Zami

Zami Audre Lorde

Resenhas - Zami: A New Spelling of My Name

Anna.Araujo 29/04/2023

Perfeito!
Um dos melhores livros que já li na vida! Audre Lorde era simplesmente potente, a mãe das sáficas juro

?Qualquer mundo onde eu não tivesse espaço para amar outras mulheres não era um mundo onde eu gostaria de viver, nem pelo o qual eu poderia lutar.?

Sun 06/02/2023

Recomendo!
Livro perfeito! Audre é uma ótima contadora de histórias. Acabei o livro querendo ler mais. E a edição da Elefante está lindíssima.

lacklusterstarchild 14/01/2024

Zami: because without community there's no liberation
Misturando elementos de ficção e poesia, Audre Lorde torna sua biografia tão interseccional quanto si mesma. Trazendo em capítulos curtos suas memórias e amores formativos, Zami torna-se um testemunho e testamento ao consolidar em prosa a vivência de sua alteridade muito antes das conquistas políticas e cívicas que hoje são conferidos à mulheres marginalizadas como a autora, além de não temer nomear seus afetos e dificuldades também não recua da autocrítica ou análise do seu constante status de diferente mesmo em ciclos que compartihava a essa diferença.

Enquanto os acontencimentos descritos no livro sejam anteriores aos feitos do Dr. Martin Luther King, Stonewall ou Angela Davis, ter consciência que Lorde é contemporânea de tais movimentos é ter em mente que Zami talvez nunca seria publicado sem os anteriores; porém ao atribuir a sua irmandade (de mães, amantes, ex-companheiras, amigas, etc) o papel vital em sua formação, Audre evoca a qualidade que mais tem orgulho: seu incessante amar a sua comunidade, seja ele bem-vindo/visto/ouvido ou não.