Os filósofos e a mentira

Os filósofos e a mentira Fernando Rey Puente

Resenhas - Os Filósofos e a Mentira

Stella.Oliveira 16/06/2018

Introdução/Conclusão
A primeira parte do livro é uma introdução que apresenta resumidamente as interpretações de Rousseau, Constant, Kant e Schopenhauer (passando rapidamente por Hobbes) sobre o tema da mentira, enquanto na segunda parte, são apresentados trechos das obras dos três primeiros filósofos. A ordem me parece invertida: seria muito mais proveitoso ler primeiro os textos originais para, em seguida, correlacioná-los. Da forma como foi organizado, um leitor que não tenha conhecimento prévio dos autores citados tende a se perder nos conceitos mais aprofundados para depois ter o déjà vu dos textos originais.
Ademais, a obra não apresenta o texto original de Schopenhauer, embora a introdução dedique boa parte de sua análise à sua contraposição a Kant. Acredito que esta contraposição seja a questão mais rica da discussão que, no entanto, ficou aquém do que poderia ser apenas pela ausência deste autor nos textos originais.
Sugestão: deixe a introdução para o final. (E prepare-se para pesquisar Schopenhauer depois!)