Escravos em Macapá

Escravos em Macapá Verônica Luna Xavier




Resenhas - Escravos em Macapá


2 encontrados | exibindo 1 a 2


><'',º> 09/12/2015

VERÔNICA XAVIER LUNA apresenta o seguinte resumo na Dissertação de Mestrado que deu origem a esse livro:

"Este trabalho analisa as relações de interseção pelas quais os trabalhadores africanos foram se constituindo na região do Macapá, mais especificamente, como esses sujeitos sociais foram redesenhando através de suas experiências o espaço social urbano da vila São José de Macapá no recorte temporal de 1840 a 1856. Portanto, o estudo orienta-se em compreender os múltiplos desejos incontidos na formação social da vila de Macapá; a entrada de africanos para compor seu corpo social e as interseções ocorridas entre os diversos campos de poderes que constituíram a referida vila.

A pesquisa foi realizada a partir de um plano teórico-metodológico que estabelece o conceito de interseção como relações sociais ou ações de poder fundadas entre o conjunto de forças existentes em um determinado espaço social. Experiências, por meio da quais, as partes que formam o todo constituem os elementos que simultaneamente, criarão novas operações e recorrentes sociabilidades, a partir dos hábitos e da “arte de fazer” de cada campo de poder.

O projeto teórico contempla como objeto de estudo os trabalhadores africanos e sua interseção com outros seguimentos sociais na vila São José de Macapá, e revela as ocasiões que oportunizaram os africanos a se constituírem socialmente na vila, à medida que iam redesenhando esse espaço urbano a partir de suas vivências/experiências. Procurei empregar o termo trabalhador africano e não escravo, como forma de assegurar a identidade étnica do africano."
comentários(0)comente



z..... 24/11/2015

A cultura negra é significativamente presente no Amapá nas mais representativas manifestações - como o Marabaixo, Batuque e Festa de São Tiago - e historicamente foi fundamental para o estabelecimento da terra e identidade amapaense.
O livro traz uma abordagem histórica limitada pela autora entre os anos de 1840 a 1856, em exemplo da influência e representatividade. Período marcado por intensa migração de fugitivos da escravatura e desertores do recente movimento da Cabanagem no Grão-Pará (1835-1840), e pelo estabelecimento de Macapá como cidade em 1856. O recorte temporal teve ainda a abolição da escravatura na Guiana Francesa em 1848, condicionante de muitas migrações para as terras do Contestado.
Outros aspectos determinantes na presença e influência afro foram também apresentados, como:
- A formação de Macapá como vila em 1752: fato relevante por ser esta a quarta no Grão-Pará (que tinha apenas Belém como cidade e as vilas de Cametá, Gurupá e Vigia).
- A construção da Fortaleza de São José de Macapá (1764-1782): realizou-se de maneira faraônica no contexto da vila, ocorrendo uma política arbitrária que requereu e consumiu trabalhadores e suprimentos de várias regiões. Mais de dois mil escravos foram utilizados, sendo o período marcado também por muitas fugas e estabelecimento de mocambos principalmente na região do Araguari.
- Formação da vila de Santana (1753): grande relevância no suprimento de Macapá.
- Formação da vila de Mazagão (1770): marco na política de povoamento das terras do Norte estabelecida pelo Marquês de Pombal, com parte da população vinda da Mazagão africana e um número grande de afrodescendentes, que assumiram a identidade da região posteriormente.
A abordagem traz histórias da população negra se estabelecendo, tendo jogos de interesses diversos entre mocambos, capitães do mato e autoridades governamentais. A obra original tem um curioso subtítulo "entre o porteau e o volante" que faz referência ao movimento de equilíbrio entre malabarista. Algo presente na história da população negra em seu estabelecimento no Amapá.
É uma obra reveladora da história, resultante da pesquisa de mestrado da professora Verônica Xavier Luna, apresentada na UFPI em 2009.
Gostei bastante!

Neste link registrei algumas imagens do lançamento em 2011

site: http://casteloroger.blogspot.com.br/2011/12/lancamento-de-livro-entre-o-porteau-e-o.html
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR