Larva

Larva Verena Cavalcante

Resenhas - Larva

Carol 28/12/2015

Logo nas primeiras frases já fui impactada pela força da escrita de Verena Cavalcante, uma escrita crua e brutal, mas tão verdadeira que fica difícil parar de ler.

O livro conta a história de várias crianças, todas muito diferentes umas das outras, com linguagens, personalidades e estilos de vida diferentes, mas que precisam lidar com seus demônios desde cedo. Todos nós tivemos que lidar com traumas e maravilhas inigualáveis na infância, que acabam se apagando na nossa memória, mas ficam marcados na alma. Os dos personagens de Verena Cavalcante estão impregnados para sempre nas páginas de "Larva".

A impressão que tive de "Larva" é de um livro de contos de fadas às avessas, distorcido, incômodo – mas igualmente triste e lindo, como normalmente é a vida.

Assim como a autora, recomendo uma leitura em doses homeopáticas, mas não garanto que seja possível, já que eu mesma não segui esse conselho e devorei o livro em poucas horas. :)

Helena.Marinho 02/01/2016

Identificação instantânea
Verena Cavalcante e seu estilo sem reservas desnudou um mundo que me assombra; e encanta exatamente por esse motivo. Consegui identificar muitos elementos de minha vida nos contos: nomes, cheiros, situações, lugares e gírias; chorei, ri, me arrepiei. E não parei de ler até estar terminado.
Cavalcante supriu minha vontade excruciante pelo novo, por ser surpreendida com algo tão pessoal e ao mesmo tempo tão alienígena. Larva é um delicioso paradoxo.
O novo horror brasileiro agradece por essa adição maravilhosa!

Ivandro Menezes 17/08/2017

O extraordinário mundo de Larva
Na atividade (quase) diária de levar e buscar os filhos na escola, costumo eleger um pequeno livro para me acompanhar, a bola da vez nesse volta às aulas foi "Larva", de Verena Cavalcante.

Cheguei ao livro numa resenha publicada no LiteraturaBR. Decidi movido pela curiosidade adquirir o livro.

O livro já começa com o arrebatador "Macaúba", que impressiona pela qualidade da escrita, fluidez da narrativa e singularidade da voz do narrador. Aliás, impressiona como cada conto tem uma voz própria.

O horror, o inusitado e o bizarro funde-se com impressionante naturalidade a voz infantil dos narradores de cada conto. Assombrações (físicas e metafísicas), morte, abuso povoam o universo dos contos. Contudo, Larva assusta pela veracidade, não pela fantasia.

Eis uma autora para estar sempre na lista de leituras. Vida próspera a Verena Cavalcante! Vida próspera!

Denise 03/01/2016

Denso e leve
"Larva" é um livro ao mesmo tempo denso e leve: denso por causa da temática; leve por causa da escrita extremamente fluida. Em diversos contos, tive que dar aquela pausa e respirar fundo para conseguir prosseguir, pois, de alguma forma, as histórias acabam se entrelaçando com nossos próprios traumas. A infância realmente é o molde dos monstros e, através desses textos, somos guiados a revisitar onde e quando nossos monstros nasceram, ou seja, damos o primeiro passo para podermos dominá-los.
Ao escrever os relatos em primeira pessoa, Verena Cavalcante arrisca, já que a linha é tênue entre o simulacro bem feito da produção oral infantil e um texto mal escrito. Ao arriscar, Verena tem como resultado um texto muito bem escrito utilizando uma linguagem que dá força maior aos perturbadores casos narrados.
Por isso e por muito mais, indico fortemente a leitura desse fruto de tanta coragem.
É preciso ter coragem para escrever sobre a perversidade humana.
É preciso ter muita coragem para escrever sobre a perversidade humana quando os envolvidos são crianças.

Tati Tavares 08/05/2017

Ao lermos a sinopse, comentários e descrições nas orelhas do livro, já temos um leve resquício do que esperar. Mas o surpreendente, é que supera as expectativas, pois como citado lá mesmo, Verena realmente criou um estilo nunca antes visto, sem exageros.

Possuindo oito contos, todos eles narrados por crianças, com histórias de horror, terror e muita aflição, Larva deixa o leitor à agonizar, e ironicamente também, à amar a escrita da autora.

Os textos são muito bem elaborados. Após ler o primeiro, o leitor pode até pensar que não passa de mais um conto comum do interior, – Verena fez questão de manter as palavras assim como os personagens falam em suas regiões, mas não é isso que acontece, as histórias te prendem, e são totalmente nostálgicas.

Já disse o quanto amei esse livro? Não consigo me conter… Às vezes após terminar um conto, precisava de uma pausa para respirar e digerir o que houve. E mesmo com muita coisa que me causou repulsa e assombro, continuei persistente lendo cada página. Essa é definitivamente a característica de um bom livro!

Não sei se foi intencional, mas me senti por volta dos anos 1995-2000, ou até mesmo muito antes, onde as crianças brincavam na rua, as mães eram por vezes preconceituosas, e os pais severos quanto à educação dos filhos.

Os contos são nomeados de: Macaúba, que conta a história de um menino do interior que adorava comer frutas direto do pé; Tijolo que é narrado por um menino que acaba decepcionando seu pai por um ato que ele acha repugnante; Marimbondo narrado por uma menina prestes a entrar de férias escolares, que é afetada por um inseto, ou algo além disso; Rato com a personagem principal morador de uma favela, e que, ao longo de sua vivência sabe exatamente o que cada pessoa tem como destino; Larva narrado por uma garota que tem como melhor amigo seu tio, tachado como “retardado” por seus colegas; Berço que conta a vida de uma menina rotulada como feia e infeliz na vida, desde que nascera; e Aranha, com uma menininha que não sabe ao certo o que está havendo com seu avô, até que algo lhe toca.

Não posso descrever detalhadamente tudo sobre as histórias, afinal, são contos, leituras breves, e se o fizesse, acabaria com todo o encanto.

É possível sentir-se dentro de uma mente infantil, e recordar exatamente como pensávamos na mesma época que os próprios narradores estão. É com certeza um livro que te fará perder a respiração, mas que posteriormente colocará um sorriso bobo no lugar.

Resenha da página Cita Livros - LEIA MAIS EM: citalivros.com.br

site: http://citalivros.com.br/resenha-larva/

Bianca621 19/03/2023

Leitura pesada
Já deixo o alerta que este livro contém muitos gatilhos, são contos pesados e da perspectiva de crianças, a linguagem ingênua e simplista nos faz ficar ainda mais aterrorizados com as histórias.
Fiquei chocada em como o jeito com que o livro foi escrito faz com que a gente realmente consiga imaginar as personagens, essas crianças que com o linguajar infantil soltam os mais aleatórios detalhes, as muitas informações simultâneas ao meio de frases e acontecimentos tão fortes e densos.