Férias!

Férias! Marian Keyes

Resenhas - Férias!

Rachel 05/10/2010

Esse é um livro maravilhoso, muito real e que faz vc refletir sobre erros, acertos, vicios e atitudes q uma pessoa toma ao longo de uma vida. Apesar de nao ser dependente quimica, eu me identifiquei muito com a Rachel e nao foi só pelo nome,algumas neuras, preconceitos e medos q ela tem, eu acabei descobrindo eles em mim mesma. Eu tinha meio q receio de ler essa serie dessa autora por causa da capa, mais depois desse livro eu aprendi a nao julgar um livro somente pela capa, pq esse é maravilhoso, encantador e que faz a pessoa refletir sobre varias coisas, na verdade esse livro é uma lição de vida, mesmo para as pessoas q não tem nenhum problemas com drogas, bebidas ou comida.... TOTALMENTE RECOMENDADO!

Alexandre 04/12/2010

Sexo, Drogas, e... só faltou o Rock'n Roll
O livro em si é legal(Melancia é melhor), uma linguagem fácil, e meio polular mas sem perder o vocabulário. A história é mega engraçada, te arranca risadas do nada, Helen como sempre é a chave de ouro do livro, sempre rio com ela.

Indico para quem gostar deste estilo

Juh Sutti 05/11/2010

Bom demais! (http://filmeslivroseblablabla.blogspot.com/)
Rachel é uma mulher "moderna", vive em Nova York e divide um apartamento com uma amiga. Ela bebe demais, se droga demais (sempre precisa cheirar uma carreira de cocaina para ficar "legal e desinibida") e acaba sempre dormindo com o primeiro que aparece. O grande problema é que ela não admite ter problemas, nem mesmo para Luke seu novo namorado, que é doido por ela, apesar de ela ser uma tremenda esnobe com ele e o considerar brega. Mas quando Rachel é internada as pressas para uma lavagem estomacal depois de se empanturrar de remédios para dormir, tudo começa a ruir, seu namorado a abandona ela perde o emprego e a amiga.
Seu pai dá um basta na situação e a interna na clinica para desintoxicação Claustro. Apesar de negar com todas as letras que precisa desse tipo de ajuda, dizer que não tentou se matar, tudo não passou de um acidente, ficar extremamente revoltada e odiando a todos, Rachel aceita se internar, já que sabe que é nessa clinica que os famoso costumam se internar.
Ela acreditar que depois dessas férias de dois meses, ela voltara linda magra e malhada. Mas nem tudo é o que parece, e a clinica nem de longe é o que Rachel pensava. É ai que ela se vê obrigada a conviver com pessoas com problemas iguais ou piores que o seu e reavaliar a sua vida, e quem sabe começar a entender que talvez, ela realmente tenha precise de ajuda.

Marian Keyes mais uma vez nos presenteia com um livro incrivel!

Mais em: http://filmeslivroseblablabla.blogspot.com/

Ali e Eto 23/11/2010

Surpresa
No inicio nao gostei muito deste livro...pois achei que nao teria nada a ver comigo...mais aos poucos fui vendo que a superaçao de Rachel, no precisa ser somente por ser uma viciada em drogas, todos temos que nos superar em algum momento da vida

Léia Viana 03/01/2011

Enganei-me totalmente com título do livro, mas a autora não poderia colocar um título melhor!
Férias é um livro humano, demasiadamente humano – parafraseando Nietzsche – que comove, não a nos levar às lágrimas, mas sim, a refletir sobre um tema tão delicado e presente em nossa sociedade: o vício.

Seja uma dependência com álcool, drogas, comida, sexo, consumo exacerbado, vício é uma doença e detectar a causa deste mal é um passo muito doloroso, mas necessário.

Gostei muito da maneira como Marian abordou este tema tão pesado, de maneira clara e objetiva.

Perdi uma amiga muito querida com problemas similares aos vividos por Rachel Walsh, e, até hoje fico com a sensação de que eu poderia ter feito algo mais... pena não ter dado tempo.

O único motivo pelo qual eu não ter dado 5 estrelinhas foi pelo seu final, um tanto quanto previsível.

Mas a leitura deste livro é muito mais do recomendada!

Tays 25/05/2011

O que dizer de “Férias”?
Rachel é uma jovem que pensa fazer tudo correto, e não é bem assim não. Rachel usa drogas (se for droga ela já experimentou), consome muitas bebidas alcoólicas, etc., etc...
Ela mora em Nova York com uma amiga, e tem um namorado e sua família é da Irlanda
Depois de uma overdose séria, que quase levou Rachel a morte, sua família decide interná-la na Irlanda. Rachel aceita se internar no Claustro pensando que seria um SPA, onde encontraria pessoas famosas e tal, mas ao conviver nesse lugar percebe que nada era como imaginava.
“Férias” é um livro super engraçado, mas o que me incomodou um pouco foi as besteiras, palavras de baixo calão. Tirando isso é ótimo, pois amo livros de comédia! :D

Joice (Jojo) 22/10/2012

Sobre aquilo que nos derruba e aquilo que nos faz seguir adiante
Em "Férias!", com bom humor e ótima narrativa, Marian Keyes nos apresenta a "Walsh do meio", Rachel, e todo seu tortuoso caminho no reconhecimento e no tratamento do vício nas drogas.

Quem já leu outros livros de Marian Keyes (Melancia, Los Angeles ou Tem alguém aí?) conhece muito bem as (totalmente loucas) irmãs Walsh: Claire, Margaret, Rachel, Anna e Helen. Em "Férias!", acompanhamos a história de Rachel, viciada em qualquer droga inventada ou não, que logo no início do livro tem uma overdose e vai parar numa clínica de reabilitação na Irlanda.

O tratamento de Rachel é lento e complicado, e a princípio ela não reconhece que possui o vício, e culpa amigos e familiares por estar ali, principalmente Luke, o ex-namorado (um amor de pessoa), e Brigit, a ex-melhor amiga. A narrativa de Marian Keyes sobre esse processo é fascinante e bem fidedigna, principalmente porque a própria autora já foi uma dependente.

Rachel, a exemplo de todas as personagens de Keyes, é cheia de defeitos, mas possui qualidades tão louváveis que é difícil não torcer por ela. Os personagens secundários também são cativantes, todos na luta contra um vício que está mais e mais presente na vida das pessoas.

E gosto da mensagem que aperece em todos os livros da escritora: é preciso se conhecer bastante antes de agregar outra pessoa em sua vida. Claro que minha torcida para Rachel e Luke foi constante. =)

Recomendo. É uma leitura fácil e gratificante.

Thatha 29/12/2010

Mais uma irmã Wash q tem serios problemas com drogas, mas não consegue admitir q é dependente e sua vida vira de cabeça pra baixo quando vai parar em um centro de reabilitaçao pensando q lá seria como um Spa.

Juliane 31/12/2010

Melhor romance!
O livro traz uma história em que o leitor sente todos os sentimentos em que a personagem principal, Rachel Walsh, apresenta. Uma toxicômana que enfrenta diversificados problemas e depois de uma overdose vai parar numa clínica para dependentes, na Irlanda, onde seus pais moram. É uma história em que se aprende a compreender os problemas rotineiros, além de aumentar a ansiedade para saber o desfeicho que a personagem vai ter para vencer as drogas e o irá fazer em relação ao seu ex-namorado, Luck Costello.

Amanda @litera.pura 29/12/2010

Li Los Angeles e achei muito engraçado, esperava o mesmo de Férias mas me decepcionei. Os capítulos onde ela descreve a vida dela antes de ir pro Claustro são engraçados, mas as coisas que acontecem lá dentro são extremamente sem graça.

Bah 10/02/2011minha estante
Tenho que discordar de você nesse ponto, afinal ela está lá pra se recuperar, pois ela é taxicômana. Não li Los Angeles, então não posso comparar, mas em Férias eu adorei principalmente as partes em que ela estava no centro, pois mostrava como é difícil passar por algo assim.

Flá 24/01/2011

divertidíssimo!

da autora, li esse e "Tem Alguém Aí?" e apesar de o último ser muito bom, este supera na comédia e enredo.
Rachel é encantadora sob muitos aspectos!

Karol 28/09/2011

OMG, mais uma Walsh!!!
Marian Keyes é, sem dúvida, a autora mais engraçada da atualidade. Está pau-a-pau com Meg Cabot mas, como a Meg escreve, no geral, para adolescentes, suas piadas não tem o duplo sentido malicioso que as da Marian tem. Uma pena. Mas o humor das duas é genial.

Pra quem não sabe, a Marian Keyes é dependente química. Ela passou anos lutando contra o alcoolismo e, apenas quando conseguiu largar de vez a birita-nossa-de-cada-dia, começou a escrever de verdade. Logo, esse livro, Férias!, é consideravelmente autobiográfico.

A irmã Walsh da vez, Rachel (irmã da Claire, de Melancia), é viciada em cocaína, álcool e valium, dentre outros, e sua vida sofre uma reviravolta quando ela toma uma overdose e acaba no hospital. Nessas ela perde o namorado, o emprego, a auto-estima, a melhor amiga e várias outras coisas, todas de uma tacada só. Seus pais a mandam, então, para o Claustro, uma clínica de reabilitação na Irlanda, sua terra natal, onde, acredita-se, vários famosos vão passar um tempo com direito a regalias dignas de spa e por esse motivo, e apenas por esse, Rachel aceita se internar na clínica.

No Claustro Rachel segue o típico caminho de protagonista de comédia-romantica. Entra se achando, cai na real, conhece um cara, descobre seu eu-interior, etc, etc, etc. Só lendo pra saber como termina - óbvio.

O mais legal dessa nova - não tão nova assim - história de Marian Keyes é a maneira como o livro sai da comédia para a tragédia em poucas páginas. E como o livro é escrito em 1ª pessoa, o leitor mais envolvido sente tudo o que a protagonista está sentindo. E sente vergolha alheia também. Sério. Se você achou a Claire lesada e ficou com vergonha por ela, pode se preparar pra MORRER de vergonha com a Rachel. Ela tem um bem menos noção que a irmã, é simplesmente inacreditável. E tem também um senso de autodestruição que eu nunca vi em nenhum outro personagem que ja li. E o pior é que ela nem tem noção disso.

Assim como em Melancia, em Férias! a história tem um jeitinho de auto-ajuda escondido nas entrelinhas. Pra quem lê Marian Keyes direto é fácil acostumar, mas quem ainda não leu deve estranhar a característica. Todos os livros dela são assim e, como eu ja disse em Melancia, não acho isso muito ruim. Não é nada mal que a leitura-nossa-de-cada-dia venha com um toquezinho de "AA" ou "NA" ou "Vigilantes do Peso" de vez em quando. É quase subliminar e mantém a cabeça longe de besteiras. Sério. Ninguém que leia as coisas que Rachel faz em Férias! vai querer se submeter aos efeitos da cocaína. A não ser que não tenha o mínimo de amor próprio - as situações são tão cômicas que chegam a ser trágicas. É a típica loser, sem tirar nem por.

Para terminar, fica uma crítica básica à tradução do livro. Concordo que, sendo um livro para adultos, Férias! tenha uma tradução mais madura, com palavras mais complexas mas, putz! "Depreender"?! Quem usa isso?! Que diabos que dizer isso?! Se nem a minha bisavó fala assim por que a Rachel, com 27 anos e drogada, falaria? Fora outras expressões "do arco da velha" - pra ficar no nível da tradução - que ninguém mais usa. MESMO. O mínimo que um bom tradutor deve fazer é traduzir o livro na linguagem do público que vai lê-lo e não colocar dinossauros linguísticos lá no meio, afinal, é um livro para passar o tempo e não um livro didático de português.

;-)

25/01/2011

Leitura leve e divertida
Como "Melância", "Férias!" é uma narrativa leve e fácil. A protagonista, Rachel, é bem divertida. Narrado em 1ª pessoa, o livro conta como Rachel foi internada numa clínica de dependentes e achava que seria uma ótima oportunidade de tirar umas férias. Porém, aos poucos, vai descobrindo que as coisas não são exatamente como imaginava.
Muito interessante a maneira como a história vai se construindo: após exagerar no conumo de drogas, Rachel é levada de Nova York para Dublin. No momento presente, ela se encontra na clínica, em suas sessões de terapias de grupos, palestras e visitas aos domingos. Ao mesmo tempo, a personagem vai se lembrando de sua vida em Nova York, de sua história com o namorado Luke e a amiga e colega de quarto, Brigit.
Neste contexto, o leitor vai compreendendo a sua dependência, os motivos que a levaram até ali e a maneira como Rachel vai superando os seus problemas.
Fiquei com muita vontade de ler os outros livros da mesma autora.