Senhora

Senhora José de Alencar...

Resenhas - Senhora

M_clarasanto 19/09/2023

Melhor do que esperava
Não li no ensino médio, mas fiquei com vontade de ler. Não lembrava os pormenores dos resumos que li/ouvi, então acabou sendo surpreendente. Não achei que eu fosse gostar tanto, mas o único erro do livro é o final rápido.

Mayara 23/07/2022

Aurélia, uma mulher a frente do seu tempo
Temos aqui uma história que traz uma personagem a frente de seu tempo. Quem diria que no séc. XIX haveria uma mulher como Aurélia, rica, empoderada e dona de si, coisas que eram normais apenas em homens.
Uma história que aborda sim uma personagem empoderada, mas que na minha opinião usa seu poder da forma errada ao tentar se vingar de Fernando por uma coisa que ele fez a ela no passado.
Ele foi péssimo ao fazer aquilo, mas ela se rebaixou ainda mais ao nível dele ao escolher se vingar e humilhá-lo de certa forma.
Apesar dessas questões, não deixa de seu um ótimo livro para se ler.

Matheus 04/06/2022

Não chegou nem perto de me conquistar
Livro ?: Senhora
Autor ?: José de Alencar
Faixa etária ?: ??
Nota ?: 1.5 ?

Enfadonho, maçante, entediante e cansativo, "Senhora", o clássico do século XIX escrito por José de Alencar, não me conquistou mas, pelo contrário, foi infelizmente a pior leitura do ano até agora.

O livro vai contar a história de Aurélia, uma jovem bonita e deseja por muitos, até conhecer e casar com Fernando Seixas. Desde então, o livro começa a focar no romance dos dois e uma série de encontros e desencontros.

Uma coisa que eu percebi muito facilmente é que esse livro é bastante problemático. Contém fetichismo e machismo na relação entre Aurélia e Seixas.

Ele sempre deseja Aurélia pela sua beleza e por sua "grandiosidade corporal" como é colocado no livro, sem contar o fato de que ele sempre tenta se mostrar o "machão" quando está perto dela e deixa bem claro que ele pensa que ela não consegue se resolver sozinha.

Além das problemáticas, outros dois problemas me incomodaram: a falta de criatividade e a escrita pesada.

A história podia ser muito mais criativa e envolvente, visto que até o próprio leitor pode imaginar um desenvolvimento melhor do que o livro contém. Não é, portanto, interessante, mas sim cansativa.

A escrita também é muito enfadonha e pesada, desconcentrando o leitor e, ao mesmo tempo, dificultando a compreensão da história.

Acho que a desculpa "é porque é clássico" não se encaixa, visto que já li clássicos mais antigos e bem melhores nos dois aspectos que já mencionei.

Não recomendo esse livro para absolutamente ninguém, já que é o segundo livro que eu menos gostei na minha vida e o primeiro que eu menos gostei do ano, entretanto, respeito caso tenha gostado.

Obrigado por ler até aqui :)

vhica 11/01/2023

Mais legal do que pensei
Eu achei que iria ser chato, mas gostei bastante do livro, achei muito interessante o jeito que a história é contada, de início foi bem difícil já que eu não entendia bem o que tava lendo, as palavras são complicadas, mas depois resolvi ler enquanto escutava um áudio livro, daí fluiu bem!

Me diverti, me emocionei, fiquei curiosa pelo que viria a seguir e pra descobri coisas do passado que eu ainda não sabia...
Dei 4.5 estrelas por achar o encerramento do livro meio abrupto, mas no geral foi uma ótima experiência!

Rafael.Montoito 19/07/2020

Bom, mas eu esperava bem mais
Há dois modos de se avaliar este clássico nacional de José de Alencar:
O primeiro diz respeito à sua estrutura narrativa, bastante elogiável e que deve ter marcado época: a narrativa não linear, interrompida no clímax da história (a primeira noite do casal), deixa o leitor com a atenção e a curiosidade suspensas, enquanto a história volta no tempo para contar a vida pobre de Aurélia e como ela se apaixonou por Fernando Seixas. Esta estrutura me parece louvável até hoje e mostra Alencar como um grande narrador.
O segundo ponto, que diz respeito à história em si, envelheceu bastante: uma das obras-primas do romantismo brasileiro, a história da moça que enriquece e compra pra si um marido não empolga muito. Embora Aurélia possa ser visto pelas lentes atuais como uma mulher dona da sua vida, "empoderada", e isso talvez sopre sobre a narrativa algum novo frescor, a história é simplória e se resume, quase que totalmente, ao casal principal. Comparativamente, são muitas páginas para poucos acontecimentos. O final parece apressado, infelizmente; o último diálogo entre o casal bem que merecia mais detalhamento.
Apesar destas ressalvas, destaco o diálogo da cena principal: quando Aurélia revela a Fernando que o comprou e lhe conta os motivos por que fez isso, o texto é tão bem construído que dá vontade de decorar ou encenar aquelas falas.
A capa desta edição é pavorosa! Tem ares de anos 20, enquanto a história é do tempo do Brasil imperial.

Apolo 14/05/2013

Mais um lixo do romantismo brasileiro que somos obrigados a ler e que a única coisa que isso faz é afastar pessoas da leitura.
O uso desnecessário e excessivo de palavras rebuscadas, uma história medíocre com valores da burguesia fútil, preconceituosa e hipócrita de 02 séculos passados.

Se serve pra alguma coisa, seria para o contexto histórico da época.

barb 23/09/2021

certa vez uma pessoa me disse que senhora foi o primeiro romance feminista do Brasil, na hora eu tirei sarro, mas agora i kinda see it tho

Brina 24/01/2021

Esse livro "li" inteiramente em áudiobook, e por esse motivo a facilidade do entendimento das palavras mais rebuscada foi almejada. Adorei a trama , meu primeiro livro de José de Alencar com certeza irei ler mais títulos dele.

Kelly Oliveira Barbosa 03/04/2023

Senhora é o segundo romance que leio do José de Alencar. Depois de ler Lucíola e ter me surpreendido tanto com a literatura do autor, eu pensei que igualmente iria gostar de Senhora e não estava errada. Minha experiência de leitura dessa vez foi igualmente boa ou ainda melhor. Realmente a esse ponto estou totalmente capturada pela literatura do Alencar e inclinada a ler tudo que puder da sua obra felizmente numerosa.

Os protagonistas do livro são Aurélia Carmargo e Fernando Seixas. Aurélia, a grande senhora do livro, antes de tudo é senhora dela mesma. Uma personagem forte, mas forte em sua feminilidade. Aurélia é uma Mulher e não um protótipo qualquer chamado assim, como os que encontramos hoje em dia na literatura contemporânea e também nos filmes e series etc. Aurélia é uma personagem que tem uma identidade, que tem princípios e virtudes bem estabelecidas em si. O que contrasta pesado com Seixas, um jovem que não tem a mínima ideia de quem é, embora sua vaidade o faça acreditar que sim, que é alguém importante. Um homem fruto inteiramente do seu meio: uma sociedade podre, hipócrita… tão criticada pelas páginas do romance.

Como comentei em meu texto sobre Lucíola, ler Alencar hoje não é fácil. A linguagem dele é rebuscada e acima de tudo antiga. Mas eu muito estimo não só esse registro do que já foi a língua portuguesa, como a tão incrível descrição do autor da sociedade, dos costumes etc, da época. Esses livros são verdadeiros tesouros!

Senhora é um livro muito rico, me deixou pensativa sobre muitas coisas. Mas o que mais se destacou para mim e talvez nem seja o tema central do livro… é a beleza da virtude. Não há nada mais importante depois da salvação da alma, do que se ocupar em viver uma vida virtuosa. É daí que surgirão as maiores alegrias, ainda que as maiores lutas e dores também. E por isso também Senhora ganhou seu lugar nos meus favoritos da vida. Recomendo.

site: https://cafeebonslivros.home.blog/2023/04/03/senhora-de-jose-de-alencar-122/

Diana 11/05/2022

Do que o amor é capaz?
O amor é capaz de muito, suporta muito. A história de Aurélia e Fernando é permeada por enganações, humilhações, desencontros, mal entendidos e redenções. Esperei muito pelo final, me envolvi com a leitura em diversos momentos e torci pelo casal.

Michelly.Carrijo 07/01/2022

Primeiro clássico da literatura
O primeiro clássico a gente não esquece!
Eu sempre tive medo de pegar alguma literatura clássica pra ler, porque na minha cabeça seria uma leitura arrastada. Foi quando eu mexendo nas coisas do meu falecido avô encontrei uma coletânea do José de Alencar, pela memória dele (meu avô) comecei a ler senhora, e eu estou apaixonada nessa escrita!
Claro, no começo foi muito difícil, mas já no meio do livro foi uma delícia de ler? achei a escrita do Alencar complicadíssima. Poucos diálogos e muito narrador, mas não deixou de ser um livro muito bom;
A história é boa! Fernando se redimiu bem, no final. Aurélia eu não entendi direito hahaha, ela super ?mulher que não se curva?, e no final se ajoelha aos pés do Fernando para pedir desculpas pelo modo como agiu.
A única reclamação que eu tenho, é que depois que eles se acertaram, não mostrou nadinha deles, o livro simplesmente acaba, e eu gostaria muito de ter visto mais dos dois apaixonados e declarando FINALMENTE seu amor.
Mas, o livro é lindo!!! Quando eles falavam de seu amor (tanto Aurélia, quando Fernando) eu achava um amor muito puro, racional, bonito; Eu, sinceramente, gostaria de ser amada da forma que Fernando era amado por Aurélia.
José de Alencar sempre vai ter uma parte no meu coração por me apresentar a literatura brasileira.
Leiam. ??
Caio 08/01/2022minha estante
Gostei da resenha. Estou tentando me desafiar a ler mais livros, clássicos e nacionais. É uma ótima sugestão. Obrigado.

Michelly.Carrijo 08/01/2022minha estante
Esse é ótimo!!! Se ler, vai amar

EduardaMarquess 29/05/2023

Fui surpreendida positivamente. Achei toda a construção bem feita, tudo muito bem detalhado, mas não enfadonho, e bem articulado. Não queria parar de ler, pois sempre queria saber o que seguia. Imaginei diferentes finais, e, tantas vezes, o livro dava dicas que estes diferentes finais tinham semelhantes chances de ocorrerem, o que aumentava minha curiosidade. Além disso, apesar da discordância, muitas frases foram bastante marcantes, como exemplo, deixo esta: "Tudo ela perdoou a seu volúvel amante, menos o tornar-se indigno do seu amor".

Patriccia12 21/09/2020

A força de uma Senhora
Uma obra do seculo XIX, a sociedade retratada com todos os seus habitos e deveres... e temos a Sra. Aurelia Camargo, a frente do seu tempo, ferida no que há de mais precioso e com poder de fato e de direito de fazer o que bem quiser. E, Sr. Fernando Seixas bonito, elegante e ordinário...
Que historia! Havia lido na minha adolescencia e relendo hoje, entendo porque nunca esqueci estes personagens.

ane 03/09/2023

? O passado está extinto. Estes onze meses, não fomos nós que os vivemos, mas aqueles que se acabam de separar, e para sempre. Não sou mais sua mulher; o senhor já não é meu marido. Somos dois estranhos. Não é verdade?