Corações de Neve

Corações de Neve Raphael Draccon

Resenhas - Dragões de Éter: Corações de Neve

Mariana 14/12/2021

Esperava mais
O primeiro livro foi mais lento? Sim, mas a conclusão final tinha me surpreendido e eu esperava que a lentidão passaria, já que esse não seria mais o livro de apresentação. Porém eu estava errada, a primeira parte inteira foi muito enrolada e somada às situações de machismo e sexismo (mais frequentes do que no livro anterior) me desanimou ao ponto de eu abandonar o livro por 2 meses até terminar todos os outros que eu tinha físico sem ler para ter coragem de continuar.

Minha experiência de leitura com esse livro foi péssima, pq eu só comecei a realmente aproveitar alguma coisa quando passei a riscar as partes problemáticas. Confesso que se n tivesse comprado o box todo (por indicação), eu teria abandonado essa leitura.

Não sei dizer se os personagens são cativantes ou não (com exceção do João e do pai dele, esses eu tenho ctz que eu detesto), ou se o universo foi bem desenvolvido, pq toda vez que uma situação muito machista acontecia, eu perdida a concentração na história e "voltava" para o mundo real.

O torneio de pugilismo também não foi um ponto que me agradou, não tive interesse no assunto e achei maçante o tanto de descrições de cada luta (antes e depois dela tb) eram muito detalhadas

O próximo livro eu vou começar a riscar desde a primeira página, espero conseguir analisar os outros pontos da história assim e ver se me prende mais

Luað 28/01/2024

Torneio
O Torneio de Pugilismo, Punho de Ferro, foi a parte minimamente legal do livro. As lutas e todo a tensão que cerca a situação foi até interessante, pena que durou pouco mais que uma parte.

Juliana Raasch 11/04/2022

Um misto de sentimentos
Confesso que esse livro me trouxe emoções diferentes durante a leitura.
Estou acostumada a ler livros em que os protagonistas literalmente só se ferram, então, ao ler esse livro o meu sentimento foi de ?não é possível? toda vez que um dos protagonistas se saia bem no embate contra o mal.
Veja bem, eu gostei, até mais do que esperava, vendo os mocinhos ganharem todas e sempre com o poder da fé e amizade, pq só isso explica eles derrotando todos. Porém, contudo, entretanto, sempre que tudo dava certo eu ficava com o sentimento de ?nem fudendo que seria fácil assim?? ou que foi fácil demais pra ser verdade, lá vem a pegadinha.

Então posso resumir que foi uma leitura com um misto de sentimentos que não sei se consigo explicar, mas me diverti mto durante a leitura? fiquei mto tensa com o torneio de pugilismo e até emocionada em algumas partes realmente tocantes.

Vitor Cano 29/11/2021

Melhor que o primeiro, porém...
Esse é o segundo livro da série "Dragões de Éter". Não conheço os detalhes do desenvolvimento do texto e produção do livro, mas tive a impressão de que o autor evoluiu muito desde o primeiro livro.

Aqui, o estilo de narração deixa de tentar interagir com o leitor e passa a ser mais direto e fluido. Essa mudança fez uma diferença enorme para mim. Ponto positivo!

A história gira em torno de um torneio mundial de artes marciais. Isso é importante para o desenvolvimento de um dos protagonistas (que é competidor no torneio) mas também para desenvolver a trama. Isso porque cada nação participa do torneio com uma comitiva que inclui o governante do respectivo Reino.

Logo, fica evidente que o torneio é uma forma de demonstração de poder de cada nação e que um jogo político segue em paralelo a cada luta. É interessante, pois expande bastante a compreensão sobre a geopolítica do mundo de Nova Éter. Mas não espere nada muito aprofundado, segue sendo um livro voltado ao público infanto juvenil.

As lutas de artes marciais. Aqui é onde o autor mostra mais empenho, o que provavelmente está relacionado a sua história pessoal com artes marciais. A desde de discussões mais filosóficas até uma descrição detalhada dos movimentos nas lutas. Eu li algumas críticas dizendo que a narração das lutas é muito descritiva e enfadonha, mas eu discordo. Achei bastante fluída.

Os protagonistas do primeiro livro retornam nesse e todos apresentam algum grau de desenvolvimento. O Axel é um dos personagens que mais evoluí na trama.

Eu fiquei com vontade de conhecer mais cenários do mundo do livro, mas toda a história ocorre em torno do torneio de luta. Além disso, semelhante ao primeiro livro, os acontecimentos mais importantes acontecem nos últimos capítulos. A diferença é que aqui a história claramente deixa um gancho para o próximo livro.

Os problemas relacionados a uma visão machista sobre as personagens femininas permanece e em alguns momentos é até mais intenso do que no primeiro livro.

De forma geral, é um livro melhor que o primeiro da série. A narração melhora muito. Os personagens são desenvolvidos e a história é expandida. No entanto, é claramente uma história que prepara o cenário para o próximo livro, o que pode ser frustrante para alguns. A visão retrógrada sobre as mulheres permanece e tem um impacto muito negativo aqui, pois os relacionamentos românticos são estabelecidos com base nisso.

Vale a pena para conhecer um autor nacional escrevendo fantasia, mas existem opções melhores no gênero.

Vini Vieira 26/06/2020

Amo fantasias que envolvem contos de fadas!!
O que dizer da trilogia Dragões de Éter? O autor consegue me prender com a narrativa da história de forma esplendorosa. Fico maravilhado de descobrir as sutilezas com as quais ele amarra a trama, envolvendo tantas histórias diferentes maneira tão inteligente! Claro que nem tudo é perfeito e, diga-se de passagem, não sou o primeiro a relatar isso, sinto um grande desconforto ao me deparar com algumas falas e pensamentos machistas ao longo da leitura. Este fato me deixa com um super pé atrás em relação ao escritor, e não poderia deixar de mencionar tal situação! Mas, voltando a falar sobre o universo criado em torno de Nova Ether, só digo que adoraria viver por lá :)
Pepi 26/06/2020minha estante
Somos dois

Denis.Barbosa 29/05/2021

Releitura
Estou relendo a série para, finalmente, ler o último livro.

Gostei que a narrativa está mais direta, com menos comentários do autor sobre os acontecimentos.

A cadência do livro lembra uma novela com diversos cortes rápidos entre cena: é bom para manter o suspense, mas as vezes enche o saco.

A descrição dos eventos, porém, continua fluente, rápida e gostosa de ler. Li quase 100 páginas por dia, de tão rápida que a leitura é.

Bora para o terceiro livro!

Nayra 24/11/2020

"Porque metade da vida de um ser humano envolve sobreviver ao mundo. A outra metade envolve descobrir um significado para sua existência".

Sarah 05/02/2022

simplesmente >incrível<
como explicar o que senti lendo esse livro?
simples, só pegar aquele áudio do tiktok

QUE EXPERIÊNCIA ao mesmo tempo avassaladora, fascinante e viajante

se você quer começar a ler livros nacionais, principalmente de fantasia, recomendo demais essa saga, eu to amando MUITO

Gaby 11/04/2022

Corações de Neve
O primeiro livro foi tão bom que eu fiquei com medo de me decepcionar com o segundo mas ele conseguiu atingir as minhas expectativas e manter o estilo de narração que continua a me encantar.
Uma coisa que eu gostei foi todo o jogo político e como tudo que acontece na história tem um significado maior por trás. Esse livro tem partes muito emocionantes na parte final e consegue se conectar por várias vezes com a nossa realidade nos temas abordados.
A única coisa que me incomodou mais foi que na minha visão o enredo de Branca Coração-de-Neve e seu pai ficou mais apagado em relação aos outros e com ela na capa e dando o nome do livro eu achei que precisava ter um pouco mais de destaque ao longo do livro. Infelizmente essa narrativa só se destaca nas últimas 50 páginas.

Ana Usui 10/11/2013

Uma nova Alma Arzallina...
Eu acho que definitivamente não me cabe palavras para descrever todos (e não apenas um) sentimentos que tive ao ler Corações de Neve.
Devo dizer que primeiramente tive receio de neste livro o autor focar em outros personagens que não aqueles do primeiro da trilogia Dragões de Éter, Caçadores de Bruxas, devido ao fato dele ser um narrador que conta sobre diversas histórias inteligadas. E então fiquei surpreendentemente feliz ao saber que ainda viveria mais aventuras com a nossa jovem Ariane, toda adolescente – que aqui significa impulsiva e infinita – cheia de opiniões e tomando atitudes de mulher, deixando de ser aquela jovenzinha do primeiro livro que não passava de uma criança que não deveria conhecer a maldade do mundo. Com o João Hanson que pode não vestir roupa nobre, ter um cavalo branco e ainda ser emburrado e marrento, mas sempre será o nosso Mocinho, de letra maiúscula. A dupla dinâmica de Liriel e Snail, que descobri que podem ser Muito mais do que aparentam.
E principalmente com Maria Hanson – uma jovem inteligente e encantadora que se tornou a minha Heroína – e o Príncipe Áxel Branford, o Maior de Todos os Príncipes.
Claro que também conheci outros personagens, com esse estilo do autor de narrador onisciente me levando à todos os cantos de Arzallum.

E quanto chegou o tão espero Torneio do Punho de Ferro... — quem leu o primeiro livro saberá do que estou falando. —
Eu sinceramente não sei o que dizer. Porque foi mágico.
Pela primeira vez na minha história como leitora e não apenas senti os sentimentos dos personagens, mas me senti lá. Não sendo O Personagem, mas sendo mais uma na multidão da torcida. Eu pude escutar os gritos, eu podia ouvir a euforia, e podia sentir a textura do ar e todas aquelas pessoas imaginárias.
E quando o narrador diz que toda aquela emoção que o Áxel está sentindo, todas aquelas pessoas gritando, quase 200 mil pessoas, toda a euforia, toda aquela sensação de vencedor, de ser amado por sua pátria, de ser um símbolo e participar de algo maior do que você, era por MINHA CAUSA, acho que.... Eu juro que senti algo se aquecer dentro de mim. E foi mágico.
Foi quando o narrador disse que na verdade EU sou uma semi-deusa, criadora daquele mundo, eu — a leitora. Porque EU O TORNO REAL. E naquele instante o que eu senti foi real.
Nunca antes fiquei tão nervosa, ansiosa e desesperada pela luta do protagonista. Nunca fiquei tão empolgada assim, nunca cheguei a imaginar as nuances de cores no céu naquele momento, ou como as luzes das tochas pareciam iluminar como se um ato sagrado estivesse prestes a acontecer, ou como o ar parecia rarefeito com todas aquelas pessoas gritando, torcendo.
E pela primeira vez pensei: “É isso que os torcedores sentem nos estádios? É essa sensação? É assim como você se sente ao gritar por seu ídolo?” e por um breve momento até considerei começar a assistir luta livre e boxe.

Bem... só acho que essa parte do livro compensou por milhares de livros já lidos em minha ainda curta vida, e também por um incidente mais à frente no livro que fez meu coração afundar um pouco. E simplesmente não tenho mais o que dizer sobre esse momento, porque somente um leitor que foi completamente pego, um leitor que entrou na história, pode chegar a sentir o que senti. Porque é o tipo de coisa que só se sente com apenas um único livro na sua vida, não importa se você é apaixonado por outras séries.
Eu sou uma meio-sangue grega, sou bruxa de Hogwarts, sou uma caçadora das sombras, sou uma Narniana, e milhares e milhares de outras coisas. Mas nunca senti isso em um livro.
E por favor, peço que não crie muitas expectativas, nem pense que esse é o melhor livro do mundo, porque esse momento foi MEU, e pode não ser seu. Então será melhor pra você que não ache que lendo essa trilogia você sentirá tudo o que descrevi porque você poderá se decepcionar.
Estou apenas descrevendo o que senti, porque assim como não pude fazer com o livro de John Green, essa aqui não é uma resenha. Esse livro é um verdadeiro conto de fadas com o melhor narrador que já conheci. E pra mim superou a todos, não porque seja terrivelmente original ou porque tem batalhas ou romances, mas porque eu verdadeiramente senti.
E isso não se pode julgar.
As pessoas deveriam parar de julgar livros para as outras, sabe, não há nenhum mal em resenhar e comentar o que você achou dos livros que leu, mas acho que todos os leitores deveriam parar com o “Você não deveria ler esse, não é tão legal” ou “Porque você não lê esse? É fantástico.” Eu parei com isso, e acho que todos deveriam, porque eu finalmente entendi que livros não se tratam apenas de histórias. Na verdade eles são 80% sentimentos. E por isso nenhuma experiência sua será igual a do outro. E por isso deveríamos deixar de criar tantas expectativas com reproduções de livros no cinema ou em resenhas por ai.
Enfim, acho que Dragões de Éter me conquistou definitivamente, e o mais impressionante é que, como um filho que tem orgulho do pai e quer ser igual quando crescer, espero um dia ser tão boa narradora quanto esse cara é.
E o resto do que eu poderia dizer... são sentimentos. Sentimentos de uma nova patriota. Agora eu também pertenço à ARZALLUM!
Nay 14/04/2014minha estante
Caramba, foi EXATAMENTE a mesma coisa que eu senti! Aliás, eu nunca havia sentido tanto em um livro! E concordo com você plenamente, pois como vi várias pessoas simplesmente não foram tocadas da mesma forma. Isso é triste, mas é de cada um. Espero que possa acontecer com eles em outros livros, e que aconteça comigo novamente, no próximo e - choro quase desesperado - último livro!

Ana Usui 16/04/2014minha estante
Sim, esse livro me tocou bastante, não só porque tenho uma queda (na verdade, abismo) por livros do gênero, mas também porque gostei muito de como ele entrelaçou os personagens *--*

eu ainda aguardo ansiosamente de que o autor tenha um manuscrito no meio de seus outros em sua casa que seja a continuação do terceiro, e só não disse a ninguém porque teve algum bloqueio literário agudo do qual ele ainda não conseguiu se livrar, maaas um dia irá publicar. Espero de verdade.

Andrea 25/08/2016minha estante
Não gostei nem um pouco do livro (na verdade desisti antes da metade) mas gostei muito de sua resenha. Você descreveu os acontecimentos e suas próprias emoções de forma belíssima e me sinto feliz de saber que alguém se sentiu assim. Concordo, ainda, que críticas muitas vezes são bastante particulares e não devemos levá-las como verdade universal, no entanto elas ainda são úteis, pois a técnica também conta muito e eu teria terminado de ler o livro se o estilo do autor fosse diferente. Por fim, obrigada pelo momento que você me propicionou ao imaginar a sua própria emoção vivida.

jAlia 31/07/2022

Final MT fofo
2 livro com ctz melhor que o primeiro, li esse aq MT rapidinho quando o outro eu não conseguia prender leitura de jeito nenhum
Sofri pelos casais, fui feliz por causa deles tbm, mas na maioria sofri msm, por amz tbm, enfim livro é bom, se leu o primeiro leia o segundo
Fernanda309 31/07/2022minha estante
Vou terminar o primeiro pra ler o segundo só por causa de vc em

jAlia 31/07/2022minha estante
Aaaaa juro o segundo MT melhor (não sei se pq tem várias coisas dos casais e eu sou apaixonado aí eu achei que eu me atraí mais pelo livro...mas acaaho que depende MT do gosto da pessoa msm

Larissa3929 22/08/2021

Que livro
Confesso que até os 50% do livro eu passei bastante trabalho para ler, pois estava maçante sem muitas coisas acontecendo. Mas após passar essa metade, o livro faz valer a pena todos os primeiros capítulos. Eu me arrepiei, chorei, sorri. Dragões de éter lhe traz todas as emoções que tem direito.

Mas por mais que eu tenha amado o livro, ainda possuo algumas ressalvas. Os personagens novos não me cativaram muito, senti que eles não recebiam a devida profundidade para que isso ocorresse. Me incomodou também algumas partes machistas que o livro trás, sempre trazendo algum homem salvador, isso me deixa extremamente incomodada.

E isso me leva a minha personagem preferida da história: Arianne. Na minha opinião sincera, ela carrega o livro nas costas. O que me incomoda em relação a Arianne é como autor não explora todo o potencial que ela tem, levando todo o protagonismo dela para João. Isso me deixa muito irritada. Espero que nos próximos livros isso seja melhorado.

Mas contudo, eu amei o livro. A narração do Raphael é uma das melhores que eu já li em toda minha vida. Ela cativa o leitor, te trazendo para dentro do mundo do livro, e isso é maravilhoso.

E mais uma vez eu digo: Viva nossa literatura nacional!

Gabi 20/04/2021

Senscional
Foi uma releitura...e quantas emoções vividas (e sofridas) novamente.
Os personagens aqui se tornam mais vivos, mais evoluídos.
E quem diria que é possível sofrer e se emocionar tanto com a narração de um torneio de pugilismo!!
E QUANTA referência!!!!

mafe 08/12/2021

Muito bom!
Amei esse segundo livro!!!! As cenas de pugilismo tiraram meu fôlego, vibrei e torci como se tivesse lá assistindo; o romance entre os casais, o amadurecimento do João.... foi incrível!
Tô ansiosa pra ler os próximos!

SunshinetySick 19/08/2020

Eu quase dei 3 estrelas e meia para o primeiro livro, dei quatro. Foi bom, mas nada demais, a narrativa me cativou. Esse segundo, porém, foi INCRÍVEL.

ALTAS EMOÇÕES

Eu particularmente gostei muito do Punho de Ferro e de toda a temática do pugilismo.

A relação do João com a Ariane foi lindamente desenvolvida, com os dois passando por brigas extremamente bestas de crianças, mas crescendo muito. João conseguiu passar pela fase rebelde e voltar a ser um personagem muito centrado no final.

No começo eu fiquei, "mas o que esse Robin Hood ta planejando" e realmente eu não entendi nada até o terceiro ato, mas foi incrível quando tudo se encaixou.

Liriel e Snail também passaram muito tempo planejando algo e não diziam o que era, eu tava desesperada por uma explicação, mas no final tudo se fecha lindamente.

A história de Anísio e o porquê de ele estar nas condições em que ele aparece no primeiro livro são finalmente explicadas, apesar de acabar muita coisa dando errado pelo meio (os babados dessa família aiai)

Para mim, esse livro foi incrível e ainda melhor que o primeiro !

"O mundo iria mudar" - rsrs começo do livro

"Nós quebramos nossos espelhos"- briga familiar, machuca meu coraçãozinho

"No alto daquela noite, brilhava a estrela de Shakespeare" - sofro tanto

Só estou decepcionada pois fui enganada, jurei que ia rolar guerra e nada aconteceu ainda. EU QUERO SANGUE - e tem bastante luta nesse livro - MAS EU QUERO GUERRA

vou ser obrigada a ler o terceiro livro, muito ansiosa