)comente



Robert 30/05/2023

Apologia de Sócrates é uma obra de Platão, filósofo da Grécia Antiga, sendo uma versão dos discursos proferidos por Sócrates em 399 a.C., durante o julgamento de que foi alvo.

No processo movido por Meleto, um poeta da época, Sócrates foi acusado de corromper a juventude e não respeitar a religião, venerando novas divindades. Platão, que era seu amigo, eternizou as palavras proferidas pelo sábio grego antes e depois da condenação à morte.

comentários(0)comente



Leticia 29/05/2023

Muito a frente do seu tempo
Socrates já naquela época já incomodava pelo seu modo de pensar questionador, ao perigo que isso pode fazer a um governo e religião tao facilmente quebrados de Roma daquela época, aqui temos um dos maiores pensadores e os últimos pensamentos antes de sua morte
comentários(0)comente



bebs 29/05/2023

Livro muito necessário pros dias de hoje. Sócrates ensina, há mais de 2000 anos, o que todos devíamos saber e seguir hoje em dia. Esse cara manja muito. Recomendo bastante!
comentários(0)comente



Robert 28/05/2023

Um Sócrates além do ensino médio
A primeira vez que li Platão estava ainda no ensino médio. Sempre me pareceu, até antes dessa leitura, que os livros dos famosos gregos fossem de difícil acesso ao compreendimento, porém lendo ainda pela segunda vez, fica mais claro a mim, o quanto isso é mentira.
comentários(0)comente



igor 28/05/2023

Excelente livro
Mostra os motivos políticos e as principais falas do julgamento de Sócrates e a sua decisão final, recomendo.
comentários(0)comente



Tiago 18/05/2023

Imagino que estes dois textos clássicos sejam fundamentais para a compreensão da nossa cultura e do que compreendemos por sabedoria e amor.
comentários(0)comente



livia! 14/05/2023

Apologia de sócrates,
A estratégia de argumentação é muito interessante e a maneira em que os argumentos contra sócrates (principalmente o de meleto) são quebrados.

o primeiro diálogo que encontrei, apologia, na verdade me pareceu ser o discurso final de sócrates registrado por platão, pois vemos a condenação à morte. se é esperto ou não começar pelo fim da vida de sócrates, ainda não tenho certeza, mas a essência de sua própria defesa me deu mais informações sobre seus ensinamentos e propósito do que eu teria reunido em uma pesquisa no google.

ao ler, eu refleti bastante e para mim, muitos aspectos do livro podem ser encontrados na nossa realidade. por exemplo, no livro vemos como eles tinham medo daqueles que pensavam diferente e eu vejo isso muito hoje. muitas pessoas tem medo daquilo que é diferente, ou fora do ?normal?, seja fora do padrão de beleza, pessoas da comunidade lgbtqia+, pcds, etc.
comentários(0)comente



Guimarães 09/05/2023

Sensacional!
Leitura necessária, curtinha e muito reflexiva. É indispensável a introdução de Sócrates no estudo da filosofia, seu primeiro contato ajuda a entendermos que conhecimento e também abrimos mão da nossa própria ignorância. A construção de conhecimento deve ser sempre questionada, não só construir, mas de se autoconhecer 

"A maneira mais fácil e mais segura de vivermos honradamente consiste em sermos, na realidade, o que parecemos ser."
comentários(0)comente



João Pedro Takahashi 08/05/2023

Incrível
Esse livro mudou a minha vida pra sempre! Inacreditável como ele ecoa na minha cabeça de maneira fixa mesmo eu tendo terminado de ler ele uma há uma semana atrás. Quando Sócrates diz que o homem bom nada deve temer porque não se pode afligir mal algum sobre ele, isso mudou a minha maneira de ver o mundo até o dia da minha morte.

"Mas, já é hora de irmos: eu para morte, e vós para viverdes. Mas, quem vai para melhor sorte, isso é segredo, exceto para deus."
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Dudu    01/05/2023

O que seria a morte afinal?
Platão descreve sobre o julgamento sofrido por Sócrates em seu livro "Apologia a Sócrates", este que era acusado de não respeitar os deuses da cidade e corromper os jovens da época.
Ao decorrer do caso, Sócrates consegue reger a própria defesa contra seu acusador, Meleto; Sócrates afronta o júri do tribunal contra as acusações sofridas, e ele consegue desvencilhar-se delas. Se negando a parar com seus ensinamentos e se negando apelar para o lado sentimental da situação (se mencionasse seus filhos e esposa).
E então Sócrates é condenado na primeira votação, a pena de morte por envenenamento. E caminhando para o fim propriamente dito de seu julgamento, o filósofo discute sobre o que de fato seria a morte, seria ela um benefício que tratamos com a plena convicção de ser um malefício? Ou ainda seria realmente um malefício? Um fim ou apenas um inicio? A morte seria para si realmente uma condenação?
E afinal, dentre ele e os seus acusadores, quem de fato seria condenado?


(Eu ouvi o livro por audiobook, talvez por isso me senti confuso em algumas partes, mas a experiência foi boa. Gostei bastante do livro.)
comentários(0)comente



332 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR