Eu sou um ser emocional

Eu sou um ser emocional Eve Ensler

Resenhas - Eu sou um ser emocional

Luci 26/05/2022

Nós por nós
O livro reúne diferentes tipos de texto, como poemas, contos, dados, relatos, etc. Todos eles se baseiam na vivência da autora conhecendo e estudando diferentes mulheres ao redor do mundo.
É forte e ao mesmo tempo muito sensível. Me apaixonei por alguns textos, me sensibilizei com outros e sofri com muitos. É importante relatar que há muitos gatilhos, principalmente no que diz respeito é violência sexual. É muito importante procurar os gatilhos relacionados ao livro antes de começar a leitura. Todavia, para quem estiver emocionalmente pronta para ler, eu indico muito. É uma leitura necessária para todos, não apenas mulheres.
Acho importante ressaltar aqui que, por conta da data de lançamento do livro, algumas partes me soaram um pouco problemáticas no que diz respeito à pessoas trans. Acho válido lembrar que existem homens com vagina e mulheres sem vagina, é importante lembrar que as pessoas trans existem. Mesmo que o livro seja voltado para o sofrimento e sensibilidade da mulher, senti que em alguns momentos houve um certo apagamento das pessoas trans. Todavia, como foi um livro lançado há muitos anos quando essa não era uma pauta tão discutida, digo isso não como uma forma de desmotivar a leitura, mas como uma crítica construtiva de que essas existências devem ser lembradas também.
O livro é muito bom, e me identifiquei com muitas das dores ali descritas e é absurdo que, mesmo com o passar dos anos, essas dores sofridas por diferentes mulher ainda me soem tão atuais. Mulheres, realmente seremos sempre nós por nós.

yas. 15/03/2021

Eu iria gostar mais se tivesse lido quando era mais nova.
É interessante, achei bom. Diferente de qualquer outra coisa que já li e (bastante) pesado. Esse livro literalmente numa página você lê sobre uma criança sendo vendida e na próxima página sobre a importância do uso de preservativos.

Aline 21/01/2021

Para meninas e mulheres
O livro conta com diversas histórias que se basearam na vivência da autora conhecendo meninas ao redor do mundo, além de vários poemas que tratam de violência sexual, trabalho infantil, tráfico sexual, aborto, abusos e diversos assuntos, a única coisa que não gostei foi de 2 trechos de poemas que falam de amar o filho de um estupro, desabrochar um amor por essa criança depois que o pai morreu e coisa e tal, achei bem bizarro, nenhuma mulher deveria passar pela situação de ter que criar uma criança fruto de estupro e violência e ter que olhar pra esse ser todo dia e ainda conseguir sentir amor. O livro me fez recordar muito a minha adolescência, toda a questão da pressão estética e social, de querer ser aceita e bem vista, se todas as adolescentes tivessem contato com um livro como esse as coisas talvez fossem diferentes pra elas, pois muitas mulheres que se tornam desesperadas pela aprovação de homens ou inseguras quanto a si mesmas, tiveram isso construído durante a adolescência.

Lina DC 26/10/2016

"Depois de romper um silêncio surpreendente ao incentivar as mulheres a falarem a palavra "vagina" em público, Eve Ensler escreve um livro de monólogos voltado agora para adolescentes. A frase "Querido ser emocional" é, ao mesmo tempo, um grito do fundo do coração e um apelo à ação. Por ser mulher, ela conhece as pressões impostas às jovens para manter o silêncio, para agirem como se não tivessem sentimentos ou cujos sentimentos não fossem importantes, ou para agradar às pessoas que as cercam, mas não a si mesmas. A frase simples "Eu sou um ser emocional" é um desafio para inúmeras maneiras pelas quais as adolescentes são vistas, mas não percebidas, são assuntos de conversas sem serem ouvidas, usadas, descartadas, violentadas, exploradas, mutiladas e até mesmo assassinadas". (p. XI)

É com essas fortes palavras que o prólogo escrito por Carol Gillingan começa a apresentação da obra "Eu sou um ser emocional". A obra é dividida em três partes mais o epílogo e em cada parte, discute determinadas temáticas. A primeira parte fala sobre o significado se ser uma adolescentes em 2015, como ser um ser emocional e os motivos pelas quais as adolescentes não gostam de ser adolescentes.

"Estou sozinha
e com medo.
Garotas mais jovens do que eu estão fazendo sexo oral
nas salas de reunião dos colégios,
mas nem sabem que isso é sexo.
Elas só querem ser populares e respeitadas.
A maioria das garotas da minha idade toma pílula anticoncepcional,
ou recusa-se a sair da cama e a comer
ou fazem cirurgia plástica no nariz e colocam implantes
ou ferem-se para chamar atenção, conectam-se o tempo inteiro
no Twitter
ou se escondem e desesperam-se para descobrir uma maneira
de ficarem acordadas sem fingir,
de estarem vivas sem perder o controle,
de serem sérias, verdadeiras,
de se apaixonarem por alguém,
embora estejamos condenados." (p. 08/09)

É em meio a inúmeros textos com uma linguagem crua e visceral que Eve Ensler discute temas como abstinência sexual, aborto, agressão, tráfico de mulheres, a idealização da sociedade e tantos outros assuntos que permeiam o imaginário feminino.

A Editora Gryphus está de parabéns pelo trabalho editorial realizado. O livro está com revisão, diagramação e layout impecáveis!

site: http://www.viajenaleitura.com.br/

Sofia136 14/07/2023

Não tem muito como eu avaliar poemas mas leiam esse livro!!

Eu adorei como ele simplesmente não tem a restrição para as palavra lesbica, sexo

O jeito que dá a crítica a nossa sociedade é mesmo pesada retrata apenas a realidade atinge até quem nunca passou por essas coisas

Mulheres leiam esse livro??

Kerol 10/02/2022

Livrinho da Iniciativa
No final de ano, na semana entre Natal e Ano Novo fui para SC passar um tempo com meus avós. Não lembro que dia, mas sai para ir em um shopping com arquitetura meio "cringe", e achei uma livraria que pelo lado de fora estava escrito: "todos os livros por dez reais", nem pensei, apenas sai correndo KAKAKAKAKAKAAKA.
Entrei e procurei um atendente, e tinha somente um banner, com as seguintes palavras: "O futuro do mundo depende de boas pessoas e de bons livros. Acreditamos na evolução do ser humano. Compre seu livro e deixe o dinheiro no cofre, ou passe o cartão na maquininha". Junto tinha um manual de como usar a maquininha.
Foi pela iniciativa que comprei. Obrigada!!!
O livro relata os pensamentos de jovens dos mais variados lugares do mundo, e mostra como é ser considerada no posto que as mulheres em geral estão na hierarquia da sociedade.

Livia963 19/02/2024

Esse livro é maravilhoso, retrata o cotidiano e a vida de diversas mulheres ao redor do mundo, tratando de temas como abuso, presão social, inseguranças, dentre outros. Ao decorrer da leitura meu coração se apertou com histórias tocantes e tristes, algumas foram difíceis de ler e me senti muito triste. É um livro maravilhoso que emociona e nos ensina muito.