Caderno veloz de anotações, poemas e desenhos

Caderno veloz de anotações, poemas e desenhos Ricardo Azevedo

Resenhas - Caderno veloz de anotações, poemas e desenhos

Eduardo 23/01/2024

"Não ando a esmo / Saio de mim / em busca de mim mesmo."
Cheguei a esse livro pesquisando sobre literatura e poemas para serem utilizados com jovens leitores. A indicação veio pela leitura do artigo "Poesia juvenil brasileira (2010-2020): estado da questão".

Gostei bastante do livro, que não apenas trata de temas que costumam surgir na vida na época da adolescência, mas também pela preocupação estética do livro. São poemas nem tão simples demais, nem tão herméticos, ainda que permitam uma boa dose de plurissignificação em muitos deles. Achei um ótimo meio termo, para não começar a estudar poesia com os alunos a partir do cânone e deixar os alunos perdidos. Acompanham os poemas desenhos bastante adequados ao tema e ao estilo. Não são ilustrações dos poemas, e eles próprios também permitem suas análises e significados múltiplos. Espero ter logo a oportunidade de trabalhar esse livro com alunos de final do Fundamental II e início do Ensino Médio.