A Vênus das Peles

A Vênus das Peles Leopold von Sacher-Masoch

Resenhas - A Vênus das Peles

Riva 26/01/2021

Criador e criatura
Já jazia um tempinho que queria ler este livro, afinal é o livro (publicado em 1870) que deu origem ao termo masoquismo.
É um livro curto e de fácil leitura.
O que mais me chamou a atenção é que nessa época a mulher era vista como propriedade do pai, do marido, do irmão, do tutor, e ele, revolucionou quando quis ser o ?objeto?, o ?brinquedo?, o ?escravo? (com direito a um contrato) de uma mulher que ele amava e idolatrava.

Steph.Mostav 30/07/2021

Desenvolvimento muito bom, final aquém das expectativas
Apesar de ser definitivamente um livro erótico, A vênus das peles não tem sequer uma cena de sexo. Isto porque se concentra mais em tratar da sujeição, do prazer, da experiência dos sentidos diante da submissão por parte do protagonista, Severin, e da dominação de Wanda. Ambos fogem bastante dos estereótipos da época (e talvez até hoje), já que é ele quem deseja ser dominado e humilhado, além de se entregar às emoções com mais ardor, enquanto ela aprende a ser uma dominadora cruel e insensível. Esse processo de aprendizado foi uma das partes mais interessantes do livro, pois de início, Wanda era dócil e gentil e não concordava com os castigos físicos que Severin desejava que ela aplicasse. É Severin quem a torna a tal Vênus das peles e isso tem muito a ver com a lógica da relação sadomasoquista: é o submisso quem determina os limites e os tipos de ações e torturas, aos quais o dominador obedece para realizar suas fantasias. Porém, esse jogo de humilhação e idealização é o que levará à ruína dos relacionamento dos dois, como já explicitado no início do texto, quando Severin decide compartilhar sua história. Mesmo gostando bastante da progressão do enredo e de seus personagens, da escrita sensual de fácil apelo aos sentidos, as cenas finais foram repentinas demais, ao contrário do encadeamento mais longo do restante do livro. Além disso, se valem de uma apelação que não acompanha a sutileza do texto e soam muito bruscas e artificiais. Por isso, considero o livro apenas bom.

Ally Kay 16/08/2021

Sensual a sua maneira
Demorei mais que o esperado nessa leitura por ser um livro antigo, mas a história é Muito boa, cheia de sensualidade e amor. Recomendo para quem curte o assunto.

Julia.Goulart 09/11/2021

Não é à toa que Severin se apaixonou por Wanda
Vi menções a esse livro em diversos lugares, até que resolvi ler.

É primeiro livro erótico que leio, e, apesar de não ter nenhuma cena de sexo em si, a narrativa é repleta de sensualidade. A forma como o ator descreve a beleza de Wanda, sua crueldade, alternada pelo carinho que ela tem pelo protagonista... Me cativou de um jeitinho especial, ela é bem diferente da imagem que eu tinha em mente e muito melhor do que eu poderia ter imaginado.
Não tirei muitas reflexões desse livro, mas foi divertido de ler. Certamente minha mente foi levada para muitos lugares interessantes...

Rute @pensamentosepoesiadaloba 02/02/2022

Adoro
É uma leitura fascinante sempre que leio não quero parar até terminar , ver a devoção de Severin com Vanda e tudo que isso ocasionou é incrível.

Alexis.Sodre 19/05/2022

Não sabia o que esperar desse aqui, pois me recomendaram e não lembro nem o que me disseram. É lindo, poético. Não consegui largar até terminar.

Tina Medeiros 13/06/2009

"Não há beleza sem espinho, assim como não há sensualidade sem tormento".
Perturbador, instigante, poético e transgressor. Uma sensual e definitiva lição sobre a dinâmica de poder nas relações amorosas.